Férias em Batumi (Geórgia) - 2021: feedback e conselhos pessoais

Pin
Send
Share
Send

Editora: Irina

Falamos sobre o resto em Batumi: a Geórgia suspendeu a proibição de entrada de estrangeiros e está se preparando para a temporada de praia.

Sobre como eles estão descansando agora em Batumi, o autor escreveu para nosso blog do local - e mostrou em fotos. Ela chegou à capital Adjara antes dos transtornos virais e mora aqui há mais de um ano.

Nos últimos 10 anos, nossa família tem viajado sem parar. Fomos aterrados pela Geórgia, e especificamente por Batumi, e pelo mundo, que decidiu parar no ano passado. Foi interessante viver em um clima quente, com sua culinária favorita e perto do Mar Negro. Pegamos na íntegra.

Batumi é uma cidade extremamente agradável, com críticas mistas dos turistas. Vamos conversar sobre tudo em ordem: das novas regras de entrada aos elevadores pagos em apartamentos.

É possível voar para a Geórgia agora?

Sim, as férias em Batumi em 2021 são reais, a Geórgia abriu para todos os turistas em março. Mas como a pandemia ainda não passou, a entrada é permitida em certas condições (são iguais para Batumi e Tbilisi):

1. Um turista faz um teste PCR 72 horas antes da partida (o resultado está em papel e em inglês), caminha livremente pela Geórgia e, no terceiro dia de sua estadia, faz outro teste PCR em um laboratório local - ele é perguntou no voo de volta ... Espere um custo de 100-130 GEL por pessoa (2.200-2.900 rublos), e a penalidade por não desempenho é de 2.000 GEL (44.000 rublos). Vou deixar o link para o site com os endereços das clínicas nos comentários;

OU

2. O turista mostra na fronteira o original do certificado de vacinação (o satélite é adequado) e sua tradução para o inglês - e sem mais exigências.

Outra pergunta: como chegar lá? O ano passado mostrou a todos que o mais importante são as fronteiras abertas e que haverá uma forma de entrar no país. Os russos não desconhecem a falta de voos diretos para a Geórgia; eles foram cancelados em julho de 2019.

Agora é possível voar da Rússia para visitar khinkali real apenas com uma transferência em um terceiro país. Todas as outras formas de entrar na Geórgia ainda estão proibidas. As fronteiras terrestres estão fechadas, ainda não há trens e também não há “cometas” (balsas) de Sochi para Batumi.

  • Dirija uma única rota Moscou-Tbilisi ou Moscou-Batumi em Aviasales e escolha uma conexão conveniente. Na maioria das vezes, os turistas voam por Istambul e Minsk.

Quanto custam as passagens aéreas? O avião para Batumi vai de 20 mil rublos por pessoa ida e volta, para Tbilisi - de 18 mil. Sim, você não pode comparar com os preços do ano passado, mas antes havia mais voos. Se você não tem pressa em viajar, aconselho que tenha um aplicativo mobile em mãos e monitore periodicamente o custo das passagens.

Depois dos ingressos, tudo o que resta é reservar um hotel ou pousada no RoomGuru (um mecanismo de pesquisa melhor do que Booking) - e terminar de ler este texto, ainda tenho muitas coisas úteis em estoque :)

Quais são o mar e as praias de Batumi?

Batumi é sobre o mar. Mar Negro. Se você olhar o mapa, poderá ver que a costa de Sochi se transforma na Abkhazia e depois na Georgiana com o centro da vida turística local em Batumi.

As praias de Batumi são as mesmas de Sochi: largas - 30-50 metros cada - e cascalho. Embora existam caminhos de madeira ao longo das pedras, andar sem sapatos de praia é desconfortável. A entrada para o mar é rasa, mas torna-se profunda a poucos metros da costa.

As praias são públicas e gratuitas, vá a qualquer, mas:

  • para alugar uma espreguiçadeira, eles pedem 3-5 lari (65-110 rublos).

Tudo organizado: salva-vidas no local, chuveiros gratuitos, banheiros pagos (1 GEL), carrosséis para crianças, cafés e restaurantes, aluguel de bicicletas e uma ciclovia maravilhosa ao longo de todo o litoral. E até mesmo entretenimento de praia aqui - como foi transferido de Sochi (bem, na verdade, o que pode mudar quando há 300 km entre as cidades? :)) Catamarãs rugem, turistas gritam no parapente, guias pedem passeios de barco. Há um parque aquático Batumi perto da praia com o nome autoexplicativo de Beach Water Park, mas os comentários sobre ele são muito medíocres.

