Yaroslavl é uma cidade no centro da Rússia, onde as tradições russas são fortes. É chamada de capital do Anel de Ouro, a rota turística mais popular da região. A maioria dos monumentos está concentrada na parte histórica de Yaroslavl. Esta área está listada como Patrimônio Mundial da UNESCO. Aqui, entre outros, é a única personificação escultórica da Santíssima Trindade no país.
Outro monumento histórico é a Chama Eterna, que ficou ainda mais colorida após a construção da Catedral da Assunção nas proximidades. Em 2010, Yaroslavl comemorou seu 1000º aniversário. Nesse sentido, surgiram ainda mais monumentos nas ruas e praças que contam a história da cidade. Por exemplo, "O Juramento do Príncipe Pozharsky" é uma versão em mosaico da pintura de mesmo nome.
Monumentos históricos e modernos de Yaroslavl
Lista dos monumentos mais famosos da cidade.
Monumento ao 1000º aniversário de Yaroslavl
Inaugurado em 2010 na margem da cidade. O projeto foi financiado pela Gazprom e desenvolvido por uma equipe criativa liderada pelo escultor da capital Mikhail Tocheny. O monumento é uma estela de 20 metros com uma águia de duas cabeças no topo e esculturas na base. Na forma de esculturas de bronze são apresentadas: Yaroslav o Sábio, uma mulher com um bebê, um clérigo, um guerreiro e um cidadão.
"Chama eterna"
O monumento é dedicado aos soldados e trabalhadores da frente doméstica que mostraram suas melhores qualidades durante a Grande Guerra Patriótica. Instalado em 1968. Em ambos os lados, a Chama Eterna é enquadrada por duas paredes de granito em relevo. À esquerda está o perfil de um soldado, à direita uma trabalhadora. O monumento ficou ainda mais colorido após a construção da Catedral da Assunção: agora o templo é visível na abertura diretamente acima da Chama Eterna.
"Trindade"
A composição da obra de Nikolai Mukhin foi instalada em 1995 próximo ao Kremlin de Yaroslavl. Um monumento único do gênero no território da Rússia: ninguém mais ousou retratar a Santíssima Trindade. Embora o patriarca tenha dado sua bênção para a criação do monumento, os habitantes locais não o aceitaram imediatamente. Posteriormente, o marco recebeu o status de um dos mais importantes e importantes da cidade.
"Centro histórico da cidade de Yaroslavl"
Um monumento incomum que pode ser encontrado na Praça Sovetskaya. Ele apareceu em 2017 e é um mapa expandido do centro de Yaroslavl. A planta da cidade foi feita tendo em conta ruas e edifícios reais, e de forma volumétrica. Os autores do projeto são Nikolai Mukhin e Mikhail Gainutdinov. O monumento de bronze está localizado em um pedestal de mármore branco, que é ligeiramente inclinado para facilitar a visualização do mapa.
Pedra memorial em homenagem à fundação de Yaroslavl
Localizado no parque próximo à Catedral da Assunção. Também é chamado de monumento em homenagem ao 975º aniversário da cidade. É uma rocha marrom assimétrica. Nele estão gravados a data de fundação da cidade e o momento da instalação. Segundo a lenda, foi neste lugar que o Grão-duque Yaroslav, o Sábio, matou um urso que era adorado pelos pagãos com um machado. A partir daqui, a formação e o desenvolvimento de Yaroslavl começaram.
Monumento a Yaroslav, o Sábio
O primeiro monumento em homenagem ao fundador da cidade surgiu no século XIX. No entanto, foi desmontado por ordem de Nicolau I. O atual monumento foi criado por uma equipe criativa liderada pelo escultor Oleg Komov e instalado em 1993. A figura de Yaroslav, o Sábio, foi colocada na Praça da Epifania. O grão-duque segura uma espada e um modelo da cidade nas mãos. O brasão de Yaroslavl em relevo é fixado no pedestal.
