A região de Novgorod é uma região da Rússia rica em atrações históricas. Evidências do passado podem ser encontradas em vários assentamentos, mas há especialmente muitos deles em Veliky Novgorod, uma cidade importante para a Rússia. Detinetes, catedrais e mosteiros foram preservados praticamente inalterados. Também há assentamentos eslavos recriados, por exemplo, em Lubytino.
A abundância de objetos icônicos também afetou o turismo, a capital da região está incluída na popular rota turística "Anel de Prata". Os amantes de tudo que é incomum também vão gostar de passeios aquáticos ao longo do rio Volkhov. Nas suas margens existem edifícios interessantes que podem ser vistos tanto da água como durante as paragens. Belezas naturais complementam o valor histórico da região. Além disso, mais e mais atenção é dada ao ecoturismo a cada ano.
Os lugares mais interessantes e bonitos da região
Lista, fotos com nomes e descrições de atrações populares!
Novgorod Detinets
É também chamado de Novgorod Kremlin. Foi mencionado pela primeira vez em crônicas em 1044. Fica em um estrado na margem esquerda do Volkhv. A área interna das paredes é de mais de 12 hectares. Das 12 torres, sobreviveram 9. Há uma catedral, igrejas, uma das quais se tornou uma sala de conferências. Os turistas também são atraídos por todos os tipos de monumentos, um campanário, um pátio Vladychny, uma capela. Incluído na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO. O Parque do Kremlin circunda Detinets em um semicírculo em três lados. Começaram a equipá-lo no início do século XIX, removendo as fortificações maciças. Área - 25 hectares. São fontes, esculturas, casa de xadrez, quadras de tênis, cafés e muito mais para lazer e caminhadas.
Veja também: 45 atrações principais de Veliky Novgorod. Se você está planejando férias nesta região, um artigo sobre os melhores centros recreativos da região de Novgorod será útil para você.
Catedral de Sofia
Ele está localizado dentro do Novgorodsky Detinets. Construído por 1050. As pinturas anteriores foram preservadas fragmentariamente. Possui três iconóstases, alguns dos ícones são antigos, entre eles a "Mãe de Deus do Sinal", datada do século XII. As relíquias de mais de uma dúzia de santos são mantidas aqui. O Portão de Magdeburg é outra característica da catedral. No passado, eles ficavam na entrada principal, agora eles foram movidos e abertos nos feriados.
Monumento "Milênio da Rússia"
Instalado em 1862 no Novgorod Detinets. A ocasião é o milênio desde o convite dos vikings ao trono russo. Ele é dividido em três camadas, cada uma com sua própria carga semântica e composição. O número total de cifras é 129. Eles são usados para mostrar todos os eventos importantes para o país: o batismo da Rus, a expulsão dos tártaros, a fundação do império. Muitos estadistas proeminentes e figuras da igreja são retratados na parte inferior.
Lago Seliger
O lago está localizado em duas regiões: Novgorod e Tver. A área é de 26 mil hectares. O comprimento da costa é superior a 500 km. É usado para vários tipos de recreação. Existem bases turísticas. Khachin é a maior entre 160 ilhas Seliger. Perto está a propriedade Novye Yeltsy - um marco local. Nos últimos anos, fóruns de jovens foram realizados aqui regularmente.
Parque Nacional Valdai
Fundada em 1990 e cobre uma área de 158 mil hectares. Os objetivos da criação são a preservação do complexo lago-floresta e o desenvolvimento do ecoturismo. Existem mais de 80 sítios arqueológicos dentro do parque. Existem também 9 antigos solares com parques e 22 objetos arquitetônicos únicos. Há um acampamento de verão para crianças. São muitas as opções de excursões disponíveis, tanto com reserva antecipada quanto no checkout já no local.
"Vitoslavlitsy"
O museu ao ar livre de arquitetura em madeira. Fundado em 1964 perto do Mosteiro de São Jorge. As exposições são construções de madeira para diversos fins, do século XVI ao século XIX. Igrejas, moinhos, cabanas de toras e outros de toda a região foram trazidos aqui para restaurar e preservar objetos únicos para a posteridade. Com base no museu, são realizados eventos folclóricos e festivais folclóricos.
