A região de Vologda é a pérola do norte da Rússia. Há de tudo para diferentes tipos de turismo: natureza única e limpa, cidades antigas e lugares sagrados. A região está incluída nos objetos da rota "Colar de Prata da Rússia". Existem várias áreas naturais protegidas na região. O maior deles é o Parque do Norte Russo no distrito de Kirillovsky, nas florestas únicas onde existem muitos animais selvagens.
Os assentamentos da região em sua maior parte têm uma longa história, alguns deles estiveram nas origens das terras russas. Devido à sua localização, a região sofreu pouco com as guerras, muitos monumentos de história, religião e arquitetura foram preservados aqui. Viajando pela região de Vologda, você pode não só tocar na antiguidade, mas também estudar o artesanato popular, adquirir as criações dos artesãos locais.
As maiores cidades da região de Vologda
Lista das maiores cidades em população da região.
Cherepovets
A maior cidade da região. Ele está localizado perto do reservatório de Rybinsk, 125 km a oeste de Vologda. A cidade possui uma rica cultura e história. Você pode ver templos antigos, visitar os museus da cidade, Milyutin, o artista Vereshchagin, a propriedade Galsky. Há muitos lugares bonitos para passear na cidade, e no reservatório de Rybinsk existem bases de caça e pesca. Festivais de música bárdica, clássica e rock são realizados anualmente.
População - 318 mil pessoas.
Vologda
O centro da região, uma antiga cidade conhecida desde o século XII. A cidade atrai turistas devido às suas ricas tradições de confecção de rendas, pintura de ícones e arquitetura em madeira. O centro da cidade pode ser visto escalando a torre do sino da Catedral de Santa Sofia do século 16. Imperdível é o museu dentro das paredes do Kremlin de Vologda, a Catedral da Ressurreição do século 18, o Museu de Pedro I e o dique da cidade. Em Vologda, existe um extenso Jardim Botânico e a residência do Padre Frost.
População - 308 530 pessoas (2021).
Falcão
Uma pequena cidade a 25 km de Vologda, localizada às margens do rio Sukhona. Anteriormente, este local era denominado aldeia de Sokolovo, sendo mencionado em fontes desde o século XVII. A cidade é famosa em todo o país pela grande produção de papel e papelão. Aqui você pode visitar o Museu do Papel, o Museu do Lore Local com uma rica exposição de objetos da vida antiga.
População - 37 mil pessoas.
Veliky Ustyug
A pequena cidade é conhecida em todo o país por sua história milenar e por sua principal atração. É aqui que a pátria do Pai Natal foi oficialmente anunciada. Os turistas também são atraídos por um grande número de monumentos arquitetônicos incluídos no número de sítios de patrimônio cultural: igrejas, solares, mosteiros. No centro da cidade existe um parque cultural, construído no século XIX, para caminhadas e lazer.
A população é de 30 mil pessoas.
Gryazovets
A cidade está localizada a 50 km ao sul de Vologda. Fundada desde a época de Ivan, o Terrível, é tradicionalmente um centro de artesanato e comércio. Em nossa época, edifícios do século 19 foram preservados no centro da cidade: galerias comerciais, casarões de pedra. Existem casas de madeira entalhada nos arredores. Gryazovets está localizado no centro da "Floresta Komel", que abriga vários mosteiros antigos.
População - 14 mil pessoas.
Babaevo
Uma cidade aconchegante a 300 km a oeste do centro regional, fica às margens do rio Kolp. A própria cidade com a arquitetura do início do século 20 e seus arredores são de interesse para visitar. Nos arredores há um monumento natural protegido Kamennaya Gora, em seu território há um sanatório. Esta área natural é reconhecida como ecologicamente limpa. Perto de Babaevo, na aldeia de Borisovo-Sudskoye, vários solares foram preservados, existe uma antiga igreja e um museu histórico.
População - 11 mil pessoas.
Vytegra
A cidade está localizada a 360 km a noroeste de Vologda. O nome vem do rio Vytegra, onde fica a cidade. A partir daqui, são apenas 15 km até ao Lago Onega. Na margem direita, muitos monumentos arquitetônicos dos séculos 17 a 19, antigas igrejas ortodoxas foram preservadas. Existem vários museus, incluindo o Submarino B-440. Existem lagos cársticos únicos no distrito de Vytegorsky.
