A região de Sverdlovsk está localizada a oeste do centro da Rússia, o território é de 194.800 km², a população é de 4.325 mil. Os montes Urais são o cinturão de pedras da Rússia, o mais longo, o mais antigo e rico em minerais. São 4 mil empreendimentos na região: mineração e beneficiamento de minérios, metalurgia, construção de máquinas, defesa. Sob a URSS, a região foi fechada para a entrada de estrangeiros.
A natureza dos Urais é diversa, existem rios, lagos, montanhas, rochas, cavernas, cachoeiras, nascentes de água curativa. Muitas cidades na região de Sverdlovsk surgiram a partir de assentamentos de trabalhadores em fábricas nos séculos 18-19. Monumentos históricos foram preservados nas cidades, santuários ortodoxos foram restaurados, monumentos aos heróis de nossos dias foram erguidos. A região possui roteiros turísticos, locais para recreação de inverno e verão.
As maiores cidades da região de Sverdlovsk
Lista das maiores cidades em população da região.
Ecaterimburgo
A capital dos Urais. Nomeado após a Imperatriz, renomeado Sverdlovsk em 1924, o nome retornou em 1991. Fundada em 1723 no rio Iset, como uma usina de fundição de ferro. Em 1918, a vida do imperador russo e de sua família acabou na Casa Ipatiev, agora neste lugar fica a Igreja do Sangue. A cidade possui 600 monumentos que refletem a história da gloriosa cidade.
População - 1 493 749 pessoas (2020).
Nizhny Tagil
O acordo surgiu em 1722 em uma fábrica de ferro fundido fundada pelos Demidovs. Desde 1919 é uma cidade. O centro industrial dos Urais. Em 1929, o Uralvagonzavod foi inaugurado, durante os anos de guerra, tanques T-34 foram produzidos. Aqui está um museu de veículos blindados. Um museu interessante de bandejas artesanais é a Casa Khudoyarov, o Museu de Belas Artes, o Old Demidov Plant Technopark.
População - 362 mil pessoas.
Kamensk-Uralsky
Em 1682, o minério de ferro foi encontrado nas margens do Kamenka, o terreno pertencia ao Mosteiro Dalmatovsky. A primeira planta metalúrgica foi construída em 1701. Fundada como um povoado, cidade - desde 1935. A planta "Pyatkov e K" produz sinos para igrejas, um festival de sinos é realizado. Criações da natureza: portão de pedra, chave quente Kodinsky, misteriosa caverna Smolinskaya.
População - 169 mil pessoas.
Pervouralsk
História de 1702, o minério de ferro foi encontrado perto da montanha Volchikha. Em 1730, Vasily Demidov ergueu uma fábrica de ferro fundido no rio Shaitanka. Desde 1933 é uma cidade. A planta de tubos está operando desde 1934. Um obelisco foi erguido - um símbolo da fronteira Europa-Ásia; há um museu histórico. Nos arredores: o parque natural “Riachos dos Veados” com grutas e o rio Serga, a nascente Platonida com águas curativas.
População - 150 mil pessoas.
Serov
Surgiu em 1894 como um assentamento em uma usina ferroviária de aço nas margens do rio Kakva. Desde 1919 - a cidade de Nadezhdinsk, desde 1939 - Serov. Em 1930, a fábrica dominou a produção de aço de alta resistência. Em 2007, a Igreja da Transfiguração do Senhor foi inaugurada com uma enorme iconostase. A cidade possui monumentos inusitados - a torre de água da fábrica e o frequentemente visitado "Livro dos Desejos".
População - 97 mil pessoas.
Novouralsk
Centro da Indústria Nuclear. História - desde 1946, estatuto ZATO - desde 1954. De 1973 a 1994, a planta de enriquecimento de urânio foi a única na URSS que fornecia suprimentos estrangeiros. Monumentos da cidade: a estela para os criadores da cidade, o memorial da Chama Eterna, o templo Serafim-Sarov (criado para a reunião de moradores). No distrito existe um monumento natural único “Bunar Idols”.
