Partida de uma criança para o exterior em 2021 - documentos e requisitos

Pin
Send
Share
Send

Editora: Irina

A primeira viagem de uma criança ao exterior é um negócio alegre, mas muito problemático e emocionante. Principalmente na fase de trâmites para obtenção de vistos.

Tendo me comprometido a escrever um artigo, honestamente, me considero bastante versado no assunto: afinal, meu filho está viajando há 6 meses. Mas descobri que, até agora, eu estava na feliz ignorância de todas as complexidades burocráticas.

Proponho descobrir o que precisa ser feito para que a criança viaje para o exterior em 2021 sem surpresas desagradáveis ​​no controle de fronteira.

Viajar para o exterior de uma criança com um dos pais ou ambos

Quando você precisa de consentimento e quando não? Normalmente viajamos com toda a empresa amiga e nunca emitimos um consentimento. No entanto, diferentes situações de vida podem exigir que o pai (ou um deles) permita que a criança viaje para o exterior.

De acordo com o artigo 20 da Lei Federal nº 114-FZ:

Se uma criança viajar para fora da Federação Russa com um dos pais, o segundo não precisa de consentimento para sair.

Além disso, o consentimento não é necessário se a criança viajar com ambos os pais.
POR FAVOR, NOTE que esta disposição se aplica diretamente à passagem do controle de fronteira. Ou seja, quando você está com seu filho na mesma cabine em um aeroporto russo.

Sobre o processamento do visto.
Já para o registro de vistos (principalmente Schengen), o consentimento do cônjuge pode ser necessário para o consulado. Quando?

  • Um dos pais fica em casa.
  • Em casos raros, são necessárias autorizações cruzadas de ambos os pais (mãe para pai, pai para mãe), mesmo se a criança estiver viajando com eles.

Para obter informações sobre os documentos necessários para o visto de menor de idade para outro país, consulte o site do consulado. Temos artigos sobre o registro Schengen na Espanha, Alemanha e França (também descrevemos instruções para crianças de lá).

Outras nuances.
Uma viagem a países sem visto (por exemplo, Turquia, Tunísia, Tailândia) não causará muitos problemas. Nenhum consentimento é necessário. Até que a criança viaje sem os pais - mas mais sobre isso depois.

Vou te dizer onde procurar passeios lucrativos. Agregadores online coletam ofertas diretamente de operadores turísticos, comparam onde é mais barato e complementam com avaliações reais de turistas sobre hotéis:

  • Travelata
  • Level.Travel
  • Onlinetours

Divórcio A viagem de uma criança ao exterior com um dos pais também é possível sem autorizações adicionais (por exemplo, é possível ir de férias sem o consentimento do pai, se este não estabelecer uma proibição oficial).

Se, após o divórcio, a criança e a mãe tiverem sobrenomes diferentes, faz sentido levar numa viagem conjunta documentos que contenham informações sobre as mudanças (certidão de divórcio). Isso é importante porque o sobrenome anterior da mãe está indicado na certidão de nascimento.

Em casos excepcionais - morte do pai ou da mãe, privação dos direitos dos pais ou desaparecimento de um deles - é necessário ter os documentos comprovativos (certidão de óbito, privação de direitos, perda).

Partida de criança para o exterior sem os pais (com terceiros)

Não é incomum uma criança viajar para o exterior sem os pais. As crianças podem viajar com parentes, como parte de um grupo liderado por um treinador ou professor, às vezes até sozinhas. Em todos esses casos, a mãe ou o pai assinam o consentimento em um notário.

De acordo com a legislação russa:

Para uma criança sair da Federação Russa sem os pais, basta a permissão de um deles.

Portanto, se uma família planeja deixar uma criança no exterior com uma avó, avô, babá, etc., com antecedência:

  • obter um passaporte separado para um menor
  • se for necessário um visto para visitar o país, faça-o também
  • emitir consentimento para a criança viajar para o exterior de um dos pais
    * para os países Schengen, será necessário na fase de processamento do visto e, possivelmente, de ambos os pais (consulte os requisitos do consulado relevante)
  • um ponto importante é o seguro para a viagem da criança ao exterior. O seguro não deve ser negligenciado em nenhuma viagem. É fácil e barato obtê-lo online - em Cherehapa ou Sravn.ru.

O consentimento para viajar é emitido tanto para uma viagem específica, como "múltipla", por um período de até vários anos. Depende da situação: se o seu filho pratica esportes e vai para os campos de treinamento quase todos os meses, uma “procuração de criança” em nome do treinador pode ser emitida por um longo período.

