Autor: Igor
Kaliningrado, a julgar pelas avaliações de turistas, em 2021 se tornou um dos destinos mais populares da Rússia, junto com Sochi. Durante vários dias examinei a situação, fui a cafés e pontos turísticos e agora estou lhe dizendo como ir a Kaliningrado por conta própria - onde é melhor morar, o que assistir, onde comer deliciosamente.
Contexto histórico breve e discreto.
Kaliningrado (também conhecido como Königsberg) é uma cidade de 1255. Surpreendentemente, locais de testemunho dessa época foram preservados aqui. Por mais de setecentos anos, ele conseguiu visitar a capital da Prússia, parte da Alemanha, e a Rússia se retirou junto com a região apenas em 1945 após a Segunda Guerra Mundial. Daí - o património histórico que estamos habituados a ver na Europa, e diferente de qualquer outra cidade do nosso país.
Minha viagem para Kaliningrado por conta própria
Todo mundo sabe (ou adivinha) que Kaliningrado está na Europa - a Lituânia está à direita, a Polônia está abaixo e o Mar Báltico está acima. Mas você compreende totalmente esse fato quando vem e vê os paralelepípedos antigos, igrejas antigas (aproximadamente igrejas católicas) e a indústria automobilística européia predominante nas estradas.
Como as fronteiras com o mundo externo ainda estavam fechadas, nos concentramos em explorar os lugares mais interessantes em Kaliningrado e nas proximidades - felizmente, você pode cruzar toda a região de carro em algumas horas.
O plano foi rudemente esboçado: explorar Kaliningrado de forma independente em 2 dias e alocar um dia para as cidades costeiras e o Spit da Curlândia. Para mim, saiu a melhor rota para o fim de semana. Agora, voos diretos convenientes voam das regiões - voo matinal para lá, de volta à noite - e isso deve ser usado (em Aviasales).
Acomodação - onde estão os melhores lugares para se hospedar? 3 pontos legais
Moramos em barracas equipadas no Polyana Glamping dentro da floresta, abaixo haverá fotos do interior. Mesmo cobertores aquecidos são 🙂
Kaliningrado é uma cidade pequena, existem apenas três distritos. Você pode ficar no centro, próximo à Catedral ou ao Lago Superior, e deslocar-se a pé ou de táxi. É barato, cerca de 150 rublos entre os pontos turísticos.
Não nos preocupamos com a escolha da moradia, pois alugamos um carro - cutucamos dedo com o mouse na primeira opção que encontrou e não perdeu (dicas após a mesa). A propósito, não há tantos hotéis em Kaliningrado. Se você monitorar o mecanismo de pesquisa um mês antes da viagem, ele fornecerá cerca de 20 a 30 ofertas. Mas definitivamente há apartamentos e apartamentos suficientes para aluguel diário para todos.
Onde procurar, selecione e veja uma foto de seu novo local de residência por alguns dias:
- Booking.com - para hotéis
- Sutochno.ru é um análogo russo do Airbnb ou o principal mecanismo de busca de apartamentos, quartos e casas para alugar.
Preços da habitação em Kaliningrado
por noite:
Kaliningrado | Cidades à beira-mar | |
Apartamento | de 1.500 rublos | de 2.000 rublos |
Hotel 3 estrelas | de 3.000 rublos | de 7.000 rublos |
Hotel 4 estrelas | de 5.000 rublos | de 7500 rublos |
hotel 5 estrelas | de 15.000 rublos | de 12 500 rublos |
Hostel | de 1000 rublos | de 2.000 rublos |
* preços para dois na temporada de verão
O Curonian Spit se destaca - passar a noite lá em condições mais ou menos normais custará pelo menos 5.000 rublos. Por tanto dinheiro, eu teria gostado de algo mais do que uma "casa de hóspedes" com um sofá e uma vista, e encontramos um lugar muito, muito legal.
É hora de recomendações! Em Kaliningrado Eu aconselho:
- O Hotel Mayak (3.500 rublos por noite) é o caso quando uma "nota de três rublos" barata acaba sendo um diamante. Do lado de fora, parece um prédio de apartamentos disfuncional, mas por dentro é um hotel novo e limpo com uma classificação excelente. O quarto não difere em nada da rede Ibis, onde viviam amigos - mas custa 7.000 rublos por noite. A única coisa é chegar à Catedral do Farol de táxi por cerca de 10 minutos (ou 130 rublos), e o Ibis está localizado bem no centro.