Infelizmente, o mar em Batumi não é dos mais limpos, durante um ano não nos atrevemos a nadar.

Comentários negativos de turistas sobre Batumi falam sobre isso. O porto, o esgoto da cidade e o rio Chorokhi poluem a água - depois das chuvas, muito lixo e sedimentos são despejados no mar.

E o que fazer?
Seguimos o exemplo dos locais e nadamos mais longe da cidade: nas praias de seixos limpos em Gonio, Kvariati e Sarpi - ou em Cabo Verde e Chakvi. Eles estão localizados em lados diferentes de Batumi, ao sul e ao norte, e você pode superar de 10 a 18 quilômetros com ônibus e micro-ônibus frequentes.

É ainda mais agradável nas aldeias de Ureki ou Shekvetili - há areia preta magnética nas praias. Fundo macio, grandes águas rasas e pinheiros na costa ... Nossos lugares favoritos! Mas eles já estão mais longe, a 55 quilômetros da cidade. Shekvetili é mais conveniente porque o ônibus sai a cinco minutos do mar. E em Ureki, você terá que caminhar cerca de meia hora desde a parada até a praia.

Alojamento - hotéis e apartamentos

Quanto à moradia, os preços das férias em Batumi são talvez os mais altos da Geórgia. Mas é bom que os "mais altos" nem cheguem perto da etiqueta de preço da Europa ou de Montenegro.

Esteja você procurando um apartamento com vista para o mar ou um hotel cinco estrelas onde eles farão tudo por você, ou um quarto em uma pousada com um proprietário sorridente e um suprimento infinito de vinho caseiro - procure por qualquer acomodação em Batumi levam aos sites:

  • Reserva
  • ou RoomGuru - e este também é um serviço de Reservas, apenas na forma de um agregador - ou seja, compara preços de vários sistemas de reservas e sugere onde é mais lucrativo.

Preços em Batumi em 2021 para acomodação:
(por 1 noite para dois)

Em BatumiPerto de Batumi
Setor privado
(apartamentos)
de 800 rublosde 1.800 rublos
Casa de hóspedesde 700 rublosde 900 rublos
Hotel 3 estrelasde 1600 rublosde 2.000 rublos
4 estrelasde 2.000 rublos
5 estrelasde 5.000 rublos

* perto de Batumi - são resorts com boas praias da seção anterior. Como podem ver pela tabela, não existem hotéis de luxo e, em geral, a escolha de alojamento é pequena, pelo que o custo é mais elevado.

Moradias para aluguel de longa duração são baratas aqui. Um apartamento de um quarto em Batumi com todas as comodidades custa 400–500 lari (8.800–11.000 rublos) por mês. Os custos de serviços públicos, dependendo da estação, custam 50-150 lari (1100-3300 rublos), e a Internet custa cerca de 30 lari (660 rublos) por mês.

Qual é o melhor lugar para um turista se hospedar?
As áreas de Batumi para as férias de verão, é claro, são aquelas perto da praia - dentro dos limites das ruas Kobaladze, Pushkin e mercado Boni. Você também pode ver a Cidade Velha, embora os preços sejam mais altos lá. Outras boas opções: casas no entorno do Parque 6 de maio, na Avenida Rustaveli, Rua Gorgiladze, Pirosmani, Czar Parnavaz e Gorgasali. Mas as ruas de Chavchavadze e Tbel Abuseridze são muito barulhentas.

Algumas dicas para morar em Batumi:

  • Não há hotéis com tudo incluído aqui :)
  • Se for declarado que o hotel está na primeira linha do mar - não acredite. Não há hotéis de praia em Batumi. De qualquer edifício até o mar, é necessário atravessar a estrada e uma ampla avenida verde.
  • Normalmente no verão há uma grande procura de tudo, por isso é melhor reservar um hotel / apartamento / quarto com antecedência.
  • Na estação quente, os mosquitos cometem atrocidades em Batumi. A vida será mais fácil se as janelas forem equipadas com redes mosquiteiras.
  • Até Adjara tem um clima úmido, e os apartamentos nos andares inferiores são úmidos em quase todos os lugares ...
  • Elevadores pagos! Se seu apartamento fica no último andar, combine com os anfitriões um chip de elevador. É muito mais conveniente e barato do que pagar o elevador com moedas.
  • Há muito tempo em Batumi? Escolha um apartamento com gás, aquecimento central ou esquentador a gás (karma). Mesmo em uma cidade do sul, em um apartamento à beira-mar pode ser escuro, então é bom que as janelas estejam voltadas para o lado ensolarado - para o leste ou sul.

Preços dos alimentos em Batumi

Na Geórgia, eles pagam com laris (baús?). 1 lari (GEL) - 22 rublos.