População - 81,2 mil pessoas.
Pysma Superior
História - desde 1854, surgiu como a vila de Medny Rudnik. Havia uma mina de cobre e uma fábrica aqui. O status e o nome da cidade são de 1946. Em 1999, 30 empresas de "cobre" tornaram-se uma única holding russa. Um interessante museu ao ar livre de equipamentos militares com exposição de tanques dos anos 1940. Nas proximidades - "Ganina Yama" com sete templos de acordo com o número de membros mortos da família real.
População - 58,7 mil pessoas.
Amianto
Localizado próximo ao depósito de amianto. História - desde 1889, quando A.P. Ladyzhensky descobriu depósitos de amianto crisotila. A vila de Koudelka em 1928 foi rebatizada como Asbesto, a cidade - desde 1933. A pedreira de amianto ultrapassa a área da cidade e é a principal atração. O Victory Memorial, o monumento a A. Ladyzhensky foi inaugurado. O Beco da Vitória com fontes é um local de descanso para os habitantes da cidade.
População - 64 mil pessoas.
Revda
Surgiu como um povoado, uma cidade - desde 1935. História desde 1730, com a construção de uma usina de fundição de ferro no rio Revda. As telhas da planta Revda cobrem o telhado da Abadia de Westminster. Há lugares interessantes na cidade e seus arredores: rocha Starik-Kamen, montanha Volchikha com um famoso centro de esqui, fontes termais de Kabalin com água não congelante.
População - 62,3 mil pessoas.
Polevskoy
As histórias de P. Bazhov são baseadas na história desses lugares. Em 1718, a mina de cobre Gumshevsky foi inaugurada. A vila foi destruída por um ataque dos bashkirs e em 1722 uma fábrica com uma muralha foi construída. A cidade e os arredores são interessantes: uma capela especial de ferro fundido, o Monte Dumnaya, de onde você pode ver todos os arredores, o Monte Azov com dois picos, segundo a lenda, a "Senhora da Montanha de Cobre" mora no caverna.
População - 61,3 mil pessoas.
Berezovsky
Em 1745, um aldeão Erofei Markov encontrou quartzo com ouro. Desde 1748, uma mina de ouro foi colocada em operação e, desde 1757, uma planta de lavagem. A mineração de ouro, prata, minerais, pedras ornamentais é realizada agora. As estrelas do Kremlin são feitas aqui. Interessante: um museu subterrâneo privado do ouro, um museu da indústria do ouro-platina, um monumento ao descobridor do ouro.
População - 58,7 mil pessoas.
Krasnoturinsk
História - desde 1758. Várias aldeias formaram o assentamento de Turinsky Rudniki. As bauxitas foram descobertas em 1931, em 1940 uma fundição de alumínio foi colocada em operação. Status e nome da cidade - desde 1944. Construída com a ajuda de alemães exilados e étnicos da região do Volga. Passeios turísticos: montanha de pedra Konzhakovsky, com rotas de montanha e competições, museu geológico.
População - 56,5 mil pessoas.
Floresta
Cidade fechada, a história está ligada a uma usina de urânio. A vila de trabalho de Sverdlovsk-45 tornou-se uma cidade em 1954. Não estava listado nos mapas. Desde 1994 - o nome Lesnoy. Lugares interessantes: o prédio da Oficina 001, onde fica armazenado um ímã (peso 6 mil toneladas, comprimento 21 metros), incríveis ovos de concreto armado - antigos objetos secretos, o Templo de Simeão de Verkhotursky - foram construídos na reunião dos habitantes da cidade.
População - 49 mil pessoas.
Verkhnyaya Salda
Em 1778 - um assentamento na fábrica de ferro fundido de N.A. Demidov no rio Salda. Desde 1938 é uma cidade. Em 1957 - produção de titânio, em 1997 - produção de peças para Boeing. O SEZ "Titanium Valley" foi criado. Passeios turísticos: Igreja de São João Evangelista com cúpulas exclusivas, parque da cidade e lago no centro da cidade. Natureza rica em presentes: rios, lagos, florestas.