Monumento a Athos e ao gesso Kolya
Um grupo escultórico interessante foi montado em um canto isolado de uma rua tranquila, como se tivesse descido da tela. São dois heróis do filme "Afonya", a maior parte filmada em Yaroslavl. Uma pesquisa foi realizada entre os moradores para descobrir a qual herói popular eles associam a cidade. A maioria escolheu Athos. Não muito longe do monumento, há um pub decorado em estilo soviético.
Capela de Nossa Senhora de Kazan
A aparência incomum do monumento permite interpretá-lo de diferentes maneiras. A capela foi erguida em 1997 e na aparência lembra a forma de um foguete. É dedicado à façanha das milícias populares em 1612. Ao mesmo tempo, eles encontraram um ícone da Mãe de Deus Kazan, que os soldados levaram consigo durante a campanha. É inserido como um vitral na passagem em arco da capela. Atração nas proximidades - Mosteiro Spaso-Preobrazhensky.
"Juramento do Príncipe Pozharsky"
Um dos monumentos da cidade, que foi criado para a celebração do milésimo aniversário de Yaroslavl. A atração é uma laje em arco representando a pintura de mesmo nome de Vasily Nesterenko. Foi transferido com a técnica do mosaico, o que torna a tela durável e ainda mais viva. No topo da janela em arco há uma pequena cruz larga e, abaixo dela, um brasão inscrito em um círculo.
"Penny of 1612"
Está localizado no território da Reserva do Museu Yaroslavl desde 2013. O autor do projeto é Anatoly Smirnov. Dois pedestais ficam próximos um do outro. O primeiro se assemelha a uma parede recortada do Kremlin de Moscou e é um suporte para um capacete militar abstrato. A segunda é a ponta do Kremlin de Yaroslavl, e nela está colocada a própria moeda, emitida na milícia popular dos tempos de Minin e Pozharsky. A moeda aumentou significativamente de tamanho.
"O símbolo da Rússia, a lenda de Yaroslavl"
Também é chamado de monumento ao urso. Instalado perto do Mosteiro Spaso-Preobrazhensky em 2009. O urso é visto em todo o mundo como um símbolo da Rússia. A lenda da fundação de Yaroslavl também está ligada a este animal. Supostamente, o urso saiu para encontrar o Príncipe Yaroslavl, o Sábio, na época da fundação da cidade. Por esse motivo, o pé torto ocupou seu lugar de direito no brasão. A cada hora, ouve-se um rugido terrível vindo do monumento.
Monumento a N.A.Nekrasov
Instalado no cruzamento da Rua Pervomayskaya com a Represa Volzhskaya em 1958. Nikolai Nekrasov nasceu em Yaroslavl e é popular em sua pequena terra natal. A figura de bronze do poeta está voltada para o Volga. O monumento ergue-se sobre um pedestal de granito. De particular interesse é o baixo-relevo estendido branco como a neve localizado na lateral. Ele retrata personagens reconhecíveis das obras do escritor.
Monumento a F. G. Volkov
Está localizado na Praça Vlasyevsky desde 1973. Fyodor Volkov é uma figura teatral, uma das pessoas que fez carreira de ator na Rússia. Com seu próprio dinheiro, ele fundou o teatro em 1750. Feito de metal, o monumento está sobre um pedestal de granito. A altura total é de mais de 5 metros. Volkov é representado em uma fantasia de palco, e seu rosto está voltado para o teatro que leva seu nome.
Pilar Demidov
Dedicado ao filantropo Pavel Demidov, que patrocinou o povo da ciência e alocou dinheiro para a criação da primeira instituição de ensino superior em Yaroslavl. Instalado em 1829, o monumento era uma coluna de 12 metros com uma esfera e uma águia no topo. Mas em 1931 o marco foi destruído. Em 2005, uma cópia exata do pilar apareceu na Praça Ilyinskaya. Foi criado de acordo com os desenhos anteriores.