Pátio de Yaroslav
Ele apareceu em Veliky Novgorod por volta dos séculos 10 a 11. É um complexo arquitetônico. Inclui numerosos edifícios: igrejas, um pátio para sentar, um fragmento de uma galeria comercial, uma galeria, etc. Eles foram restaurados e preservados quase inalterados. O nome foi dado em homenagem a Yaroslav, o Sábio. Em 1992, o local foi incluído na lista de Sítios do Patrimônio Mundial.
A câmara do senhor
Ele está localizado no território dos Detinets Novgorodsky. Construída em estilo gótico na primeira metade do século XV. Um dos edifícios de tijolos mais antigos do país. Foi pintado com afrescos no interior. Nos tempos soviéticos, ele se tornou um museu. Numerosas reconstruções mudaram significativamente a aparência. Uma grande reconstrução no período moderno devolveu as características originais à câmara. Incluído na lista de Patrimônios Mundiais da UNESCO.
Mosteiro yuriev
Construído nos arredores de Veliky Novgorod na primeira metade do século XI. Fundada em homenagem ao grande mártir George. Um dos mais antigos da Rússia. O mosteiro foi no passado o centro espiritual da região. Após a revolução, os objetos de valor foram retirados. Os edifícios foram usados ativamente para outros fins até os anos 90. Catedrais do mosteiro: Spassky, Georgievsky, Santa Cruz. Há também uma torre sineira e 2 igrejas.
Recomendado: 15 mosteiros principais da região de Novgorod.
Igreja da Transfiguração do Salvador na Rua Ilyin
Fundado em 1375 em Veliky Novgorod. Para a sua época, o edifício era atípico, visto que se distinguia pela sua monumentalidade. Ícones antigos foram mantidos aqui, mas depois foram transferidos para a Catedral de Santa Sofia. O valor principal são os afrescos criados por Teófanes, o Grego. As pinturas da cúpula e do tambor foram preservadas. Acredita-se que possa haver outras obras do mestre por trás da cal. O trabalho de restauração e a pesquisa avançam lentamente.
Fonte hanseática
Inaugurado em 2009 em Veliky Novgorod. Foi instalado em homenagem ao fórum internacional "New Hansa". É uma união de países para o desenvolvimento do turismo e intercâmbio cultural. O chafariz tem a forma de um círculo de granito, que representa os brasões dos estados que integraram a comunidade. A água flui do centro para as pedras fora do círculo. Uma zona de parque é definida ao longo do perímetro.
Mosteiro Valdai Iversky
Fundada em 1653 na ilha do Lago Valdai. A escolha do local para a construção está relacionada à visão que o Patriarca Nikon visitou. Desde a sua abolição no início do século XX, um artel, um museu, um centro recreativo, etc. foram organizados no mosteiro. Quando o ROC voltou em 1991, os edifícios estavam em mau estado. Relíquia local - o ícone ibérico é considerado milagroso. Uma reconstrução abrangente está em andamento.
Mosteiro Spaso-Preobrazhensky em Staraya Russa
Fundado no final do século XII. Não é um objeto ortodoxo válido. Convertido em museu em 1973. Antes disso, era completamente desolado. Várias relíquias únicas do antigo mosteiro são consideradas perdidas. Do conjunto arquitetônico do mosteiro, a Catedral da Transfiguração do Salvador, o Templo do Encontro com refeitório, o Templo da Natividade de Cristo, o Templo do Ícone da Mãe de Deus da Antiga Rússia e o sino torre em quatro níveis sobreviveram.
Mosteiro antoniev
Fundada no século XII em Veliky Novgorod. Localizado em uma área pitoresca da margem esquerda do Volkhov. O principal templo do mosteiro é a Catedral da Natividade da Virgem. A catedral de pedra do mosteiro está pintada com afrescos, parcialmente preservados. Não resta muito da antiga necrópole. O mosteiro não está ativo. Faz parte da Reserva-Museu de Novgorod. Há também palestras para alunos da NSU.
