30 melhores monumentos de Kirov

Pin
Send
Share
Send

Kirov é uma antiga cidade russa. Eles personificam a memória dos moradores da cidade sobre eventos significativos ou pessoas famosas. S. M. Kirov, V. I. Lenin, F. Chaliapin foram merecidamente imortalizados na pedra. Um capítulo importante para todo o país - a Grande Guerra Patriótica é representada pelo Memorial da Chama Eterna, o monumento aos Trabalhadores da Frente Interna, a estela "Obelisco de Glória" e outros.

Kirov não poupou a tendência moderna de erguer monumentos incomuns em termos de tema. "Ferradura da Felicidade", "Árvore dos Desejos" não são tradicionais, mas a popularidade desses monumentos é grande tanto entre os moradores da cidade quanto entre os turistas. Os heróis literários populares não foram esquecidos pelos escultores de Kirov. As heroínas originais e comoventes de A. Green "Assol" e "Running on the Waves" irão comover o coração de qualquer cético.

Monumentos históricos e modernos de Kirov

Lista dos monumentos mais populares da cidade.

Memorial "Chama Eterna"

Instalado na margem do rio Vyatka em 1967 em memória dos soldados mortos durante a Segunda Guerra Mundial. Faz parte do conjunto arquitetônico. Além da Chama Eterna, inclui um obelisco octaédrico de 12 metros de altura. Em torno da estela, há blocos semicirculares com um baixo-relevo memorável. No Dia da Vitória, coroas de flores são solenemente depositadas no memorial, os moradores da cidade vêm homenagear a memória de quase 250 mil moradores de Kirov, que morreram defendendo a Pátria.

Estela "Obelisco da Glória"

Instalado em um dos maiores parques de Kirov - Victory Park e é o objeto mais significativo nele. O obelisco foi erguido em 1977 pelo coletivo do consórcio Severovostokenenergostroy.É um pilar branco de várias partes. Fabricado em mármore. O pilar é coroado com uma estrela de cinco pontas. Um baixo-relevo é esculpido na base do obelisco. A estela também é conhecida como Glória de Komsomolskaya.

Monumento a S. Kirov

O monumento apareceu em Kirov há mais de 50 anos - em 1966. Há muito tempo há debates acalorados sobre o local de sua instalação. Os arquitetos não conseguiram decidir onde instalá-lo - na Praça da Revolução ou no parque próximo ao teatro no local da fonte. Os residentes da cidade pediram para não destruir a fonte, e os arquitetos decidiram erguer um monumento em uma das ruas mais importantes de Kirov - Oktyabrsky Prospekt, em um beco próximo ao edifício TsUM em construção.

Monumento a I.S.Konev

O monumento é interessante por sua história. Por muito tempo ele ficou na cidade polonesa de Cracóvia. Após a decisão das autoridades polonesas de desmantelar o monumento ao comandante soviético, ele foi levado para a Rússia e instalado na Praça Konev em Kirov em 1995. Após a restauração em 2013, o monumento foi erguido sobre um pedestal alto, o parque ao redor foi enobrecido. Um veículo blindado e um canhão são instalados próximos ao monumento do Herói.

"Uma família"

O monumento é uma decoração única da praça próxima ao teatro de fantoches ao lado do parque infantil. Este é um monumento ao brinquedo Dymkovo, uma composição escultural de personagens Dymkovo. A instalação do monumento foi patrocinada pela empresa Megafon. O monumento foi feito de bronze, e a inscrição no rolo ao lado dos personagens diz que eles podem realizar desejos - dar uma família forte ou tornar a vida despreocupada e divertida.

Monumento a Vasnetsov

Instalado em 1992 próximo ao prédio do museu de arte. A escultura de bronze dos irmãos Vasnetsov está instalada em um pedestal de granito. As flores são plantadas ao redor do monumento no verão em um canteiro temático. É feito na forma de uma paleta de cores. Os Vasnetsov nasceram na província de Vyatka e, mesmo tendo partido para residência permanente em Moscou, muitas vezes vinham para sua terra natal. O autor do monumento é Yu, G. Orekhov.

