45 atrações principais de Vologda

Pin
Send
Share
Send

A incrível cidade do norte é famosa por sua cultura, tradições e artesãos. As rotas turísticas mais populares incluem a visita a monumentos de arquitetura de madeira - antigas mansões nobres e mercantes. No centro da cidade existe um museu, decorado com a mesma "paliçada esculpida" da canção do grupo Pesnyary. O Museu da Renda é dedicado à arte de fazer rendas.

O primeiro lugar onde os turistas desejam chegar em Vologda é o Kremlin do século XVI. No seu território foram preservados edifícios antigos, existem salas de exposições de museus. Particularmente interessantes são os edifícios do Tribunal Episcopal, cujo conjunto arquitetônico é chamado de "pequeno Kremlin". Também no território do Kremlin de Vologda está o edifício de pedra mais antigo da cidade - a Igreja de Sofia, construída em 1568.

Os lugares mais interessantes e bonitos

Lista, fotos com nomes e descrições dos melhores pontos turísticos de Vologda. Ele o ajudará a planejar rotas e escolher excursões para explorar os principais lugares da cidade e seus arredores em 2-3 dias.

Vologda Kremlin

Fortificação em pedra, fundada no século XVI. O conjunto do Vologda Kremlin é feito no estilo do norte da Rússia. O programa de excursão de visita ao Kremlin inclui visitas a monumentos arquitetônicos dos séculos XVI-XVII e salas de exposições de museus. Os edifícios da corte do bispo ou de Consistorsky são os mais bem preservados. A Catedral de Santa Sofia de 1568, a famosa torre do sino com um deck de observação, também parece boa.

Recomendamos: 35 melhores centros recreativos da região de Vologda.

Praça do Kremlin

Localizado junto ao pátio do Bispo. O conjunto arquitetônico da praça vem se formando há vários séculos - edifícios de diferentes épocas e estilos estão localizados nela. Seu pavimento de madeira foi substituído por um de pedra em 1947. No início do século XXI, a praça de pedestres passou por uma grande reconstrução - colocaram azulejos em vez de gramado, atualizaram a aparência de prédios antigos, instalaram bancos e lanternas.

Não perca: 30 atrações principais no Oblast de Vologda.

Rio Vologda

O rio divide a cidade em duas partes. Barcaças e navios a motor não vão ao longo do rio raso, mas você pode andar de scooter ou barco. Uma caminhada ao longo de uma das margens confortáveis ​​vai lhe dar muitas emoções vivas. Existem três diques em Vologda - o Kremlin e Prechistenskaya na margem direita e o dique do 6º exército à esquerda. Eles são equipados com zonas de passeio, objetos de arte e monumentos incomuns.

Praça da Revolução

A praça central da cidade, onde se concentram os pontos turísticos icônicos da cidade. No parque Komsomolsky, que faz parte da praça, existe um complexo memorial com a Chama Eterna. Em 1977, foi erguido o Monumento aos Heróis da Guerra Civil. As casas da praça têm uma longa história. O prédio da escola de música anteriormente abrigava a Duma da cidade, e dentro das paredes da Filarmônica - a Assembleia Nobre.

Monumento ao 800º aniversário de Vologda

Localizado em um lugar pitoresco nas margens do rio próximo ao Vologda Kremlin. O monumento oferece uma excelente vista das curvas dos rios, parques e templos. Um monumento foi erguido em 1959 no local da Igreja da Ressurreição de Cristo. Os baixos-relevos do alto obelisco contam sobre os principais marcos na história de 800 anos de Vologda. O obelisco é revestido de granito cinza, as bordas de sua base são decoradas com nichos em arco, kokoshniks.

Museu da Renda

Vologda é famosa por suas rendeiras. Esta embarcação teve origem no século 19 e ainda é de interesse. O museu dedicado às rendas Vologda está localizado na praça do Kremlin, no centro da cidade. Este é o antigo prédio do Banco do Estado, um monumento da cultura e da arquitetura. Mais de 500 exposições contam sobre a história da confecção de renda em Vologda, o desenvolvimento do artesanato, há uma oficina.