População - 42 mil pessoas.
Kachkanar
Localizada na montanha Kachkanar, a cidade mais jovem. A planta de mineração e processamento e o assentamento foram construídos na década de 1950 (local de construção all-Union Komsomol). Status da cidade - em 1968. A planta é a principal empresa de processamento e beneficiamento, o minério contém metais: ouro, platina, vanádio, titânio. Pontos turísticos: Templo do Ícone da Mãe de Deus, Monte Kachkanar com dois picos e afloramentos rochosos.
População - 39 mil pessoas.
Krasnoufimsk
História - desde 1736, uma fortaleza foi fundada a partir dos ataques dos bashkirs nas margens do rio Ufa. Cidade - desde 1781. Desde 1930 é o centro da agricultura. Em 1933, foi inaugurada uma estação de criação, seus resultados - novas variedades de grãos. Locais de interesse: Igreja Alexander Nevsky, First Cossack Hut, Seven Brothers Rocks, Aleksandrovskie Sopki, reserva Sokolov Kamen.
População - 38 mil pessoas.
Alapaevsk
Era uma vila em 1704 no rio Alapaikha. Em 1828, foi inaugurada uma planta metalúrgica no Rio Neiva, produzindo ferro para telhados, conhecido em todo o mundo. Em 1941, uma fábrica de máquinas-ferramenta foi colocada em operação.Lugares notáveis: a Catedral da Santíssima Trindade na Praça da Catedral, a Igreja de Catarina, um mosteiro masculino no local da morte da família real.
População - 37,5 mil pessoas.
Irbit
Desde 1632 - um assentamento no rio Irbiti, em 1643 - um centro de comércio de peles, tecidos e produtos de metal local. Desde 1939 operam fábricas de engenharia mecânica e materiais de construção e, em 1941, aqui são produzidas motocicletas para a frente. Passeios turísticos: a construção da Passagem (mini-GUM de Moscou), o museu da motocicleta, Ostrog - o lugar onde a cidade foi fundada, o museu de arte Ural.
População - 37,4 mil pessoas.
Dir
Desde 1773 - um assentamento em uma fábrica de ferro fundido no rio Rezha. Desde 1849 - produção de ferro para telhados. Em 1935, uma planta de níquel começou a operar - usando minério de níquel local. Cidade - desde 1943. Passeios turísticos: Igreja de João Batista, Museu Mineralógico de Gemas. Nas proximidades: uma reserva mineralógica natural, a primavera Breakout Spring, as pedras dos Cinco Irmãos.
População - 37 mil pessoas.
Sukhoi Log
A história do povoamento - desde 1710, a cidade - desde 1943. Desde 1912, a ferrovia deu impulso ao setor, em 1913 - a construção de uma fábrica de cimento. Em 1935, uma produção em grande escala - a fábrica de cimento-amianto, a produção de metais secundários não ferrosos - desde 1942. Interessante: O Templo da Epifania, o Museu de História e Lore Local, a pedra das Três Irmãs, a cachoeira Shata.
População - 33 mil pessoas.
Tavda
Localizado no rio Tavda. História - desde 1917. Em 1929, uma fábrica de processamento de madeira foi inaugurada. Em 1932, foram inauguradas uma usina termelétrica e uma serraria. As florestas permitem a especialização na indústria de serração e marcenaria. Locais de interesse: Igreja de São Nicolau, o Maravilhas, Museu da Indústria da Madeira, Centro das Culturas Nacionais.
População - 33,4 mil pessoas.
Artyomovsky
Fundado no rio Bobrovka em 1665. Desenvolvimento - desde 1871, depósitos de carvão antracito foram descobertos. Em 1913 foi iniciada a construção do GRES, sendo que em 1920 foi retomado no âmbito do programa GOELRO. Bombas foram disparadas durante a guerra. Locais famosos: Igreja do Santo Profeta de Deus Elias, monumentos à Máquina a Vapor e Tanque, Museu Histórico. Um impressionante monumento natural - a Pedra Escrita única.
