A região de Kaliningrado é uma entidade territorial única, o chamado enclave: na ausência de fronteira terrestre, tem uma ligação marítima com a Rússia. Os principais proprietários eram anteriormente os alemães, que haviam se estabelecido firmemente após a captura da Prússia pela Ordem Teutônica. A herança alemã está presente em todos os lugares: da arquitetura das cidades aos antigos fortes espalhados pela área.
O turismo histórico associado aos acontecimentos do passado e da última guerra mundial desenvolve-se aqui. A localização à beira-mar e a abundância de lagos, aliada ao clima ameno, garantem excelentes férias na praia e uma pescaria inesquecível. Para os amantes do turismo selvagem, existem muitos locais isolados, e aqueles que preferem um resort tradicional de férias podem facilmente encontrar um lugar em um hotel ou parque de campismo.
Os lugares mais interessantes e bonitos da região
Lista, fotos com nomes e descrições de atrações que valem a pena ver!
Parque Nacional "Curonian Spit"
Uma formação natural e antropogênica única, que se tornou Patrimônio da Humanidade em 2000. O objeto tem 98 quilômetros de comprimento e 400-3800 metros de largura, que reuniu várias paisagens completamente diferentes: de um pântano de tundra a um deserto arenoso. As pessoas vêm aqui para observar o vôo dos pássaros e visitar as praias de areia: de um lado da costa há praias de mar, do outro - uma baía de água doce.
Não perca: 20 pontos turísticos interessantes do Spit da Curlândia. O Curonian Spit quase sempre é alcançado com uma visita a Kaliningrado, então o artigo será útil para você: 45 atrações principais de Kaliningrado.
Catedral em Kaliningrado
Esta igreja agora inoperante conseguiu ser católica e luterana. Um dos raros representantes da arquitetura gótica da Rússia, que se tornou um símbolo de Kaliningrado. Após a guerra, suas ruínas foram quase demolidas, e a catedral foi salva pelo túmulo de Kant localizado aqui. A restauração começou em 1992, de forma que toda a decoração de interiores e a maioria dos edifícios são um remake, mas cuidadosamente restaurados dos arquivos de fotos do pré-guerra.
Vila De Pesca
A pérola imperdível de Kaliningrado. Um quarto da cidade totalmente restaurado no estilo prussiano do pré-guerra, um grandioso complexo histórico e etnográfico. Este pedaço da velha Koenigsberg concentra vários museus, hotéis, centros de exposições, estabelecimentos de restauração e locais de passeio. Só tem um inconveniente: é simplesmente impossível contornar tudo em um dia, você terá que ficar.
Passeio e praia de Svetlogorsk
O aterro de Svetlogorsk não é apenas uma faixa costeira fortificada e enobrecida, mas um verdadeiro complexo de entretenimento com muitos cafés, salas de concertos e recantos acolhedores. Totalmente reconstruída após a tempestade de 2012 que destruiu a estrutura. Agora a praia está sendo arrastada pelo calçadão, e é um sucesso: uma dúzia de metros já foi recuperada do árido Báltico. A principal atração do aterro são as diversas composições escultóricas.
Passeio e praia em Yantarny
O passeio de Yantarny é único: corre parcialmente sobre a água. Dois quilômetros de uma ponte de madeira feita de lariço siberiano atravessa uma pedreira inundada de âmbar com famílias de cisnes que vivem ali e confina com uma praia arenosa. Este último é totalmente paisagístico: desde banheiros e cafés até uma área de estar verde cercada por folhagens e decks para se mover. A areia é branca como a neve, a própria praia está em perfeita ordem e limpeza.
Portões da cidade de Kaliningrado
Existem até sete deles em Kaliningrado, e todos eles são únicos, embora construídos no mesmo estilo gótico. Os portões circundam o centro histórico da cidade, onde ficava a muralha. A distância entre os pontos turísticos é relativamente pequena, é bastante percorrida a pé. Se você não quiser andar muito, pode reservar um passeio de ônibus especial.
Baltic Spit
É também chamada de Vístula, como os poloneses a chamam, em cujo território existem 30 km de objetos naturais de um total de 65. É uma duna de areia coberta por floresta mista. A parte russa é separada por um estreito navegável, pelo que terá de chegar por água (barco a motor ou ferry). O turismo aqui é principalmente selvagem, embora haja um local de acampamento. As pessoas vêm para nadar e relaxar, bem como visitar instalações militares alemãs abandonadas.
Lago Vishtynetskoe
Lago de águas profundas, apelidado de "Baikal europeu". Suas águas são abundantes em peixes, incluindo espécies valiosas, como a enguia europeia e o burbot, os matagais costeiros - em pássaros. Várias bases e acampamentos estão espalhados ao longo da costa, as pessoas vêm aqui para pescar e apenas relaxar em praias selvagens de areia branca. Aqui está o mergulho em água doce perfeito - a água é uma transparência fenomenal.
