20 templos principais de Kazan

Pin
Send
Share
Send

Kazan é uma cidade em que as tradições do Oriente e do Ocidente estão surpreendentemente interligadas. Por vários séculos após a conquista de Kazan por Ivan, o Terrível, em 1552, a Ortodoxia e o Islã coexistiram pacificamente no território desta cidade. As mesquitas ficam nas mesmas ruas que as igrejas ortodoxas, e os residentes de Kazan tratam todas as religiões com igual respeito.

As principais igrejas ortodoxas da capital do Tartaristão estão localizadas no centro histórico da cidade. Em primeiro lugar, esta é a Catedral da Anunciação, construída no século 16 e por muito tempo a antiga catedral da diocese de Kazan. Outro monumento arquitetônico único e um exemplo notável do barroco russo é a colorida Catedral de Pedro e Paulo. Atualmente, não apenas as antigas igrejas com uma longa história estão sendo ativamente restauradas na cidade, mas outras novas também estão sendo construídas.

Operação de igrejas e catedrais de Kazan

Lista dos templos mais famosos e populares da cidade.

Catedral da Anunciação do Kremlin de Kazan

Em 1552, por ordem de Ivan, o Terrível, foi construída uma igreja de madeira, e já 9 anos depois, a construção de uma catedral de pedra começou sob a liderança dos famosos arquitetos Barma e Postnik. Ao longo dos séculos, o templo foi reconstruído várias vezes, sobreviveu a 8 incêndios. No século XX, a catedral foi preservada graças ao fato de ter sido entregue ao Arquivo do Estado, mas muito foi saqueado. Alguns dos ícones e objetos remanescentes da sacristia da catedral tornaram-se exposições de museu. A restauração abrangente foi realizada em 1995-2005.

Endereço: Kazan, Kremlin, prédio 2

Catedral Nikolsky

O complexo arquitetônico e de templos de duas igrejas, uma capela, uma torre sineira "caindo" e várias igrejas e edifícios administrativos é uma das principais atrações de Kazan. A primeira igreja de madeira no local da atual Catedral Nikolsky foi construída em 1565, em seu lugar no final do século 17 as igrejas Nikolo-Nizskaya e Pokrovskaya foram erguidas. Desde 1930, a catedral foi fechada e, em 1946, foi reaberta com o status de catedral.

Endereço: Kazan, st. Bauman, 5

Site: nks-km.ru

Catedral da Epifania

O templo de pedra em nome da Epifania, junto com outros edifícios do complexo arquitetônico, foi construído no final da primeira metade do século 18 às custas dos mercadores e clientes Kazan. Em 1873, F. Chaliapin foi batizado na Catedral da Epifania. Em 1935, a catedral foi encerrada, passando a ser utilizada como armazém, foram instalados pavilhões de comércio e oficina na torre sineira. Em 1996-1997, o templo foi devolvido aos crentes. Na torre do sino, com cerca de 74 metros de altura, foi inaugurado um mirante em 2016.

Endereço: Bauman, 78, edifício 1

Site: vk.com/sobor_bogoyavleniya

Catedral de Pedro e Paulo

Um magnífico exemplo de arquitetura regional, construído em 1726 no estilo barroco de Pedro, o Grande, tornou-se um dos símbolos de Kazan. Nos séculos XVIII e XIX, o templo queimou várias vezes, ruiu gradativamente e se deteriorou, portanto, no final do século XIX, foi realizada uma séria reconstrução, graças à qual foi possível preservar a aparência original da catedral para este dia. O templo funcionou até 1939, após o seu fechamento recebeu o status de monumento arquitetônico protegido, posteriormente abrigou um planetário. Em 1989, o templo foi devolvido aos crentes. A iconostase de sete camadas sobreviveu até hoje.

Endereço: Musa Jalil, 21

Site: vk.com/petropavlovskysobor

Igreja do Santo Grande Mártir Paraskeva Pyatnitsa

O templo traça sua história desde a igreja de madeira de São Nicolau Zaraisky com o altar lateral de Paraskeva Pyatnitsa, construído em 1566. Treze anos depois, ela queimou e a igreja de pedra Pyatnitskaya em seu lugar foi fundada apenas em 1726. Ele também foi queimado e reconstruído muitas vezes. Em 1923-1937 o templo pertenceu aos "renovacionistas", depois foi transformado em prisão onde eram executadas sentenças de morte. Os corpos dos mortos foram enterrados bem no território da igreja. O templo e a torre sineira demolidos nos anos 50 foram restaurados no final dos anos 90.

