25 melhores monumentos de Saratov

Pin
Send
Share
Send

Cada aspecto da vida de Saratov se reflete nos monumentos instalados por toda a cidade. O passado revolucionário e os eventos da Grande Guerra Patriótica são destacados nos monumentos de diferentes anos. Um dos mais notáveis ​​em todos os sentidos é "Guindastes". Graças aos postes de 40 metros, a cunha é visível de diferentes pontos da área.

Alguns monumentos receberam novos significados. Por exemplo, uma senhora e uma menina faziam parte de uma composição escultórica em homenagem a Alexandre II, e agora elas se tornaram um monumento ao primeiro professor. Figuras históricas como Kirov ou Stolypin são marcadas com monumentos personalizados. Monumentos a figuras culturais proeminentes como Oleg Tabakov e Oleg Yankovsky também foram inaugurados. A cidade também não esquece suas tradições. Isso é confirmado pelo pitoresco monumento ao acordeão Saratov.

Monumentos históricos e modernos de Saratov

Lista dos monumentos e esculturas mais famosos da cidade.

Monumento ao primeiro professor

Instalado em 1996 no parque onde as ruas Solyanaya e Moskovskaya se cruzam. Este monumento já fazia parte da composição em homenagem a Alexandre II. No entanto, após a revolução, todos os 4 de seus componentes desapareceram. A senhora e a menina, curvadas sobre o livro, conseguiram sobreviver, mas foram mantidas longe dos olhos humanos. Posteriormente, o conceito foi revisto e dado um novo significado ao antigo monumento, dedicando-o ao primeiro professor.

"Guindastes"

A criação do memorial ao arquiteto Menyakin foi inspirada nos poemas de Gamzatov, que se tornaram uma canção famosa. O monumento foi erguido em 1982. Ele está localizado em uma colina artificial no Parque da Vitória. Os postes que sustentam a cunha do guindaste têm 40 metros de altura. O conjunto arquitetônico do memorial também inclui a Calçada da Fama. É pavimentado com lajes, o que é um símbolo: é o caminho para a vitória desde as lajes da Praça Vermelha até as lajes de Berlim.

Monumento a Yu.A. Gagarin

Inaugurado em 1995. A altura da composição é de cerca de 5,5 metros. Os autores tentaram captar os movimentos de Gagarin. O projeto começou a ser implantado em 1990. O monumento foi fundido em bronze em Mytishchi, mas a região não tinha dinheiro para resgatá-lo. A escultura foi mantida em um depósito por vários anos. Quando a questão financeira foi resolvida, foi trazido para Saratov e escolhido um local adequado para a instalação - o Cosmonauts Embankment.

Monumento ao acordeão Saratov

A inauguração ocorreu em 2009 na Avenida Kirov. O projeto foi encomendado pelo Banco Express-Volga como um presente aos moradores para o Dia da Cidade. O autor é Vladimir Palmin. A escultura é fundida em bronze. Como há espaço livre no banco ao lado do acordeonista sentado no poste, o monumento se tornou um dos locais preferidos para sessões de fotos. Às vezes, um alto-falante próximo toca músicas de uma banda local.

Monumento a V.I.Lenin

A grande inauguração foi programada para coincidir com o 100º aniversário de Lenin em 1970. O escultor é Alexander Kibalnikov. Arquiteto - Yuri Menyakin. Altura - 9 metros. A escultura fica em um pedestal na Praça Teatralnaya, anteriormente conhecida como Praça da Revolução. No bordo frontal, o apelido do líder do proletariado está gravado em letras grandes. Bronze Lenin pressiona uma das mãos contra o peito e a outra parece apontar para alguém.

"Há tantas luzes douradas"

O monumento pretende perpetuar a música que se tornou o hino não oficial da cidade. Ele apareceu na Avenida Kirov em 2009. O escultor é Nikolai Bunin. Patrocinador - “Megafon”, comemorando assim 10 anos de atuação na região. A composição consiste em um jovem de bronze segurando um buquê nas mãos e um poste com um relógio. A crença local diz: a próxima foto é para um casamento iminente para meninas.

Monumento a Cirilo e Metódio

Ele está localizado na Astrakhan Street desde 2009. O segundo monumento da cidade em homenagem a Cirilo e Metódio. A primeira é a cruz de adoração na Praça Teatralnaya. O autor do projeto é Alexey Rozhnikov. Ele ergueu um monumento semelhante em Kolomna. Altura - 4,5 metros. As próprias figuras dos fundadores da escrita russa são de bronze e o pedestal em que estão localizadas é de granito vermelho. O alfabeto do pergaminho nas mãos de Cirilo causou polêmica pública.

