20 rios principais da Geórgia

Pin
Send
Share
Send

Os rios da Geórgia nascem principalmente nas montanhas e possuem características próprias deste tipo de terreno. Suas águas costumam ser lamacentas devido às difíceis descidas de colinas através de desfiladeiros e recarregar com a água do degelo. Os rios que o país compartilha com outros estados têm um segundo nome, como o Kura, que se chama Mtkvari em territórios georgianos. As antigas designações não são esquecidas: no passado, Rioni era marcada nos mapas como Phasis.

Descansar na Geórgia sem visitar seus atrativos naturais é uma grande omissão para os viajantes. Além de encostas íngremes e florestas densas, as margens são ricas em outras belezas: ruínas de castelos medievais, pontes, templos e mosteiros. Além disso, a correnteza rápida e as corredeiras tornam possível organizar rafting emocionante.

Maiores rios da Geórgia

Lista, foto com nomes e descrições dos maiores rios do país.

Kura

Outro nome para o rio é Mtkvari, e a tradução, dependendo do dialeto, é "um rio que come montanhas" ou "água boa". Refere-se aos territórios de três estados: Geórgia, Turquia e Azerbaijão. Kura é bastante lamacento, pois seu caminho atravessa desfiladeiros e desfiladeiros, e seu alimento é fornecido pelo derretimento de geleiras. A Ponte da Paz foi construída do outro lado do rio - um dos pontos turísticos de Tbilisi.

O comprimento do rio é de 1364 km, na Geórgia - 360 km

Alazani

O maior rio da Geórgia. Também pertence ao território do Azerbaijão e delimita esses dois estados. O início do Alazani está nas encostas do Grande Cáucaso e deságua no reservatório Mingechevir. O canal atravessa vales com vinhas. O uso ativo do reservatório para recreação e irrigação de terras agrícolas afetou o meio ambiente, mas não significativamente.

O comprimento do rio é de 351 km, na Geórgia - 173 km

Rioni

O nome antigo é Phasis. O rio mais corrido do país. Parcialmente navegável, mas com restrições para diferentes tipos de navios e embarcações. Uma cascata de usinas hidrelétricas foi construída em Rioni, consistindo de 5 objetos. Um dos afluentes da esquerda separa condicionalmente a parte principal do país da Ossétia do Sul. Não há lugar melhor na Geórgia para rafting e outros esportes aquáticos radicais e atividades de lazer.

Comprimento do rio - 327 km

Iori

Origina-se em terras da Geórgia e leva suas águas até a represa azerbaijana Mingechevir, criada na década de 50 do século XX. Parte da água flui por um canal artificial para o reservatório de Tbilisi. Uma cascata de usinas hidrelétricas foi construída nele. Na crônica histórica, Iori é principalmente associado à batalha de 1800 entre as tropas russas e os ávaros.

O comprimento total do rio é de 320 km

Inguri

Rio na parte ocidental do país. No curso inferior, é a fronteira natural entre a Geórgia e a Abkházia. A maior usina hidrelétrica com barragem no Cáucaso foi construída em Inguri. Embora o rio seja montanhoso, suas águas não são lamacentas. O vale e a ponte atualmente destruída que o atravessa são posições estratégicas, existem restrições para visitar estes locais, mas continuam a ser populares entre os turistas.

Comprimento do rio - 213 km

Templos

O rio do leste da Geórgia começa na cordilheira de Trialeti e, após 201 km, deságua no Kura. Existem vários grandes afluentes, incluindo o Kledeisitskali e o Torne. Em meados do século passado, uma cascata de usinas hidrelétricas e um reservatório foram construídos em Khrami. A costa é ideal para caminhadas. O rafting também é popular, embora águas rasas possam ser um obstáculo para os viajantes. Mas existe uma oportunidade de aprimorar as habilidades de iniciantes radicais.

O comprimento do rio é de 201 km, na Geórgia - 135 km

Tskhenistskali

O nome é traduzido do georgiano como "água de cavalo". A fonte está localizada perto de uma geleira entre duas alturas: Sharitau e Pasismta. O canal delimita duas regiões históricas do país: Megrelia e Imeretia. As curvas do rio em lugares especialmente largos criam vistas deslumbrantes: cadeias de montanhas dão lugar a vales densamente cobertos de vegetação. A principal cidade do litoral é Tsageri.

Comprimento do rio - 176 km

Hobie

Nome alternativo - Khobistskali. Tem origem nas encostas da cordilheira do Grande Cáucaso. No lado direito, o Chanistskali flui para o Khobi. Na margem fica a localidade com o mesmo nome, que cresceu a partir da aldeia, graças a uma fábrica de conservas e a uma fábrica de chá. A água Khobi desempenha um papel importante na produção, que também é usada para irrigação dos campos.

Comprimento do rio - 150 km

Quirila

A nascente do rio está localizada nas gargantas da Ossétia do Sul, mas a maior parte dele flui na Geórgia. No passado, acreditava-se que Rioni era um afluente do Kvirila, embora na realidade o contrário seja verdadeiro. Um depósito de minério de manganês foi descoberto há muito tempo na bacia do rio. A tortuosidade do canal e a profundidade suficiente possibilitam a realização de rafting. Quase uma dúzia de assentamentos foram fundados diretamente ao largo da costa.