Mosteiro Varlaam-Khutynsky
Um mosteiro feminino em funcionamento, em estado de restauração parcial. O mosteiro foi fundado no final do século 12 e era originalmente um mosteiro masculino.A razão de seu aparecimento é o desejo do clero de limpar o território da influência dos espíritos malignos. Foi fechado e praticamente destruído durante a era soviética. Revivido nos anos 90. O túmulo do poeta Derzhavin foi devolvido aqui. A principal relíquia são as relíquias de Varlaam Khutynsky.
Assentamento de Rurik
Datado do século IX e pertence aos sítios arqueológicos de Veliky Novgorod. As escavações foram realizadas no local da antiga cidade. Encontrei letras de casca de bétula, moedas de diferentes nações, selos principescos, contas e assim por diante. Supõe-se que a capital do estado de Rurik estava localizada aqui. Muitos príncipes usaram os edifícios como residências. Atualmente está em ruínas.
Reserva Rdeysky
Fundado em 1994. Ele está localizado no sudoeste da região. A área é de quase 37 mil hectares. O maior lago é Peipsi. As atividades da reserva visam preservar os brejos de esfagno da taiga sul. Também é realizado trabalho educacional e científico. Devem tornar o uso dos recursos naturais mais seguro para o meio ambiente. Levando em consideração o clima, seu próprio ecossistema se formou aqui. Existem representantes da fauna listados no Livro Vermelho.
Mosteiro Nikolo-Vyazhischsky
Localizada na vila de Vyazhischi. Foi mencionado pela primeira vez em crônicas em 1411. Em 1920, o mosteiro foi encerrado e os edifícios transferidos para a quinta colectiva. Como o mosteiro foi seriamente danificado durante a Segunda Guerra Mundial, foi necessário restaurá-lo. No final dos anos 80, começou seu renascimento em seu antigo status e transformação em feminino. Além dos templos, existem muitos outros objetos em seu território, incluindo hortas, uma necrópole e lagoas.
Casa-Museu de F.M.Dostoevsky
Inaugurado na Staraya Russa em 1981. Está localizada na casa onde o escritor e sua família passavam as temporadas de verão. Primeiro, eles alugaram quartos aqui e depois compraram o prédio no aterro. As primeiras exposições surgiram no final do século 19, mas foram modestas. A casa foi nacionalizada e restaurada após o fim da Segunda Guerra Mundial. Graças ao neto do escritor, o museu voltou a funcionar com um estatuto diferente e com um vasto acervo.
Casa-Museu de N. A. Nekrasov
Ele está localizado em Chudovo, na margem do Kerest. Trabalha desde 1971. Um pavilhão de caça, que pertencia ao escritor, foi alocado para o museu. No interior, os móveis de alguns quartos, incluindo o escritório, foram preservados. A exposição trata da criatividade em geral, mas a ênfase está na conexão entre Nekrasov e a região. Há também um pequeno showroom. A reconstrução foi realizada em 2004. Perto está um monumento ao escritor.
Casa-Museu de G. I. Uspensky
Fundada em 1935 na aldeia de Syabrenitsy. Aqui o escritor viveu com sua família por quase dois anos. Acredita-se que a partir daqui ele fez viagens para diferentes partes do país. O único museu do país dedicado a Uspensky. A exposição fala sobre o caminho criativo do escritor. As primeiras edições e pertences pessoais estão em exibição. Vários cômodos foram preservados intactos: um quarto, uma sala de jantar, um escritório e uma cozinha.
Reserva-museu A. V. Suvorov
Aberto desde 1942 na aldeia de Konchansko-Suvorovskoye. O museu se expandiu gradualmente conforme novos edifícios restaurados foram adicionados. A exposição é dedicada, entre outras coisas, às atividades econômicas do comandante, suas relações com os camponeses e parentes. Apesar de sua riqueza, a vida de Suvorov foi relativamente modesta. O museu vende lembranças impressas feitas na época soviética.