A cidade tem vários hotéis definitivamente bons e bonitos - com um roupão e chinelos no armário, um spa no térreo e serviços. Se o orçamento para habitação for de 10.000 rublos por noite, eles podem ser deixados no Mercure 4 * ou no Radisson Blu.
No Cuspo da Curlândia moramos em glamping na floresta com caras maravilhosos - Polyana Glamping, eu me lembro! E há café da manhã, e a praia fica a um minuto da barraca, e marshmallows podem ser fritos no fogo à noite. O preço por noite é de cerca de 8.000 rublos, dependendo do dia da semana e da temporada.
Sobre a costa. Eu gostava de Kaliningrado, mas da próxima vez ficaria perto do mar - em Zelenogradsk ou Svetlogorsk. Em cidades litorâneas, você pode alugar um bom apartamento em um novo complexo residencial (ou dar uma olhada em hotéis) e de lá sair para a cidade.
Eles estão a meia hora de carro, mas, você sabe, tem o mar! E praias de areia com dunas. E cafeterias para se aquecer em uma xícara de papelão, observando o pôr do sol. É interessante que as pessoas não só vão de férias para Kaliningrado, mas também se mudam. Agora eu realmente entendo e compartilho a direção do Báltico como um dos líderes na tendência de realocação. Em Zelenogradsk, notei os hotéis boutique incrivelmente bonitos Butik Hotel 12 e Paradox.
O que ver em Kaliningrado e arredores?
Nossa rota por 3 dias: Curonian Spit - Zelenogradsk - Svetlogorsk - Kaliningrado
Talvez mais tarde eu amadureça para um artigo separado com os principais pontos turísticos de Kaliningrado, onde descreverei cada um em detalhes ... mas por agora vou contar a você brevemente e com muitas fotos.
O que ver sozinho em Kaliningrado?
O "mais importante" e "visita obrigatória" em Kaliningrado pode ser tratado em 1 dia:
1. Ilha de Kant e a Catedral.
Lugar central para turistas, nós também viemos aqui logo de cara.
A Catedral - ou Catedral de Königsberg - está em seu lugar desde o século 14, mas foi totalmente restaurada recentemente, nos anos 90. Lá fora você pode admirar o quanto quiser, mas terá que pagar pela entrada. Tanto para um concerto com um órgão (450–1000 rublos) ou para uma visita ao Museu Kant (250–400 rublos). Sim, Immanuel Kant está enterrado na ilha, seu túmulo fica ao lado da catedral, você pode ver de graça.
2. Vila de pescadores.
Saímos da ilha pela Ponte do Mel e estamos na Vila dos Peixes. Para ser honesto, no começo eu não entendi nada - bem, casas interessantes, como até mesmo as europeias. Muito novo. Pesquisando no Google, descobri que essas casas "alemãs" foram construídas nos anos 2000, como uma memória de patrimônio cultural. Eles não têm nada a ver com Königsberg. Claro, acho que é melhor lidar com o legado que já existe e está realmente decadente, mas em geral é bom passear por aqui, ver as vistas - e fazer um passeio de barco.
3. Velhos portões de Königsberg: Royal, Brandenburg, Frindland.
Nos séculos passados, quando a Prússia rugia pelo mundo, os portões serviam como as principais entradas para a capital. Sete portões sobreviveram até hoje, mas muitos já foram restaurados, sem um único tijolo original. Os de Brandemburgo são os mais famosos, os reais, na minha opinião, os mais interessantes - há esculturas dos três fundadores da Prússia no portão.
4. Área de Amalienau com edifícios pré-guerra.
Minha recomendação! A área residencial de Amalienau foi concebida como território de ricas vilas alemãs, uma mais pretensiosa que a outra. Dos anos 1900 à Segunda Guerra Mundial, a ideia foi implementada com sucesso - na forma das casas de dois andares mais interessantes, agora são as principais atrações de Kaliningrado - mas no pós-guerra ninguém se preocupa com a vida de os prósperos e ricos, e as vilas foram misturadas com edifícios comuns.