Monumento a V.I.Lenin
Está localizado na Praça Vermelha, onde surgiu em 1939. É uma versão ampliada do monumento de Smolny em São Petersburgo. Os escultores escolheram uma pose reconhecível para o líder do proletariado mundial: um boné em uma mão, a outra indica a direção para um futuro melhor. Devido ao seu tamanho, o monumento é bem visível, pelo que ainda desempenha o papel de marco e ponto de encontro.
Monumento aos Santos Pedro e Fevronia de Murom
O príncipe Peter de Murom e a camponesa Fevronia da aldeia Ryazan são um símbolo de amor e fidelidade. Sua forte união é um exemplo para outras famílias. Os ícones que os representam supostamente protegem o casamento. Em 2009, um monumento do escultor Konstantin Chernyavsky foi inaugurado no Boulevard Pervomaisky. Peter e Fevronia estão meio virados um para o outro e seguram uma pomba nas mãos.A altura da composição escultórica de bronze é de cerca de 3 metros.
Escultura de gato
Feito em tamanho real. O autor é Anton Ivaschenko. Um gato de bronze caminha ao longo da cerca da Rua Deputatskaya e olha para os transeuntes. Esta escultura é uma dedicatória aos gatos e gatos de Yaroslavl enviados para Leningrado após a guerra. Sua tarefa era salvar a cidade de hordas de ratos. O monumento se encaixa perfeitamente no panorama da cidade, e os turistas não esquecem de acariciar a estátua de um gato para dar sorte.
"Zero quilômetro do anel de ouro"
A inauguração cerimonial do memorial ocorreu em 2013. A coluna está localizada na parte central da cidade. Ela foi encontrada durante o trabalho de restauração na casa dos mercadores Vakhrameev. O pilar de ferro fundido é datado do início do século XIX. A coluna traz o decreto do imperador Nicolau II, o brasão de armas, versos de uma canção sobre Yaroslavl, um esquema de baixo-relevo e a distância de outras cidades do Anel de Ouro.
Monumento a Karl Marx
Instalado na praça de mesmo nome em 1973. O monumento é inteiramente feito de granito cinza: tanto o busto quanto o pedestal. Ao fundo está o Palácio da Juventude, e a área é pavimentada com azulejos. Lev Kerbel, comissionado pelo Partido Comunista, fez três versões da imagem de Marx. A tarefa foi definida para transmitir a inviolabilidade das idéias do filósofo. A terceira apreensão foi para Yaroslavl.
"Torção de TI!"
O objeto de arte atrairá profissionais de TI, bem como todos os tipos de freelancers. O monumento foi erguido na parte histórica da cidade em 2014. Parece um painel. No interior, há quadrantes multicoloridos e de vários tamanhos com inscrições. Existem 33 deles no total. Acredita-se que, para atender a um dos desejos escritos nas tabuletas, seja necessário rolar o segmento selecionado três vezes em torno do eixo.
Monumento a Savva Mamontov
Ele está localizado no pátio da estação Yaroslavl-Glavny desde 2008. O filantropo investiu dinheiro na construção de uma ferrovia na região. Além da figura de Savva Mamontov, segurando uma bússola e um relógio nas mãos, outros objetos fazem parte da composição. Duas lajes são instaladas nas proximidades. No primeiro - o antigo mapa ferroviário, no segundo - a biografia de Mamontov. Também há painéis de concreto representando grandes estações de trem.
Monumento a Leonid Sobinov
Instalado em frente à sala de concertos, que também leva o nome de Leonid Sobinov, o grande cantor de ópera. Ele nasceu em Yaroslavl e recebeu seu primeiro emprego em sua pequena terra natal. A obra da escultora Elena Paskhina foi inaugurada oficialmente em 2008. A escultura tem mais de 2 metros de altura. O artista é retratado durante a atuação do papel de Lensky, segundo a crítica - o melhor de seu repertório.
