30 rios principais da América do Norte

Pin
Send
Share
Send

A América do Norte tem um grande número de rios, grandes e pequenos. Mas como há muita precipitação nesta parte do continente, é principalmente chuva e neve nos rios aqui. Eles também são divididos em três grupos de acordo com sua pertença às bacias dos oceanos: Atlântico, Pacífico e Ártico. O maior desses rios é o Mississippi, que flui apenas nos Estados Unidos. Ele também ocupa o terceiro lugar no mundo em comprimento.

Muitos desses rios possuem reservatórios que contêm enormes reservas de água doce. Além disso, alguns deles são navegáveis, o que significa que desempenham um papel importante nos estados e regiões por onde fluem. Nelas foi construído um grande número de usinas hidrelétricas, que fornecem eletricidade a muitas cidades. Os rios também desempenham um papel significativo na agricultura.

Os maiores rios da América do Norte

Lista das maiores vias navegáveis ​​do continente.

Mississippi

A principal artéria da América do Norte. Ele flui nos Estados Unidos em dez estados. E a fonte está localizada em Minnesota. Termina com um grande delta no Golfo do México. Dividido em partes superior e inferior. A fronteira da divisão fica no estado de Illinois. O maior afluente deste rio é o Missouri. E o Vale do Mississippi é uma região fértil, pois há uma grande camada de depósitos de sedimentos.

O comprimento do rio é 3770 km.

Missouri

É um tributário do Mississippi. Seu início é nas Montanhas Rochosas, no estado de Montana, na fronteira com o Canadá. Ele flui no território de dez estados dos EUA, duas províncias do Canadá. Os maiores afluentes são: Platt, Kansas, Osage, Yellowstone. O transporte marítimo, que se desenvolveu rapidamente aqui nos séculos 19-20, está agora em declínio. Classificada em nono lugar nos Estados Unidos em termos de consumo de água.

O comprimento do rio é de 3767 km.

Yukon

O nome se traduz como "Big River". Origina-se do Lago Atlin. Este é o Canadá, British Columbia. Só na nascente o rio tem um caráter montanhoso, depois torna-se totalmente plano. Os principais afluentes são: Klondike, Fortimail, Steward, Sixtimile, Shandalar, Koyukuk. Ele flui pelo estado do Alasca até os EUA, a noroeste do Canadá. Ele deságua no Mar de Bering.

O comprimento do rio é de 3.187 km.

Rio Grande

Este rio é a fronteira entre os Estados Unidos e o México. É o quarto mais longo dos Estados Unidos. Ela se origina no estado americano do Colorado, nas montanhas de San Juan. Até 2003, o rio desaguava no Golfo do México. Agora não chega a 150 metros da baía. Não é navegável e, desde 1950, o rio foi gradualmente varrendo. Agora, o principal motivo de seu ressecamento são as mudanças climáticas.

O comprimento do rio é 3034 km.

Arkansas

Classificada em sexto lugar nos Estados Unidos em comprimento. Tem origem nas Montanhas Rochosas. Em seguida, ele flui pelos quatro estados dos Estados Unidos. O rio atravessa as Grandes Planícies e as Planícies Centrais. É navegável e desempenha um papel importante na economia do país. Afinal, ele forma grandes reservatórios. No entanto, como resultado da retirada de água para os reservatórios, o rio tornou-se visivelmente raso. Possui vários afluentes: Pawnee, Walnut, Fountain Creek, Cimarron, Poto.

O comprimento do rio é de 2364 km.

Colorado

Ocupa o sétimo lugar na área de captação na América do Norte. Começa no estado do Colorado, nas Montanhas Rochosas. Ele flui pelo Grand Canyon. O rio deságua no Golfo da Califórnia, no Oceano Pacífico. No entanto, nos últimos vinte anos, isso aconteceu apenas algumas vezes e após grandes inundações. Ele flui por três estados dos EUA e dois estados mexicanos. Seus maiores afluentes são o Rio Verde e Gila.

O comprimento do rio é de 2334 km.

Rio Vermelho

Este é um tributário do Mississippi. O nome se traduz como "Rio Vermelho", graças ao solo com alto teor de argila nas margens do rio. Origina-se no Texas, na confluência de dois rios. Ele flui por quatro estados: Texas, Louisiana, Oklahoma, Arkansas. E atravessa a planície mexicana. No curso inferior, ele é dividido em dois braços: o Rio Velho e o Atchafalaya. O segundo braço flui para o Golfo do México. A comida é principalmente fornecida pela chuva, por isso é irregular.

O comprimento do rio é de 2190 km.

Colômbia

É o quarto maior rio dos Estados Unidos. Ele flui pelos seguintes estados dos EUA: Washington, Oregon e a província canadense de British Columbia. O rio deságua no Oceano Pacífico. Já construiu 14 usinas hidrelétricas e é a maior em produção hidrelétrica. A maior barragem de concreto do mundo foi construída sobre ele. Há também um grande reservatório - Lago Roosevelt.

O comprimento do rio é de 2.000 km.

