Tula é capaz de surpreender o viajante mais sofisticado. Existem monumentos arquitetônicos antigos, mosteiros e igrejas, mansões nobres, parques modernos da cidade. É dada atenção especial aos símbolos não oficiais de Tula - samovar, pão de gengibre, o personagem de Leskov, Levsha. Monumentos e museus temáticos foram inaugurados em sua homenagem. Muitos memoriais são dedicados às façanhas militares dos habitantes de Tula. Os museus de armas de Tula são lugares imperdíveis para os turistas.
Os museus clássicos são dedicados às artes plásticas, bem como à vida de habitantes proeminentes da cidade - Demidov, Krylov, Veresov, Beloborodov. A maioria dos turistas se esforça para chegar à reserva do museu, que preserva uma atmosfera literária especial - Yasnaya Polyana, e para tocar a vida do grande escritor russo Leo Tolstoy. Vale destacar outro complexo expositivo relacionado ao escritor - "Kozlova Zaseka".
Os lugares mais interessantes e bonitos
Lista, foto com nomes e descrições de pontos turísticos populares da cidade.
Tula Kremlin
Monumento histórico, construído no início do século XVI. Após extensa restauração no início do século XXI, encontra-se em excelente estado de conservação. O perímetro das paredes do Kremlin de Tula é de cerca de 1000 metros. Nelas, assim como nas 9 torres, pode fazer uma visita guiada. As exposições do museu merecem uma visita. Uma das exposições mais significativas é um modelo da vista histórica do Kremlin, que é uma versão 130 vezes reduzida da fortaleza.
Sobre todos os principais lugares do artigo da região: as principais atrações da região de Tula. Se você vai de férias, um artigo sobre hotéis rurais e centros turísticos na região de Tula será útil para você.
Catedral da Assunção do Kremlin de Tula
Uma das principais atrações do território do Kremlin em Tula. A catedral foi fundada em meados do século XVI. Sua arquitetura é interessante - o entrelaçamento do barroco e do classicismo, decoração pretensiosa, muitos detalhes originais e baixos-relevos. A cor do templo também é incomum - lilás claro. A pintura dentro do templo foi realizada pelos mestres da escola Yaroslavl. Além disso, capitéis esculpidos, molduras de estuque e ornamentos são usados no design de interiores.
Catedral da Epifania do Kremlin de Tula
Construído em meados do século XIX em estilo clássico. Junto com a Catedral da Assunção e a torre sineira, forma um único conjunto arquitetônico. Três pórticos de pedra foram construídos para entrar no arco alto do edifício. A graciosa iconostase foi feita pelo mestre Safronov de Moscou. Inicialmente, a catedral de duas camadas tinha cinco cúpulas, mas após a destruição da era soviética, apenas um capítulo permaneceu. Desde 1989, um museu de armas funciona na catedral.
Museu Estadual de Armas de Tula
Ocupa dois edifícios - as instalações da Catedral da Epifania no território do Kremlin e um edifício moderno feito na forma de um antigo capacete de guerreiro russo. Este é um dos museus mais antigos do país - foi fundado em 1775. Foi criado com base nos produtos de uma grande fábrica de armas de Tula, que funciona desde a época de Pedro I. A exposição permanente do museu fala sobre as armas frias e as armas ligeiras desde o século XIV.
Aterro de Kazanskaya
O comprimento da barragem de pedestres é de cerca de um quilômetro. Foi construído em 2018 ao longo do antigo canal do rio Upa, do Kremlin ao Museu de Armas. Este é um dos locais mais bonitos de Tula, onde os residentes e visitantes da cidade gostam de passear. Várias pontes são lançadas sobre a água, que são excelentes plataformas de visualização. No aterro encontra-se zona infantil e desportiva, palco, café, objectos de arte, aluguer de barcos e bicicletas.
Espaço urbano Iskra
Está localizado no centro histórico de Tula, no prédio da antiga escola diocesana e próximo a ela. Um lugar inusitado é feito em um formato moderno de espaço de arte. Aqui você pode simplesmente relaxar entre as instalações originais, ir a um café ou a uma loja de moda. Existem showrooms e um espaço de coworking. Popular entre turistas e moradores da cidade, este lugar elegante e aconchegante foi criado por um grupo de empresas locais criativas e imaginativas.