Monumento-tanque T-34

Localizado na Avenida Oktyabrsky. Este é um tanque dos tempos da Grande Guerra Patriótica, montado em um alto pedestal de concreto. Foi este tanque, número 603, que atingiu os muros de Berlim durante a guerra. Os autores do monumento são A.I. Veselov e Yu.I. Karamzin. Nas paredes do pedestal encontra-se um baixo-relevo dedicado aos operários da retaguarda. No dia do petroleiro, moradores de Kirov que serviram nas forças de tanques se reúnem neste monumento.

"Ponto de encontro"

Instalado em 2015 na rua Spasskaya. A escultura tem 2,5 metros de altura e é feita de bronze. Ela retrata uma senhora e um cavalheiro, de pé perto de um pilar com um relógio. O relógio é real, os transeuntes sempre podem saber que horas são. O autor do monumento incomum é Lyudmila Ledentsova. Ela escolheu o estilo Dymkovo para implementar sua ideia - afinal, Kirov foi o berço dos brinquedos Dymkovo por cerca de 400 anos. A escultura incorpora a memória do artesanato secular das artesãs de sua cidade natal.

"Car Itala 35/45 HP"

É uma cópia do carro de Scipione Borghese. Foi erguido em memória do rali Paris-Pequim, cujo percurso em 1907 passa pela província de Vyatka. O carro percorreu 16.000 km com pneus Pirelli. E foi a abertura de uma oficina para a produção destes pneus italianos em Kirov que se tornou o motivo para a instalação de uma maquete-monumento. Niccolo Fontana, o embaixador italiano na Rússia, veio para a inauguração do monumento.

Monumento a V. Lenin

Monumento a F. Chaliapin

O autor da escultura é o escultor Kirov V. Boriskin. A famosa cantora é retratada em uma pose solene com um casaco de pele bem aberto. A altura da figura do artista é de 3,5 metros. A figura de Chaliapin é fundida em bronze, o pedestal é feito de granito. O monumento foi erguido em 2014 às custas dos patronos, embora o projeto para o monumento tenha sido aprovado em 2005. Por mais de uma década, a Sociedade Vyatka Chaliapin não conseguiu encontrar fundos para a instalação.

"Assol"

O monumento à heroína de Alexander Grin do romance "Scarlet Sails" foi instalado em 2013. Um monumento foi erguido no parque Kirov perto do lago. A escultura tem 1,5 metro de altura e retrata a menina Assol. Ela se prepara para lançar seu barco e olha para o lago. Este monumento é chamado de sonhador e romântico. A inauguração do monumento ocorreu no dia 23 de agosto, no aniversário de A. Green. Neste dia, os residentes de Kirov celebram um feriado - o Dia do Romance.

"Ferradura da felicidade"

Arco em forma de ferradura, composição do jardim no parque. Kirov. O enorme arco é a peça central da Caminhada da Felicidade. O arco em ferradura pesa 4 toneladas e tem 2,5 metros de altura, mas não parece pesado. Segundo a crença popular, os casais que passarem por baixo do arco receberão felicidade e prosperidade. E para fortalecer a felicidade, é preciso carregar a noiva nos braços ao longo das sete pontes do amor do parque, localizadas ao lado da ferradura.

"Correndo nas ondas"

A escultura foi erguida como parte do projeto "Presentes para a cidade amada". Um monumento foi erguido no parque Kirov, na margem do lago. A heroína do trabalho de A. Green é uma garota fantasma com uma lanterna. Ela se move ao longo das ondas até a costa e ilumina o caminho para os naufragados. O autor do monumento foi um escultor de Izhevsk - Sergei de Burgois. Ele fez o monumento com uma liga especial que não se deteriora sob a influência do clima.

"Selo Vyatka"

O monumento foi inaugurado em 2007. Instalado no centro de Kirov, na Rua Lenin. Feito de pedra. É uma cópia de um selo Vyatka ampliado, que apareceu pela primeira vez em 1577 no Selo do Grande Estado do Czar Ivan IV. O selo representa um rolo de papel e um arco e flecha desenhados - o emblema de Vyatka. O monumento pesa três toneladas. Atualmente, não há mais monumentos semelhantes na Rússia.