É ideal para passear por Amalienau por conta própria, procurar casas, ver as placas. Eles estão localizados na rua Kutuzov e na paralela Avenida Vitória. Você pode espionar os mapas do maps.me, onde vilas notáveis são rotuladas por nome.
Infelizmente, não tive muito tempo para me preparar para Kaliningrado - para ler, ouvir sobre a cidade com antecedência. E muitas coisas permaneceram apenas um "lugar lindo" para nós. Aconselho-me a dar um passeio com um guia - Kaliningrado é uma cidade MUITO pedestre e educacional. Veja quantas opções de excursões para:
O custo é super aceitável, de 700 rublos para as viagens de grupo usuais e de 2.500 rublos para as individuais - para uma empresa de três a cinco pessoas. |
5. Museu do Âmbar.
Oh, Kaliningrado é totalmente obcecado por âmbar: lojas temáticas e quiosques chegam aos turistas a cada cem metros. Não é surpreendente que haja tal museu aqui - cerca de 95% das reservas de âmbar do mundo estão localizadas na região de Kaliningrado.
Taxa de entrada: 350 rublos. O próprio museu está localizado em uma fortaleza do século 19, você pode vir e ver pelo menos de fora. Foi a isso que me limitei, e meus amigos desapareceram dentro de casa por uma hora. Segundo eles, “a exposição é interessante, mas no final fica entediante, porque não há história nesses museus”.
6. Museu do Oceano Mundial.
A principal propriedade do museu de Kaliningrado - um nome já está capturando. Aqui está o próprio oceano com coleções de vida marinha e o REAL KASHALOT SKELETON, e as formas de estudá-lo: de navios a submarinos, por onde você pode ir! Em uma palavra, entretenimento muito legal por 2 a 3 horas para qualquer idade. O preço do bilhete é de 600 rublos.
Mais alguns pontos de atração para os turistas:
- Apartamento Museu Altes Haus - se na região de Amalienau você pode ver como os alemães ricos viviam no início do século 20, de fora, aqui - de dentro.
- Cabine do Bridge Keeper
- Casa dos soviéticos - Monstro soviético inacabado (!), Erguido sobre as ruínas do castelo de Konigsberg. O prédio será desmontado em 2021.
- Lagoas inferior e superior - são artificiais, então direi que são as "estruturas" mais antigas de Kaliningrado (1200!).
- Zoológico de Kaliningrado
- Igreja da Sagrada Família - uma igreja católica relativamente nova (1907), que agora é uma sala de concertos.
Parece que há tantos lugares, mas sem museus, dá para administrar em 1 dia. Não espere que Kaliningrado o envolva no turbilhão da vida noturna à noite, não, depois do pôr do sol aqui é chato.
O que vale a pena ver nas proximidades de Kaliningrado?
Não há mar em Kaliningrado, você precisa chegar à costa por cerca de meia hora.
Mas, em princípio, não encontrei comentários de turistas sobre uma viagem a Kaliningrado sem mencionar as saídas para o grande lago - vale a pena!
É mais conveniente ver cidades e pontos turísticos nas proximidades de carro (falarei sobre o aluguel de carros abaixo). É ainda mais confortável fazer uma excursão de carro com motorista :) Mas você pode chegar lá sem problemas com o transporte público. Vou marcar cada um dos caminhos sob as instruções.
1. Zelenogradsk.
Pelo nome fica claro que a cidade é verde, é mesmo. Mas também é chamada de cidade dos gatos. Eles estão por toda parte, até mesmo nos ícones de semáforos. O que posso dizer, a torre principal está entregue ao museu do gato e se chama Murarium ...
Na cidade perto do Mar Báltico, eles construíram um aterro maravilhoso, abriram cafés bacanas com vista para o mar (veja a seção de comida para mais informações), transformaram a torre de água centenária em um deck de observação (150 rublos), quase o apenas um em toda a região, e preservou o areal da região. É uma pequena cidade extremamente agradável e agradável para passear.
Como ir de Kaliningrado?
- De carro - a estrada leva 40 minutos.
- De ônibus - número 141 ou 140 da estação de ônibus (99 rublos, 1 hora no caminho).