Museu Histórico e Memorial dos Demidovs
O museu da necrópole no território do ex-Kuznetskaya Sloboda funciona desde a década de 90 do século XX. É dedicado à famosa dinastia de industriais, mineiros e armeiros - os Demidovs. A base do museu é o túmulo da família na igreja Nikolo-Zaretskaya. A igreja, construída com o dinheiro de Akinfiy Demidov no século 18, é um monumento federal de história e cultura. A exposição inclui armas antigas, pratos, achados arqueológicos.
Tula Regional Exotarium
Parque de anfíbios e répteis. Este local único é popular entre os turistas e é respeitado entre os cientistas - foram criadas aqui excelentes condições para a preservação e reprodução de espécies raras de animais. A coleção de cobras do exotério de Tula é uma das maiores do mundo - cerca de 500 espécies. São quatro salas para inspeção, nas quais você pode ver uma python, uma iguana, um camaleão, um lagarto, bem como lagartos com dentes de gila únicos.
Rua metalist
Rua pedonal histórica. Em 2018, a rua foi ajardinada, a aparência da maioria dos prédios antigos foi reconstruída. Cafés, lojas e hotéis foram colocados nas casas de mercadores e habitantes da cidade. Os representantes de grandes museus estão localizados no Bairro dos Museus - Yasnaya Polyana, propriedade de Polenov, Kulikovo Pole. A arquitetura dos edifícios na rua é variada - formas de estuque do Renascimento francês lado a lado com frontões clássicos.
Parque Central de Cultura e Repouso em homenagem a P. P. Belousov
Uma grande e bem mantida área de parque está localizada praticamente no centro da cidade. A área total do parque é de 143 hectares, dos quais quase 100 hectares são de floresta. O parque inclui três lagos. Cerca de 90 espécies de árvores crescem no parque, incluindo algumas raras - cedro siberiano, salgueiro branco, carvalho vermelho, veludo de Amur. No parque, você pode alimentar esquilos e patos à mão - eles se movem livremente em volta do parque e não têm medo das pessoas.
Marcos culturais de Tula
Os museus e exposições mais interessantes da cidade que valem a pena visitar.
Museu Regional de Lore Local de Tula
A exposição permanente no museu funciona desde 1920. Abrange o período da história da região desde os tempos antigos até a Segunda Guerra Mundial. Para inspeção, são exibidos os dentes e as presas de um mamute, os corais do fundo dos mares antigos, os fósseis da Idade do Gelo. De particular interesse para os visitantes é o salão da cultura de Tula, onde vários milhares de livros são exibidos, incluindo aqueles impressos em pergaminho no século XV.
Museu de máquinas-ferramenta
Uma exposição multimídia que conta a história do mundo e da indústria russa. Ele está localizado dentro das paredes das antigas salas de produção, o que cria uma atmosfera especial. A área dos pavilhões de exposição é de cerca de 1000 m², contém máquinas de todo o país. Cada máquina possui telas educacionais. Alexander Baluev, Sergey Chonishvili, Alisa Grebenshchikova trabalharam em gravações de áudio da literatura da fábrica.
Museu "Tula samovars"
O museu de um dos símbolos da cidade está localizado na entrada do Kremlin. Suas exposições contam a história da fabricação de samovar, a partir do século XVIII. Diferentes tipos de samovares são exibidos nos corredores. Existem lojas de fábrica - despensas, lojas de campo, sbitenniki. Existem também obras de mestres privados - miniatura, casca de bétula, porcelana. Também será interessante para os hóspedes ver a coleção de pratos e móveis antigos. Há uma loja de presentes.
Museu "Antiga Farmácia de Tula"
Está instalado em um prédio antigo onde ficava a farmácia principal da cidade desde o século XIX. Entre o ambiente vintage “semi-antigo” existem várias vitrines originais dedicadas ao charlatanismo, aos utensílios de farmácia, e à preparação de medicamentos. Entre as exposições você pode ver uma cobra cobra com álcool, um dente de lobo, seringas velhas e até uma pulga calçada feita por um mestre Tula.Eles dão master classes sobre perfumaria e sabonete.
