Viagem para a Geórgia - 2021: experiência pessoal, custo

Pin
Send
Share
Send

Editora: Irina

Tenho inveja daqueles que estão viajando agora. Algum dia as férias na Geórgia serão novamente massivas, e ver este paraíso gastronômico e natural sem multidões de turistas é uma oportunidade rara.

Neste artigo irei falar sobre preços, orçamento para a viagem, dar dicas importantes e, claro, escrever uma seção inteira sobre roteiros e lugares legais - em uma palavra, tentarei ajudá-lo o máximo possível a planejar o seu viagem para a Geórgia!

Como chegar à Geórgia agora?

Os voos diretos da Rússia para a Geórgia foram interrompidos antes mesmo da pandemia.
Isso prejudicou a facilidade de viagem, mas as opções de conexão permaneceram - por exemplo, passagens aéreas de Kazan para Tbilisi com baldeação em Baku me custaram apenas 10.000 rublos. Mas então ele veio (quem ou o quê - substitua você) ... e cancelou tudo.

Como vão as coisas com os voos agora?
Ainda não há conexão de vôo direta. No entanto, a Geórgia está totalmente aberta a turistas estrangeiros após os eventos de 2020. Não faz muito tempo, era possível voar pela Turquia (Istambul), mas essa opção também foi tirada de nós, os russos, até junho.

  • Especificamente, agora a operação “Eu quero ir para a Geórgia” começa com a busca de passagens aéreas na Aviasales. Dirija nos pontos de partida e chegada e veja o que a pesquisa dá. Lembre-se de que as opções de transplante comprovadas e eficazes para hoje são Yerevan ou Minsk.

Regras de entrada

Não há como evitar problemas - uma viagem da Rússia à Geórgia implica o seguinte:

  • Passe no teste PCR 72 horas antes da partida e apresente o resultado no check-in no aeroporto e na fronteira em papel e em inglês. No terceiro dia de permanência no país, fazer outro teste em laboratório local (deixarei a lista dos credenciados nos comentários ao texto) - esse resultado é verificado no vôo de volta. O isolamento ou a quarentena não são necessários em nenhum estágio.
  • Vacinado? Então, o certificado de vacinação do Sputnik e sua tradução para o inglês são suficientes para você. Sem testes e correria.

Viagem para a Geórgia de carro

Em junho de 2021, comunicação terrestre e ferroviária entre a Geórgia e a Rússia fechado... Mais precisamente, a Geórgia abriu suas fronteiras terrestres, mas a Rússia não permite a saída de turistas. Mas você pode entrar pela Armênia.
Vou deixar a informação para o futuro, com a abertura das fronteiras, não vai perder a sua relevância.

É conveniente ir da Rússia para a Geórgia se você mora em Vladikavkaz ou Rostov. Menos confortável, mas também realista - uma viagem de Moscou à Geórgia: leva um dia, se não for interrompido para descansar. Uma vez dirigíamos por aqui com paradas e pernoites, e em geral passávamos dois dias.

Você só pode entrar em território georgiano por meio de "Upper Lars" - um posto de controle na fronteira nos arredores de Vladikavkaz. De Moscou a Vladik há a rodovia M4, parcialmente paga, a viagem custa um pouco mais de 1000 rublos. Pagamento em dinheiro, cartão ou transponder.

Reserve um tempo extra para cruzar a fronteira de carro. No inverno, muitas vezes ocorrem avalanches aqui, e a estrada está fechada. Em março, ficamos na fila por 2-3 horas ao lado de um caminhão com lindos cordeiros. Informações operacionais sobre a situação na fronteira são publicadas no grupo VKontakte do posto de controle de Verkhniy Lars.
Após o posto de controle, começa a Estrada Militar da Geórgia, que vai até Tbilisi passando por Kazbegi, Gudauri e Mtskheta. A estrada é sinuosa e terrivelmente bonita, então prepare seu aparato vestibular e fotográfico.