Pease

Ele flui pelas províncias canadenses: British Columbia, Alberta. Faz parte do Sistema do Rio Mackenzie. O rio nasce nas Montanhas Rochosas no Lago Williston. A agricultura e a silvicultura são desenvolvidas no vale do rio. A Barragem de Bennett foi construída aqui, que fornece energia hidrelétrica e ajuda a prevenir inundações. O maior afluente é o Finley.

O comprimento do rio é de 1923 km.

Mackenzie

Um dos maiores rios do Canadá. Nomeado após Alexander Mackenzie. É totalmente navegável. Origina-se do Lago Great Slave no Canadá. Ele deságua no Oceano Ártico. A bacia do rio está localizada em várias zonas climáticas ao mesmo tempo - do temperado ao ártico. Possui vários afluentes - Willoughlake, Blackwater, Trout, Ruth, Wrigley, Johnson, Redston.

O comprimento do rio é de 1738 km.

Cobra

O segundo nome é Serpent River. É um afluente da Colômbia. Classificada em décimo terceiro lugar nos Estados Unidos. Começa a uma altitude de três mil metros no Parque Nacional de Yellowstone. Passa pela parte oriental do planalto de Columbia. E flui por quatro estados: Wyoming, Idaho, Oregon, Washington. Ele deságua no Oceano Pacífico. A piscina está localizada principalmente nas montanhas.

O comprimento do rio é de 1735 km.

Churchill

O rio nasce na província canadense de Alberta. Os principais afluentes são: Raindeer River, Beaver. Passa por três províncias: Alberta, Saskatchewan, Manitoba. É considerada a maior do nordeste do Canadá. Ele deságua em Good's Bay e, em seguida, no Oceano Atlântico. Localizado na interseção do caminho de baixa. Há uma grande colônia de ursos polares aqui.

O comprimento do rio é de 1609 km.

Ohio

É um tributário do Mississippi. O rio começa no Planalto Allegheny, que está localizado próximo à cordilheira dos Apalaches. Ele flui pelos seguintes estados americanos: Ohio, Virgínia, Kentucky, Pensilvânia, Illinois, Indiana. Possui vários afluentes: Canova, Salt, Kentucky, Guyandotte, Shade, Wabash. O rio é uma das vias navegáveis ​​mais importantes dos Estados Unidos. Quase totalmente navegável.

O comprimento do rio é de 1579 km.

Rio canadense

É um tributário direito do Arkansas. Cruza quatro estados dos EUA: Oklahoma, Novo México, Colorado, Texas. O início do rio está no cume Sanghe de Cristo nas Montanhas Rochosas. Ele flui através das Grandes Planícies e Central. No final de seu caminho, ele se funde com o rio Arkansas. Suas águas são utilizadas na agricultura para irrigação. E o maior reservatório é o Lago Euphola.

O comprimento do rio é de 1500 km.

Pecos

É um afluente esquerdo do Rio Grande. Ele flui no território de dois estados americanos: Texas, Novo México. E se origina nas encostas do Sangre de Cristo nas Montanhas Rochosas. Cruza o planalto La po Estacado. Comida é chuva e terra. Suas águas são utilizadas para irrigação. Existem várias barragens e reservatórios. Seus maiores reservatórios são McMillan, Red Bluff, Alamogordo.

O comprimento do rio é de 1490 km.

Tennessee

É o maior afluente do Ohio e parte da Bacia do Mississippi. Ele flui pelo território de cinco estados dos EUA. Formado na confluência de dois rios nas encostas dos Apalaches. Seus maiores afluentes são: Ocky, Clinch, Sequachi, Hivassi, Payne Rock. A navegação é bem desenvolvida no rio. Tem reservatório. Os maiores deles são: Kentucky, Norris, Wilson, Chickamoga.

O comprimento do rio é de 1470 km.

South Saskatchewan

Formado na confluência dos rios Bow e Oldman nas Montanhas Rochosas canadenses.Ele atravessa duas províncias canadenses: Saskatchewan e Alberta. É um dos rios que formam o rio Saskatchewan e a maior bacia da América do Norte. Seu nome significa "South Fast River". Incluído na lista de rios protegidos do Canadá. Seu maior afluente é o Red Deer.

O comprimento do rio é de 1392 km.

Colorado

Classificado como décimo oitavo mais longo nos Estados Unidos. Origina-se no planalto Llano Estacado ao sul de Lubbock, no Texas. Ele flui por vários reservatórios: Buchanan, Travis, Lyndon Johnson. Ele deságua no Golfo do México. As águas do rio são utilizadas para a produção de eletricidade, irrigação e necessidades urbanas. O nome traduzido do espanhol significa "colorido". Não confundir com o rio de mesmo nome que corre pelo Grand Canyon.

O comprimento do rio é de 1.387 km.

Fraser

É o principal rio da província canadense de British Columbia, mas também uma pequena parte dele flui pelos Estados Unidos. Sua origem está no Parque Mount Robson, Canadá. Ele deságua no Estreito da Geórgia e forma um delta. O rio é alimentado principalmente por neve e chuva. Recebeu o nome em homenagem ao pesquisador Simon Fraser.

