Visite o Daguestão antes que ele se torne popular! Lugares inesquecíveis são completamente desertos e gratuitos. Aconselhamos o que ver no Daguestão e como chegar aos locais turísticos. Fotos com títulos e descrições.
Por uma semana de viagens no Daguestão, como parte de uma expedição de carro #NashKavkaz Nós dirigimos por quase toda a república e vimos várias dezenas de pontos turísticos - populares e completamente desconhecidos. O Daguestão nos surpreendeu e nos apaixonou! São paisagens incrivelmente belas, as pessoas mais hospitaleiras, muitas maravilhas e a cultura e a vida muito interessantes dos moradores locais. Decidimos com certeza - com certeza voltaremos ao Daguestão: ainda há muitos lugares nesta região que valem a pena visitar.
Aqui vamos falar sobre os melhores pontos turísticos do Daguestão que qualquer turista pode ver de carro. A maioria dos lugares pode ser alcançada por qualquer carro. Os pontos turísticos foram organizados na ordem em que os visitamos.
Mapa das atrações do Daguestão
Lago Kezenoy-Am e o caminho para ele
Lago e paisagens de beleza sobrenatural - aqui você pode gravar filmes sobre outros planetas. Colinas luxuosas, água azul, superfície espelhada e silêncio total evocam serenidade. O lago está dividido entre o Daguestão e a Chechênia. A natação é proibida. A estrada que leva a ele e depois ao Daguestão é excepcionalmente pitoresca. Cada volta requer: "Pare, admire, tire fotos!"
Onde morar. No litoral, que pertence à Chechênia, existe um hotel e um centro recreativo. Kezenoy-Am é o mais famoso. Preços - a partir de 2500 rublos por quarto duplo.
Como chegar lá. Saímos de Grozny por uma estrada asfaltada e sinuosa. No território do Daguestão - uma cartilha empoeirada, mas enrolada. É melhor começar a sua viagem pelo Daguestão pelo lago ou terminar com ele, porque não há alojamento por perto, exceto no lago, e a viagem durará um dia inteiro.
Khunzakh: fortaleza, planalto e cachoeira Tobot
Em Khunzakh há um planalto, do qual se quebra uma cachoeira delgada e graciosa, Tobot. Não pensamos que seria tão bonito: chegamos ao pôr-do-sol, quando as falésias foram inundadas por uma luz dourada. Não fomos para a fortaleza.
Onde morar. Não há hotéis em Khunzakh e arredores. Você pode ir de Makhachkala ou Gunib.
Como chegar lá. Visitamos o local no caminho do lago Kezenoy-Am para Gunib. Da estrada, você precisa ir para o deck de observação - ele está marcado nos mapas MAPS.ME. Descubra também outros aplicativos úteis para turistas.
Gunib
Esta aldeia no planalto Gunib ostenta a pintura de Aivazovsky. O platô lateral parece um cone truncado. A aldeia é dividida em Lower Gunib, onde a vida está em pleno andamento, e Upper. Shamil foi capturado lá. Agora, Upper Gunib é um parque natural com uma fortaleza e sanatórios infantis. Aconselhamos você a visitar o parque e ir ao Monte Mayak (somente em veículos off-road!), De onde você pode ter vistas do Daguestão Interior. Os moradores locais recomendam encontrar o nascer ou o pôr do sol na montanha.
Onde morar. Um excelente hotel na vila - "White Cranes". A acomodação custa a partir de 1000 rublos por pessoa por noite, um bom café da manhã está incluído. Se você vai ficar mais tempo do que a noite, você pode pedir um desconto.
Como chegar lá. Uma serpentina íngreme leva à aldeia, então venha antes de escurecer. Para o Gunib superior, você também precisa ir ao longo da serpentina. Você pode ir de qualquer carro, a estrada é asfaltada.
Desfiladeiro de Karadakh
Este é "The Lost World" de Conan Doyle: parece que um pterodáctilo está prestes a voar, e um dinossauro espreita naquela esquina. Silêncio completo, exceto pelo raro chilrear dos pássaros, farfalhar nos arbustos e o murmúrio silencioso da água. Uma passagem estreita entre rochas austeras, luz misteriosa e frescor - e tudo isso se esconde a alguns quilômetros da estrada.
Onde morar. Melhor ficar em Gunib ou em uma pensão em Salta.
Como chegar lá. De Gunib, primeiro ao longo do asfalto até a usina hidrelétrica, vire à esquerda. Então - ao longo da serpentina não pavimentada por cerca de 20 km. Perto da ponte, à esquerda da estrada, haverá uma placa para a entrada da garganta. Você pode dirigir qualquer carro, mas é melhor com uma folga alta (muitos buracos).
Cachoeira subterrânea de Saltinsky
A entrada da caverna, onde fica a cachoeira, lembra vagamente o desfiladeiro Karadakh: a mesma luz misteriosa, frescor, silêncio, murmúrio de água, separação da civilização e solidão. Só agora não existe aquela majestade - mas existe intimidade: você se sente não como um homem esmagado por pedras, mas como um descobridor.
Onde morar. Em Gunib ou Salta.
Como chegar lá. Dirigimos de Gunib: primeiro no asfalto, depois da hidrelétrica à direita para a estrada de terra - cerca de 5 km até Salta. Você pode ir de qualquer carro. Na aldeia, siga pela direita e você correrá para o leito do rio. Há uma entrada - você precisa seguir o leito do rio. Em outubro, o rio e a cachoeira secam, então você pode caminhar sem problemas. Mas, no verão, você precisará de sapatos impermeáveis. No outono, a cachoeira é escassa, mas não menos interessante. A propósito, no verão eles cobram uma taxa nominal de admissão.
Chokh e Gamsutl
Chokh é uma antiga vila alpina com casas geminadas autênticas, onde o telhado de uma casa é contíguo à base de outra. Quase todas as casas têm uma data de construção. Ruas estreitas, portas bonitas, pobreza pitoresca. Você pode ir de qualquer carro.
Gamsutl é uma vila fantasma abandonada. Ele se funde com a montanha e não é tão fácil de ver da estrada. Não subimos ao aul porque ficamos em Chokha e chegamos ao pôr-do-sol. Conselho: se você mora em Gunib, saia cedo, pois a subida até Gamsutl levará de 1 a 1,5 horas.
Onde morar. Em Gunib ou Chokha - há uma etno-casa por 2.000 rublos por dia.
Como chegar lá. De Gunib a Chokh - cerca de 10 km de terra e asfalto misturados. De Chokh, siga em direção a Sogratl, à direita haverá uma curva para Gamsutl. Aproximadamente mais 2 km podem ser percorridos de carro (apenas veículos off-road) e, em seguida, subindo uma colina íngreme a pé.
Uma pequena igreja ortodoxa do século 10 abandonada, aninhada no Desfiladeiro da Ressurreição, não muito longe da estrada. O caminho para lá é quase imperceptível e passa pelo arco dilapidado da ponte de pedra.
Como chegar lá. O caminho mais conveniente é a partir de Gunib por uma boa estrada de asfalto.