Preços de habitação - hotéis e apartamentos

Para não causar dores fantasmas na carteira, direi imediatamente que opções de hospedagem muito boas - seja em um hotel ou um apartamento - são muito adequadas na Geórgia! Pelo preço de uma "nota de três rublos" europeia, aqui você pode se estabelecer como o herdeiro do rei.

Como em qualquer país, todo mundo procura seu lugar por uma ou duas semanas em:

  • RoomGuru - existem hotéis e albergues,
  • Airbnb ou Sutochno.ru - existem apartamentos (o primeiro funciona em todo o mundo, o segundo é um serviço russo que vai para o nível internacional, inclusive na Geórgia).

Os georgianos não são as pessoas mais obrigatórias e gostam de oferecer aluguel por meio dos canais locais ou boca a boca. Mas, por experiência própria, sei que "ah, desculpe, esqueci de atualizar as datas, já estou ocupado" acontece muito. Depois de um desses momentos, eu reservo acomodação apenas por meio dos serviços da lista.

Nós comparamos e estamos agradavelmente surpresos - os preços das moradias na Geórgia:

Lugar no alberguede $ 6de 450 rublos
Casa de hóspedesde $ 9de 700 rublos
Apartamentode $ 15de 1200 rublos
Hotel 3 estrelasde $ 15de 1200 rublos
Hotel 4 estrelasa partir de $ 30de 2300 rublos
hotel 5 estrelasde $ 100de 7500 rublos

* tudo por noite e para duas pessoas, exceto o hostel

Ela tomou Tbilisi como exemplo como o principal centro de atração para os turistas.
Uma pousada é um quarto em uma casa do setor privado. O mais autêntico possível e a opção mais barata depois de um albergue. O preço geralmente inclui um farto café da manhã caseiro e as histórias do proprietário.

Terei prazer em recomendar hotéis - na faixa de 2.000 a 2.500 rublos por noite - que me deixaram impressões calorosas de Tbilisi:

  • 3 * Freedom Square Apart Hotel
  • 3 * Wine Symphony Tbilisi Inn
  • 3 * Golden Nugget Tbilisi

De luxuoso e incrivelmente bonito, que você gostaria de reservar simplesmente a partir de fotos, sem se aprofundar no "recheio":

  • 5 * Stamba em Tbilisi
  • e o mais popular hotel instagram - 4 * Rooms Hotel Kazbegi em Kazbegi, no final da Rodovia Militar da Geórgia.

Minhas dicas para escolher uma casa:

- Não há aquecimento central na Geórgia, então pergunte como o apartamento é aquecido. Faz muito frio aqui na primavera e no outono à noite.

- O chuveiro na maioria dos apartamentos parece um buraco no chão atrás da cortina ao lado do banheiro. Se você precisa de um banheiro completo, escolha um hotel.

- Tbilisi é muito acidentada e, se você mora, digamos, na área de Mtatsminda, voltar para casa será uma tarefa difícil. O centro é: Sololaki, Abanotubani, Avlabari e Old Tbilisi. Aqui estão as principais atrações e multidões de turistas (eram, agora mais desertas). Calmo nas áreas de Vake ou Vera. Eles estão um pouco mais longe do centro, mas a uma curta distância.

Preços dos alimentos - o que tentar?

Viajar para a Geórgia é um turismo gastronômico. Em primeiro lugar, uma revisão do resto começa com a comida. Se muito aproximadamente, então em um café você pode se empanturrar com 25-35 lari (600-800 rublos) para dois.

Você não pode simplesmente vir para a Geórgia e não se apressar khinkali, mesmo se na Rússia você vai para Khinkalnaya para almoçar todos os dias. Lembre-se de apenas uma regra: não use aparelhos e coma com as mãos - e com esse conhecimento, peça bolinhos impressionantes, que na Geórgia custam em média 1 lari por item.

Sim, 22 rublos para khinkali ... É verdade, existem muitos lugares onde há uma restrição na porção mínima - por exemplo, 5 ou 10 peças.

Khachapuri servido em várias variações. Bom custo estimado - 8-12 lari (180-270 rublos).

