A região de Ivanovo adquiriu suas fronteiras modernas apenas em 1994, mas a maioria de seus assentamentos são contados há muitos séculos, têm uma história rica e, portanto, são atraentes para os turistas. O turismo cognitivo, de peregrinação, ecológico e de cruzeiros está se desenvolvendo na região. A rota do Golden Ring passa por seu território.
Por muito tempo, a região de Ivanovo foi considerada o centro da tecelagem da Rússia. Ele traça a história da produção de tecidos desde primitivas rodas de fiar e teares de madeira até a mais moderna produção automatizada. Desde o século 19, Shuya, Kokhma, Ivanovo, Kineshma, Rodniki foram considerados os centros da produção têxtil. Além disso, a região é famosa pela pintura de ícones e miniaturas de laca de Kholuy e Palekh, tecidos pintados à mão e bordados, joias de Privolzhsk, acordeões Shuya.
As maiores cidades da região de Ivanovo
Lista das maiores cidades em população da região.
Ivanovo
Localizado no rio Uvod. Em 1608 - as primeiras menções nos anais. Desde 1871 é uma cidade e centro têxtil do país. Até 1932 era chamado de Ivanovo-Voznesensky. Várias empresas de construção de máquinas foram construídas no século XX. Existe uma estação ferroviária e um aeroporto. A cidade é interessante por sua arquitetura industrial preservada, mansões de comerciantes e fabricantes, templos antigos, arquitetura vanguardista das décadas de 1920 e 1930. Incluído na rota do Golden Ring.
População - 401.505 pessoas (2021).
Kineshma
Ele fica na margem do reservatório Gorky. Conhecido desde 1429. Cidade - desde 1777. Classificado entre as cidades históricas do país. Existe uma estação ferroviária e um porto fluvial. A engenharia mecânica, a produção têxtil e a química estão em desenvolvimento. De interesse são os edifícios históricos da cidade, 11 igrejas e 3 capelas, museus "cabana russa", teatro dramático de A. N. Ostrovsky, "bota de feltro Kineshemsky" e outros. Passeios de barco são populares.
População - 84 mil pessoas.
Shuya
Uma cidade entre os rios Volga e Klyazma. Conduz sua cronologia desde 1539. É conhecido como o centro da tecelagem e da fabricação de sabão. Na lista de assentamentos históricos na Rússia. É interessante para museus e monumentos religiosos, um lugar especial pertence ao antigo mosteiro Nikolo-Shartomsky e ao conjunto da Catedral da Ressurreição com uma torre sineira de 106 metros. Um objeto único foi preservado em Shuya - um pavilhão com uma escala de vagão, o único no país.
População - 58 mil pessoas.
Vichuga
A cidade foi fundada oficialmente em 1925, mas os primeiros assentamentos são mencionados em 1482. No século 19, a indústria têxtil estava se desenvolvendo ativamente, surgindo grandes dinastias de fabricantes. A maioria das atrações da cidade está associada aos industriais Konovalov - edifícios de fábricas, um hospital, uma creche, a Igreja da Santa Ressurreição, o Palácio Konovalovsky, um parque com cedros, etc.
População - 35 mil pessoas.
Furmanov
Localizado no Rio Shacha. Foi fundada em 1624 como vila de Sereda-Upino. Desde meados do século XIX é o centro da indústria fabril. Desde 1918 - a cidade de Sereda, em 1941 passou a se chamar Furmanov. Existem empresas nas indústrias têxtil, de construção de máquinas e florestal. Local de nascimento do escritor D.A.Furmanov, um museu foi criado em sua homenagem. A galeria de arte, museu de história local, mansões e templos antigos são dignos de nota.
População - 34,3 mil pessoas.