O comprimento total do rio é de 140 km

Algeti

O afluente Kura flui no sul da Geórgia. Um reservatório artificial foi criado no rio. O vale é caracterizado por vegetação abundante e diversidade de espécies de criaturas vivas. Existem mais de 80 espécies de pássaros sozinhas. Um parque nacional foi estabelecido nas proximidades, o que tornou Algeti um ímã para os turistas. No litoral, encontram-se ruínas de fortalezas e sítios religiosos, bem como sítios da Idade do Bronze.

Comprimento do rio - 108 km

Tehuri

Afluente direito do Rioni. Refere-se aos territórios ocidentais do país. A fonte está localizada a uma altitude de quase 2.400 m acima do nível do mar. A alimentação mista contribui para inundações durante todo o ano. Ao longo de Tehuri, a madeira é transportada por rafting e a água do rio é usada para o funcionamento de moinhos. Gargantas, desfiladeiros e depressões atraem vigas. Existem dezenas de espécies de peixes aqui.

Comprimento do rio - 108 km

Adjaristskali

O leito do rio atravessa os territórios do sudoeste do país. Ao longo das margens, existem áreas suavemente inclinadas cobertas de floresta densa, enquanto o território principal é o terreno montanhoso e cadeias de montanhas. Os alimentos são alimentados principalmente pela chuva, então o nível da água flutua dependendo da quantidade de precipitação. Uma pequena central hidrelétrica foi construída em Adjaristskali, colocada em operação em 1937.

Comprimento do rio - 90 km

Dzirula

O afluente esquerdo do Kvirila flui através dos três municípios ocidentais da Geórgia. A fonte está localizada nas encostas do cume Likhsky. No verão, pode-se observar um fenômeno natural chamado maré baixa - uma forte diminuição do nível do rio. Os assentamentos ao longo das margens são estabelecidos nas imediações dos desfiladeiros. Um pinhal atua como um divisor de águas, cujas árvores sobreviveram por mais de cem anos.

Comprimento do rio - 83 km

Aragvi

Embora o rio esteja longe de ser o mais longo do país, é muito popular. As bebidas e restaurantes têm o nome de Aragvi. A Estrada Militar da Geórgia segue ao longo do leito do rio - parte das principais rotas turísticas. O reservatório alimenta dezenas de assentamentos, incluindo a capital. A barragem Zhinvali desempenha um papel importante na eletrificação do vale. Todas as condições para rafting e canoagem foram criadas.

Comprimento do rio - 66 km

Mashavera

Afluente direito Khrami. Origina-se nas encostas do cume Javakheti. As águas do rio são utilizadas para fins agrícolas. É considerada uma das mais abundantes da região. Ao mesmo tempo, seca parcialmente no inverno e crostas de gelo aparecem em outras áreas ao longo da linha costeira. Existem vários assentamentos em Mashaver, incluindo as cidades de Bolnisi e Dmanisi.

Comprimento do rio - 66 km

Chanistskali

O tributário direito do Khobi, origina-se nas encostas do cume Egris no lado sul. A comida é misturada, daí as grandes inundações de primavera e de inverno. Na costa fica a cidade de Tsalenjikha, famosa por sua catedral e o túmulo da dinastia real que governou no passado. Outra atração do vale é um castelo medieval, embora apenas restem ruínas.

Comprimento do rio - 63 km

Pshavskaya Aragvi

O principal rio da região histórica do norte do país é o Pshavia. A fonte está localizada no Monte Bolshoy Borbalo. Existem vários afluentes em ambos os lados. A corrente é rápida em todo o seu comprimento.O canal dá uma volta quase perpendicular, mudando bruscamente a direção da corrente. A largura varia de 5 a 15 metros e a profundidade é invariavelmente modesta em todas as áreas.

Comprimento do rio - 56 km

Tusheti Alazani

Localizado no leste da Geórgia. A fonte está localizada na Grande Cordilheira do Cáucaso. Ele está incluído no sistema de água do Mar Cáspio. O vale do rio está repleto de vistas panorâmicas. Uma imagem bastante familiar para o Tushetskaya Alazani - uma costa - montanhas e colinas, a segunda - uma planície com uma floresta densa. Existem muitos lugares onde o corpo de água é fácil de percorrer. Caminhar é uma atividade de lazer comum ao longo do leito do rio.

Comprimento do rio - 48 km

Pirikitelskaya Alazani

O canal atravessa os territórios do nordeste da Geórgia. No curso superior do Pirikitelskaya Alazani, é chamado Kvakhidistskali. A tradução do nome é ambígua e a própria palavra se divide em três: pedra, água e ponte. O nível do rio atinge o máximo em meados do verão. Em algumas áreas, o raso temporário ocorre de novembro a abril. Ele deságua no Koisu andino.

Comprimento do rio - 46 km

Kintrishi

A fonte está nas montanhas Hino. A confluência do afluente Kinkishi condicionalmente divide o território onde o Kintrishi flui em duas seções de relevo diferente: a primeira é montanhosa, a segunda é plana. O reservatório é uma parte importante do parque natural de mesmo nome. No local onde o rio se junta ao Mar Negro, está localizada a cidade de Kobuleti. Existem vários outros assentamentos ao longo do leito do rio.

Comprimento do rio - 45 km

Pin
Send
Share
Send