“À coragem dos bombeiros e das equipes de resgate”
Um pitoresco monumento está localizado em frente ao prédio do corpo de bombeiros nº 1. parece um obelisco de estela com uma escultura embutida. A altura da estrutura é superior a 6,5 metros. A escultura de um bombeiro salvando uma criança foi feita em São Petersburgo. Nesse caso, foi utilizada a técnica de puncionamento da folha de cobre. Andrey Semchenko foi o responsável pelo projeto. Foi planejado colocar uma fonte em primeiro plano, mas a ideia foi abandonada.
Monumento ao falecido time Lokomotiv
Em 2011, o avião da equipe de hóquei Lokomotiv caiu imediatamente após a decolagem. Em memória deste trágico evento, 2 anos depois, um monumento apareceu perto da arena de gelo do clube. A imagem de um pássaro é composta por 37 tacos - ou seja, quantas pessoas estavam a bordo. Na parede do complexo mais próximo do memorial, estão retratos de todos os jogadores e treinadores mortos com a inscrição: “Nossa equipe. Para sempre e sempre…".
"Romanovskaya Zastava"
A composição foi instalada em 2008 no cruzamento das avenidas Oktyabrya e Leninsky. No final do século 18, a Romanovskaya Zastava estava localizada neste local. Agora o território é guardado por um policial com desfile e altura de 2,5 metros. Ele está armado, vigilante e fica perto de um posto de controle convencionalmente marcado. Um corvo sentado em uma cabine ao lado de um policial torna a imagem ainda mais naturalista.
Monumento a Alexandre II
A inauguração foi programada para coincidir com o 150º aniversário do serviço oficial de justiça. A criação desta unidade foi facilitada pela reforma de Alexandre II. A província de Yaroslavl foi uma das primeiras a receber novos tribunais. O busto do imperador adornou Mukomolny Lane em 2014. Foi instalado sobre um pedestal alto, decorado com inscrições comemorativas. Durante os eventos festivos, bandeiras da Rússia e dos oficiais de justiça aparecem nas proximidades.
Monumento às Vítimas da Rebelião da Guarda Branca
Dedicado aos bolcheviques que foram mortos durante o levante de Yaroslavl de 1918. Os mortos foram enterrados aqui, no Jardim Demidov perto da Praça Sovetskaya, em uma vala comum. Um monumento de madeira foi erguido imediatamente acima dele. 40 anos depois, ela foi substituída por uma pedra negra moderna chamada labradorita. É uma estrita estela funerária, convencionalmente dividida em duas camadas.
"Arma antiaérea"
Durante a guerra, este canhão antiaéreo automático de 37 mm do modelo 1939 foi usado na parte traseira, mas era freqüentemente disparado por aeronaves alemãs. A instalação do monumento ocorreu em 2015. O local escolhido foi a Praça Podvoisky perto da estação. Um regimento antiaéreo separado foi localizado aqui durante a Grande Guerra Patriótica, então o território não foi determinado por acaso.
Monumento à locomotiva a vapor L-5122
A locomotiva a vapor foi construída em 1955, e imediatamente subiu aos trilhos e partiu para a rota. Até 2012, ele foi designado para a Ferrovia do Norte. Após o descomissionamento, ele foi para o eterno estacionamento como um monumento à entrada da Fábrica de Reparo de Locomotivas Elétricas de Yaroslavl, que comemorou seu 100º aniversário. Antes da instalação, o L-5122 foi restaurado, pintado com tinta preta, e os detalhes foram enfatizados com outras cores.
"Yaroslavl Komsomolets"
Localização - aterro de Tveritskaya. O monumento é a cabine de um submarino que realmente operou no passado. Depois que o submarino foi desativado, várias de suas partes foram para Yaroslavl. Alguns deles foram adicionados às coleções do museu, e a casa do leme adornava o beco das cabines de Solovetsky. A atração surgiu em 2014, e um canhão antiaéreo foi instalado 2 anos depois.