Não confunda deixando a Federação Russa e entrando em outro país. Para o primeiro, é necessário o consentimento dos pais (se a criança estiver sem eles) e, para o segundo, nada é necessário. Não existe tal documento ou requisito para crianças. Com um dos pais, sem eles - a criança sempre entra em um país estrangeiro apenas com um passaporte (próprio ou dos pais, onde é inserido) e um visto (se necessário). Leia sobre as possíveis exceções abaixo.

Sobre partir sem adultos.
As crianças podem voar para outros países por conta própria - sem a companhia de adultos. Para isso, é feito o consentimento para a saída independente de um dos pais.

A lei relativa à idade mínima em que uma criança pode ir para o estrangeiro por conta própria é ambígua. No documento principal, "Sobre o procedimento para deixar a Federação Russa e entrar na Federação Russa", não há menção à idade. Segundo o texto, os bebês também podem fazer uma viagem independente, o principal é pegar os documentos 🙂

Os advogados, ao determinar o limite mínimo de idade para viajantes independentes, referem-se ao Despacho do Ministério dos Transportes "Regras Gerais para o Transporte de Passageiros por Via Aérea". No documento, os menores são divididos em várias faixas etárias:

  • Até 5 anos - somente acompanhados por um adulto.
  • De 5 a 12 anos - acompanhados por um adulto ou sob a supervisão de uma transportadora (algumas companhias aéreas oferecem serviço semelhante).
  • A partir dos 12 anos - desacompanhado.

As transportadoras aéreas na Rússia oferecem um serviço para crianças que acompanham:

  • Aeroflot - dos 5 aos 16 anos. 3800 rublos - voos domésticos, € 60 - no exterior.
  • Ural Airlines - de 5 a 12 anos. 3.500 rublos - voos domésticos, € 60 - no exterior.
  • Vitória - dos 5 aos 12 anos. 4.500 rublos - todos os voos.

Os requisitos de consentimento são os mesmos para todas as idades: quer se trate de um adolescente ou de uma criança com menos de um ano, viajar para o estrangeiro sem os pais só é possível se tiver todas as autorizações necessárias.

Formulário e tipo de consentimento para a criança viajar para o exterior

A autorização de saída é feita de forma rápida e fácil (já por experiência pessoal de um amigo) - o mais importante é não bater em uma fila de 5 quilômetros no cartório!

A lei não estipula uma forma especial para a obtenção do consentimento, este documento pode ser redigido em qualquer forma. Um notário deve solicitar uma amostra no local.

  • Período de validade do consentimento pode ser maior de idade - você mesmo indica.
    * Já é diferente que um notário possa pedir um custo tão alto, e por um preço básico - "apenas para as datas da viagem". Tente encontrar outro especialista.
    ** Observe que o consentimento é válido para os países nele listados. Portanto, por "mais tempo", você precisa saber os nomes específicos dos estados (apenas "União Europeia" não funcionará). Ou indique de 20 a 30 países onde a criança pode teoricamente ir - isso é permitido.
    *** Mas observe que alguns países têm certos requisitos de consentimento ao solicitar um visto Schengen. Incluindo a data de emissão.
  • Custo do serviço em cartórios cerca de 1200 rublos.
  • Com um consentimento, você pode escrever várias crianças.

Proibição de viagens da criança ao exterior

A saída de crianças para o estrangeiro em 2021 foi regulamentada por lei no domínio da apresentação de pedidos de desacordo de um dos pais.As principais alterações dizem respeito às autoridades, onde tais documentos devem ser apresentados - agora ao Ministério da Administração Interna.

Um dos pais pode proibir a viagem da criança ao exterior. Seja por causa do perigo ou do medo, mas existe esse direito. Para tal, deverá apresentar um pedido de desacordo com a partida da criança para o estrangeiro (mesmo que viaje com um dos pais).

Desde 2019, a lei determina que ele deve ser apresentado ao departamento de migração do Ministério de Assuntos Internos da Rússia (no exterior - por meio do consulado).

Na verdade, você só pode obter uma proibição oficial de viajar nos tribunais. Porém, imediatamente após a adoção do pedido pelas autoridades (no prazo de 5 dias após a redação), a informação é transferida para o FSB Border Service. A criança está incluída na lista de viagens temporariamente restritas, ela não será liberada do país.

Às vezes acaba sendo uma surpresa desagradável bem no aeroporto. Para não se encontrar em situação semelhante, vale a pena saber com antecedência se seu filho está “na lista”.

Onde você pode verificar a proibição de viajar e como cancelá-la?