Ficamos surpresos ao ver que os preços dos alimentos nas lojas de Batumi são quase os mesmos em todos os lugares. Tanto em grandes supermercados - Carrefour, Goodwill, Willmar, quanto em pequenas redes de lojas como Nikora e Spar. E mesmo em pequenas lojas abertas em cada esquina (mercado), os produtos custam mais ou menos o mesmo, e
a variedade não fica para trás.

Fatia de pão0,8-1,2 GEL17-26 rublos
Leite do campo, 1 l2,5 GEL55 rublos
Iogurte caseiro, 0,4 L1-1.2 GEL22-26 rublos
Queijo Imeretian, 1 kg10-12 GEL220-260 rublos
Suluguni, 1 kg13-15 GEL285-330 rublos
Garrafa de água, 1,5 l0,4-0,6 GEL9-13 rublos
Água mineral, 1,5 L1-1,5 GEL22-33 rublos
Garrafa de vinho, 0,7 Lde 6 a 50 GEL130-1100 rublos

Nota: a água potável sai de uma torneira comum em Batumi. Os preços no mercado são iguais aos das lojas, exceto que as frutas da estação são vendidas mais baratas.

Sobre cafés-restaurantes.
Devido à pandemia, muitos estabelecimentos em Batumi fecharam. No entanto, o preço médio não mudou - como era bastante orçamentário para uma cidade turística, permaneceu.

Preços em um café em Batumi:

  • Almoço farto para dois sem álcool - 40-60 GEL (900-1300 rublos)
  • Massa - 10-15 GEL (220-330 rublos)
  • Khachapuri - 8-12 GEL (175-260 rublos)
  • Khinkali, 1 peça - 0,8-1 GEL (17-22 rublos)
  • Phali - 7 lari (155 rublos)
  • Limonada Natakhtari, 0,5 - 2 lari (44 rublos)
  • Cappuccino, 0,2 - 6 GEL (130 rublos)
  • Alternativa de café (aeropress, v60) - 8 GEL (175 rublos)
  • Uma garrafa de vinho - 20-35 GEL (440-770 rublos)
  • Cerveja, 0,5 - 3-5 GEL (66-110 rublos)

Preste atenção especial ao custo do khinkali e lembre-se de quanto custa uma coisinha na Rússia ... pelo menos 50 rublos. Aqui estão elas, as delícias da viagem!

Se você recomenda lugares específicos, nós gostamos do restaurante Cidade de grelha - não é o mais barato, mas experimente queijo derretido no ketsi, lobio em uma panela e kebab georgiano no pão pita.

As pessoas do Batumi dizem que são verdadeiras fãs de café. Ao mesmo tempo, significam café feito em um turco: é preparado nos mercados, em qualquer café e restaurante por 1,5 GEL. Não é exatamente o que um turista espera, para quem um bom café é a terceira onda, e não menos a primeira, mas existem cafés especiais com filtro e gente da moda em laptops em Batumi: por exemplo, Coffeetopia e Rhino Coffee.

Da comida de “rua” em Batumi, eles vendem produtos assados ​​frescos - penovani, imeruli e lobiani, todos com 2 a 3 lari cada. Os bagels turcos simita custam 1 lari, assim como o delicioso pão assado no forno - shoti.
Não está muito claro por que se deve procurar fast food na Geórgia, mas para quem não alimenta khachapuri, deixe um hambúrguer aguçar, você pode dar uma passada no McDonald's. Batatas fritas estão aqui para 3-5 GEL e hambúrgueres - de 6 a 12 GEL.

Bem, e a coroa da seção sobre comida é o vinho. Há muito vinho em Batumi. Não, a culpa aqui é o mar! Chopes caseiros e garrafas de fábricas, chacha e conhaque estão disponíveis em qualquer loja. Adjara não produz tantos vinhos quanto Kakheti, mas é famosa por variedades raras - Chkhaveri e Kedis Tsolikauri.

Preços de transporte

O transporte em Batumi funciona como um relógio. Os próprios georgianos adoram se atrasar, mas os ônibus funcionam exatamente no horário. 16 rotas de ônibus foram estabelecidas ao longo das ruas e subúrbios próximos, e um número incontável de microônibus circulam. Ônibus elétricos elegantes surgiram desde o ano passado.