  • Há khachapuri no estilo Adjariano - um delicioso barco com queijo e um ovo no meio,
  • "Estilo Imeretiano" - geralmente na forma de um bolo com queijo dentro,
  • "Megrelian" - com queijo por dentro e por fora,
  • "Penovani" - um triângulo de massa folhada recheada.

Requerido como aperitivo berinjela com nozes e pkhali - são bolas de legumes ralados com nozes e especiarias.

É delicioso na Geórgia, especialmente nas regiões. Em um café na estrada ou em uma aldeia esquecida por Deus onde não há cardápio, eles trazem para você um churrasco que você vai lembrar por muito tempo. Nas grandes cidades, onde há muitos estabelecimentos, você já tem que escolher para onde ir. O fato é que, se khinkali e khachapuri são bem cozidos, mais ou menos em todos os lugares, então com a carne, acontece, há um erro. Costumava ficar seco, como um kebab aquecido ou carne no kharcho, que é impossível de mastigar.

Aqui está minha seleção de lugares em Tbilisi. Eu o jogo para amigos e conhecidos, e eu mesmo sigo sempre que me encontro na cidade:

Lolita - um lugar bem badalado para o brunch (a partir de 10 GEL) e almoço (a partir de 15 GEL), como eu chamo, "um pouco de todos os lugares". Tem tom inhame e homus, macarrão e curry, cachorro-quente e khachapuri! Apenas khinkali está faltando.

Café Stamba - Eu adoro interiores modernos e elegantes, e Stamba é assim mesmo! Isso e a ausência de khinkali no cardápio a unem a Lolita. A cozinha aqui é um pouco mais cara - pratos principais de 18 GEL, mas há borscht e todos os quatro tipos de khachapuri por 12-15 GEL e, você não vai acreditar, uma alternativa ao café! Hario, kemex, cerveja fria - 8 GEL.

Fantástico dukhan de Sofia Melnikova (sim, esse é o nome!) no pátio florido do museu literário. Quando se deseja mentalmente, aconchegante, ao mesmo tempo simples e saboroso: o cardápio é pequeno, mas se apresenta a base da culinária georgiana - recomendo khinkali com cogumelos (15 lari por dez).

Ezo - deliciosos pkhali e rosa. Como bônus, trazem pão caseiro com três tipos de patês para passar o tempo no aguardo do pedido. Mas com pesar aprendi isso enquanto eles estão fechados. Eu realmente espero que eles superem as dificuldades e abram as portas novamente!

Shavi lomi - outro lugar com um lindo pátio onde crescem romãs. Não menos interessante é a ideia: cozinha georgiana sem o onipresente khinkali-khachapuri. Pratos de 18 GEL.

Lui Coffee, Coffee Lab, Double B - excelente café, o que é uma raridade na Geórgia.

A propósito, não existe uma grande diferença de preço entre um café comum e um restaurante pomposo. Tudo é quase igual. Ah, e quanto ao vinho! O vinho caseiro é servido em quase todos os cafés e costuma ser mais barato do que os de produtores conhecidos. Mas este vinho é excepcionalmente seco, não se encontra vinho meio doce. O preço de uma taça de vinho caseiro é de 1-3 GEL. Vinho georgiano comum - de 6 GEL e mais por copo.

Pequeno bônus

Um lugar para o sigilo deve permanecer - portanto, ofereço a você uma troca mutuamente benéfica. Deixe um comentário neste artigo (por exemplo, o que atrai a Geórgia? Ou você está voando pela primeira vez?), E eu lhe enviarei pelo correio o nome do lugar com o melhor sorvete de Tbilisi - gelato puro sem Itália!

Preços de alimentos

Na Geórgia, a moeda é o lari. 1 lari é igual a 22 rublos.

Os preços dos mantimentos em supermercados na Geórgia são ligeiramente mais baixos do que em Moscou, mas não há muita diferença para notar. E você só vai a uma loja ou loja para comprar uma garrafa de água (0,5 GEL) e um pão fresco (0,8 GEL) - é assim que os estabelecimentos baratos atendem todos os desejos e necessidades gastronômicas.