Monumento-cofrinho para animais sem-teto

Projetado para coletar doações para animais vadios. O monumento retrata um cachorro vadio. Ela não tem colarinho. Tristeza e melancolia são sentidas no olhar. O cachorro recebeu o apelido de Benedict. Há uma fenda no pedestal, onde o dinheiro pode ser baixado. As chaves do cofrinho foram entregues ao chefe da organização Dari Dobro, que reuniu voluntários envolvidos na ajuda a animais sem-teto.

Monumento a Trifon Vyatsky

Instalado por iniciativa do Sloboda Metropolitan em 2010.O monumento está localizado no local da Igreja da Intercessão da Mãe de Deus, agora é o cruzamento das ruas Lenin e Moskovskaya. Trifon Vyatsky é conhecido por trazer a Ortodoxia para a terra Vyatka há 400 anos, construindo os dois primeiros mosteiros Vyatka. Os escultores K. Kotsienko e V. Bondarev esculpiram um monumento em bronze fundido. Sua altura é de 3,75 metros. Ele acabou por ser espiritualizado e sincero.

Monumento a S.N.Khalturin

Este monumento foi erguido em 1923. É um objeto de importância cultural em nível federal. Stepan Khalturin foi um revolucionário; foi executado para propaganda em 1882. A terra de Vyatka é o local de nascimento de um revolucionário ativo, portanto, o monumento foi erguido aqui - em Kirov, na praça dos Lutadores da Revolução. A altura do monumento juntamente com o pedestal é de 8,2 metros. A altura da própria figura é de 2,7 metros.

Monumento aos Soldados-Internacionalistas

Instalado em memória dos soldados Kirov que participaram de conflitos locais - Afeganistão, Tchetchênia. O monumento foi inaugurado em 2002. Os escultores do monumento são Artistas Homenageados da Rússia, os Ledentsovs. Arquiteto - V. Kropachev. O monumento é uma composição de uma escultura de um guerreiro, uma estela e duas pedras comemorativas. Os nomes de 287 soldados mortos estão gravados na estela e nas pedras. Sempre há flores frescas no monumento.

Monumento a A. Green

O famoso escritor e poeta é natural da região de Vyatka. O busto do autor de muitos romances é feito de bronze. O pedestal parece um bloco de pedra. Instalado no aterro Green em 2000, no deck de observação com vista para o rio Vyatka. O próprio local tem um formato incomum, na forma de uma onda do mar. A expressividade do monumento é dada por uma gaivota de bronze, como se voasse por cima do ombro de Green.

Monumento a Pedro e Fevronia

Localizado no Jardim Alexandre. O monumento aos santos que apadrinham a família foi erguido em 2012. Kirov se tornou a nona cidade onde tal monumento foi erguido como parte de um programa nacional. Os iniciadores da instalação foram a igreja, no dia da instalação o monumento foi consagrado. Uma visita a este monumento no dia do casamento se tornou uma tradição para os noivos de Kirov. O autor da escultura é K. Chernyavsky.

"Irmã da Misericórdia"

Instalado na memória daqueles que morreram em decorrência de feridas e morreram durante a Primeira Guerra Mundial. Nessa época, a região de Vyatka era um importante centro de assistência médica na retaguarda para os soldados do exército russo. As irmãs da misericórdia desempenharam um papel especial na assistência em hospitais e enfermarias. Perto do edifício onde funcionava o hospital foi erguido um monumento no início do século XX. O monumento representa um símbolo de misericórdia, uma homenagem ao heroísmo de médicos e enfermeiras.