Centro de artesanato "Carved Palisade"

Dedicada à arte do bordado. O centro ajuda os artesãos da cidade a realizar seu potencial criativo. Eles realizam exposições com trabalhos únicos de artesãos, dão palestras, organizam noites temáticas. Para os hóspedes, há masterclasses de modelagem, pintura de brinquedos de argila, costura de bonecas a partir de restos, tecelagem de casca de bétula e esculturas em madeira. O museu está localizado em uma casa com jardim frontal esculpido perto da Igreja de Varlaam Khutynsky.

Jardim botânico "Botanica"

O jardim tem 2200 m². Foi inaugurado em 2016, mas já colecionou uma coleção impressionante de vários tipos de plantas. Entre 800 exemplares de plantas, existem exóticas e listadas no Livro Vermelho. Eles são coletados em todo o mundo - Austrália, África, América, Ásia, Europa. Separado das estufas, existe um jardim com brilhantes borboletas tropicais, onde vivem camaleões, aranhas, répteis, coelhos, pássaros, iguanas, furões.

Casa-Museu de Pedro I

A casa de pedra de um andar é um monumento arquitetônico do século XVII. Uma pequena casa de dois cômodos pertencia à Sra. Goutman. No período de 1692 a 1724, o Imperador Pedro I visitou Vologda 5 vezes e cada uma das suas visitas ficou nesta casa. O museu está localizado dentro de suas paredes desde 1885. Sua exposição conta com cerca de 500 antiguidades. O orgulho da coleção é o espelho de Pedro I, suas roupas e uma máscara mortuária.

Museu "Vologda Link"

Localizado na Rua Ulyanova, em um prédio de madeira onde Stalin foi exilado na década de 1920. No final do século 19 e no início do século 20, cerca de 10.000 pessoas foram enviadas ao exílio em Vologda. As exposições do museu são dedicadas à vida dos exilados políticos em Vologda. Estão expostos coisas da vida dos exilados, incluindo documentos da prisão e documentos pertencentes a gendarmes. O cenário da sala de confinamento de Stalin foi recriado. A exposição principal da sala é a figura de cera de Stalin.

Conjunto da Ponte de Pedra

A ponte de pedestres é lançada sobre o rio Zolotukha. Construído de acordo com o projeto de Bortnikov em 1789-1791. Sobreviveram duas torres, que fazem parte do conjunto da ponte, à qual está anexada uma galeria comercial. Em vez de duas torres desmontadas, os hotéis Passage e Hermitage foram construídos no lado sul. Em 1936, Kamenny Most se tornou a primeira rua pavimentada da cidade. Agora é um local favorito para músicos e artistas de rua.

Mosteiro Spaso-Prilutsky

Um dos mosteiros mais antigos de todo o norte da Rússia. Foi fundado em 1371 por São Dmitry Prilutsky, um discípulo de Sérgio de Radonezh. Localizada no microdistrito de Priluki na curva do rio Vologda. O mosteiro, venerado pelos peregrinos, foi capaz de preservar o conjunto arquitetônico original prático. Os turistas são atraídos aqui pela oportunidade de conhecer a velha cultura russa. Visitas guiadas são organizadas em torno do mosteiro.

Atrações do Kremlin de Vologda

No território do histórico Kremlin e ao lado dele, como era de se esperar, estão os pontos turísticos mais visitados. Vologda não é exceção nesse sentido. Se você estiver com pouco tempo, vá ao Kremlin.

Corte do bispo

Os edifícios da residência dos arcebispos e bispos de Vologda foram erguidos em diferentes períodos - do século XVII ao século XIX. Este é um dos conjuntos mais bem preservados de herdades medievais de governantes espirituais. O edifício mais valioso é o Edifício Econômico de 1659. No total, são 7 edifícios e a Catedral da Ressurreição no território do "pequeno Kremlin". Eles têm interiores históricos bem preservados.

Catedral de Sofia

Igreja ortodoxa de pedra da época de Ivan, o Terrível, construída sob suas ordens. É um importante destino religioso e turístico. Os viajantes estão interessados ​​tanto na aparência externa da catedral quanto em seu interior. Cerca de 5.000 m² de paredes são cobertas com afrescos exclusivos do século XVII. Eles retratam cenas bíblicas e cenas da vida dos santos. O mais ambicioso é o cenário do Juízo Final, localizado na parede oeste.