Embora ... oh, desculpe, eles ainda correm ao supermercado para comprar vinho! O vinho local também é agradavelmente barato, a partir de 3 GEL. Compramos vinho branco semidoce, envelhecido e incrivelmente saboroso a 12 GEL por litro. De uma forma geral, aconselho a levar vinho na Wine Gallery - uma incomparável casa do vinho, tanto engarrafado como à pressão, e para qualquer orçamento.

O que ver na Geórgia? Itinerário por uma semana

Alguém disse que é ótimo planejar a primeira viagem à Geórgia em uma semana. Este é um período de tempo muito conveniente, mas tudo depende das circunstâncias. Portanto, darei 2 exemplos da rota:

- o primeiro por 3-4 dias com viagens curtas de Tbilisi,
- a segunda é apenas uma semana e em todo o país, mas ainda não cobrirá todos os pontos turísticos da Geórgia.

VIAGEM DE VIAGEM NA GEÓRGIA №1.

Para onde? Tbilisi, Kazbegi (Rodovia Militar da Geórgia), Kakheti (Vale Alazani).
O que você precisa? A reserva de forças para caminhar e a escolha - um carro alugado ou um passeio.

1. Tbilisi

Os principais pontos turísticos de Tbilisi são poucos e distantes entre si, mas caminhar pela cidade não é nada chato. O mais interessante está escondido nos becos e pátios - há a vida habitual das pessoas comuns em casas precárias, nas maravilhosas varandas das quais pendem roupas de cama - mas por algum motivo atrai mais ruas turísticas.

O que ver em Tbilisi?

- Centro histórico com pontos obrigatórios: Parque Rike, Ponte da Paz, Fortaleza Narikala, Jardim Botânico, Torre do Relógio Gabriadze.

- Monte Mtatsminda, onde o funicular sobe por 2,5 GEL. Há um parque de diversões (e no inverno, quando está fechado, você pode caminhar) e uma vista panorâmica deslumbrante.

- Tsminda Sameba (Catedral da Santíssima Trindade), os degraus do templo são o melhor lugar para atender o pôr do sol.

- Os banhos de enxofre Abanotubani são exteriores para todos e experimente você mesmo - para aqueles que não são contra o conceito de banhos públicos.

- MOMA Tbilisi ou Museu de Arte Contemporânea Tsereteli - entrada 10 GEL (220 rublos) por pessoa.

- Da minha livraria hipster favorita, They Said Books.

Para reabastecer o cofrinho de conhecimento e fatos interessantes sobre a cidade, você sempre pode fazer uma excursão - felizmente, há muitos deles em Tbilisi em russo e custam a partir de 800 rublos por pessoa (veja o número de comentários!). Existem dois sites principais para reservar passeios guiados:

  • Tripster - é bom para passeios turísticos pela cidade, Tbilisi, Batumi, etc., oferece passeios fora da cidade.
  • Georgia4travel - e aqui estão excelentes viagens de campo às montanhas e vales, sobre as quais falaremos mais adiante.

2. Viagem para Kazbegi

Kazbegi é o ponto final da rota ao longo da Rodovia Militar da Geórgia. E o passeio às montanhas pelo IOP é a natureza mais pitoresca e inspiradora da minha memória! Em pé de igualdade com as montanhas montenegrinas. Fizemos um tour porque não tínhamos carro naquela época.

Você pode fazer isso em 1 dia: saia de Tbilisi pela manhã e volte à noite. As paradas mais bonitas:

  • a cidade de Mtskheta,
  • Mosteiro de Jvari e a confluência de dois rios,
  • Reservatório Zhinvali,
  • fortaleza Ananuri,
  • Arco da Amizade dos Povos,
  • O próprio Kazbek e o templo Gergeti.