Museu de Arte
Localizado praticamente no centro de Veliky Novgorod. Ocupa um edifício construído em 1851, onde funcionava a Assembleia da Nobreza. A exposição permanente foi inaugurada em 2001. A coleção começou a se formar muito antes disso: depois da revolução, muito foi retirado dos imóveis da cidade. Cerca de 650 exposições são exibidas em uma base permanente. Existem telas realmente valiosas, por exemplo, pinturas de Repin e Aivazovsky.
Catedral do Signo
Localizado em Veliky Novgorod. Construída na segunda metade do século XVII. Entre outras coisas, é famosa pelos afrescos que cobrem as paredes interiores e o alpendre. A catedral teve de ser restaurada várias vezes, sofreu com incêndios e desolação. É ainda mais surpreendente que o edifício tenha sobrevivido. Incluído na Lista do Patrimônio Mundial. A atração próxima é a Igreja da Transfiguração do Salvador.
Catedral da Ressurreição em Staraya Russa
A época da construção é desconhecida, mas no século XVII a catedral já constava dos inventários. Tem três limites. Ele trabalhou mais do que outros após a revolução. No final da década de 30 foi transferido para o museu de história local. No início dos anos 90, ele foi devolvido à Igreja Ortodoxa Russa e se tornou um objeto ortodoxo ativo. Ao mesmo tempo, os sinos perdidos foram restaurados. Em 2008, uma nova cruz foi erguida sobre a cúpula e as paredes foram repintadas de vermelho.
Museu da Frente Noroeste
Fundado em Staraya Russa em 1975. O primeiro museu desse tipo no país. Ele fala sobre as atividades de toda uma frente, com base em materiais de arquivo, depoimentos de participantes dos eventos, crônicas e muito mais. A exposição cobre 5 temas principais: "Caldeira Demyansk", batalhas locais, retaguarda pela frente, ocupação, libertação. São quinze centenas de exposições, mais da metade são originais. Um tanque T-26 está instalado próximo ao museu.
Museu dos Sinos em Valdai
A inauguração ocorreu em 1995. A construção da Igreja do Grande Mártir Catarina foi destinada ao museu. Este monumento arquitetônico foi construído no século 18. A coleção foi coletada por várias décadas. Foi exibido pela primeira vez no museu de história local em 1980. A exposição é composta por sinos e sinos, além de itens que acompanham sua produção. Os turistas podem tocar os sinos.
County Town Museum
Está localizado em Valdai desde 1998. Ocupa uma mansão de dois andares construída no século 19 e propriedade da nobre Mikhailova. O edifício possui instalações para exposição permanente, fundos e exposições temporárias. São quase 9 mil exposições. As excursões são divididas em subtópicos e abrangem a história da cidade, o Mosteiro Iversky, contam a produção de sinos e muito mais.
Museu "Aldeia eslava do século 10"
Criado na aldeia de Lyubytino, nas margens do Msta. O museu é um pequeno povoado, construído a exemplo de aldeias típicas dos eslavos. Existem todos os edifícios necessários para os negócios e a vida. Eles são cercados por uma cerca. Os turistas não são proibidos de olhar em volta por conta própria, experimentar a cota de malha e planejar ferramentas. Durante o passeio, você pode aprender mais sobre o artesanato e a diversão dos ancestrais.
Resort-sanatório "Staraya Russa"
Está em funcionamento desde 1828, embora tenha ocorrido interrupções. O resort não foi fundado aqui por acaso. As águas locais de alta pressão mineralizada são adequadas para o tratamento de uma série de doenças. Em sua forma moderna, oferece um amplo programa de tratamento e lazer. Spa, cinema, centro aquático, phyto-bar e muito mais estão abertos. Existem programas para indivíduos e famílias. A lista de procedimentos é acordada com os médicos do sanatório.