Bashkortostan é uma terra de paisagens montanhosas. Cerca de 20 deles são conhecidos na república, a melhor época para visitá-los é na primavera. Cheias de água cristalina derretida, as cachoeiras são especialmente espetaculares e demonstram o máximo de sua força e poder. E no verão, a maioria deles seca quase completamente, deixando para trás apenas pequenos riachos rochosos.
Muitas cachoeiras em Bashkortostan estão localizadas em áreas protegidas ou são monumentos naturais e estão sujeitas à proteção. Entre os mais famosos estão Kuk-Karauk, Gidelsha, Atysh, Abzanovsky, Kuperlya. Quase todos eles estão em locais acessíveis e são frequentemente visitados por adeptos do ecoturismo. Nas proximidades de algumas cachoeiras, bases aconchegantes para veranistas foram construídas.
As melhores cachoeiras da Bashkiria
As mais famosas e belas cachoeiras da república. Lista, foto com títulos e descrições!
Atysh
Um dos pontos turísticos mais interessantes de Bashkortostan é a cachoeira do “tiro ao alvo”. Um monumento natural no território da região de Beloretsk. Formado pelo rio subterrâneo Atysh. Ele flui, ou mesmo “dispara”, de uma grande caverna gruta de uma montanha chamada Yash-Kuz-Tash. E então um grande riacho cai de uma altura de 4 metros em um pequeno lago. A idade das rochas calcárias no local da cachoeira única é de 570 milhões de anos.
Kuperlya
Ele está localizado no riacho de mesmo nome, um afluente do Nugush, como parte do Parque Nacional da Bashkiria. Uma das cachoeiras mais pitorescas e populares da república. Na maré alta, ele desce em um poderoso riacho de 3 saliências com uma altura total de 18-20 metros. Geralmente seca no verão. Rio acima, a natureza criou uma ponte cárstica na forma de um enorme arco. E também nas proximidades está o reservatório Nugush. Em suas margens existem centros turísticos, sanatórios e acampamentos.
Gadelsha (Ibragimovsky)
Uma cachoeira de três estágios na região de Baymaksky, nas encostas do cume Irendyk. O maior do Bashkortostan. Formado por um dos afluentes do rio Khudolaz. A altura total está dentro de 20 metros. Parece mais espetacular na primavera. Em alguns lugares, a água tem uma tonalidade avermelhada - é aqui que depósitos de valioso jaspe vêm à superfície. Monumento natural, nos arredores encontram-se mais de 250 espécies vegetais, entre as quais as do Livro Vermelho. O centro turístico de mesmo nome está localizado nas proximidades.
Cook-Karauk
Situa-se no rio com o mesmo nome, perto da aldeia de Makarovo, no território da reserva natural de Ishimbay. Monumento natural. Consiste em várias cascatas. A água cai de uma altura de 12 metros e se funde em um córrego tempestuoso, correndo sobre as rochas. Ele demonstra seu maior poder durante o período de intenso derretimento da neve e morre no verão. Uma grande gruta pode ser vista à esquerda da cachoeira. Perto dali, rodeado de paisagens pitorescas, existe um centro recreativo.
Mogak
Localizado no desfiladeiro do Monte Kandyvil, no território do distrito de Abzelilovsky, a 4 km da aldeia de Salavatovo. Formado pela queda do rio de mesmo nome, fluindo ao longo da cordilheira Kryktytau. Consiste em 5 cascatas, o jato mais poderoso cai na borda inferior. A altura total é superior a 20 metros. A melhor época para visitar a cachoeira Mogak é no final de abril a maio, com a enchente da primavera. No verão, o rugido riacho da montanha se transforma em um riacho quase invisível.
Sharlama
Ele está localizado no parque natural Aslykul, no território do distrito Davlekanovsky. É formada pelas águas do riacho Sharlama que flui para o lago Aslykul - o maior monumento natural da Bashkiria. A altura da cachoeira chega a 12 metros. A melhor época para visitá-la é durante o derretimento da neve e após chuvas fortes. No verão, parece que riachos quase imperceptíveis descendo do topo do penhasco. Há uma nascente com água potável no sopé de Sharlama.
Shumilovsky
Monumento natural. Ele está localizado no distrito de Tuymazinsky, não muito longe do lago Kandrykul. Numerosos riachos finos de água descem da colina de 3 metros e formam uma cortina de água transparente. Há uma gruta atrás dela. Suas paredes são gotejantes e formadas, como a maior parte da superfície do morro, por depósitos de calcita e musgo petrificado. Toda a rocha é pontilhada por passagens, canais, cavernas, grutas, dentro de uma delas existe um pequeno lago.
Abzanovsky (Assinsky, Mirror)
Monumento natural. Outro nome é Men's Tears. Ele está localizado nas proximidades das aldeias de Abzanovo e Asy, na região de Arkhangelsk. Pequenos riachos de água descem do penhasco de 6 metros da Pedra do Lamento diretamente para o rio Inzer. No verão, a cachoeira seca e apenas escorre levemente em riachos suaves ao longo da rocha, criando a ilusão de uma superfície espelhada. No inverno, a cachoeira não é menos bonita - seus riachos congelados formam complexas figuras de gelo.
Kulyurt-Tamak
Está localizada em um desfiladeiro com encostas rochosas íngremes, no vale do rio Belaya, próximo à famosa caverna Kul'yurt-Tamak, também conhecida como caverna dos cosmonautas. Possui duas etapas, a altura da queda do fluxo de água é de 14-15 metros. Poucos turistas conhecem a localização dessa cachoeira, por isso a natureza em seu entorno é quase totalmente selvagem. Arbustos e bétulas crescem nas proximidades, os pinheiros crescem mais alto na encosta. Pertence à reserva Shulgan-Tash.
Limiar de Desyatkinsky
Está localizada às margens do rio Bir, a 12 km da cidade de Birsk. O nome está associado à aldeia vizinha de Desyatkino. O leito do rio é dobrado neste local com tufo de calcário duro. Anteriormente, uma pequena central hidrelétrica foi construída aqui, agora apenas a soleira foi preservada. Consiste em 2 degraus, a altura das saliências é de 1,5-2 metros. Uma cratera com diâmetro de 20 metros e profundidade de até 5 metros foi formada perto do limite. Os arredores são muito pitorescos, há muitos peixes no rio e vivem famílias de castores.