As cidades da Turquia são em sua maioria densamente povoadas. Quase 15 milhões de pessoas vivem aqui em caráter permanente. O antigo centro do Império Otomano fica na junção da Europa e da Ásia e também é famoso pela rica herança de eras anteriores. A capital do país, Ancara, é três vezes menor em população. Existem mais 7 cidades milionárias na Turquia, e até mesmo o menor assentamento de nossa lista ultrapassou com segurança a marca de 250 mil pessoas.
A Turquia é um país islâmico com suas próprias tradições e regras. Isso não a impede de desenvolver a indústria do turismo. Férias na praia com preços acessíveis e serviço de qualidade se tornaram a marca registrada da região. Portanto, as pessoas vêm aqui não apenas para inspecionar mesquitas e ruínas antigas, mas também para as praias hospitaleiras de Antalya e Izmir.
As maiores cidades da Turquia
Lista das maiores cidades em termos de população do país.
Istambul
A antiga capital do Império Otomano e três outros impérios se estendem ao longo das margens do Bósforo. O estreito delimita a Ásia e a Europa, então a cidade pertence às duas partes do mundo ao mesmo tempo. Istambul é uma cidade de museus e obras-primas arquitetônicas. Sua Mesquita Azul se tornou o protótipo de dezenas de santuários muçulmanos em todo o mundo. Os mercados da cidade são uma reminiscência do passado. Ao mesmo tempo, Istambul há muito é classificada entre as megacidades modernas.
População - 14 669 958 pessoas (2018)
Ancara
A capital da Turquia foi fundada no século 7 aC. O status de principal cidade do país foi concedido a Ancara em 1923. Banhos, templos, Coluna de Juliano - um legado da era romana. A cidadela de Hisar e o cemitério permanecem desde o tempo dos bizantinos. A maioria dos pontos turísticos foi construída pelos otomanos. Os locais obrigatórios são a Mesquita Haji-Bairam, o Mausoléu Ataturk e o Mercado Mahmud Pasha.
População - 4.875.803 pessoas (2018).
Izmir
O centro administrativo da província de mesmo nome. A cidade é considerada uma das mais antigas da bacia do Mediterrâneo. Em seu lugar no passado estava a Esmirna grega, da qual existem ruínas. Izmir é o lar da maior escultura em relevo do país - o rosto de Mustafa Kemal Ataturk, projetando-se da rocha. A estrutura de 40 metros foi erguida em 2009. As áreas do resort estão localizadas fora da cidade.
População - 2 931 414 pessoas (2018).
Bursa
Localizado no sopé do Monte Uludag. A decoração da cidade são as mesquitas. A fachada da Mesquita Verde é decorada com mármore, e o espaço interno é coberto com azulejos verdes. Ulu Jami é diferente de outras arquiteturas com múltiplas cúpulas. A Mesquita Murad I foi construída sob a influência da cultura europeia. Ele também visita Bursa para tratamento: a água das fontes termais locais é usada para beber e tomar banho.
População - 1.925.900 (2018).
Adana
Fica às margens do rio Seikhan. Daqui até a costa do Mediterrâneo, 50 quilômetros. O reservatório Seikhan foi construído na periferia norte da cidade. No território de Adana estão a ponte mais longa do país - Chatalan e a maior mesquita da Turquia - Sabanci. Outros locais icônicos: Love Island, Old Town, Mosaic e Ataturk Museums, Old Dam, Central Park.
População - 1.715.226 pessoas (2018).
Gaziantep
Localizado próximo à encosta da cordilheira Taurus. A uma distância de 40 quilômetros está a costa do Eufrates. Os principais museus da cidade são etnográficos e arqueológicos. Em homenagem aos soldados que defenderam a cidade dos franceses, um Memorial aos Mártires foi erguido. A antiga catedral armênia foi reconstruída na mesquita Kyurtulus. E a Igreja Católica Kendirla foi convertida em uma galeria.
População - 1.626.415 pessoas (2018).
Konya
Uma cidade no sudoeste da Turquia. Por mais de 200 anos, Konya foi a capital do Império Seljuk. Hoje, a cidade tem fama de uma das mais conservadoras e religiosas do país. Passeios turísticos: o museu de cerâmica na madrassa de Karatay, a mesquita Alaaddin Keykubat do século 12, o mausoléu de Mevlana. O festival dos dervixes acontece em meados de dezembro.
População - 1 268 915 pessoas (2018).
Antalya
Porto na costa do Mediterrâneo. Um dos principais balneários da região: durante a temporada, o número de pessoas na cidade dobra. O aeroporto internacional, infra-estrutura desenvolvida, entretenimento para todos os gostos, hotéis confortáveis são as principais vantagens de Antalya. Além de relaxar na água, o turista faz um passeio pela região litorânea de Kaleici, visita o museu arqueológico e a antiga cidade de Termessos.
População - 1.194.204 pessoas (2018).
Diyarbakir
A capital não oficial do Curdistão turco é baseada no rio Tigre. As muralhas da cidade, construídas com pedras de basalto, foram parcialmente preservadas. No século 7, uma das igrejas de Diyarbakir foi reconstruída na mesquita Ulu Jami. Outras atrações: Palácio Artukogullara, Museu da filósofa Zia Gökalp, Hasan Pasha Caravanserai. A melhor lembrança daqui é uma peça de prata ou um tapete.