- De trem - da estação ferroviária (57-75 rublos, 25-30 minutos no caminho).
- Excursão - pode ser combinada com o Curonian Spit ou outras cidades (a partir de 1200 rublos).
2. Svetlogorsk.
Quase o irmão gêmeo de Zelenogradsk em 30 minutos de carro. Acredite ou não, também há uma torre de água centenária aqui! É verdade, é mais interessante em termos de soluções arquitetônicas :) Tanto o aterro quanto as praias ... As engraçadas cabines amarelas do teleférico funcionam como um "destaque" - subir da praia à cidade (50 rublos, fila - Horror!).
Como ir de Kaliningrado?
- De carro - a estrada leva 40 minutos.
- De ônibus - número 118 da estação de ônibus (115 rublos, 1 hora e 10 minutos no caminho).
- De trem - da estação ferroviária (90-105 rublos, 1 hora no caminho).
3. Cuspo da Curlândia.
Um parque nacional, uma estreita faixa de terra que atravessa as águas até a Lituânia, o severo Mar Báltico e as dunas de areia, paisagens de cartão-postal e natureza - tudo isso é o Espeto da Curlândia. Taxa de entrada / entrada: 150 rublos por carro e 300 rublos por pessoa. De manhã, há engarrafamentos no posto de controle.
Alguém vai com pernoite (já que ficamos em Polyana Glamping), alguém um dia. No segundo caso, você pode visitar pontos como Altura de Müller, Floresta Dançante, Altura de Ef. Famoso graças ao Instagram, o complexo Nordic Spa não está localizado no espeto, mas na aldeia de Yantarny (mas as vistas são as mesmas). Pensámos e pensámos e decidimos não ir: em primeiro lugar, os tonéis também estiveram no nosso glamping, e em segundo lugar, na minha opinião, a realidade e as críticas sobre o spa não coincidem com a foto do perfil.
Como chegar de Kaliningrado?
- De carro - a estrada demorará 1,5 horas.
- Uma viagem para YandexTaxi de Kaliningrado, de Zelenogradsk - mais de 1000 rublos.
- De ônibus até a parada Morskoe ou Dyuny - número 593 da estação de ônibus (151-233 rublos, 2 horas no caminho).
- Ou excursão - de 1.200 rublos ↓
4. Bloqueios.
Com eles na região, é claro, problemas, muitos estão arruinados e não restaurados. Conseguimos dar uma espiada no caminho para o aeroporto Nesselbeck Castle (agora um hotel e restaurante com um museu - uma sensação estranha de um prédio que só remotamente se assemelha a um castelo) e Schaaken. Se você estiver de carro, pode ligar, mas eu não viria aqui de propósito.
Você também pode ver a cidade Baltiysk, que não alcançamos, este é o ponto mais ocidental da Rússia e um antigo porto militar.
Transporte
Como falei acima, passamos a viagem toda em um carro alugado, pegamos um táxi várias vezes. Mas na cidade (Kaliningrado) existem ônibus, bondes e até trólebus.
Alugar um carro.
Até o último momento planejávamos pegar um táxi, mas, como sempre acontece, mudamos de ideia na chegada e começamos a dar uma volta pelas locadoras do aeroporto. Quase todos os carros foram desmontados, e nós temos um velho, como lagos em Kaliningrado, Hyundai Solaris.
- Portanto, é definitivamente melhor reservar um carro 2 a 3 semanas antes da viagem, e eu mesmo recomendaria o site da Myrentacar - eles têm um bom serviço e carros comprovados, eles cooperam com os distribuidores locais.
O preço médio do aluguel do serviço é de 2.000 rublos por dia para uma caneta e 2.500 para uma máquina; quanto mais longo o prazo, mais barato. É mais lucrativo levar de 4 a 5 dias. Levamos no aeroporto por 2 dias por 7.500 rublos - a diferença é "óbvia". Demorou 1000 rublos para a gasolina.
Táxi.
YandexTaxi opera em cidades e regiões, o que é conveniente. Uma viagem de 15 minutos custa cerca de 150 rublos - depois de Moscou, é absolutamente barata, especialmente para uma empresa. Um táxi do aeroporto para a cidade custa 500-700 rublos.
Ônibus.