Igreja Alexander Nevsky

O templo em funcionamento do século 18 é um monumento cultural regional. A igreja de tijolos é coroada com um pináculo típico de Vologda, há um alto campanário. Está sob a tutela dos cossacos locais e tem estatuto militar. No interior, existem placas memoriais com os nomes dos habitantes de Vologda que morreram em conflitos militares. O templo está empenhado em ajudar orfanatos, há uma escola dominical e um estúdio de teatro para jovens.

Catedral da Ressurreição

Foi erguido no final do século 18 no local de uma das torres do Kremlin a partir da pedra desta torre. A catedral de dois andares e cinco cúpulas em estilo barroco é decorada com colunas em estilo italiano, a entrada é feita em estilo império. O interior da catedral, que sobreviveu até hoje, foi quase totalmente concluído no século XIX. Uma galeria de arte está localizada dentro das paredes da catedral. Ele contém um ícone único do século XIV. As inscrições são feitas no antigo alfabeto do Permiano.

Torre do sino do Vologda Kremlin

A torre sineira quadril de oito lados foi erguida em meados do século 17 no estilo clássico tradicional. Em meados do século XIX, foi reconstruída por iniciativa do Bispo Pallady, tornando-se mais alta do que as restantes torres sineiras da cidade. Uma excelente vista da cidade se abre de seu mirante. O projeto da superestrutura da torre sineira foi dirigido pelo arquiteto Schildknecht. A cúpula que coroa a torre sineira é dourada. Os sinos da torre do sino são considerados o relógio principal de Vologda.

Arquitetura de madeira Vologda

A arquitetura de madeira de Vologda é sua marca registrada. São mais de uma centena de antigos casarões e casas de madeira, que são monumentos arquitetônicos.

Casa de Puzan-Puzyrevsky

Uma velha mansão de madeira foi construída em 1823 na rua Yekaterino-Dvoryanskaya, que agora é chamada de Rua Herzen. O nobre casarão com mezanino e mezanino recebeu o status de monumento arquitetônico. Por muito tempo, a embaixada americana foi instalada dentro de suas paredes, então um museu. Diz uma lenda urbana que a casa é habitada pelo fantasma de seu primeiro dono de sobrenome engraçado, que despeja proprietários negligentes.

Casa dos Zasetskikh

A mansão de um andar foi construída na década de 1790. A casa com mezanino e pórtico é considerada a construção de madeira mais antiga da cidade. O monumento arquitetônico federal está localizado na rua Leningradskaya praticamente no centro da cidade. O edifício, com suas vibrantes paredes verdes, é um excelente exemplo de uma clássica mansão nobre. No interior, as portas originais e os fogões de azulejos foram preservados.

Casa do Mercador Samarin

Localizado na rua Sovetskaya, na parte histórica da cidade. O grande edifício de dois andares pertencia ao comerciante Samarin. Ele o construiu em 1910. A família de Samarin morava ali e alguns dos quartos foram alugados. Em 1913-1914, Maria Ulyanova viveu em uma dessas salas, mais tarde eles abriram o Museu Ulyanova, rebatizado de Museu da Vida Mercante. A mansão do comerciante parece austera e sem adornos.

Casa de Levashov

A nobre propriedade do início do século XIX é uma majestosa edificação com cobertura de duas águas, grande frontão triangular e pórtico de oito colunas. No centro do frontão estava o brasão da família Levashov, mas foi desmontado sob o domínio soviético. A casa de madeira foi construída em estilo império com formas inusitadas de janelas e aberturas, decoração original. A casa está localizada na Rua Herzen, no centro histórico.

Casa de volkov

A obra-prima da arquitetura de madeira Vologda está localizada na Rua Leningradskaya. O edifício térreo tem uma fachada especialmente decorada - a entrada principal é feita em estilo império, com frontões e pórtico. Os suportes de telhado do alpendre são decorados com desenhos esculpidos. O interior do interior está preservado desde o século XIX. Por muito tempo, o prédio abrigou uma galeria de arte, agora uma escola de música está localizada dentro de suas paredes.

Igrejas e templos de Vologda

A cidade é adornada com templos e igrejas antigas. Alguns requerem restauração e reparo, mas isso não os torna menos atraentes.