População - 1.010.032 pessoas (2018).
Mersin
Porto marítimo na costa sudeste. Uma zona de livre comércio foi fundada na cidade. Os aterros e avenidas divergem do estilo oriental típico desta região. Palmeiras são plantadas por toda parte, parques são construídos, há lugares para descansar à sombra. A maioria dos hotéis em Mersin são de tipo europeu. A cidade possui uma catedral católica, uma ópera estadual, um museu de arte e cultura.
População - 974 091 pessoas (2018).
Kayseri
Ele está localizado nas encostas do vulcão Erciyas. A madrassa com o hospital mais antigo da Anatólia foi transformada em um museu da medicina. São organizadas visitas guiadas às fábricas de tapetes em operação, onde você pode aprender mais sobre tecelagem e comprar peças prontas. A fortaleza da cidade foi construída na época de Justiniano e está bem preservada. As cidades subterrâneas estão entre os lugares incomuns nos arredores de Kayseri.
População - 929 712 pessoas (2018).
Eskisehir
Fundado com o nome de Doriley. Cidade estudantil: A Anatolian University é uma das cinco maiores universidades do mundo em termos de número de alunos. O rio Porsuk atravessa Eskisehir. Barcos de recreio passam por ela, pontes são lançadas de costa a costa em todos os lugares. A principal mesquita da cidade é Kurshunlu, construída no século XIV. Uma base da força aérea foi construída nas proximidades.
População - 746 536 pessoas (2018).
Gebze
Ocupa parte da costa oriental do Mar de Mármara. Ao contrário dos turistas estrangeiros, os turcos costumam escolher esta cidade para recreação. As ruínas da fortaleza de Eskihisar foram preservadas. Há um parque de praia e várias praças. A principal atração de Gebze é um complexo arquitetônico, que inclui: a mesquita de Choban Mustafa Pasha, um caravançarai, um museu, um grande jardim, um hotel e uma biblioteca.
População - 686 813 pessoas (2018).
Denizli
Localizado no sudoeste da Turquia. A cidade é rica em vegetação, pois todo o vale se distingue pela fertilidade do terreno. Nos últimos anos, vários hotéis modernos foram construídos, e seu número total ultrapassou as três dúzias. As ruínas da capital da antiga Frígia foram preservadas não muito longe da cidade, e a famosa piscina Cleópatra pode ser encontrada na fonte termal.
População - 611.158 pessoas (2018).
Samsun
Porto do Mar Negro no norte do país. As áreas urbanas estendem-se ao longo da costa entre dois deltas de rios. O principal monumento da cidade é a Estátua de Honra - a escultura equestre de Ataturk. Desde 2003, o navio-museu Bandirma está aberto para visitas - esta é uma cópia exata do navio em que Atatturk navegou para a Turquia. Nos arredores existem cachoeiras, uma fonte termal, uma vila amazônica e o único clube de golfe do mundo construído no mar.
População - 595.373 pessoas (2018).
Sanliurfa
O desenvolvimento da cidade foi facilitado por sua localização no cruzamento de rotas comerciais. A fronteira com a Síria fica próxima. Sanliurfa tinha nomes diferentes, o atual é formado a partir da palavra "glorioso" - em homenagem aos lutadores locais contra a ocupação francesa. Os bairros antigos foram preservados, incluindo casas em cavernas que se projetam das encostas das montanhas. As escavações realizadas até agora encheram o museu da cidade de exposições.
População - 573 769 pessoas (2018).
Kahramanmarash
Os distritos da cidade se estendem ao longo da planície ao pé do maciço oriental de Taurus. Sorvetes e têxteis desta área são conhecidos mesmo fora da Turquia. Kahramanmaras também ocupa o segundo lugar, depois de Istambul, no ranking dos fabricantes de produtos de ouro. Há uma cidadela em uma colina no centro da cidade. As mesquitas locais têm valor histórico. Alguns são datados dos séculos XV e XVI.
População - 517 923 pessoas (2018).
Adapazarı
Centro agrícola no noroeste da Turquia. Uma colheita impressionante de vegetais e frutas para os padrões do país é colhida aqui. Inicialmente, a terra não era tão fértil. A situação mudou com a introdução de um moderno sistema de irrigação de campos. A ponte Beshkopru é um legado da era bizantina. Seu comprimento é de 429 metros. Villas, restaurantes e hotéis foram construídos nos arredores do Lago Sapanca.
População - 510 337 pessoas (2018).
Wang
Ocupa a costa leste do lago de mesmo nome. Um aeroporto e vários intercâmbios de transporte foram construídos nas proximidades. Os passeios turísticos no leste da Turquia partem de Van em diferentes direções. Você pode ficar em hotéis baratos ou gastar dinheiro com o aluguel de uma villa. Passeios turísticos: o museu da cidade, tumbas cuneiformes, uma antiga fortaleza, as ruínas de uma cidade estranha.
