Yakutia é uma região selvagem e única em sua bela região norte. O inverno frio rapidamente se transforma em verão quente e vice-versa, e os semitons - primavera ou outono - simplesmente estão ausentes aqui. Yakutia é rica em sua história única, recursos naturais inesgotáveis, paisagens únicas. Em algum lugar ao longo da tundra sem fim, as sombras de mamutes extintos vagarosamente vagam, os majestosos Pilares de Lena se erguem ao longo das margens do poderoso Lena, e um verdadeiro deserto se estende ao lado do permafrost secular.
Natureza primitiva encantadora, cozinha nacional, cultura original, excursões históricas fascinantes podem deixar impressões indeléveis desta terra dura, mas hospitaleira - um mundo ideal para aqueles que são fascinados pelo romance da viagem.
Os lugares mais interessantes e bonitos de Yakutia
Lista, foto com nomes e descrições de atrações populares da Região
Pólo de Oymyakon frio
A depressão Oymyakon em Yakutia é um dos lugares mais severos do planeta, alegando ser o mais frio do hemisfério norte. A temperatura aqui no inverno atinge -60˚С e abaixo, e no verão pode subir para + 30 ° С. Assim, a faixa de temperatura anual é de 100˚С, e às vezes até mais alta! Oymyakon é o nome da região, que inclui vários assentamentos, onde as pessoas vivem, apesar das duras condições climáticas.
Lena Pillars
Os Pilares de Lena são chamados de uma série de penhascos íngremes majestosos de várias formas, elevando-se ao longo da costa do Rio Lena por mais de 40 km. Sua idade é de 400 mil anos, são formados principalmente por rochas calcárias. Pilares naturais pitorescos, assim como os territórios adjacentes, formam a reserva nacional com o mesmo nome. Além das formações montanhosas, é famosa por uma grande variedade de flora e fauna, muitas das quais estão listadas no Livro Vermelho.
Cachimbo mir kimberlito
A maior pedreira de diamantes do mundo foi descoberta por geólogos na década de 50 do século passado. O tubo de kimberlito tem o formato de um funil, sua profundidade é de cerca de 500 metros e seu diâmetro no topo é superior a um quilômetro. Até o início dos anos 2000, diamantes em bruto no valor de US $ 17 bilhões foram recuperados do tubo. No entanto, desde 2001, a mineração de minerais a céu aberto cessou devido ao perigo e à ineficácia desse método. Todo o trabalho foi transferido para minas subterrâneas.
Pilares Sinsky
Estas falésias verticais de até 100 metros de altura estão localizadas não muito longe dos famosos Pilares de Lena. Eles se estendem por 80 km ao longo da margem do rio Sinyaya, um dos afluentes do Lena. Eles não são tão famosos quanto os Lenskys, mas não são de forma alguma inferiores a eles em beleza. A idade dos pilares de calcário, de acordo com estimativas aproximadas, é de cerca de 400 mil anos. Durante este tempo, as chuvas, o vento e a água que fluem dos picos criaram formas intrincadas de rochas, que lembram torres, arcos, pontes de pedra e palácios.
Montanhas Kisilyakh
Rochas formadoras de pilares únicas, uma reminiscência à distância de silhuetas gigantes de pessoas, se estendiam por quase três dezenas de quilômetros. É difícil acreditar que suas formas são milagrosas e criadas apenas pela água, vento e mudanças de temperatura. Este é um território sagrado para os residentes locais, até recentemente as mulheres e crianças não tinham permissão para olhar para as montanhas. Em termos de mistério, Kisilyakh está no mesmo nível de Stonehenge e das pirâmides egípcias.
Geleira Buluus
Um verdadeiro milagre da natureza no Território Yakutsk. Um enorme glaciar com uma área de mais de 1000 hectares é formado por fontes subterrâneas de água doce limpa. Em alguns lugares, o gelo tem mais de 3 metros de espessura. No verão, quando a temperatura atinge +30°De cima para baixo, cavidades e túneis são formados na geleira, semelhantes a um labirinto intrincado. A água da nascente Buluus é de altíssima qualidade e contém todos os microelementos necessários ao corpo humano. O território glaciar foi declarado reserva natural.