Endereço: Bolshaya Krasnaya, 1, bldg. 2

Site: www.hramparaskevi.ru

Igreja da Santa Grande Mártir Bárbara

A Igreja de Varvara foi construída no final do século 18, mas no início do século 20 foi desmontada e um novo templo de estilo russo foi construído em seu lugar. Foi visitado por muitos escritores famosos - N. G. Chernyshevsky, A. N. Radishchev, V. Korolenko. O poeta N. Zabolotsky foi batizado aqui, e F. Chaliapin cantou no coro do templo. Na década de 30 do século XX, a igreja foi fechada e, num primeiro momento, foi organizado um clube de trabalhadores da frota de bondes, depois oficinas e um departamento do instituto. O templo foi devolvido aos crentes em 1994 e restaurado em 2000.

Endereço: Karl Marx, 67

Website: svyatayavarvara.rf

Templo do ícone Tikhvin da Mãe de Deus

A Igreja Tikhvin foi construída na segunda metade do século 17 e por muito tempo foi apenas uma igreja paroquial comum. Sua ascensão começou em 1844 depois que o Ícone Tikhvin da Mãe de Deus, que estava na igreja, foi glorificado como milagroso. Os peregrinos foram atraídos para o templo. Com os fundos levantados, o templo foi reformado e ampliado duas vezes. Durante os anos soviéticos, o templo foi destruído. Desde a década de 1990, foi dado à comunidade Kryashen.

Endereço: Mikhail Khudyakov, 4

Site: vk.com/tikhvinicon

Igreja da Santa Cruz

O templo em honra da Exaltação da Cruz Sagrada e Vivificante do Senhor foi erguido no piso abobadado do edifício da Exaltação da Cruz do Mosteiro Kazan da Mãe de Deus. Em 1929, foi decidido fechar a igreja e liquidar a propriedade. Por muito tempo, até 2005, o prédio abrigou um instituto pedagógico. Na década de 90, começou um renascimento gradual do mosteiro. Em 2004, a Igreja da Exaltação da Cruz foi entregue ao mosteiro renovado.

Endereço: Bolshaya Krasnaya, 5

Site: kazan-obitel.ru

Templo de Serafim de Sarov

A construção do templo começou em 2000 às custas dos paroquianos e patrocinadores. A inauguração e consagração do templo ocorreram em janeiro de 2006. Perto do templo de São Serafim de Sarov, uma igreja foi erguida em homenagem ao Ícone da Mãe de Deus "Ternura" e vários edifícios religiosos e administrativos. Todos eles representam um único complexo, construído de acordo com o projeto do arquiteto Kazan A. A. Sporius, que conseguiu aliar tradição e multifuncionalidade.

Endereço: Safiullina, 7

Site: vk.com/serafimov_narod

Igreja do Santo Grande Mártir Evdokia

O nome de St. Evdokia de Idiopolskaya usa a capela lateral do templo. Ele próprio foi consagrado em homenagem ao Salvador Não Feito por Mãos, porém, desde sua construção em 1735, o templo passou a se chamar Evdokievsky. Presume-se que foi construído com dinheiro doado por Evdokia Mikhlyaeva. O templo é um exemplo do barroco russo. Na década de 1930, o templo foi fechado e transformado em prisão. O retorno da igreja dilapidada aos crentes ocorreu em 1998, após o qual o trabalho de restauração foi realizado.

Endereço: Fedoseevskaya, 46

Templo da Descida do Espírito Santo

O templo de dois altares foi construído no Sukonnaya Sloboda de Kazan em 1731-35 às custas de Evdokia Mikhlyaeva, cujo marido era dono de uma fábrica de tecidos. No século 19, a igreja foi reconstruída várias vezes. Antes da revolução, a Igreja do Espírito Santo tinha a maior paróquia de Kazan - até 4 mil pessoas. Em 1931, o templo foi fechado e transformado em clube, depois houve um teatro de fantoches no segundo andar e apartamentos no primeiro andar. A reconstrução do templo foi realizada em 2012-2015, após o que foi transferido para a diocese de Kazan.

Endereço: Tufana Minnullina, 21

Site: duhovhram-kzn.ru

Templo da Juventude de Sérgio de Radonezh

Na consagração do templo em 2015, o Metropolita de Kazan e Tartaristão Teófanes nomeou o templo de jovem, porque era lá que estava planejada a inauguração do segundo local na cidade para o clube jovem ortodoxo "Azbuka". O templo entrará em sua história desde 1850, quando uma igreja doméstica foi arranjada no prédio da casa de caridade, construída às custas do comerciante V.M. Lozhkin. No final do século 19, o templo foi transferido para um novo edifício anexo. Em 1918, o templo foi fechado e a casa de caridade tornou-se uma casa de repouso. A restauração começou em 2014.

Endereço: Krasnokokshaiskaya, 101

Site: vk.com/sergieradonezh

Catedral da Intercessão da Santíssima Virgem

A igreja de tijolos com cinco cúpulas no estilo pseudo-russo foi construída em 1906-1909 por meio de uma reconstrução completa da casa de orações dos Velhos Crentes - pessoas de cabelos brancos. Na década de 20 do século XX, os santuários do templo e os utensílios da igreja foram confiscados e o próprio templo foi encerrado. Após a restauração em 1997 da diocese de Kazan-Vyatka da Igreja Ortodoxa Russa fora da Rússia, a restauração da Igreja de Intercessão começou, e continua até hoje. Presume-se que, após a restauração, o templo receberá o status de catedral.