População - 480 519 pessoas (2018).
Malatya
A capital da província com o mesmo nome no sudeste do país. Na Cidade Velha, entre outras edificações, destaca-se o castelo, fundado durante o reinado do imperador Tito. Sua construção foi concluída apenas durante o reinado de Justiniano. Nos arredores de Malatya e arredores, existem muitas vinhas e pomares com oliveiras. Arslantepe hillfort também sobreviveu nos subúrbios.
População - 453.104 pessoas (2018).
Homem Morcego
Fica às margens do rio de mesmo nome. O nome anterior é Elich. Ainda é usado pelas comunidades curdas até hoje. O desenvolvimento da cidade começou na década de 50 do século passado, quando aqui foi descoberto um campo de petróleo e construídos empreendimentos industriais. Uma base da força aérea da OTAN está localizada em Batman. Existem locais históricos na vizinha Kozluk e Hasankeyf.
População - 419 517 pessoas (2018).
Erzurum
Ele está localizado em um planalto a uma altitude de cerca de 1700 metros acima do nível do mar. A cidade possui um rico patrimônio histórico, já que bizantinos, árabes, armênios, seljúcidas dominaram aqui em diferentes períodos. No entanto, o terremoto de 1939 destruiu muitos edifícios icônicos. Estâncias de esqui e centros desportivos foram construídos nas proximidades. Portanto, o pico da atividade turística ocorre no inverno.
População - 409 253 pessoas (2018).
Manisa
Uma cidade perto da costa do Mar Egeu. Nas ruas de Manisa, a arquitetura é dominada pelos estilos Seljuk e Otomano. A mesquita principal da área foi construída no século XVI. Ele hospeda o festival Mesir Majunu toda primavera. Nasceu em homenagem ao elixir que curou a mãe do Sultão Suleiman. Os limites do parque nacional começam nas proximidades da cidade.
População - 365.954 pessoas (2018).
Elazig
Foi fundado em 1834 e chamava-se Mamuret-ul-Aziz. Existem muitos reservatórios ao redor, portanto, não há calor, mesmo em altas temperaturas do ar. A fortaleza do leite permaneceu em Elazig desde a era Urartu. A Mesquita Sara Khatun remonta ao século XV. A sua característica distintiva é a talha em pedra, que foi utilizada para decorar a fachada. Há também uma igreja cristã na cidade - o Templo Vermelho.
População - 353 629 pessoas (2018).
Sivas
A cidade da parte central da Turquia. Desenvolvido graças à construção de empreendimentos industriais. As principais atrações estão concentradas em torno do Parque da Cidade. A mesquita mais antiga de Sivas foi construída em 1197. O Shivaye Madrasah convida os hóspedes não apenas a ver os ornamentos históricos do século 13, mas também a visitar o bazar, onde são vendidos produtos de artesãos locais e tapetes.
População - 348 680 pessoas (2018).
Antakya
A cidade foi originalmente nomeada em homenagem ao rei Antíoco. Tornou-se parte da Turquia apenas em 1938. Os pontos turísticos mais significativos estão relacionados à cultura cristã. Entre eles em primeiro lugar está a Igreja de São Pedro. Há também uma estátua do apóstolo em Antakya. O Museu Arqueológico da cidade possui a segunda maior coleção de mosaicos do planeta.
População - 341.196 pessoas (2018).
Izmit
Localizada em uma estreita faixa da costa do Mar de Mármara. A cidade é condicionalmente dividida em duas partes: uma é dominada por edifícios baixos tradicionais e ruas estreitas, a outra é um centro de negócios com edifícios de vários andares e um sistema de transporte desenvolvido. O Parque Seka local é uma simbiose de um aterro e uma área de parque. Existem vários museus, incluindo o naval.
População - 330 730 pessoas (2018).
Balikesir
O centro da província de mesmo nome está localizado próximo à costa do Mar de Mármara. A mesquita mais antiga da cidade chama-se Yildirim e foi construída durante o período otomano. A Torre do Relógio Balıkesir é uma réplica da Torre Galata localizada em Istambul. Foi destruído durante o terremoto e reconstruído novamente. A cidade possui um museu de fotografia - o único na Turquia.
População - 302 524 pessoas (2018).
Chorlu
Durante as campanhas romanas, era chamado de Kenofrurium. Луorlu é famosa por sua indústria têxtil. Marcas mundiais em épocas diferentes tiveram suas fábricas aqui. Por exemplo, Levi's e Mavi Jeans. A cidade está repleta de lojas, pequenos mercados espontâneos, pavilhões de comércio e lojas oficiais. Passeios turísticos: Mesquita Fatiha, Memorial da Guerra, Museu da Cidade.
População - 280 391 pessoas (2018).
Trabzon
Uma cidade na costa do Mar Negro. O marco cristão mais antigo é a Igreja de Santa Ana, construída entre os séculos VI e VII. Devido à construção da rodovia, a praia local desapareceu. A área de lazer mais próxima fica a cerca de 10 quilômetros, mas não é tão bem equipada quanto os resorts típicos da Turquia. Há uma estação de esqui perto da cidade.
População - 273 864 pessoas (2018).