Os picos nevados da cordilheira do Cáucaso são especialmente bonitos!
Eu recomendo fortemente esta excursão para sua primeira viagem à Geórgia, ela cobre uma das regiões mais maravilhosas do país. Se você decidir dirigir pelos pontos sozinho de carro (detalhes sobre como alugar um carro abaixo), aqui está uma avaliação de nosso amigo:
“Dizem que se você for para o norte ao longo da estrada no outono e no inverno, é melhor pegar um SUV, como se as estradas estivessem cobertas lá e fosse impossível dirigir um sedan. Mas ao longo de todo o nosso caminho (em fevereiro) havia uma estrada excelente e limpa, e todos passavam silenciosamente por toda parte. No entanto, acontece que as avalanches descem da montanha para as estradas, e então os problemas podem começar. "

3. Viagem para Kakheti

Kakheti - sobre vinho! Sobre o Vale de Alazani e almoço com vista dos vinhedos e da cordilheira do Cáucaso, sobre a cidade do amor Sighnaghi e suas ruas de azulejos, sobre o mosteiro de Bodbe e suas janelas em arco, através das quais os topos das montanhas brilham com neve no horizonte .

Em uma palavra, um dia de Tbilisi deveria ser alocado para Kakheti. Em termos de duração - assim como Kazbegi, de manhã lá, à noite de volta. Aqui, é claro, uma excursão é definitivamente melhor para contar um monte de contos georgianos e levá-lo, bêbado, para um lugar seguro.

ROTA NA GEÓRGIA №2.

Para onde? Tbilisi - Mtskheta - Gori - Uplistsikhe - Chiatura - Racha - Kutaisi - Ureki - Batumi
O que você precisa? Carro.

1. Mtskheta, Gori, Uplistsikhe

Mtskheta é a antiga capital da Geórgia, a 30 minutos de Tbilisi. Veja a pequena cidade velha e a Catedral Svetitskhoveli, depois siga para o Mosteiro Jvari. Foi construído no século 6 em uma colina com vista para a confluência dos dois rios Aragvi e Kura e a Estrada Militar da Geórgia.

Gori é a terra natal de Stalin com um museu dedicado a ele. Na verdade, não há nada mais notável. Uplistsikhe é um antigo assentamento em caverna com algum tipo de paisagem marciana espacial. Entrada 15 GEL.

2. Chiatura, Kutaisi

Chiatura é um destino não turístico. Uma cidade industrial na qual o manganês foi extraído desde a época da união, então o rio aqui é negro. Chiatura está congelada nos tempos socialistas e parece um povoado fantasma. É uma cidade dos teleféricos que transportam os trabalhadores de casa para o trabalho e de volta. Os bondes parecem brutais, mas extremamente duvidosos. Você pode andar de graça.

Em Kutaisi, os turistas são atraídos por cavernas e desfiladeiros nas proximidades. Eu estava na caverna de Prometeu, entrada 20 GEL. Caminhe no subsolo por cerca de uma hora e observe as estalactites e estalagmites iluminadas. Será interessante se você estiver viajando com uma criança, ou se estiver cansado do calor - aqui está frio e úmido :)

3. Racha

Região vitivinícola, onde se localiza a aldeia de Khvanchkara e muitas adegas. Você pode ir sem uma rota especial, há sinais nas estradas. Tivemos permissão para visitar uma fábrica totalmente gratuita, eles serviram uma amostra de vinho e venderam uma garrafa de cinco litros de vinho branco por uns ridículos 20 lari.

4. Batumi

Tudo é simples - o mar. A área envolvente possui parques naturais, cascatas e um amplo jardim botânico. As praias de Batumi são de seixos. A areia do litoral fica apenas na cidade de Ureki, preta magnética.

Mas férias na praia na Geórgia não incluem apenas o Mar Negro e Batumi. Existem muitas aldeias ao redor, por exemplo, Kobuleti ou Ureki. Infelizmente, no verão, Batumi e Ureki se transformam em nosso Sochi, quando não há lugar para uma maçã cair e vendedores barulhentos de água e salgadinhos caminham pela praia. Para ter solidão e um mar limpo, vá para Sarpi - fica na fronteira com a Turquia, a cerca de 30 minutos de microônibus.