Você pode verificar a possibilidade de uma criança viajar sem impedimentos para outros países somente através de uma solicitação ao departamento de registro de migração do Ministério de Assuntos Internos. Não existem serviços eletrônicos para obtenção de informações.

Desde 2019, o requerente por não concordar em sair é obrigado a indicar o endereço do segundo progenitor, para o qual o Ministério da Administração Interna envia um aviso da proibição pelos Correios russos. Mas os comentários dizem que muitas vezes esse sistema funciona como "correio de pombo", metade das mensagens não chegam.

➢ A restrição só pode ser contestada em tribunal. Licenças e certificados temporários, mesmo certificados por um notário, não terão efeito.

➢ O outro pai ou outro representante legal do menor deve entrar com uma ação judicial.

➢ No documento, entre outras coisas, é necessário indicar o objetivo e a duração da viagem, bem como a informação de que a proibição não é do interesse da própria criança.

➢ O levantamento da proibição em tribunal só pode referir-se a uma viagem específica.

Que documentos são necessários para uma criança viajar?

Até agora, conseguimos um conjunto mínimo de documentos, muitas vezes consistindo de um passaporte. No entanto, é melhor ter um "conjunto completo" em mãos para que os guardas de fronteira dêem sinal verde.

1. passaporte internacional.
A criança DEVE ter o seu próprio filho, pode ser emitido desde o nascimento. As crianças pequenas podem ser inscritas no passaporte antigo de um dos pais (o que é emitido para 5 anos).

Sem passaporte estrangeiro, de acordo com passaporte da Federação Russa ou certidão de nascimento, entrada para:

➢ Bielo-Rússia

➢ Cazaquistão

➢ Quirguistão

➢ Ossétia do Sul

➢ Abkhazia

➢ Armênia - apenas com o passaporte da Federação Russa

Uma criança pode obter um passaporte de 10 anos, mas é melhor obter um documento antigo (de 5 anos). Alguns países (por exemplo, a República Tcheca) podem se recusar a obter um visto ou a entrar no país se a criança não se parecer com uma foto em um passaporte. E as crianças mudam de forma bastante rápida e dramática 🙂

2. Certidão de nascimento da criança.
Eles podem perguntar mesmo se você tiver um passaporte, especialmente se o sobrenome não coincidir com o sobrenome de pelo menos um dos pais. Nos aeroportos, eles sempre perguntam, nos postos de controle de automóveis - a cada duas vezes. Melhor ter o original com você.

3. Consentimento para a criança viajar para o exterior.
Se um menor de 18 anos deixar o país:

  • sem pais: com parentes (por exemplo, com uma avó, com uma tia) ou com terceiros (com uma babá, treinador, chefe da equipe infantil). É necessária uma autorização autenticada em cartório, indicando o estado específico para onde a criança está indo e o tempo de permanência de um dos pais. Nenhum consentimento é exigido do outro pai.
  • desacompanhados de adultos.

Observações por experiência pessoal: além de examinar todos os papéis, os guardas de fronteira podem fazer perguntas inesperadas a uma criança, como: “Com quem você está viajando? Qual é o nome da sua mãe? Qual é o nome do papai? " É muito importante preparar o bebê para isso com antecedência, pois de surpresa ele pode ficar com vergonha e parar de falar. Freqüentemente, essas perguntas são feitas a crianças que externamente não se parecem com seus pais.

Registro de um visto Schengen

Destaca-se, pois quase sempre para o registro do consulado é necessário o consentimento para a saída. Lista de documentos necessários para obter um Schengen "infantil":

  • passaporte internacional
  • questionário e fotos
  • certidão de nascimento
  • certificado da escola (claro, para alunos)
  • carta de patrocínio
  • seguro médico
  • consentir em sair

O consentimento é redigido por:

✓ Em todos os casos em que um dos pais não viajar com a criança / voar um dia depois / em outro voo / encontrar a família já no exterior - daquele que “se afastou do rebanho”.

✓ A permissão dos pais para viajar ao exterior em duas vias será necessária se a criança viajar sem eles (com terceiros ou sozinha).

✓ Às vezes, é necessário um consentimento cruzado (emitido um para o outro) se, ao mesmo tempo, mãe, pai e filho recebem vistos Schengen, os pais recebem um visto de entradas múltiplas e a criança só pode viajar. Normalmente, esse documento é solicitado como um documento adicional ao aceitar documentos.

Países onde você precisa de permissão

APENAS PARA REGISTRO DE VISTO.