O comprimento do rio é de 1370 km.

Brazos

Classificado como o décimo primeiro mais longo nos Estados Unidos. O rio se forma a partir da confluência dos rios Salt Fork Bratsors e Double Mountain Fork no Planalto Llano Estacado, no Novo México. Os principais afluentes do rio são Navasota, Bosque, Little River. Nele são construídas três represas, que formam lagos. Suas águas são utilizadas para irrigação.

O comprimento do rio é de 1352 km.

North Saskatchewan

Formado a partir de uma geleira nas Montanhas Rochosas canadenses. Ele flui pelas províncias canadenses de Saskatchewan, Alberta. Cruza o Parque Nacional de Banff. Este rio, em sua confluência com o sul de Saskatchewan, forma o rio Saskatchewan. Há um grande reservatório nele - Abraão. Alimenta-se de derretimento e água da chuva. O rio é navegável. Incluído na lista de rios protegidos do Canadá.

O comprimento do rio é de 1287 km.

Ottawa

Este é o maior afluente de São Lourenço. O rio nasce do Lago Kapimichigama, localizado no Planalto Laurentiano. Ele passa por duas províncias canadenses: Quebec e Ontário. Existem sete usinas hidrelétricas nele. E os principais afluentes são: Coulonge, Lievre, Mattava, Gatineau, Rideau. O curso inferior do rio é navegável. Alimentos da chuva e do derretimento da água.

O comprimento do rio é de 1271 km.

Athabasca

Origina-se de uma grande geleira no Parque Nacional Jasper, que está localizado na província canadense de Alberta. Ele deságua no Lago Tabaska, formando um grande delta. Ao mesmo tempo, faz parte do delta de água doce que atravessa o Parque Nacional Wood Buffalo. Este é um dos maiores parques do mundo. Também pertence ao sistema fluvial Mackenzie.

O comprimento do rio é de 1231 km.

Rio São Lourenço

Ele flui no Canadá e nos Estados Unidos. Conecta os Grandes Lagos ao Oceano Atlântico. Origina-se do Lago Ontário, nos Estados Unidos. Desagua no Golfo de St. Lawrence, na costa atlântica do Canadá. O fluxo de todo o sistema dos Grandes Lagos passa por esse rio. Seus principais afluentes são Richelieu, Osuegatchi, Shodier, Bekankur, Batiskan.

O comprimento do rio é de 1197 km.

Rio Verde

É o maior afluente do Rio Colorado. Ele passa por três estados dos EUA: Utah, Colorado e Wyoming. Começa na cordilheira de Wind River, em Wyoming. Ele deságua no Colorado no Parque Nacional de Canyonlands. Graças à platina construída, o rio possui um grande reservatório Fortenelle. Os maiores afluentes: Yampa, White River. Duchesne, Price.

O comprimento do rio é de 1175 km.

Leite

É o terceiro maior afluente do Missouri. Ele atravessa o estado americano de Montana e a província canadense de Alberta. Sua origem está nas Montanhas Rochosas dos Estados Unidos. Formado na fusão de Middle Fork e South Fork. O nome do rio é traduzido como "Leite". Suas águas são realmente de cor esbranquiçada. Existe a platina de Fresno no rio.

O comprimento do rio é de 1173 km.

White River

Ele flui no território de dois estados dos EUA: Arkansas, Missouri. É o afluente inferior do rio Mississippi. Existem vários grandes reservatórios ao longo de seu comprimento. O rio nasce nas montanhas de Boston, no noroeste do Arkansas. O nome se traduz como "White River". Parte do rio é navegável. Seus afluentes são: Cash, Little Red River, Roaring River, Kings River.

O comprimento do rio é de 1162 km.

James

É um tributário esquerdo do Missouri. Ele flui no território de Dakota do Norte e do Sul, nos Estados Unidos. Sua origem está no Condado de Wells, Dakota do Norte. E no Missouri, esse rio corre perto da cidade de Yankton. Perto da cidade de Jamestown existe platina, que forma um grande reservatório. Alimenta-se de derretimento e água da chuva.

O comprimento do rio é de 1143 km.

Trindade

Ele flui pelo território do Texas, nos EUA. É o maior rio deste estado. E se origina na confluência dos rios Trindade Ocidental e Oriental. Possui muitos afluentes. O rio é alimentado principalmente pela chuva. Existem reservatórios na piscina.

O comprimento do rio é de 1140 km.

Kuskokim

É classificado como 17 nos Estados Unidos por área de piscina. Ele flui no estado do Alasca, nos Estados Unidos. É formado como resultado da confluência dos rios Kuskokwim do Norte e Kuskokwim do Sul. O rio desagua na Baía Kuskokwim do Mar de Bering, formando um grande delta. Durante seis meses, fica coberto de gelo. O maior afluente deste rio: Aniak. Sua parte inferior é navegável.

O comprimento do rio é de 1130 km.

Pin
Send
Share
Send