Museu de Belas Artes de Tula
Foi inaugurado há mais de um século com fundos da diocese de Tula. Consiste em três departamentos - arte russa, arte contemporânea e arte da Europa Ocidental. A seção da pintura russa é representada pelas obras de mestres como Repin, Shishkin, Surikov, Aivazovsky, Levitan. Uma exposição separada é dedicada à pintura de ícones dos séculos XVI a XIX. A secção europeia apresenta também trabalhos gráficos, da área das artes aplicadas.
Museu "Tula Gingerbread"
Apresenta aos visitantes a história, características e tradições de fazer pão de gengibre. A exposição ocupa dois salões. A variedade de pão de gengibre é incrível - festiva, cacheada, lembrança, com recheios diversos. O maior pão de gengibre do museu tem 50 kg. No final do passeio, os hóspedes são convidados para um chá com pão de gengibre preparado na hora. Cerca de 30.000 visitantes visitam o museu anualmente. Há uma loja de souvenirs no museu.
Museu "Moto-Auto-Arte"
Localizado na aldeia de Kharino, perto de Tula. Baseado em uma coleção particular. Esta é a coleção mais completa de veículos automotores produzida na Fábrica de Máquinas de Tula. Existem também espécimes extremamente raros, incluindo aqueles de produção estrangeira. Os primeiros modelos da exposição foram lançados na década de 30 do século passado. O museu possui sua própria oficina de restauração, onde são restauradas motocicletas e scooters.
Museu P. N. Krylov
Criado em 2007. O museu exibe mais de 2.000 itens do patrimônio criativo do artista - gráficos e pinturas, bem como pertences pessoais e documentos de arquivo. Eles mostram o caminho criativo de Krylov em diferentes gêneros de pintura - retratos, paisagens, naturezas mortas, ilustrações de livros, trabalho na comunidade de Kukryniksy. O mais interessante são as pinturas feitas na terra natal do artista - a região de Tula.
Casa-Museu de V.V. Veresaev
Os pais do escritor moravam nesta casa. Esta é uma mansão de madeira, quase preservada em sua forma original. A exposição do museu é dedicada à obra do escritor no período de 1847 a 1945. O número total de exposições é de mais de 3.000. São pertences pessoais do escritor, suas fotografias, desenhos, uma coleção de livros. O museu realiza excursões, durante as quais contam sobre os anos de infância de Veresaev, sua vida. Eles realizam noites criativas, aulas para crianças.
Museu Memorial de N.I.Beloborodov
Beloborodov é o criador de uma gaita com um novo design, que se tornou um marco importante no caminho para a invenção do acordeão de botão. O museu está localizado em uma casa construída pelo avô de Nikolai Ivanovich. Os ensaios foram realizados aqui, primeiro para um trio, e depois para a primeira orquestra de acordeões do mundo, que ganhou fama em muitos países. Nas excursões, eles contam a vida e a obra de Beloborodov, exibem gaita, acordeões de botões e pertences pessoais.
Locais de culto - igrejas e mosteiros de Tula
Os edifícios religiosos mais famosos e bonitos da cidade.
Catedral da Assunção
Catedral ortodoxa construída em 1898-1902 em estilo pseudo-russo. A pintura interior foi concluída em 1909. Há uma suposição de que os colegas de trabalho de Vasnetsov estavam envolvidos no design de interiores, tk. o estilo de pintura é semelhante ao trabalho do artista na Catedral Vladimir de Kiev. A Catedral da Assunção parece incomum para uma estrutura ortodoxa por causa das cúpulas pretas encimadas por cruzes.