Floresta dançante
Esta floresta de pinheiros artificial perto do Curonian Spit tem um nome estranho por causa dos troncos de árvore retorcidos, às vezes enrolados. Mas nada sobrenatural: o motivo são as lagartas, que danificaram as mudas e provocaram um crescimento fora do padrão. Agora, milhares de árvores parecem executar uma dança intrincada. Aqui estão as ruínas da escola pré-guerra de pilotos de planador alemães.
Altura Müller
O morro entre as florestas do Espeto Curoniano deve o seu nome ao guarda florestal Müller, que inventou uma maneira de impedir a propagação das dunas e a transformação em deserto arenoso de toda a área costeira. No ponto mais alto está um mirante, de onde se pode admirar as obras de um alemão que salvou a natureza única da região há mais de um século. Você pode chegar lá de carro ou de Kaliningrado de ônibus regular para a vila de Morskoye.
Cidadela "Pillau"
Um antigo forte sueco do século 17 perto de Baltiysk. A visita à fortaleza apresenta algumas dificuldades. Portanto, durante os exercícios navais, o acesso é fechado. Visita exclusiva de grupos de excursão formados no Museu da Frota do Báltico. O forte tem uma história rica. Durante a Segunda Guerra Mundial, a cidadela inexpugnável foi tomada de assalto por soldados soviéticos, você pode avaliar o grau de façanha mesmo com um exame superficial das ruínas impressionantes.
Forte número 3 - Rei Frederico Guilherme I
Um forte forte construído em 1879, defendendo Königsberg. Embora a fortaleza só possa ser vista de fora - o trabalho de restauração está em andamento há muito tempo. Além de uma rica história puramente militar, uma verdadeira história de detetive também está associada à cidadela: segundo rumores, os tesouros do Museu Prussiano estavam escondidos em suas masmorras secretas. Muitos caçadores de tesouros sonham em vagar por suas casamatas em busca de objetos de valor.
Forte número 5 - Rei Frederico Guilherme III
A guarnição deste forte construído no final do século 19 resistiu ferozmente durante a Segunda Guerra Mundial, porque a própria estrutura foi destruída. Várias casamatas e bunkers sobreviveram. Agora há um memorial em homenagem aos soldados soviéticos e uma exposição ao ar livre dos sistemas de armas que participaram do ataque. A cada primavera, uma reconstrução histórica é realizada no território, dedicada à captura do forte.
Museu do Oceano Mundial
Localizado em Kaliningrado, um museu marinho que cobre tudo relacionado ao mar: da fauna, hidrologia e navegação à história da navegação, incluindo uma biblioteca temática e uma eco-estação em funcionamento. Existem pequenas exposições e navios reais, submarinos e esqueletos de baleias. O museu acolhe conferências, trabalhos científicos e vários clubes.
Baltic Fleet Museum
Localizado em Baltiysk, no antigo tribunal de Pillau, edifício em 1903. O museu apresenta toda a história da navegação marítima do Báltico. O fundo contém cerca de 20 mil peças expostas, entre fotos, documentos, uniformes, armas e maquetes de navios.Em alguns dos salões, são reproduzidas as instalações dos navios: quartéis dos marinheiros, camarotes dos oficiais da Marinha, ogivas dos navios.
Museu do Âmbar em Kaliningrado
As exposições do museu são dedicadas a tudo o que se relaciona com o âmbar. Entre as dezenas de milhares de exposições estão as maiores "pedras do sol" do mundo, bem como obras de arte de várias direções: painéis de mosaico, esculturas elegantes. De particular interesse é a coleção de "tempo congelado": insetos presos há milhões de anos em gotas de resina e até mesmo em pequenos animais e elementos restaurados da Sala Âmbar.
Museu e Complexo de Exposições "Castelo de Âmbar"
A vila de Yantarny, onde o museu está localizado, está localizada perto do depósito de âmbar do Báltico, que contém 90% de suas reservas mundiais. É dedicado a aspectos da mineração de sunstone e seu desenvolvimento. A peculiaridade da instituição: possui uma loja onde você pode comprar produtos de âmbar: souvenirs, bijuterias. Exposições e leilões também são realizados aqui, onde vendem caras obras de arte protegidas por direitos autorais.
Teleférico Svetlogorsk
As encostas para o mar no resort Svetlogorsk são íngremes, mesmo usando os caminhos equipados para chegar às praias é problemático. Mas, graças ao terreno acidentado, foi possível equipar o teleférico, que se tornou um marco local. O funicular conecta a praia e a estação Svetlogorsk-2. O comprimento é de 175 metros só de sentido, são 20 cabines com capacidade para dois adultos (160 kg).
Torre de água em Svetlogorsk
Reservatório de água nos banhos de água e lama de Svetlogorsk. Construído pelo arquiteto Otto Kukukk em 1907, era usado para fornecer água coletada das nascentes de cura perto do Mill Pond para as instalações de tratamento. Sob a cobertura do prédio existe um mirante, de onde uma vista incrível se abre de uma altura de 25 metros. A torre está equipada com um relógio de sol de um artista local
Zoológico de Kaliningrado
Descoberto pelos alemães em 1896 como um pequeno zoológico. Fechou na Primeira Guerra Mundial, mas recebeu os maiores danos após a Segunda, quando apenas 4 animais de estimação sobreviveram. A URSS reconstruiu este grande zoológico europeu do zero. Agora, existem mais de 3.500 animais de cerca de 300 espécies, incluindo o Red Data Book. Há um oceanário, um serpentário, coleções de insetos, anfíbios, pássaros, gaiolas ao ar livre com grandes mamíferos.