Busto de A. Herzen

A inauguração do monumento ocorreu em 1948. Este é um dos monumentos mais antigos de Kirov. O busto é fundido em ferro fundido. Instalado na entrada da biblioteca regional. Quando Herzen estava servindo ao exílio em Vyatka, ele era jovem. No entanto, o escultor o retratou já há anos sábio, pensativo, com as rugas na testa. Há um canteiro de flores ao redor do monumento. Uma coroa de louros é esculpida no pedestal. O autor do monumento é V. Ryazantsev, arquiteto N. Kozlov.

"Sente-se na pista"

Este monumento é uma homenagem à tradição popular de sentar-se antes de uma longa viagem. A escultura está simbolicamente localizada na entrada da estação ferroviária de Kirov. Este é um pedestal de azulejos com uma lanterna, embaixo está um cachorro e uma mala. O protótipo do cachorro é um cachorro real chamado Naida. Seu dono a abandonou e por algum tempo ela morou na estação. O monumento é apreciado tanto pelos moradores da cidade quanto pelos visitantes.

Banco Herzen

Uma bancada exclusiva está localizada perto da biblioteca científica. Esta biblioteca deve o seu nome ao publicitário e escritor A. Herzen. Nele, Herzen foi bibliotecário durante seu exílio na região de Vyatka. O iniciador da instalação do monumento foi a gestão da biblioteca. Vários eventos são frequentemente realizados em seu quintal, e um banco incomum tornou-se uma decoração do quintal. No banco estão um livro aberto, um chapéu, uma bengala e luvas.

Veículo de descida de nave espacial

O Monumento Tecnológico está instalado na entrada do Museu Tsiolkovsky de Aviação e Cosmonáutica. O invólucro do aparelho está parcialmente queimado. A escotilha é fechada com plexiglass, através do qual você pode ver o que está dentro. Há um aparato semelhante da espaçonave Soyuz T-2 dentro do museu. Lá ele é apresentado junto com um pára-quedas de freio. Após uma descida controlada, os veículos foram utilizados como simulador para uma equipe de treinamento e, em seguida, transferidos para um museu.

"Jornalistas da linha de frente de Kirov"

Instalado no beco da memória dos jornalistas da linha de frente de Kirov que morreram durante a Grande Guerra Patriótica, aqueles que trabalharam em jornais durante os anos de guerra. O beco está localizado no Jardim Alexander. O monumento foi fundado em 2007. Ele é retratado na forma de um caderno e uma caneta - o símbolo da profissão de jornalista. Árvores Rowan são plantadas ao redor do obelisco. Os jornalistas de Vyatka foram os iniciadores da construção do monumento aos seus colegas soldados da linha de frente.

"Árvore dos desejos"

Este monumento foi erguido pela "Rádio Maria" no parque perto da Praça Teatralnaya em 2007. A árvore tem a forma de um carvalho com espiga. Acredita-se que se você disser um desejo no ouvido, ele se tornará realidade. Embora a madeira seja feita de concreto, é muito semelhante à madeira real. O trabalho de confecção do monumento foi muito árduo - 300 folhas foram cortadas em ferro com laser e depois passaram por forja manual. A casca é habilmente feita no tronco da árvore.

"Aos residentes de Kirov - trabalhadores domésticos"

A escultora do projeto é Maria Galas. O monumento é feito de bronze. É a escultura de um menino segurando uma metralhadora à sua frente com os braços estendidos. O monumento simboliza a façanha dos trabalhadores da frente doméstica, seu trabalho árduo. Durante os anos de guerra, não apenas os adultos, mas também as crianças trabalhavam abnegadamente na retaguarda. Em tempo de guerra, Kirov fornecia ao front não apenas produtos militares, mas também roupas e produtos de madeira.

"Árvore de semáforos ferroviários"

Inaugurado em 2016. Instalado no Palácio da Cultura dos Ferroviários. O monumento é dedicado a todos os trabalhadores ferroviários - eletromecânicos, engenheiros de energia, trabalhadores da via férrea, equipes de locomotivas. É um complexo de semáforos para regular a movimentação do transporte ferroviário, que começa a apitar quando uma pessoa se aproxima. Os semáforos são cercados por trilhos de loopback. O autor do projeto é F. Nisibullin.

Pin
Send
Share
Send