Ônibus vermelhos regulares, bondes antigos e trólebus passam por Kaliningrado. Pessoalmente, não viajei de transporte público, então não posso compartilhar minha crítica.
Como você pode ver na seção anterior, existem ônibus intermunicipais e até mesmo para o Curonian Spit.
Scooters.
Se você ainda não experimentou, baixe o aplicativo Urent. Em Kaliningrado, os preços são mais baixos do que em Moscou - em 40 minutos pagamos um pouco mais de 300 rublos. Mas dirigir nas estradas locais não é muito confortável: solavancos, pedras de pavimentação ...
As melhores excursões em Kaliningrado
Acho que excursões são sempre boas e ajudam o turista. Principalmente em condições de tempo limitado no local, e ainda mais se você não tiver tempo para se preparar e ir para o aeroporto diretamente do trabalho. O formato “tia, megafone e 50 pessoas” foi substituído por um moderno - passeios com moradores locais.
Aqui estão as melhores excursões em Kaliningrado, de acordo com os turistas:
♥ Curonian Spit, Zelenogradsk e Nesselbek | Grupo, 1180 rublos por pessoa | A maneira mais econômica de ver a costa, o castelo e a cidade à beira-mar em um dia - e na companhia de infindáveis contos do guia. Quase 1000 comentários! |
♥ Passeio turístico a pé por Kaliningrado ou ♥ de carro | Grupo, 850 rublos por pessoa ou Individual até 3 pessoas, | Não há nada mais popular em qualquer cidade - eles são ótimos em termos de tempo e volume. Carregue conhecimento no primeiro dia e veja a cidade com outros olhos. |
♥ Visita guiada à área de Amalienau | Individual até 4 pessoas, 2.800 rublos para a excursão | Um passeio pela parte mais europeia da cidade. Histórias, lendas e a oportunidade de abrir a porta da villa - tudo o que amamos. |
♥ caminhada pelo rio pela cidade | Grupo, 500 rublos por pessoa | O que poderia ser melhor do que um passeio de barco, vento no cabelo e vistas das principais atrações da água? |
♥ Contos da velha Kaliningrado (+ gatos) ou ♥ Curonian Spit para crianças e adultos | Individual até 7 pessoas, 2600 rublos para a excursão ou Individual até 3 pessoas, | Super divertido com crianças! Passeios turísticos fascinantes - ao redor da cidade ou ao longo do Curonian Spit - com foco máximo nos jovens turistas. |
♥ Beer Koenigsberg! | Individual, 2700 rublos por pessoa | Por que não, se sim ... Conhecer a cidade de um ângulo incomum. |
Dicas - onde comer em Kaliningrado?
Em termos de alimentação, não haverá “uau! Estou pronto para voltar só por isso! " Vou dar de uma vez a lista completa que criei durante a viagem - com certeza recomendo todos os lugares (mas leia a descrição, de repente você não gosta de tigelas. Ou borscht).
- Port-o-Coffee (em toda a região) - em primeiro lugar, um café delicioso, boa cozinha. Sobremesa na forma de um enorme waffle belga com sorvete e shakshuka - 580 rublos. Zelenogradsk tem uma localização particularmente instável e agradável!
- Amalienau - um café moderno no bairro histórico de Kaliningrado. O café é excelente, assim como o café da manhã. Sobremesa + sanduíche por 670 rublos.
- Branch & Bowl - há pokê e tigelas, o preço é em média 500 rublos.
- Borsch e Salo - se o seu olhar não se detém nas tigelas, pode parar na cozinha ucraniana? Borscht e bolinhos - 500 rublos.
- TastyLab - sucos, saladas, sanduíches, doces e outros alimentos. Há 30% de desconto em muitas refeições e bebidas prontas, essa noite.
- Lavanderia e cafeteria # 3 - se você é um conhecedor de café fora da Starbucks, também pode experimentar aqui.
Não fui, mas ouvi muito e queria muito ir: Trip Neobistro e Gastrobar Sol - instituições nos moldes da Escola Técnica de Moscou; e a gloriosa e amada cadeia de cafés Croissant.