Endereço: Staraya, 17

Templo de Alexandre Nevsky

Um templo incrivelmente bonito e arquitetonicamente incomum foi erguido no microdistrito de Azino em 2015, embora a pedra fundamental tenha sido colocada em 2007. A espessura das paredes do templo é de 1,85 metros, e o teto é feito na forma de abóbadas clássicas sem sobreposição, como nas antigas igrejas russas. A construção do templo foi realizada com doações privadas. O templo pode acomodar cerca de 800 pessoas. Na igreja foi criada a sociedade paroquial “Sobriedade”.

Endereço: Acadêmico Sakharov, 16 B

Site: vk.com/nevsky_hram

Templo dos Santos Fé, Esperança, Amor e sua mãe Sophia

O templo foi construído em 2005-2007. às custas de NV Devyatykh, Diretor Geral do Banco Zarechye CJSC. A consagração do templo ocorreu em 29 de setembro de 2007. Foi conduzido pelo Arcebispo Anastasy de Kazan e Tartaristão. O templo de duas cabeças com telhado de quatro águas e uma torre sineira tornou-se um adorno do distrito de Kirovsky. Há uma escola dominical na igreja e um jornal paroquial é publicado.

Endereço: Okolnaya, 1 B

Site: sofia-hram.ru

Catedral da Assunção da Bem-Aventurada Virgem

Em meados do século XVI, duas igrejas de madeira foram construídas no território do Mosteiro de Zilantov - a Dormição da Mãe de Deus e de Todos os Santos. A pedra da Igreja de Todos os Santos foi erguida apenas no final do século XVII. Durante o século XIX, foi reconstruído várias vezes, e em 1898 foi totalmente desmontado e erguido de acordo com um novo projeto. Foi assim em 1998, após décadas de desolação, que a Igreja de Todos os Santos foi restaurada, só que foi consagrada em homenagem à Dormição do Santíssimo Theotokos.

Endereço: Moscou, 3

Pátio do bispo de Cirilo de Kazansky

O templo no território do distrito de Novo-Savinovsky de Kazan foi fundado em 2009 e consagrado em setembro de 2012. A construção foi financiada por filantropos privados, os principais fundos foram alocados pelo Banco Zarechye e a Fábrica de Helicópteros de Kazan. O pátio inclui uma igreja de tijolos em nome do Santo Mártir. Cirilo e um amplo prédio administrativo e de igreja, que abriga uma escola dominical, uma biblioteca, um salão de assembleias. O templo foi pintado por artistas de Sergiev Posad.

Endereço: Chistopolskaya, 30

Site: vk.com/mkirillru

Igreja vladimirskaya

Gate Church em nome de St. Igual aos apóstolos, o príncipe Vladimir foi construído em 1690 no estilo barroco de Moscou. As reconstruções posteriores mudaram muito a aparência do templo. Em 1918, o mosteiro Kizichesky foi fechado e arruinado. Na década de 1930, muitos edifícios foram destruídos e os restantes alojaram armazéns e garagens. A restauração do mosteiro começou em 2001. Junto com outros edifícios do mosteiro, a igreja de Vladimir foi restaurada e devolvida à diocese de Kazan. A consagração ocorreu em 2010.

Endereço: Dekabristov, 98

Igreja de São Barsanuphius de Kazan

Uma pequena igreja com uma cúpula foi erguida em 1901 no território de um hospital para cegos. O dinheiro para a construção foi doado por L. Kaul em memória de seu marido, o famoso filantropo Kazan I. I. Alafuzov, com recursos que foram herdados por ela. A igreja foi construída de acordo com o projeto do arquiteto moscovita K. Bykhovsky e é estilizada como a antiga arquitetura russa. Em 1918, o templo foi fechado e todos os ícones e utensílios foram perdidos. A segunda vida do templo começou em 2010.

Endereço: Tolstoi, 4/47

Site: temple-varsonofia.rf

Templo de Sérgio de Radonezh

A paróquia da nova igreja foi formada por iniciativa da comunidade ortodoxa da região de Kirovsky em 1999. Um lote de terreno com uma casa do século 19 foi alocado para construção. Em 2003, a casa foi convertida em um templo. Na mesma época, em 2003-2004, o projeto de uma nova igreja foi desenvolvido e aprovado. O dinheiro para a construção foi doado pelo diretor geral do Banco Zarechye N. Devyatykh, graças a quem mais de duas dezenas de novas igrejas surgiram em Kazan. O templo foi inaugurado e consagrado em homenagem a São. Sérgio de Radonezh em 2009.

Endereço: Krasnokokshaiskaya, 101

Site: vk.com/sergieradonezh

Pin
Send
Share
Send