População - 10 mil pessoas.
Totma
A cidade está localizada às margens do rio Sukhona, a uma distância de 215 km do centro da região. Foi fundada em 1137. A parte principal dos edifícios históricos foi preservada aqui, graças ao qual a cidade está incluída na lista das cidades históricas de especial valor. O estilo arquitetônico da cidade é especialmente distinguido em uma direção separada "Totem Barroco". Existem vários museus na própria cidade, bem como nas proximidades, incluindo o Museu N. Rubtsov na aldeia de Nikolskoye.
População - 9.895 pessoas (2017)
Kharovsk
Geograficamente, a cidade está localizada no centro da região. A cidade foi fundada no início do século 20 durante a construção de uma estação ferroviária. Existem várias rotas turísticas no distrito de Kharovsky. Uma viagem aos lugares memoráveis de Vasily Belov contará sobre a vida do escritor e os heróis de suas obras. Existem programas para os amantes da antiguidade ortodoxa e até desportos motorizados radicais.
População - 9 mil pessoas.
Belozersk
A cidade às margens do Lago Branco foi mencionada pela primeira vez no Conto dos Anos Passados. Os hóspedes podem visitar o Kremlin de Belozersky com a Catedral da Transfiguração (século 17) no centro, igrejas antigas: a Assunção (século 16), o Salvador Todo-Misericordioso (século 18). O centro da cidade preservou as construções de pedra do início do século XIX praticamente inalteradas. Todos os anos o festival "Epopeias de Beloozero" é realizado aqui.
População - 9 mil pessoas.
Ustyuzhna
A cidade está localizada 250 ao sudoeste de Vologda, no rio Mologa. O local é famoso por seus ferreiros habilidosos, também conhecidos como "Campo de Ferro". Hoje, um festival anual de ferraria é realizado aqui. As exposições do museu guardam as obras de Aivazovsky e Kustodiev, obras de arte artesanal, objetos da pintura de ícones da Antiga Rússia. Existem várias igrejas dos séculos 17 a 18 na cidade. Uma casa-museu de Kuprin e Batyushkov foi inaugurada na propriedade Danilovskoye.
População - 8.700 pessoas.
Nikolsk
A cidade está localizada às margens do rio Yug, do centro da região até ela a distância é de 440 km ao leste. Em primeiro lugar, a natureza local é bela: pinhais com muitos animais selvagens, bétulas, rios transparentes. Existem lugares sagrados únicos aqui. A arquitetura da cidade é composta por casas com mezaninos, decorações esculpidas, varandas. O turismo rural está se desenvolvendo ativamente: programas com pesca e caça, aprendizado de artesanato e visita a feiras.
População - 8 mil habitantes.
Kirillov
A cidade está localizada a 100 km de Cherepovets. Desde os tempos medievais, esses lugares eram considerados sagrados, o nome foi dado à cidade pelo nome do monge Cirilo, que fundou o mosteiro Kirillo-Belozersky aqui em 1397. O edifício mais antigo do imponente complexo do mosteiro é a Catedral da Assunção em 1497, um edifício único de três níveis com torres altas. Existem vários mosteiros antigos ativos na área.
População - 7,5 mil pessoas.
Krasavino
A cidade está localizada na região de Velikoustyug, no norte do rio Dvina. As paisagens naturais desses lugares costumam ser chamadas de norte da Suíça: florestas e prados verdes, colinas, lagos e rios transparentes. Nos arredores da cidade existe um monumento natural de pederneiras coloridas com depósitos únicos de minerais, animais e plantas do Livro Vermelho. Na cidade existe um museu "cabana russa", um museu do herói da Rússia S. A. Preminin.
População - 6 mil pessoas.
Kadnikov
A cidade está localizada no distrito de Sokolsky. Várias rotas turísticas levam até aqui para os amantes da arquitetura antiga, igrejas ortodoxas e mosteiros. O centro da cidade preservou os edifícios de pedra do século 19, 18 edifícios estão incluídos na lista de patrimônios culturais.Perto de Kadnikov, há um monumento da natureza e da história "Montanhas Fox", havia um acampamento de pessoas antigas.
População - 4,5 mil pessoas.