O transporte público em Batumi é mais de oito vezes mais barato do que em Moscou:

  • Viagem de ônibus - 30 tetri (6,5 rublos)
  • De microônibus - 50 tetri (11 rublos)

Nos micro-ônibus você paga em dinheiro com o motorista, e no ônibus você paga com um Cartão Batumi de plástico. O cartão de transporte é vendido em terminais de rua. Um táxi em Batumi também é barato, uma viagem ao redor da cidade custa de 3 a 5 lari (66-110 rublos) e para Kobuleti - 15-20 lari (330-440 rublos). Baixe os aplicativos de táxi Maxim ou Yandex - eles são os mais populares.

Depois de ler as críticas dos turistas sobre Batumi, no início ficamos com medo das estradas como o fogo. Descobriu-se que os residentes de Batumi, com exceção dos jovens imprudentes, dirigem com muito cuidado. Os pedestres são permitidos em qualquer lugar - tanto nos cruzamentos quanto nos locais errados. Em qualquer caso, nos sentimos completamente seguros na cidade. Mas em Tbilisi é pior.

Existem muitas locadoras na cidade, e não é difícil alugar um carro. Um carro da classe econômica ou um SUV custará a partir de $ 35 (2.500 rublos) por dia. Toda a variedade na tela do Myrentacar é o site em russo mais amigável ao cliente que trabalha tanto com grandes distribuidores de automóveis quanto com pequenos no local:

Como chegar de Tbilisi para Batumi?

- A capital está localizada a 400 km de Batumi; ou seja, 5-6 horas de distância de carro.
- A maneira mais rápida, barata e conveniente de chegar lá é um trem. O Stadler de dois andares chegará a Tbilisi em 5 horas. A passagem da segunda classe custa 25 lari (550 rublos), e a primeira - 61 lari (1350 rublos).
- Para viajar por microônibus eles pedem 30 lari (660 rublos).

O que ver em Batumi?

Você não ficará cheio de khachapuri à beira-mar, portanto, os seguintes locais devem ser incluídos no programa cultural e educacional:

  1. A principal atração de Batumi é passeio luxuoso à beira-mar. Poucas cidades no mundo têm uma área verde para caminhadas que se estende ao longo da costa por mais de oito quilômetros. Batumi Boulevard foi fundado em 1881 e é mantido em perfeitas condições.
    Nas proximidades, há uma torre alta com 33 letras do alfabeto georgiano, uma espaçosa praça da Europa e o edifício original do palácio de casamento de Batumi. A uma curta distância está a nova Piazza, um lugar onde você se sente como se estivesse na Itália.
  2. Cidade Velha - Edifícios históricos do final do século 19 ao início do século 20 são adjacentes ao porto. Percorremos todas as ruas e becos, mas não conseguíamos deixar de admirar as fachadas representativas, as molduras em estuque, as portas amassadas e o ambiente especial do bairro turco.
  3. Existem muitos monumentos interessantes em Batumi, mas o mais impressionante estátua de Ali e Nino, que fica ao lado da roda-gigante. Duas figuras de amantes aproximam-se lentamente e "passam" uma pela outra.
  4. Você quer mergulhar na atmosfera de Batumi com a sua cabeça? Faça um passeio de autor pela cidade com um morador local - uma versão tão moderna da excursão. Só você e o guia estarão lá, e o custo é excelente - de € 38 a € 45 (3300–3900 rublos) para todo o seu grupo de até seis pessoas. Já existem comentários para o ano em curso:

  5. À noite, um colorido show de fontes dançantes. Os jatos de água "dançam" com a música, e há espectadores fascinados ao redor.
  6. Aconselhamos que você visite a Catedral Natividade da Bem-Aventurada Virgem Maria. O templo foi construído como um templo católico, então há torres, janelas pontiagudas e vitrais.
  7. De museus os turistas escolhem o Museu Tecnológico dos Irmãos Nobil (3 GEL por entrada) e o Museu Arqueológico (também 3 GEL).
  8. Para ver a cidade de cima, suba de teleférico Argo. Cabines fechadas flutuam lentamente até uma colina 250 m acima do nível do mar. No andar de cima, olhamos com prazer as ruas conhecidas e tiramos fotos sem parar. Uma passagem de ida e volta custa 25 lari (550 rublos).
  9. Fácil de alcançar sozinho Jardim Botânico de Batumi. Estamos simplesmente maravilhados com este lugar! Em uma área de 113 hectares, reúnem-se as mais ricas coleções de plantas de todo o mundo e se abrem lindas vistas do litoral. Venha para a entrada superior com o ônibus # 10а. Você não só se encontrará no jardim, mas também admirará o panorama de Batumi do alto. Uma passagem para estrangeiros custa 15 lari (330 rublos).