Parece que há muitos lugares na segunda rota - mas esta ainda é apenas uma pequena parte do país. Há também a região de Svaneti, onde até no verão há neve, Borjomi, a cidade rochosa da Vardzia, a fortaleza de Rabat e muito mais. Portanto, sempre há um motivo para voltar à Geórgia!

Aluguel de carros na Geórgia

Esta seção é baseada nas palavras de nosso amigo que dirigiu pela Geórgia em um carro alugado.

Direi imediatamente onde alugar um carro - em Myrentacar. Em primeiro lugar, porque trabalham com distribuidores locais, o que significa que os preços são mais baixos. Em segundo lugar, como um terceiro, eles protegem você de uma possível má-fé dos escritórios. Bem, e em terceiro lugar, antes disso, reservei através do serviço deles um carro em Chipre e Montenegro - tudo correu bem e sem "armadilhas", como na Geórgia.

As estradas na Geórgia são boas, então se você não vai escalar montanhas, você pode levar quase qualquer carro. Para alugar, você precisa de um passaporte e uma carteira de motorista da categoria B. Há também uma exigência para o motorista - ter pelo menos 23 anos e 3 anos de experiência como motorista.

Ouvi dizer que há tráfego inadequado na Geórgia. Supostamente, eles não deixam passar, todo mundo buzina, os piscas não acendem, eles dirigem. Como motorista, posso dizer que isso é um exagero. Os motoristas dirigem com mais precisão do que os nossos e são menos estúpidos na estrada. Existem pessoas mais arrojadas, mas também temos muitas delas. Por isso, se pretende alugar um carro, não tenha medo, o principal é verificar se os retrovisores laterais funcionam.

Peguei um carro por $ 45 por dia durante 5 dias sem depósito - mas em geral o preço inicial é de $ 20 a $ 25 por dia, o que é bastante adequado. A gasolina custa cerca de 2,5-3 lari por litro (55-70 rublos).

Transporte

Vou te contar sobre o exemplo de Tbilisi, como a maior cidade:

- O principal transporte público é ônibus... A viagem custa 0,5 GEL. Pagamento em moeda (a máquina não emite troco, peça aos passageiros que troquem) ou com cartão de transporte.

Microônibus... Os números não são iguais aos dos ônibus, então tome cuidado. A tarifa varia de 0,3 a 2 lari. Pagamento com cartão de transporte ou em dinheiro ao motorista.

Metro um pouco estúpido, apenas dois ramos e estações distantes. Viagem 0,5 GEL.

- Mas você não pode se confundir com o transporte público, porque em Tbilisi é obscenamente barato Táxi! Você nem precisa fazer o download do aplicativo, provavelmente já o tem no seu telefone - Yandex Taxi. Eles vão levá-lo do aeroporto para a cidade por 20 GEL, enquanto os motoristas locais ainda cobram preços incríveis (eles pegaram 50 dólares do nosso amigo que fala inglês, e ele ainda barganhou!). Uma viagem pela cidade custará menos de 5 lari (110 rublos).

Quanto dinheiro levar para dois na Geórgia?

Cada pessoa tem diferentes pedidos e ideias sobre o resto, mas o custo aproximado de uma viagem à Geórgia pode ser calculado.

Os preços das férias na Geórgia são bastante orçamentários. As principais despesas são passagens aéreas, hospedagem e alimentação. Além de transporte, excursões e lembranças.

  • Acomodação em média $ 20 por dia,
  • refeições - $ 20- $ 25 para dois,
  • táxi - $ 10 por dia.

Em Tbilisi, você precisa de cerca de US $ 400 por dois por uma semana - sem passagens aéreas, carros e excursões. Falei sobre quanto custam esses elementos de viagem nas seções anteriores.