Templo de Constantino e Helena

Construído no clássico estilo ortodoxo do século XVII. O templo foi erguido em 1690, este é o último exemplo sobrevivente de uma igreja em Vologda com a aparência de um "padrão russo". Um campanário de três camadas com telhado de quatro águas fica ao lado do templo pelo noroeste. Na igreja superior existe uma iconostase de cinco camadas, acredita-se que tenha sido feita ao mesmo tempo que a construção da igreja. Na entrada há um ícone de St. Zosima e Savvaty de 1709.

Igreja de Varlaam Khutynsky

Igreja Ortodoxa, fundada em 1780. Os fundos para a construção foram doados pelo comerciante Uzdennikov. Acredita-se que um mestre de São Petersburgo se tornou o arquiteto do edifício no estilo do antigo classicismo. A decoração da igreja é mais inerente a um edifício secular do que religioso. A nascente é decorada com vasos com moldura em estuque e a poente uma torre sineira com pináculo alto. A igreja deve o seu nome ao abade do mosteiro de Novgorod.

Igreja da Intercessão em Kozlen

Localizado no bairro histórico da cidade de Nizhniy Posad. A igreja foi construída em 1704-1710. A igreja tem uma cabeceira e um alto campanário. Nos tempos soviéticos, uma fábrica de móveis estava localizada dentro de suas paredes, então um registro militar e escritório de alistamento. Na década de 1990, após a reconstrução, o templo foi devolvido aos crentes. Apesar da vida difícil da igreja, afrescos exclusivos do início do século 18, feitos pelos mestres Yaroslavl, foram preservados nela.

Igreja de São Nicolau, o Maravilhas em Vladychnaya Sloboda

O templo de pedra foi construído em 1669. Situa-se em um dos bairros do Distrito. Este território pertenceu anteriormente ao senhor da corte dos bispos. No contexto de outras igrejas da mesma época, a Igreja de São Nicolau, o Maravilhas, destaca-se pelo seu grande porte. Em forma, lembra um cubo alto com cinco cabeças no topo. A principal relíquia do templo são as relíquias do Bispo de Vologda São João, transferidas aqui da Catedral de Santa Sofia.

Igreja de Dimitry Prilutsky em Navoloka

A igreja ortodoxa foi construída em 1651. Segundo a lenda, pela primeira vez uma igreja de madeira neste local foi construída no século XIV pelo dono da casa, em memória do facto de Dimitri Prilutsky ter passado a noite com ele. Agora, a igreja de pedra faz parte do mosteiro Spaso-Prilutsky. Os interiores internos preservaram os afrescos de 1721. Eles são executados no estilo barroco e retratam cenas do Antigo e do Novo Testamento, bem como cenas da vida de Prilutsky.

Igreja de João Batista em Roshchenye

Pela primeira vez, uma igreja neste site apareceu em 1618. Em seguida, foi chamado de Alekseevskaya. A colocação de uma igreja de pedra no local da queimada igreja de Alekseevskaya ocorreu em 1710. Em 1930, os bolcheviques montaram um museu anti-religioso dentro das paredes da igreja ortodoxa. Nas paredes internas, podem-se ver fragmentos da pintura de 1717, restaurada no século XIX. A igreja está localizada no parque infantil próximo ao Teatro Drama.

Museus interessantes em Vologda

Os museus mais populares que você definitivamente deve visitar.

Museu "Mundo das Coisas Esquecidas"

Inaugurado em 1991 na antiga casa do comerciante Panteleev em meados do século XIX. A casa no estilo do classicismo tardio é perfeita para receber coleções dedicadas à vida e à cultura da população da cidade da era pré-revolucionária. Os interiores do século 19 foram restaurados no primeiro andar da casa. Os móveis da sala de jantar, berçário, escritório e sala de estar foram recriados. O segundo andar exibe uma coleção de retratos de Vologda dos séculos 18 a 19.

Museu “Literatura. Arte. Século XX "

Dedicado à obra do compositor Gavrilov e do poeta Rubtsov. Inaugurado em 2005. Localizado na Rua Herzen, na mansão do comerciante Sitnikov, construída em 1868. O programa de excursão é projetado para visitantes de diferentes idades - desde alunos do ensino fundamental até adultos. Programas interativos especiais foram desenvolvidos para crianças. Entre as exposições permanentes estão pertences pessoais de Gavrilov e Rubtsov, fotografias, documentos.