Se você vier com crianças, poderá ver pelicanos, papagaios e patos no zoológico Bird em Batumi Boulevard. Um lugar agradável para passeios em família é o parque no dia 6 de maio, onde funcionam um delfinário (15 GEL por show), atrações (0,5-1 GEL) e um pequeno zoológico (2 GEL).

As melhores excursões - para onde ir de Batumi?

Os passeios de Batumi - a lugares onde você não pode chegar sem carro - são realizados por agências de turismo e guias particulares. Confira as rotas disponíveis com antecedência:

  • no site do Tripster está um serviço de excursões internacionais em russo em qualquer lugar do mundo. Existem muitos deles em Batumi. E agora, quando o fluxo de turistas está se recuperando, eles custam apenas € 40 (3.500 rublos). Os veranistas são levados para as belezas naturais em microônibus, carros e jipes.

Para onde ir de Batumi?
Lugares importantes são os cânions Okatse e Martvili, a caverna Prometheus, os parques nacionais montanhosos de Adjara, Mtirala e Kintrishi. Uma parada muito popular é a cachoeira e a ponte medieval em arco em Makhuntseti, a fortaleza de Gonio, Petra e resorts vizinhos.

Quando sair de férias em Batumi?

Adjara tem um clima ameno. No pico do verão - em julho e agosto - a temperatura do ar atinge + 30 ° С ... + 33 ° С, e a temperatura da água atinge + 26 ° С ... + 27 ° С.

Qual é a melhor época para ir de férias a Batumi? Os locais começam a se preparar para a temporada de praia no final de maio e hibernam em outubro. Este também é o momento ideal para nadar no mar. Chove no verão, mas o clima em Batumi não é triste por muito tempo.

No inverno, é agradável fazer excursões, caminhar, ouvir o mar revolto e aquecer os khachapuri. Nadar, claro, é impossível, a temperatura da água cai para + 8 ° C ... + 9 ° C. Em geral, quase não há temperaturas abaixo de zero em Batumi. Há muitas sempre-vivas na cidade, e a grama e os canteiros de flores parecem verão.


Abrace a imensidão na Geórgia: como ver quase todo o país em umas férias curtas? Nós contamos aqui!

Críticas de turistas sobre Batumi - os prós e os contrasdescanse na georgia

Bem, o que posso dizer ... nos apaixonamos por Adjara imediatamente. A brisa do mar, a cultura amigável e o inverno ensolarado nos mantiveram na cidade por mais de um ano! Gostamos tanto daqui que estou pronto para afastar qualquer crítica polêmica de turistas sobre Batumi.

  • Sim, a principal reclamação é o mar sujo em Batumi: mas a Geórgia não termina aqui, e literalmente a 15 quilômetros da cidade há lugares com água mais pura, e um pouco mais adiante com praias de areia (veja a segunda seção).

Ao contrário de Tbilisi, Batumi é pequeno. Todos aqui se conhecem, então a relação é aberta, calorosa e amigável. Conversar com os recém-chegados é um grande prazer para os habitantes locais. Turistas de qualquer nacionalidade fazem falta aqui e são muito esperados! Não há problemas de idioma. Aqui, não apenas as pessoas da geração mais velha sabem russo, os jovens também tentam, mas ainda entendem melhor o inglês.

Não espere ser tratado como útil em lojas, hotéis e cafés como na Europa. Os georgianos têm uma mentalidade diferente. Eles podem não sorrir para você, mas irão ajudá-lo de todas as maneiras que puderem.

Devido aos investimentos, Batumi está se desenvolvendo rapidamente, mas não dá dinheiro para tudo. Arranha-céus ultramodernos ficam lado a lado com casas antigas que parecem estar prestes a se dobrar ao meio. Isso é deprimente para alguns, mas não para nós.

  • Na Geórgia, os bairros de "favela" não são escondidos dos visitantes. Esta é a vida deles e eles certamente enfrentarão as dificuldades, e o desejo de abertura é altamente respeitado.

Os georgianos são uma nação temperamental. Não se surpreenda se um banquete barulhento for organizado no apartamento ao lado até de manhã, e à noite fogos de artifício estrondearão do lado de fora da janela. Acontece que alguém nasceu de parentes distantes da aldeia, ou o primo de segundo grau de seu querido tio se casou. Há crime, mas a polícia está funcionando bem. As crianças caminham calmamente até tarde, e os turistas que decidiram se exercitar à noite na cidade não correm perigo.

É interessante ler comentários de turistas sobre Batumi, mas ver o único grande resort à beira-mar da Geórgia com seus próprios olhos é uma questão completamente diferente. No ano passado, todos nós percebemos o valor da liberdade de movimento e de novas experiências, então, seja bem-vindo!

Pin
Send
Share
Send