Teikovo
Uma cidade às margens do rio Vyazma. Conhecida desde o século XVII. Em 1787 surgiu uma fábrica de tecelagem. Status de cidade - desde 1918. A costura, a produção de algodão e a engenharia mecânica estão se desenvolvendo. Existe uma estação ferroviária. Objetos notáveis incluem Ilyinskaya, igrejas Nikolskaya dos séculos 17 a 18, vários edifícios do período mercantil. Entre os monumentos naturais está o Lago Rubskoye, o maior da região. As tropas de foguetes estão baseadas em Teikovo.
População - 32,8 mil pessoas.
Kokhma
Localizado a 10 km de Ivanovo, no rio Uvod. As primeiras menções são em 1619. Nos séculos XVIII-XIX, manufaturas de algodão e linho foram construídas, e Kokhma tornou-se um grande assentamento industrial, e desde 1925 - uma cidade. Existe uma estação ferroviária. A indústria têxtil e a engenharia mecânica estão se desenvolvendo. De interesse são o museu histórico, a Igreja da Anunciação, a propriedade dos mercadores Yasyuninsky, edifícios de fábricas antigas.
População - 30,3 mil pessoas.
Springs
Localizado nas margens do rio Yuksha. Foi fundado em 1606 no Mosteiro de Mulheres de Intercessão. Dois séculos depois, começou a ser construída a fábrica de tecelagem dos Krasilshchikovs, posteriormente transformada na ceifeira-debulhadora bolchevique, a maior da Rússia. Existem empresas têxteis, uma fábrica de construção de máquinas, uma fábrica de roupas. A fonte de cura que deu nome à cidade não secou por mais de 500 anos. Uma capela foi construída sobre ele.
População - 24,7 mil pessoas.
Privolzhsk
Localizada na costa do Rio Shacha. Foi fundada como a vila de Yakovlevskoe em 1485. Privolzhsk recebeu seu nome e status de cidade em 1938. Na cidade existe uma joalheria e uma fábrica de linho. As principais atrações são monumentos religiosos antigos. Com base no mosteiro feminino de São Nicolau, foi criado um centro de peregrinação ortodoxa, que inclui banhos, uma capela, um hotel, uma loja de igreja e um café.
A população é de 15,8 mil pessoas.
Yuzha
Uma cidade às margens do Lago Vasal. A história remonta a 1628. Em 1862, uma grande fiação de papel começou a ser construída e Yuzha tornou-se um assentamento de trabalhadores. Em 1925 foi premiada com o estatuto de cidade. A fábrica de fiação e tecelagem ainda funciona. Vários edifícios históricos sobreviveram na cidade. A vila de Kholui fica a 10 km de distância, famosa por sua pintura de ícones e uma forma de arte única - miniatura de laca em papel machê.
População - 12,8 mil pessoas.
Zavolzhsk
A cidade às margens do reservatório Gorky está localizada em frente a Kineshma, à qual está conectada por uma ponte. Desde 1954 tem o estatuto de cidade. As principais empresas são uma fábrica de produtos químicos, fábricas de fibras e malhas. Entre as atrações estão o museu da cidade e a Casa da Cultura nas antigas mansões Burnaev-Kurochkin, as ruínas da propriedade do astrônomo F. Bredikhin, a Igreja da Epifania do século XVIII.
População - 10,4 mil pessoas.
Navoloki
Localizada na margem do reservatório Gorky, a 10 km de Kineshma. Após a construção de uma fábrica de tecelagem em 1880, tornou-se um centro de produção têxtil. Em 1938 tornou-se uma cidade. As empresas líderes são uma fábrica de algodão e uma fábrica de roupas. Nas proximidades, no território do sanatório im. Foi construído Stanko, um complexo de esqui com 2 pistas, teleférico, pista de patinação, etc.
População - 9,5 mil pessoas.
Yuryevets
Localizada na costa do reservatório de Gorky. A história remonta a 1225. Desde 1778 - no status de cidade. A cidade é interessante pelos templos antigos, vários museus, incluindo o centro cultural de A. Tarkovsky, o museu-teatro da boneca de pano, o museu dos arquitetos Vesnins. Yuryevets é cercada por florestas de coníferas e é considerada uma das regiões mais ecologicamente limpas da parte central do país.