Galeria "Ponte Vermelha"

Localizado perto da famosa ponte pedonal Vologda. As exposições da galeria ocupam 800 m² em dois andares do prédio e um sótão. São exibidas pinturas de artistas de diferentes estilos e tendências - vanguarda, simbolismo, realismo, obras no estilo tradicional.Um lugar especial é dado às obras de jovens artistas, dando-lhes a oportunidade de realização criativa. No total, são cerca de 1000 obras de arte no fundo da galeria.

Casa-Museu de A.F. Mozhaisky

A casa do famoso engenheiro projetista está localizada em um lugar pitoresco - às margens de um pequeno reservatório no meio de árvores. Alexander Fedorovich viveu e trabalhou lá de 1861 a 1868. A casa recria o ambiente do século 19, no qual o projetista da aeronave criou seus projetos científicos. A exposição dedicada à sua vida e obra ocupa 5 salas. A atmosfera é enfatizada por coisas pertencentes aos Mozhaiskys - móveis, um piano, desenhos.

Museu da Farmácia do Território de Vologda

Localizado em prédio único. Acredita-se que neste prédio foi inaugurada a primeira farmácia em Vologda, que se tornou a terceira na Rússia. Aconteceu em 1675 e até hoje as instalações da casa da rua Lenin são ocupadas por uma farmácia. O museu contém muitas exposições da história da farmácia - morteiros, recipientes, fotografias e receitas antigas, documentos farmacêuticos regulamentares de diferentes épocas. Existe uma máquina única de fazer comprimidos.

Casa Shalamovsky

Localizado na rua Lenin. É um monumento arquitetônico do século XVIII, na parte sul do qual, desde 1991, funciona um museu dedicado à vida e obra de Shalamov. O escritor nasceu nesta casa e viveu lá até 1924. Na outra parte da casa existe uma galeria da região de Vologda, com exposição de pinturas. A exposição central da galeria é um retrato de Shalimov, pintado durante sua vida.

Monumentos interessantes de Vologda

Os mais famosos monumentos históricos e modernos e os monumentos que adornam as ruas e praças da cidade.

Monumento à letra "O"

O objeto de arte popular está localizado em frente à casa dos Shalimovs em um parque histórico. A instalação da escultura em 2015 é dedicada ao 865º aniversário de Vologda. A letra "O" é considerada a preferida dos moradores de Vologda, que se destaca claramente em seu dialeto. A altura da letra de metal "O" é de 2,5 metros. Ele é instalado em um pedestal. O monumento foi feito em um belo estilo padronizado, que lembra os famosos padrões de madeira entalhada.

Monumento a K. N. Batyushkov

O monumento ao poeta russo foi instalado em 1987 na praça do Kremlin. A grande inauguração do monumento é dedicada ao 200º aniversário do poeta. O autor do projeto é o escultor V. Klykov. Por este trabalho, ele recebeu um prêmio para eles. Repin, e o próprio monumento recebeu o status de patrimônio cultural da região. A composição escultórica inclui várias figuras - o próprio Batyushkov, sua musa na forma de uma jovem e um cavalo com a cabeça baixa.

Monumento à primeira lanterna elétrica

Inaugurado em 2004. Apesar de relativamente jovem, é um dos monumentos mais populares da cidade. Este ano marca o 100º aniversário da eletrificação da cidade. O monumento parece a primeira lanterna elétrica instalada na cidade, e é instalada no mesmo local. A originalidade do monumento é acrescentada pelo cachorro retratado ao lado dele, fazendo xixi no mastro. O autor do projeto é o arquiteto E. Nikitina.

Objeto de arte "Porta para ..."

Uma porta de metal está localizada no aterro da cidade. Vários ferreiros Vologda e um soldador trabalharam na aparência original do monumento. O trabalho foi realizado no âmbito do festival de artesanato popular. Os artesãos trabalharam no objeto de arte em escalas de 120 kg por 5 dias. A porta é decorada com belos detalhes em forma de sol, peixinho dourado, Vologda Kremlin. A base do monumento é feita na forma de um mapa de Vologda.