Dunas de Tukulana
As dunas de areia Yakut de 100 metros de comprimento, elevando-se no meio da taiga, embora tenham temperaturas acima de + 40 ° C em suas cristas no verão, como no Saara, ainda são diferentes dos desertos das latitudes meridionais. Você não vai morrer de sede nelas - as dunas são cercadas por rios, pântanos, lagos ricos em peixes. O permafrost impede que a água penetre profundamente. Também há vegetação perto da água. Pinheiros, abetos, lariços, bétulas, mirtilos e cranberries crescem na região de Tukulanov. Animais também vivem aqui.
Cachoeira Kuruluur
Há uma cachoeira a 80 km de Yakutsk no rio Mende. A cachoeira em si é pequena, mas a natureza ao redor - uma floresta densa, ar puro, um rio transparente com numerosas fendas, rochas estranhas incomuns - é simplesmente hipnotizante. Este é um dos locais de férias preferidos dos habitantes locais. Aqui você pode nadar, há uma excelente praia de areia, muitos bancos, gazebos, churrasqueiras. Há uma oportunidade de ir pescar e cozinhar imediatamente o pescado capturado no fogo.
Turuuk Haya
Um gigantesco monumento criado ao longo de muitos séculos pela própria natureza. Uma das atrações turísticas mais populares da região de Yakut. Uma enorme rocha de calcário montanhoso ergue-se sozinha no meio do vale de Samartai. Você pode subir à superfície ao longo de uma fenda natural dentro da rocha. E do alto se abrem paisagens de tirar o fôlego - um denso pinhal se espalha abaixo, o belo rio Lyutenga correndo ao pé da montanha, um dos afluentes do Lena.
Reino do permafrost
As excursões ao fascinante reino do frio e do gelo são incrivelmente populares entre os turistas. Um complexo de vários salões, arcos, corredores com iluminação original está localizado em uma caverna glacial no centro da montanha, onde as temperaturas permanecem abaixo de zero durante todo o ano. Todos os objetos da caverna são feitos de gelo - figuras de animais, pessoas, móveis, talheres, decorações, composições esculturais inteiras. O museu também possui uma coleção paleontológica de restos de animais da Idade do Gelo.
Reserva Natural Ust-Lensky
Uma das maiores reservas do país tem uma área de cerca de 1400 mil hectares. A maior parte de seu território está localizada no delta do rio Lena, uma décima parte é ocupada pelas montanhas Kharaulakh. Muitas aves aquáticas nidificam na reserva, bem como predadores raros - águia dourada, falcão-gerifalte, merlin, falcão peregrino. Os animais aborígenes incluem ursos polares, lobos, renas e lemingues. Ursos pardos, carcajus, ratos almiscarados, linces, etc. visitam regularmente esses lugares.
Rodovia Kolyma
Uma das principais estradas do Extremo Oriente tem mais de 2 mil km de extensão e conecta duas regiões - Magadan e Yakutsk. A maior parte passa pela terra Yakut. A construção da estrada teve início na década de 30 do século passado, simultaneamente ao desenvolvimento da indústria de mineração na região, e durou 20 anos. O trato de Kolyma costuma ser chamado de estrada dos "ossos" por sua complexidade e inúmeros sacrifícios durante sua construção.
Parque Natural Momsky
Um dos seis parques de conservação da natureza em Yakutia foi organizado em 1996 no vale do rio Moma. Existem vários locais interessantes em seu território. Entre eles está o Monte Pobeda, o pico mais alto da região nordeste da Sibéria, e a Montanha Mramornaya, um grande depósito de mármore. Vulcões extintos e um lago com água não congelante mesmo a -60˚C. Mais de cem geleiras no topo das montanhas e o maior gelo da Rússia ao longo do rio Moma.
Ulakhan-Sis
Um incrível milagre da natureza - uma cidade de pedra feita de rochas atípicas no pólo Yakutia. Em uma colina entre os rios Indigirka e Alazeya, bem no meio da tundra, existe uma cadeia de estátuas de pedra gigantes, individuais e em grupo, de várias formas e tamanhos.Olhando para eles, é difícil acreditar que apenas a natureza agiu como escultor dessas estruturas - água, vento, baixas temperaturas. E o material para a criação de esculturas naturais era granito e pedras próximas a ela.