Se você estiver interessado não só no texto e nas fotos da Geórgia, pode assistir ao nosso vídeo - é sobre o custo da viagem, e sobre a rota (que é para Kazbegi e Kakheti), e simplesmente lindo:

Nossas análises e recomendações

Darei várias recomendações para uma viagem à Geórgia em 2021:

- Em primeiro lugar, estude cuidadosamente as novas regras de entrada da primeira seção.
- Preciso de passaporte para viajar para a Geórgia? É necessário um passaporte, mas os russos não precisam de visto. Você pode legalmente permanecer no território do país por até 365 dias (bem, nunca se sabe, de repente o resto será atrasado).

- Nas grandes cidades, os cartões são aceitos em quase todos os lugares, então não faz sentido ir com dinheiro. O cache será necessário nos mercados e nas regiões. Eu geralmente vou com um cartão e retiro lari dele em um caixa eletrônico no aeroporto.
- Muitas pessoas falam russo, especialmente a geração mais velha. Os jovens são fluentes em inglês, portanto não há problemas com o idioma.
- Tudo está bem com a segurança, andar em Tbilisi à noite é muito mais seguro do que em Moscou. MAS: há muitos cães vadios em Tbilisi.

- As porções nos estabelecimentos são enormes, e isso não é exagero.
- Vinho feito de acordo com a tecnologia georgiana tem tanino aumentado e depois de beber uma taça, você pode "ir de carro", então se quiser continuar caminhando depois do almoço, peça vinhos mais leves de acordo com a tecnologia européia.
- O serviço no café é lento. Garçons raramente escrevem e podem esquecer de trazer algo, então fique à vontade para repetir seu pedido e verificar a fatura.

- Tbilisi tem uma cultura de direção nojenta do ponto de vista de um pedestre. Atravessar a rua, mesmo na faixa de pedestres oficial, é uma missão completa. Com o tempo, você se acostuma e não espera mais que alguém pare, mas simplesmente coloca a mão à frente e anda com ousadia.
- As estradas são boas, dirigir fora das cidades é um prazer. Apenas vacas e cordeiros caminhando ao longo da trilha podem interferir.

E repetirei links úteis para ajudar a viajar na Geórgia:

  • Tripster ou Georgia4travel para excursões. Mesmo os millennials hipster que vêm para a Geórgia não hesitam em organizar tours guiados :) Porque é interessante, simples e barato.
  • Myrentacar - aluguel de automóveis.
  • Roomguru ou Daily - para reserva de acomodação.

Comunicações móveis e internet

Existem três operadoras de telecomunicações na Geórgia - Magti, Beeline e Geosel. Os preços são praticamente os mesmos. A qualidade da conexão é melhor do que Magti ou Geocell.

O pacote de viagens Geosel inclui 2 GB de internet, chamadas ilimitadas e SMS para todos os números locais e 30 minutos de chamadas internacionais. Custa 20 GEL, válido por 15 dias. Os cartões Sim são vendidos no aeroporto e em salões pela cidade.

Eu uso o cartão SIM de viagem DrimSim, que funciona universalmente em todos os países do mundo. A primeira ligação dá-se de presente de 7 euros.

Qual é a melhor época para viajar para a Geórgia?

A temporada na Geórgia é o ano todo.
A época ideal para visitar Tbilisi é abril e maio. Já faz calor, mas não faz calor, há poucos turistas, a cidade está em flor. Setembro também é bom. As multidões foram em maio e outubro em Tbilissoba.

No verão, o clima em Tbilisi é infernal - 30 ou mais. É impossível caminhar durante o dia, você anda todo pegajoso e corre o risco de apanhar uma insolação. As pessoas se arrastam para a rua à noite, após o pôr do sol. No verão, é hora de ir para o mar em Batumi, Kobuleti ou Ureki.

O inverno em Tbilisi venta muito, em Batumi é chuvoso, mas esta é uma ótima época para estações de esqui. O mais popular é Gudauri, em segundo lugar está Bakuriani, e os novos resorts são Tetnuldi em Svaneti e Goderdzi em Adjara.

Pin
Send
Share
Send