Banco "Vamos sentar e tomar uma bebida"

Uma incomum bancada de ferro forjado foi instalada no aterro em 2015. Os ferreiros o apresentaram no Dia da Cidade após o festival de artesanato popular. Conforme concebido pelos autores, o banco é um símbolo da hospitalidade dos residentes de Vologda. O banco tem "dois lados" - duas filas de assentos são compartilhadas por um encosto comum. Sentado nele, você pode admirar as belas vistas do rio que flui ou do beco da praça do Kremlin.

Memorial "Chama Eterna"

Localizado no parque Komsomolsky - uma área verde aconchegante dentro da cidade. O memorial foi inaugurado em 1975. O fogo foi trazido de Moscou, da Tumba do Soldado Desconhecido. A tigela da Chama Eterna é colocada no centro de uma grande estrela de cinco pontas. Um caminho de ladrilhos foi construído para o memorial. O pedestal é revestido a granito vermelho. O parque ao redor é decorado com canteiros de flores e lindos arbustos. Palavras memoráveis ​​estão gravadas na estela do memorial.

Jardins e parques de Vologda

Os parques mais populares da cidade, onde os moradores e visitantes sempre descansam, são o Parque da Paz, o Jardim do Kremlin. É bom caminhar pela avenida da Avenida Pobedy.

Parque da paz

Grande parque com área de 155 hectares. A área natural é uma das áreas de passeio preferidas dos habitantes da cidade. O parque foi fundado em 1939. Desde então, novas mudas têm sido plantadas regularmente nele - ate, spirea, madressilva, acácia. Entre as árvores, há quadras infantis e esportivas, há uma área de praia e atrações estão instaladas. Ao longo de todo o parque, uma viela central é construída, de onde caminhos estreitos vão para as profundezas.

Jardim do Kremlin

A história do jardim começa em 1923. Em seguida, o jardim botânico foi implantado no território do antigo jardim dos bispos. O único jardim botânico do norte tinha uma área de 4 hectares. Na década de 1920, foi renomeado como Parque de Cultura e Recreação VPVRZ. O jardim recebeu seu nome moderno em 2013. A decoração do parque são dois tanques onde vivem patos e cisnes. As lagoas são conectadas por uma pequena ponte aberta. Salgueiros-chorões crescem ao longo das margens dos lagos.

Boulevard na Victory Avenue

Victory Avenue conecta três ruas - Gostinodvorskaya, Gromovskaya e Konstantinovskaya. A avenida para caminhadas está situada ao longo da parte da avenida onde ficava a rua Gostinodvorskaya. A avenida foi fundada aqui em 1858 em homenagem à chegada do imperador Alexandre II a Vologda. Em meados do século 20, abetos azuis, bétulas e olmos foram plantados na avenida. Instalamos bancos com motivos perfurados e arrumamos belos canteiros de flores.

Atrações nos arredores de Vologda

Os locais mais famosos onde pode passar um fim-de-semana perto da cidade são, talvez, a aldeia de Semenkovo ​​e a propriedade Bryanchaninov.

Museu Arquitetônico e Etnográfico "Semyonkovo"

Está localizado a 15 km de Vologda, na aldeia de Semenkovo. Anteriormente, era a antiga vila de Barskoye. O território do museu é de 12,7 hectares. A base do museu são os monumentos de arquitetura em madeira dos séculos XIX-XX, recolhidos em diferentes bairros da região. Uma visita ao museu é uma ótima maneira de conhecer a cultura, a vida e as tradições dos habitantes do Norte da Rússia, para aprender sobre o modo de vida do campesinato, o modo de vida da aldeia há 200 anos.

A propriedade dos Bryanchaninovs

Propriedade familiar do século XIX, localizada na aldeia de Pokrovskoye, a 30 km da cidade. Foi construído no estilo do classicismo tardio. É um monumento regional de arquitetura e paisagismo. Nela nasceu Dmitry Bryanchaninov e viveu parte de sua vida, canonizado pela Igreja Ortodoxa. A herdade inclui a casa principal, um anexo, uma necrópole, uma igreja, um parque com lago e uma adega.

Pin
Send
Share
Send