Existem vários grandes centros comerciais em Kaliningrado - Clover Citycenter, centro comercial Europa e centro comercial Kaliningrado, localizados junto à Praça da Vitória. Dos supermercados, com certeza vou destacar o Spar ou o EuroSpar - eles estão aqui em cada esquina, só vi Pyaterochka uma vez. Os preços, na minha opinião, são normais, mais baratos do que em Moscou, quase os mesmos que em Kazan.
Atenção, bônus!
Proponho organizar uma troca mutuamente benéfica - escreva qualquer comentário sobre este artigo abaixo. Bem, por exemplo, quando você está dirigindo, o que você espera da viagem. Ou talvez você conheça / tenha ouvido falar de lugares que não mencionei no texto? E, em troca, enviarei pelo correio o nome do bar de Kaliningrado com excelentes coquetéis de autor - há uma fila atrás deles e, para não aumentá-la cem vezes, esses lugares são entregues pessoalmente em mão por carta :)
Avaliações de turistas - os prós e os contras
No final da viagem, não tive escolha a não ser confirmar os comentários dos turistas sobre Kaliningrado - gostei! Amigos falaram que 1) é preciso voltar aqui, e 2) é legal morar aqui na aposentadoria.
Vegetação, mar, praias, edifícios antigos, Kaliningrado é quase a Europa com preços russos. Não gostei de apenas um momento: os prédios “Adler” em alguns lugares e a incongruência de estilos, descaso com o patrimônio arquitetônico. Não entendo por que as autoridades da cidade permitem a construção de anexos bem no centro, perto dos prédios antigos.
Quais são os comentários dos turistas sobre Kaliningrado em 2021:
+ muito verde, muuuito, é bom passear pela cidade
+ proximidade com a Europa se as fronteiras estiverem abertas
+ a presença de uma praia e do Mar Báltico, onde você pode até nadar no verão
+ imersão na atmosfera de Königsberg, arquitetura interessante
+ sem barkers, barracas de turistas como em Adler (espero que não haja)
+ preços baratos
- chato se você ficar aqui por mais de 5 dias
- quase tudo fecha à noite
- arquitetura, edifícios antigos são misturados com o novo "Adler"
Tempo em Kaliningrado por meses
Onde eu estou - não há nem um sinal de chuva, mas em Zelenogradsk está chovendo!
Vou transmitir a minha opinião sobre o tempo em Kaliningrado através da palavra ... "estranho". Nem sempre vale a pena confiar nela. Por exemplo, de acordo com a previsão, choveu todos os dias, mas na verdade caiu cerca de 30 minutos e muito localmente. Por isso, sempre que visitar o local, leve roupas confortáveis à prova d'água e fáceis de tirar. Sempre uso tênis com tecnologia Gore-Tex nos pés - super sapatos para regiões tão "incompreensíveis".
Nossa viagem independente a Kaliningrado caiu em maio. Durante o dia, a temperatura subia para + 20 ° C graus, à noite descia para + 8 ° C ... + 10 ° C. No verão, parece mais quente, mas em junho-julho, a temperatura do ar ainda mal chega a + 23 ° C. Ao mesmo tempo, o mar está a + 20 ° C, que é um trecho para banho e início da temporada de praia.
Temperatura média do ar na região de Kaliningrado, ° С:
Dez | jan | fevereiro | marcha | Abr | Poderia | junho | julho | Agosto | set | outubro | nov |
+2 | –1 | –2 | +5 | +8 | +15 | +20 | +20 | +22 | +18 | +13 | +8 |
Como chegar a Kaliningrado?
A maioria dos voos chega ao aeroporto de Khrabrovo, que fica a 30 minutos da cidade (32 km). O aeroporto é fresco, mas pequeno. Existe até um salão de negócios no interior.
Como chegar lá?
- Ônibus 244E: o preço do bilhete é de 100 rublos, o último é a estação de ônibus Yuzhny, mas também há paradas em outras partes da cidade. Você pode sair das 7:00 às 22:00. É executado a cada 40–45 minutos.
- Táxi: o preço médio de um táxi Yandex é de 500-700 rublos, leva 30 minutos.
Vale a pena ir para Kaliningrado? Definitivamente sim. Parece que listei e contei tudo o que queria e fiz anotações no meu telefone. Se você tiver alguma dúvida, pergunte nos comentários do artigo!