Monumento a F.E.Dzerzhinsky

Instalado no adro em 1939. A composição foi criada por Karpov e Dunduk. A figura de Dzerzhinsky, em cuja mão pousa um pássaro, foi içada em um alto pedestal. Esta parte do monumento foi emprestada do monumento perdido de Alexandre II. Em 1977, ocorreu uma reconstrução, durante a qual o revolucionário foi girado 180 ° para ficar de costas para a estação.

Monumento ao oficial da cidade

Decorou a área em frente à fonte Cascade em 2015. O escultor é Sergey Kirin. O projeto foi patrocinado pelos fundadores da Fundação Ortodoxia e Modernidade. O protótipo do monumento é Vasily Grishin, um oficial de justiça particular que viveu na cidade no século XIX. Ganhou fama e respeito de seus conterrâneos, ao solucionar o problema do gasoduto, que existia há 30 anos. Agora, um policial de bronze guarda Saratov.

Monumento a N.G. Chernyshevsky

Fica na praça de mesmo nome. No passado, havia um monumento a Alexandre II neste local. O autor do primeiro monumento, que surgiu em 1918, foi o escultor Dunduk. O busto era feito de gesso ou concreto e coberto com tinta preta. Como os materiais não contribuíam para a durabilidade, foi anunciado um concurso para a criação de um novo monumento. O trabalho de Alexander Kibalnikov venceu. O monumento foi inaugurado em 1953.

Monumento a Oleg Tabakov

Instalado próximo ao Teatro Acadêmico de Ópera e Ballet em 2015. A cerimônia de abertura contou com a presença do próprio Tabakov, membros de sua família e amigos. A composição consiste em duas partes. O primeiro é Oleg Savin, caminhando ao longo do caminho, que Tabakov interpretou em "O Dia Barulhento", o segundo é o gato Matroskin sentado um pouco mais longe, dublado por Oleg Pavlovich no desenho animado "Prostokvashino". O monumento simboliza o caminho criativo do ator.

"Colegas de classe"

Ano de instalação - 2010. Localização - aterro. Estátuas de bronze - um par de colegas de classe. O jovem está encostado na mesa, a garota está sentada no banco. O projeto foi encomendado pela prefeitura por meio de concurso. Patrocinou a criação do Banco Express-Volga. Muitas pessoas associam o nome à rede social com o mesmo nome. Isso ajudou o monumento a ser rapidamente lembrado e popular.

Monumento a Pyotr Stolypin

Inaugurado em 2002 na praça de mesmo nome. Stolypin tornou-se famoso como reformador e primeiro-ministro, mas também era governador de Saratov. A instalação do monumento foi programada para coincidir com seu 140º aniversário. Autores - Vladimir Talkov e Vyacheslav Klykov. Uma figura de Stolypin com 3,5 metros de altura foi erguida em um pedestal de quatro metros, e um padre, um guerreiro, um camponês e um ferreiro foram colocados em volta.

Monumento aos Lutadores da Revolução de 1917

Ele apareceu no local de uma vala comum, onde as vítimas do levante contra-revolucionário de 1918 foram enterradas. Inicialmente, o monumento era uma cripta de tijolos com uma plataforma de madeira e um obelisco. Em 1957, um enorme monumento de 7,5 metros de altura foi erguido aqui. Três figuras são tecidas em uma composição: um trabalhador pega um estandarte que é largado por um soldado ferido e um marinheiro se prepara para lançar uma granada.

Monumento a S. M. Kirov

Embora a cidade tenha uma avenida e uma praça Kirov, um monumento a esse líder da era soviética foi erguido em outro lugar - na Rua Rakhova. O escultor é Vilensky. O monumento foi inaugurado em 1931. O nome do revolucionário está inscrito no pedestal em letras grandes. O monumento é cinza, sem detalhes desnecessários, enquanto a imagem de Kirov acabou se revelando "viva": parece que ele está prestes a deixar o pódio e se dirigir ao público.

Monumento a A.N. Radishchev

Localizado próximo ao museu de arte. A primeira versão do monumento foi feita pelo escultor Dunduk em 1918. A composição entrou em colapso de causas naturais, e por 20 anos um vaso permaneceu neste local. Em meados dos anos 50, uma segunda versão foi instalada, agora segundo o projeto de Kibalnikov.Mas os materiais eram novamente frágeis. O monumento atual apareceu em 1975 - um busto esculpido em pedra em um pedestal.