Lago Labynkyr
O lendário lago pitoresco no leste de Yakutia tem má reputação. Por centenas de anos, os residentes locais passaram de geração em geração a lenda sobre um monstro enorme e sanguinário que vivia no fundo do lago, eles o chamam de Diabo Labynkyr. Portanto, o lago está localizado em um local deserto, nenhuma estrada leva a ele, o povoado mais próximo está localizado a 150 km dele. E mesmo apesar da grande variedade de peixes que vivem no reservatório, os pescadores locais preferem contorná-lo.
Reserva Olekminsky
O nome da reserva natural, fundada em 1984, vem do nome do afluente do Lena - o rio Olekma, que flui nesta área. A área da reserva é de cerca de 800 mil hectares, e a maior parte dela é ocupada por matas decíduas e, com menos frequência, de coníferas. Muitos pássaros taiga encontraram refúgio na área protegida e, mais recentemente, algumas espécies de pássaros do sul - velozes, tentilhões, codornizes. A fauna é representada por veados, ursos pardos, lobos, renas selvagens, etc.
Reserva-museu "Amizade" em Sottintsy
O complexo arquitetônico e etnográfico a 50 km de Yakutsk apresenta a história da reunificação de Yakutia e do Império Russo e a influência russa na vida e cultura nacional. Monumentos e estruturas foram recriados no território do museu, a idade dos mais antigos é de cerca de 300 anos. Esta é uma fortaleza russa de madeira com torres, uma cópia da igreja da prisão de Zashiversky, casas mercantes, celeiros, um moinho, um navio cossaco de madeira, residências yakut de verão e inverno, um cemitério nacional, etc.
Museu e centro do khomus dos povos do mundo
Desde 1990, o único museu do mundo funciona em Yakutsk, inteiramente dedicado ao khomus, um instrumento musical de junco. As exposições das quatro salas do museu são únicas. Aqui você pode ver khomuses de diferentes países - Inglaterra, Itália, Hungria, França, etc. No total, são conhecidas 162 variedades deste instrumento. Um lugar especial é ocupado pelos khomuses de Yakutia, cada um deles merece ser chamado de uma verdadeira obra de arte. Existe até um caso que visitou a estação espacial.
Museu Mammoth em Yakutsk
Os achados paleontológicos apresentados no centro de pesquisas de mamutes Yakut não têm análogos em todo o mundo. No total, existem cerca de 1.500 objetos exclusivos armazenados aqui, e todos eles são o tesouro nacional de Yakutia. Entre as exposições estão crânios, ossos, presas, peles não só de mamutes, mas também de outros animais remanescentes. São famosas as múmias de um bebê bisão e de um filhote, cuja idade aproximada é estimada em 8-9 mil anos, bem como uma cópia de um mamute chamado Dima.
Vale da Morte (Elyuyu Cherkechekh)
Esta é uma área misteriosa anômala na área do rio Vilyui. Sua origem está associada à queda do meteorito Tunguska no início do século passado. Caçadores locais o chamam de Vale da Morte. Eles foram os primeiros a encontrar aqui objetos de metal saindo do chão e os usaram para dormir. Logo, todos que tocavam as estruturas em forma de placa chamadas caldeirões estavam morrendo. Eles deveriam emitir radiação. Existem muitas versões do surgimento de caldeiras no vale, todas ainda não confirmadas.
Batagayka
Uma depressão profunda na região de Verkhoyansk formou-se na década de 60 do século passado após o corte da área de taiga, como resultado do solo cedeu e as camadas de permafrost ficaram expostas. Nos anos subsequentes, a cratera continuou a crescer, aumentando anualmente cerca de 15 metros. Atualmente, a fenda no solo tem 1 km de comprimento e 800 metros de largura e atinge 100 metros de profundidade. Nas encostas da garganta, camadas geológicas de diferentes épocas são claramente visíveis, dando uma ideia do passado do nosso planeta.
Parque Pleistoceno
No santuário ao norte de Yakutia, um grandioso experimento científico está sendo realizado para criar condições para a habitação conjunta de mamíferos da fauna de mamutes - cavalos, bisões, camelos, felinos, veados, bois almiscarados, ursos. Dezenas de milhares de anos atrás, eles viveram juntos na Eurásia e na América do Norte e faziam parte de um grande ecossistema terrestre. O objetivo do experimento é restaurar esse ecossistema, que é muito mais produtivo do que a taiga e a tundra modernas.