Igreja da Sagrada Família
A antiga Igreja Católica, agora a Filarmônica de Kaliningrado. Sua peculiaridade é a presença de um órgão com 3600 tubos, emitindo 44 registros. Concertos de órgão são realizados aqui e os músicos são treinados para tocar este instrumento complexo. O interior foi inicialmente pensado para melhorar a acústica, pois o órgão local produz um som de clareza impressionante, ressoando com a sala, apreciado pelos amantes desta música.
Kircha Juditten
Igreja católica, que mais tarde se tornou uma igreja paroquial evangélica, agora um convento ortodoxo e ao mesmo tempo um monumento histórico. Foi construído pelos cavaleiros da Ordem Teutônica. Acessível a paroquianos e turistas. No território existe um refeitório de caridade, uma oficina de costura, um ferreiro e uma escola dominical. A paróquia mais popular entre os religiosos de Kaliningrado.
Farol Pillau em Baltiysk
O farol operacional de 33 metros no porto de Baltiysk. Está preservado desde 1902 em uma forma quase inalterada, porque não foi danificado durante a Segunda Guerra Mundial, os alemães em retirada apenas estragaram o equipamento. Sempre houve problemas com a subida ao mirante: é proibida, depois é permitida novamente. Portanto, muito provavelmente, você só poderá admirar a estrutura monumental de lado, ao pé.
Castelo Insterburg
Castelo da Ordem Teutônica fundado em 1336. Foi reconstruído várias vezes após a destruição durante as guerras. Foi seriamente danificado em um incêndio em 1949, agora foi parcialmente restaurado por entusiastas. Um acampamento medieval histórico está aberto no território. Há uma exposição de museu, um diorama em grande escala, uma ferraria em funcionamento. Ele regularmente se torna um local para reconstituições de batalhas medievais.
Distrito histórico de Amalienau em Kaliningrado
O antigo bairro de Königsberg, ligeiramente afetado pela guerra, portanto, manteve a autenticidade de uma cidade alemã do início do século passado. É verdade que a maioria das casas antigas é um remake estilizado, mas as ruas do distrito transmitem perfeitamente o espírito da Alemanha de Kaiser. Você pode dar a volta no quarteirão sozinho, mas é melhor como parte de um passeio: o guia encontrará algo para lhe contar sobre a história da região das casas de pão de gengibre.
Edifício da Bolsa de Valores de Königsberg
Este imponente edifício difere significativamente da arquitetura tradicional alemã. Foi construído pelo arquiteto Müller, que vive em Bremen, mas é feito no estilo do neo-renascimento italiano. O prédio, que foi bombardeado durante a guerra, foi restaurado, preservando totalmente o desenho da fachada, mas a decoração do interior foi alterada: não havia mais a necessidade de um grande pregão interno.
Catedral de Cristo Salvador em Kaliningrado
Um novo templo no estilo da arquitetura Vladimir-Suzdal. A primeira igreja ortodoxa construída na região, todos os outros edifícios religiosos são antigas igrejas alemãs. Acomoda até 3.000 paroquianos, existe uma escola paroquial, uma sala de conferências, um refeitório no território. É um templo de glória militar em memória dos soldados russos que morreram perto de Königsberg por vários séculos.
Ponte Rainha Louise em Sovetsk
Ponte fronteiriça que conecta o Sovetsk russo com o Panyamune da Lituânia. Em 1944, o prédio foi explodido pelos nazistas em retirada e os engenheiros soviéticos tiveram que restaurá-lo. A ponte recebeu as características do original, substituindo apenas alguns dos detalhes, por exemplo, o baixo-relevo com o perfil da Rainha Luísa no arco alterou o brasão da URSS. Após a restauração em 2002, o edifício foi completamente restaurado à sua aparência original.
Teatro de variedades "Yantar Hall"
Um moderno complexo de concertos na costa do Báltico em Svetlogorsk. Além de uma sala de concertos para 2.000 lugares com um poço de orquestra equipado, há um cinema, uma grande sala de conferências, peças culturais, empresariais e de restaurantes. Havia lugar para uma sucursal do Museu Marítimo. O teatro construído em 2015 é grandioso: mármore e granito estão por toda parte adjacentes a elementos de alta tecnologia de metal e vidro.
Lago Tikhoe em Svetlogorsk
Um lago artificial raso, criado pelos cavaleiros teutônicos. É cercado por um parque e é o local de férias preferido das famílias Solnechnogorsk. Aqui você pode alugar um barco ou catamarã, sentar-se à sombra na costa ou correr ao redor do reservatório. É verdade que nadar nele não é particularmente recomendado: o fundo não é limpo há muito tempo e em alguns lugares está muito sujo. Além disso, a profundidade raramente ultrapassa um metro.