Monumento a Yuri Kiselev

A inauguração ocorreu em 2018. Yuri Kiselyov - Artista do Povo da URSS, fundador do Teatro Juvenil local. Foi para o aniversário do Teatro do Jovem Espectador que foi marcada a instalação do monumento. A composição está cheia de símbolos. Ao lado da figura de Kiselyov está um cubo infantil, ampliado, e Buratino se diverte com uma chave nas mãos. E o próprio Kiselyov, como se puxasse a cortina e o convidasse com um gesto a entrar no teatro.

Monumento ao Aluno

Ele está localizado na Universidade Social e Econômica do Estado desde 2001. Autores - Andrey e Sergey Shcherbakov. Externamente, é um pouco como O Pensador de Rodin. O aluno está abarrotando algo vigorosamente, sentado em uma pilha de livros. O monumento tem dois nomes não oficiais: "A noite antes do exame" e "Shurik" por causa da semelhança com o herói das comédias de Gaidai. Acredita-se que para encerrar com sucesso a sessão, é necessário tocar a testa do aluno de bronze.

Monumento a Oleg Yankovsky

A inauguração ocorreu em 2016. O monumento está localizado no parque próximo ao Saratov Drama Theatre. Aqui uma vez Yankovsky trabalhou. O autor do projeto é Andrey Shcherbakov. O monumento representa a figura de um dos personagens interpretados por Oleg Ivanovich - Munchausen. Ele está prestes a subir as escadas para o céu. Altura - 3,4 metros. O nome do ator e o título “Artista do Povo” estão escritos em um pedestal baixo.

Monumento a avião An-24B

Exibido na praça em frente ao aeroporto em 2014. Esta prancha fez seu último vôo em 1969. Somente em 1992 ele foi parar em Saratov, mas nunca foi usado. Como resultado, o restaurado e atualizado An-24B tornou-se um monumento. Foi esse modelo que desempenhou um papel importante na história da aviação local. Embora não seja usado desde 2004, no passado, o An-24B ajudava no transporte de cargas e passageiros.

Monumento aos amantes

Ele está localizado nas margens do Volga desde 2000. Há um círculo na coluna, e nele estão os rostos dos amantes, frente a frente. Um monumento foi feito de ferro. Recém-casados ​​vêm aqui para amarrar uma fita. Durante a curta história do monumento, uma lenda se desenvolveu sobre o noivo falecido e sua noiva afogada em luto. Apenas os próprios locais refutam a história: você não poderá se afogar nas proximidades, pois é muito raso.

Monumento a N. Vavilov

O pesquisador fez seu nome no campo da imunologia vegetal. Ele está conectado com Saratov por um período produtivo de trabalho. Primeiro, Vavilov foi imortalizado na cidade, tendo dado o nome da rua em sua homenagem em 1969. E em 1997 um monumento foi erguido nele. A figura branca como a neve de Nikolai Ivanovich está contra o fundo de tijolos vermelhos em um pedestal da mesma cor. Você pode aprender mais sobre o cientista no Museu Memorial.

“Coração da Província”

A instalação ocorreu em 2000. Localizado próximo ao prédio do governo. Os escultores são os irmãos Shcherbakov. Estilo - plástico moderno. O contorno do monumento lembra um coração humano conectado a um motor. Há muito abstrato no design. Os residentes locais têm diferentes atitudes em relação ao monumento. Algumas pessoas gostam da abordagem atual da arte. Outros, por seu absurdo, chamaram o monumento de “infarto do miocárdio”.

Monumento a Vasily Razumovsky

Inaugurado em 2009 na Rua Bolshaya Cossack. Razumovsky não foi apenas um excelente cirurgião e autor de dezenas de importantes trabalhos científicos na medicina. Ele também esteve nas origens da Saratov State Medical University, que agora leva seu nome. O monumento é uma figura de bronze de Vasily Ivanovich, sentado na cadeira do reitor em uma pequena mesa. O escultor é Andrey Shcherbakov.

Memorial "Compatriotas que morreram em guerras locais"

A grande inauguração ocorreu em 2009 no território de Victory Park. O iniciador da criação do monumento foi a filial local da Organização de Veteranos de Toda a Rússia. Os recursos para a implementação do projeto foram fornecidos por órgãos públicos. Autores - Zaitsev e Sadovsky. As placas com os nomes dos mortos estão dispostas em semicírculo e, em primeiro plano, a figura de um guerreiro com uma tulipa nas mãos e uma submetralhadora abaixada.

Pin
Send
Share
Send