Deering-Yuryakh
Na década de 80 do século passado, os cientistas descobriram os restos de um antigo povoado às margens do rio Lena. Sua idade é de 2-3 milhões de anos. Foi uma sensação científica incrível, uma vez que se acreditava que as pessoas apareceram nesta área apenas 40-35 mil anos atrás, e apenas os trópicos equatoriais da África Oriental foram reconhecidos como o berço de toda a humanidade. Durante as escavações no local, mais de 4.000 artefatos de pedra foram encontrados.
Zoológico Yakut "Orto-Doydu"
O pequeno zoológico, localizado em um belo lugar - o Vale do Ercani, é único por dois motivos. É o único no mundo localizado em condições climáticas tão adversas. E também o zoológico é um centro de misericórdia para os animais feridos, órfãos e doentes. Todos recebem cuidados médicos e nutritivos aqui. E então eles são soltos de volta na natureza ou deixados para viver no zoológico. Hoje vivem aqui 180 espécies de animais, existe até um exotarium.
Museu Nacional de Arte da República de Sakha
O museu de arte começou na década de 20 do século passado a partir de um pequeno salão de arte, que recebeu três dezenas de obras de pintores russos famosos como um presente da Galeria Tretyakov. Na década de 50, o museu recebeu uma coleção de obras de arte dos povos do Oriente - peças em bronze, porcelana, ossos, netsuke japoneses. O lugar principal é ocupado pela coleção de arte Yakut - pintura, composições escultóricas, artesanato popular, grafismo dos séculos passados e do presente.
Tesouro da República Sakha
Em várias salas deste museu verdadeiramente fabuloso, uma variedade de pedras preciosas, diamantes, barras de ouro e platina, joias e produtos feitos de ossos de mamutes são coletados. Todas essas são riquezas inestimáveis da terra Yakut. Uma sala separada é dedicada à mineração industrial e ao processamento passo a passo de pedras preciosas, manual e serial. A coleção de itens exclusivos é representada por moedas antigas, pepitas das formas mais bizarras, grandes diamantes, etc.
Cume Verkhoyansk
Um dos maiores sistemas montanhosos do nordeste da Ásia, seu comprimento ao longo do Lena é de 1.200 km, e sua largura em diferentes áreas varia de 100 a 250 km. A altura dos picos da cordilheira chega a 2.000 metros. As montanhas consistem principalmente de arenito, xisto, calcário. Depósitos de ouro, prata e estanho foram encontrados aqui. Em uma das depressões do cume, há uma vila que afirma ser o Pólo do Frio, e há uma caverna do Yakut Pai Gelo.
Monte Harama
A baixa montanha de Harama, na costa do rio Amga e seus arredores, foi declarada área de preservação da natureza. Para os residentes locais, esta montanha é sagrada, muitos mitos e lendas estão associados a ela. E recebeu esse nome em homenagem ao nome pagão do grande xamã Yakut, que é considerada a senhora e guardiã da montanha. A principal característica deste local é o rosto de uma rapariga à mostra na encosta da falésia. Às vezes ela está triste, às vezes ela sorri e às vezes sua imagem desaparece completamente.
Shergin meu
Um objeto único com mais de 100 metros de profundidade em Yakutsk desempenhou um papel significativo no desenvolvimento da ciência, em particular, o permafrost. O poço foi cavado na primeira metade do século 19 pelo comerciante Shergin no pátio de sua casa em busca de água potável. Ele nunca recebeu água, mas foram instalados termômetros em níveis diferentes, mostrando a temperatura das rochas. E mais tarde o poço foi usado como um laboratório para estudar o permafrost. A mina está incluída na lista de monumentos protegidos de Yakutia.
Complexo etnográfico "Chochur-Muran"
A colina Chochur-Muran, às margens do rio Lena, é considerada o berço do povo Yakut e é um local de descanso popular entre os residentes locais. Ao pé da colina existe um complexo com o mesmo nome. É constituído por estruturas de madeira com um interior original e vários temas. Há uma casa de comerciante do século 19, um celeiro, uma casa de caçador com troféus, moradias de povos turcos - uma yurt e uma barraca. Animais e pássaros vivem no território do complexo, um viveiro para Yakut Laikas foi criado.