Catedral de Todos os Santos
Construída sobre uma colina e possui uma torre sineira de 82 metros de altura - por isso, a catedral é perfeitamente visível de quase todos os pontos da cidade. A torre do sino é decorada com uma flecha graciosa e figuras de anjos. O local onde se encontra a catedral é uma antiga necrópole, e a catedral servia anteriormente como igreja cemitério. A arquitetura da catedral combina características do antigo classicismo russo e barroco. O santuário principal do templo é o Ícone Kazan da Mãe de Deus.
Mosteiro da Mãe de Deus Shcheglovsky
O mosteiro foi fundado em meados do século XVI. Inclui uma igreja central com dois altares laterais, a igreja de São Nikandr o Hermitage, a igreja da casa da Assunção, uma cela onde se encontra o centro de peregrinação e a escola dominical. O templo principal parece sólido e majestoso devido à sua decoração luxuosa. Os santuários do templo são dois ícones antigos do Santíssimo Mamífero Theotokos.
Existem vários mosteiros no território da região: mosteiros operacionais da região de Tula.
Templo de São Serafim de Sarov
O templo foi construído há pouco mais de um século - em 1905. Um orfanato e uma casa de caridade, sustentados por fundos de comerciantes locais, trabalhavam com ele. De 1930 a 2002, as instalações do templo não eram utilizadas para fins religiosos - o edifício foi abandonado e, posteriormente, foi colocado o arquivo regional nele. Durante os trabalhos de restauro, o tambor abobadado com a cúpula em cebola e a torre sineira foram devolvidos ao aspecto do templo.
Igreja da Anunciação do Santíssimo Theotokos
É o templo mais antigo de Tula. O templo com telhado de tenda era originalmente de madeira, em 1692 um edifício de pedra foi erguido. É um pequeno templo de cinco cúpulas, cuja cornija é decorada com um complexo padrão de tijolos. O prédio de um andar tem duas filas de janelas. Uma alta torre sineira com sete sinos, construída ao mesmo tempo que o próprio templo, é contígua a um dos cantos do templo. Seu sino mais antigo foi fundido em 1771.
Templo da transfiguração
Construída em 1842 no local de uma igreja de madeira do século XVII. A igreja de dois andares tem cinco capítulos, o estilo de construção é o classicismo russo, o projeto foi executado pelo arquiteto V.F. Fedoseev, aluno de K. Rossi. As fachadas do edifício são decoradas com colunas, entre as quais existem grandes janelas. Na época soviética, o templo foi parcialmente desmontado e usado como um edifício secular. A sua restauração começou a ser tratada apenas no início do século XXI.
Os monumentos e memoriais mais famosos
Monumentos históricos, monumentos a famosos, esculturas que decoram as ruas e praças da cidade.
Memorial "Defensores da Pátria Celestial"
Erguido em homenagem ao 71º aniversário da Grande Vitória e instalado na entrada da cidade pelo lado de Zarechye. Dois suportes de rolamento representam a trajetória de vôo da aeronave; uma cópia do caça LA-5FN está instalada neles. Quase no solo, há uma cópia do avião de reconhecimento alemão Focke-Wulf. O enredo do memorial é baseado na história real do herói da URSS Vishnyakov, que em uma das batalhas abateu dois aviões de reconhecimento.
Artigo detalhado sobre monumentos: 30 melhores monumentos de Tula.
Monumento ao pão de gengibre de Tula
Localizado em frente à administração da cidade no Distrito Central. Instalado em 2014 e imediatamente se tornou uma atração popular da cidade. O diâmetro do monumento é de 2,5 metros, peso - 1300 kg. De um lado do pão de gengibre, a data é indicada - 1685. Acredita-se que a partir deste ano comece a história do doce símbolo da cidade. No monumento está instalado um jardim público, uma fonte "cantante" é equipada, bancos são instalados.
Monumento "Lefty"
Inaugurado em 2009 na margem do Rio Upa. Antes disso, durante 20 anos, o monumento situou-se no território de Tulamashzavod, onde foi lançado em homenagem aos 50 anos do empreendimento. Os criadores decidiram perpetuar a memória do artesão da história de Leskov, como símbolo dos mestres russos. O autor do projeto é B. Krivokhin, chefe do departamento de comunicação da fábrica. Citações de grandes escritores - Tolstoi, Chekhov, Pankin - estão gravadas no pedestal do monumento.