População - 8,4 mil pessoas.
Komsomolsk
Uma cidade às margens do rio Ukhtokhma. Tudo começou com a aldeia dos engenheiros de energia, fundada em 1931 durante a construção da usina de turfa Ivanovo. Em 1950 foi transformada em cidade. Em Komsomolsk existem a fábrica Spetselectromagnet, uma fiação e uma empresa da indústria madeireira. As atrações locais incluem a Usina Elétrica do Distrito Estadual de Ivanovskaya, a Igreja da Natividade de Cristo e várias igrejas do século 18 nas proximidades.
População - 8,4 mil pessoas.
Puchezh
Localizada na costa do reservatório de Gorky. Fundado em 1594. Nos anos 50 do século passado, durante a construção da hidrelétrica de Gorky, a cidade velha foi totalmente inundada por um reservatório, e a nova foi reconstruída em um local mais alto. Predominam as empresas das indústrias ligeira e alimentar. Produtos de linho com bordados são populares.Existem poucas atrações - memoriais de guerra, monumentos, um museu do folclore local.
População - 7 mil pessoas.
Gavrilov Posad
Uma cidade às margens do rio Irmes. Conhecido desde 1434. A história do desenvolvimento do povoado está associada à coudelaria soberana, fundada em seu território durante o reinado de Ivan, o Terrível. Em 1789, recebeu o status de cidade. Há uma fábrica de tecidos, uma fazenda de cavalos e uma estação ferroviária. As principais atrações são o conjunto de templos do pátio Ilyinsky do mosteiro de Vvedensky, os edifícios da coudelaria do palácio e o corpo de bombeiros.
População - 5,7 mil pessoas.
Plyos
Localizado no rio Shokhonka. Foi mencionado pela primeira vez em 1141. Cidade - desde 1778. Listado na lista de assentamentos históricos. Centro cultural e turístico da região, não existe indústria. É famosa por suas igrejas antigas, as mais antigas são a Catedral da Assunção e a Igreja da Ressurreição de 1698-99. Existem muitos museus interessantes - paisagem, antiga família russa, casa-museu de I. I. Levitan, etc. Existem várias galerias de arte.
População - 1.800 pessoas.
PGT Lezhnevo
Está localizado a 25 km de Ivanovo, no rio Ukhtokhma. Fundado em 1239. Desde 1925 tem o estatuto de vila. Ele aparece na lista de cidades históricas da Rússia. Existem fábricas de cerveja e laticínios, empresas de marcenaria. Na aldeia e arredores destacam-se os templos preservados dos séculos XVIII a XIX, a construção do Hospital Zemsky, o Monumento aos Compatriotas Mortos com o Beco dos Heróis, o cemitério militar da Segunda Guerra Mundial.
População - 7,8 mil pessoas.
Village Old Vichuga
Localizado no rio Vichuzhanka, a 5 km da cidade de Vichuga. Os primeiros registros escritos do assentamento datam de 1482. O status da cidade - desde 1938. Os objetos de patrimônio cultural da vila incluem a propriedade da família Tatishchev do início do século 19 com um parque e um lago artificial, edifícios da mais antiga fábrica de fiação e tecelagem da área em 1858, a Igreja Sergiev-Radonezh de 1828.
População - 4,8 mil habitantes.
PGT Palekh
Localizado no rio Paleshka, o antigo centro de miniaturas de laca e pintura de ícones. Surgiu no século IX e foi mencionada pela primeira vez no século XVII. Desde 1947 - cidade. A fábrica de costura e a empresa russa de miniaturas de laca estão em operação. A escola de arte local treina mestres da arte Palekh. Notáveis são os templos de Ilyinsky e da Santa Cruz do século 18, o museu de arte Palekh, casas-museus e oficinas de artistas.
População - 4,8 mil pessoas.