  • Países Schengen
  • Austrália
  • Japão
  • Grã Bretanha

Uma exceção pode ser viagens conjuntas - tanto para mães quanto para pais.

AO ENTRAR NO PAÍS.

  • África do Sul, Botswana, Zâmbia, Zimbabwe - se uma criança está com um dos pais, você precisa do consentimento do outro para entrar.
  • Austrália, Japão, Grã-Bretanha - eles são travessos, mas muito raramente. E já que quando você recebe vistos para esses países, o consentimento ainda é dado, por que não levá-lo com você?

Uma exceção pode ser viagens conjuntas - tanto para mães quanto para pais.

Não é necessário documento oficial para entrar na Ucrânia. Na prática, se pelo menos um dos pais não acompanhar a criança, eles não podem entrar sem permissão.

SOBRENOME DIFERENTES.

Muito raramente os países da Europa "fazem pose". Mas a razão é a mesma - sobrenomes diferentes no passaporte da criança e do pai. Em geral são admitidos livremente, mas um guarda de fronteira não tinha jornada e ... é necessário comprovar o parentesco. Para este caso um em um milhão, você pode jogar pelo seguro e fazer uma tradução autenticada da certidão de nascimento. Claro, os nomes devem corresponder lá.

Países onde a permissão não é necessária

Desde que não leve a criança para o exterior sem os pais, o consentimento dos pais não é necessário em nenhum país. E pense nisso, este é o consentimento para SAIR, e até mesmo em russo - na maioria dos casos - idioma. Quem vai precisar do outro lado?

Em que países é necessária uma tradução de licença?

Lista de países que exigem um documento traduzido para o inglês ou o idioma nacional do país de entrada:

✓ Eslováquia - tradução para eslovaco ou tcheco

✓ Suíça - tradução para inglês, italiano, alemão ou francês

✓ Austrália e Reino Unido - tradução para o inglês

✓ África do Sul, Zâmbia, Botswana, Zimbabwe - para o inglês

Resultados - resumidos e passo a passo

Depois de todas as disposições, recomendações e outras informações úteis, você pode expirar e fazer um balanço:

  • Ao viajar com seus filhos, SEMPRE leve suas certidões de nascimento.
  • Se os seus sobrenomes não coincidirem, traga um documento confirmando a mudança de sobrenome (por exemplo, sobre um divórcio).
  • Preciso de permissão para viajar para ... (insira qualquer país do mundo) do pai / mãe se a criança estiver viajando com a mãe / pai?
    NÃO.
  • O consentimento para viajar é OBRIGATÓRIO quando:
    - a criança sai sem os pais. Além disso, chega de um - da mãe ou do pai.
    - um visto é emitido - Schengen, japonês, australiano, etc.
  • O consentimento é necessário para crianças menores de 18 anos.
  • Se um dos pais escrever uma declaração de desacordo sobre a saída da criança para o exterior, ela só pode ser cancelada através do tribunal (o processo de cancelamento leva cerca de seis meses).
  • Não se esqueça de que o consentimento é para SAIR DE RF. E SÓ os guardas de fronteira russos sabem sobre ele. Ou seja, qualquer país estrangeiro não se preocupa com este pedaço de papel e com quem a criança entra e sai com 🙂
  • E sim, o consentimento para sair é conferido pelo serviço de fronteira, e não pela alfândega (ela olha as coisas :))

Considero destacar o seguinte como um parágrafo separado.
Se você leu / ouviu dizer que a criança não será permitida em nenhum país porque o acompanhante não tem o consentimento dos pais; ou mãe e filho são implantados na fronteira em ... (inserir qualquer país), pois não há autorização do pai e vice-versa - tudo isso NÃO corresponde à realidade.

em primeiro lugar, não há consentimento oficial dos pais para a ENTRADA da criança em outro país por natureza.

Em segundo lugar, países que sofrem de uma síndrome burocrática semelhante e exigem um documento podem ser contados nos dedos de uma mão (4 seções acima) - e estes NÃO incluem instruções populares entre os russos.

Em terceiro lugarmuito provavelmente, “eles não vão deixar você entrar” significa “eles não vão lhe dar um visto” - na Internet você costuma encontrar esse tipo de texto sobre o visto Schengen. Para isso, é realmente necessário dar consentimento para a ida da criança dos pais ou pais para o consulado. O consulado, não o guarda de fronteira do aeroporto.

E não se esqueça do seguro de viagem - tanto para o seu filho quanto para você. Custa um centavo, economiza uma fortuna. Enfrentamos Cherehapa.

Pin
Send
Share
Send