Escultura "Tula Tea Party"
Ele representa as figuras de bronze de um homem e uma mulher sentados em uma mesa redonda e bebendo chá. As tradições russas de beber chá são enfatizadas - há um samovar na mesa, pães de gengibre são servidos como uma guloseima. Os turistas costumam ser fotografados em uma cadeira vazia à mesa, como se estivessem participando de um chá. A escultura foi instalada em 2014 por iniciativa da prefeitura. Feito pela escultora Marina Logunova.
Trem blindado número 13 "Trabalhador de Tula"
O memorial apareceu em uma plataforma ferroviária em Tula em 2015. Esta é uma maquete de um trem blindado da vida real que participou da defesa de Tula em 1941.Inclui plataformas blindadas com fuzis e metralhadoras montadas nelas, um trem blindado e a base da divisão - um vagão-sede, um vagão da padaria e um vagão-clube. Numa das plataformas blindadas encontra-se a exposição do ramal Tula da ferrovia.
"Ouriço em um prado de cogumelos"
Um objeto de arte incomum apareceu em Tula em 2015. A escultura retrata um ouriço feliz perto de uma clareira onde crescem muitos cogumelos - russula, chanterelles, há até um agaric de mosca. As crianças gostam especialmente da composição. A altura de um ouriço é aproximadamente igual à altura de uma criança de cinco anos, então as crianças costumam abraçá-lo e esfregar o nariz. A instalação é muito positiva e traz um sorriso a todos os turistas e moradores da cidade que por ali passam.
Escultura "Lefty Shoes a Flea"
Representa uma interpretação incomum do enredo da história de Leskov. O objeto de arte urbana, fundado em 2016, tem fãs e oponentes. A pulga na escultura é muito maior do que o mestre em tamanho e é feita de engrenagens e peças de metal. Uma pulga de aparência assustadora obedientemente dá ao mestre sua pata, e o mestre clássico de Tula corajosamente atira nela com uma ferradura dourada.
Monumento a Leão Tolstói
Inaugurado em 1973 em homenagem aos 145 anos de nascimento do escritor, natural da província de Tula. Localizado na Avenida Lenin. O autor do monumento, V. Buyakin, se inspirou para criar a imagem do escritor nas falas de Gogol sobre Lev Nikolaevich, nas quais ele compara Tolstói com andarilhos. Ao redor do monumento há uma praça com bancos, playgrounds, playground, personagens de contos de fadas esculpidos em madeira.
Complexo memorial "Três baionetas"
Inaugurado em 1961 e guarda a memória dos defensores de Tula, que defendiam a cidade em 1941. Três baionetas de aço instaladas na escultura "Soldado e Trabalhador" simbolizam a ligação entre as gerações. As baionetas têm 51, 41 e 31 metros de altura. Na frente deles está a Chama Eterna, trazida do túmulo do Soldado Desconhecido da capital. Ao redor do complexo existem estelas dedicadas às cidades heróis e unidades militares de Tula.
Parques e praças pitorescas de Tula
Lugares lindos para passear na cidade e relaxar ao ar livre.
Parque Platonovsky
Fundada no início do século XX. Em 2016, ocorreu uma reforma em grande escala no bosque do parque com lagoas e uma nascente, após a qual o parque se tornou um dos locais preferidos de lazer entre os moradores da cidade. Os recém-casados costumam ir a um elegante gazebo em estilo clássico para uma sessão de fotos. Há uma fonte no centro da praça, perto da entrada principal. Esportes e parques infantis estão equipados, máquinas de exercício estão instaladas.
Jardim Batashevsky
Foi fundado no século 18 pela dinastia de industriais Batashev. Atualmente é uma área natural protegida pelo estado. Isso permite preservar o relevo da área, corpos d'água, zona do parque florestal em sua forma original. Cerca de 40 espécies de árvores crescem no parque, pássaros e animais selvagens vivem - patos, rouxinóis, estorninhos, esquilos, lebres, castores. O parque possui zonas para esportes e recreação ao ar livre.
Parque Komsomolsk de cultura e descanso
Localizado na região de Zarechensky. O beco principal leva ao aeroporto extinto. No parque bem cuidado, várias dezenas de espécies de arbustos e árvores crescem - espinheiro, castanheiro, choupo, pinheiro, bétula, tília. Belos canteiros de flores foram plantados. Equipado com parque infantil com baloiços e escorregas. Há uma área com atrações, um complexo esportivo com aparelhos para ginástica e tênis de mesa, e há aluguel de equipamentos esportivos.
Praça do Kremlin
Localizado perto do Kremlin de Tula. O parque foi inaugurado em 1837, com a chegada do imperador Alexandre II. Em meados do século passado, a Fábrica de Armas de Tula esteve envolvida na manutenção da melhoria do parque. No entanto, após o colapso da URSS, ninguém esteve envolvido no parque por muito tempo, e ele caiu em ruínas. Durante as obras de restauro dos anos 2000, as vielas foram colocadas com lajes de pavimentação, foi equipado um parque infantil e foram instalados bancos.
Parque militar patriótico "Patriot - Tula"
Um projeto de grande escala voltado para a educação patriótica da juventude, o apoio aos veteranos e também a recreação familiar. O parque foi inaugurado em 2019. Situa-se perto da Escola Militar Tula Suvorov. No parque estão expostos equipamentos de defesa militar dos anos de guerra, maquetes da fábrica de defesa de Tula e carros retrô. Há um conjunto de jogos esportivos militares, playgrounds e um café para visitantes.
Marcos arquitetônicos de Tula
Lomovskie gates
Um monumento arquitetônico do século XVIII. O portão ficava na mansão que pertencia ao comerciante Lomov, então esse nome foi atribuído à vista. Anteriormente, a mansão pertencia ao chefe da cidade Liventsev. As linhas barrocas são claramente visíveis na arquitetura do portão, alguns até atribuíram a autoria de seu projeto ao famoso arquiteto Rastrelli. Um monumento único da arquitetura de Tula é frequentemente impresso em cartões postais e calendários.
Casa da Assembleia Nobre
Localizada no centro histórico da cidade. O edifício de três andares é interessante pela sua arquitetura. Sua fachada parece consistir em três partes. A escadaria principal e o Hall das Colunas ao estilo do Renascimento italiano destacam-se no design de interiores. Desde o século XIX, o edifício tem sido um local de vida pública urbana. Aqui foram realizadas reuniões nobres e zemstvo, uma biblioteca pública foi localizada, concertos e noites criativas foram realizadas.
Estação de moscou
No século 19, no então prédio de madeira da estação, houve um encontro entre Tolstoi e Turgenev. Uma placa comemorativa falando sobre este evento está localizada na parede do moderno prédio da estação. A estação foi reconstruída duas vezes e agora seu prédio é um monumento de cultura e história. O edifício de dois andares tem uma bela fachada, um pórtico de seis colunas, decorado com baixos-relevos e detalhes em estuque.
Atrações perto de Tula
Os lugares associados ao nome de Leo Tolstoy são atrações turísticas populares e visitadas.
Complexo de museus e estações "Kozlova Zaseka"
A estação ferroviária, que manteve sua aparência histórica desde 1864. Escritor L.N. Tolstoi. Havia também um correio que entregava correspondência para ele. Atualmente, o complexo, além da plataforma da estação e da estação, inclui a exposição da Ferrovia Leo Tolstoi e uma loja de souvenirs. As excursões são organizadas em torno do complexo.
"Museu-Estate de L. Tolstoy" Yasnaya Polyana "
A propriedade da família de Leo Tolstoy, onde nasceu, passou a maior parte de sua vida e está enterrada. Dezenas de milhares de visitantes de todo o mundo visitam a reserva do museu interativo todos os anos. A aparência arquitetônica e paisagística da propriedade russa foi preservada desde 1910. Itens de interior autênticos preservam a atmosfera de criatividade e vida do grande escritor. A propriedade inclui anexos, uma casa de banhos, um moinho, lagos, becos, jardins e parques.