População - 30 mil pessoas.
Bogdanovich
Localizado no rio Kunara. A história da estação ferroviária data de 1885. Desde 1947 é uma cidade. As primeiras instalações de produção foram na década de 1930: uma impregnação de dormente e uma fábrica de refratários. As fábricas da cidade são especializadas na produção de materiais de construção. Lugares interessantes: Museu Literário de Stepan Shchipachev, Museu de Lore Local, assentamento Kashinskoye, reserva natural no Lago Kurtuguz.
População - 29 mil pessoas.
Kushva
A história da vila - desde 1735, está associada às jazidas de minério de ferro próximas à Grace Mountain e à fábrica de ferro fundido no rio Kushva. Cidade - desde 1925. Em 1940, foram produzidos pela primeira vez ferro fundido de vanádio, aço e escória de vanádio, usados para a produção de aço de alta resistência. Passeios turísticos: Igreja do Arcanjo Miguel, Museu de História Local, Lagoa Kushvinsky, Montanha Grace.
População - 28 mil pessoas.
Zarechny
Cidade jovem. História desde 1955 - a construção de uma usina nuclear perto da aldeia de Beloyarsky (construção all-Union Komsomol). O reservatório Beloyarsk foi construído para resfriar o reator, 4 unidades de energia foram lançadas. Status da cidade - em 1992. Pontos turísticos: Igreja da Intercessão da Santa Mãe de Deus, Museu de Mineralogia, Corte de Pedra e Joalheria com minerais de todo o mundo.
População - 27 mil pessoas.
Karpinsk
O assentamento dos trabalhadores metalúrgicos - desde 1770. A planta de ferro-gusa mudou para fundição de cobre após a descoberta de depósitos de cobre. Em 1939 - novas pedreiras para a produção de carvão térmico. Em 1941, foi formada a cidade de Karpinsk, a partir das aldeias de Bogoslovsk e Ugolny. Lugares notáveis: Catedral Vvedensky, Golaya Gora com uma plataforma de observação da cidade, Museu de Lore Local.
População - 26 mil pessoas.
Kamyshlov
Apareceu como um assentamento em 1668. Desde 1781 - o status da cidade. As feiras e a agricultura estão bem desenvolvidas. A ferrovia impulsionou o desenvolvimento da produção industrial: moinhos de couro e farinha. Em 1958, uma usina metalúrgica iniciou suas obras. Lugares famosos: Igreja de Mikhail Chernigov, área siberiana, Catedral Pokrovsky, mansões de mercadores do século 19, casa de P. Bazhov.
População - 26 mil pessoas.
Severouralsk
Foi formado em 1764 no local de um assentamento. Uma fundição de ferro foi construída, a produção de cobre desenvolvida com a descoberta dos depósitos de Turinsky. Em 1931, foram descobertos depósitos de bauxita. Desde 1944 - uma cidade, das aldeias Old e Peter e Paul. Passeios turísticos: Catedral de Pedro e Paulo, rochas de Grunwald com plantas do Livro Vermelho, Caverna de Gelo, Museu de Lore Local.
População - 26 mil pessoas.
Sredneuralsk
História - desde 1931, a vila dos engenheiros de energia. O GRES foi construído e equipado pela primeira vez sem a participação de estrangeiros. Durante os anos de guerra, uma fábrica mecânica (fábrica de metais) começou a funcionar. Em 1949, um novo gerador de turbina foi colocado em operação. Lugares notáveis: a Igreja de São Nicolau Mir, o Maravilhas da Lícia, Lago Iset, como local de descanso para os habitantes da cidade, um mirante no Lago Iset.
População - 23 mil pessoas.
Nevyansk
A história de um grande assentamento remonta a 1701. A partir daqui, o império da dinastia Demidov começou a se desenvolver. Agora estão em operação a produção de materiais de construção e uma fábrica de cimento. Nas proximidades - mineração de ouro na pedreira de Nevyansk e caulim para uma fábrica de cerâmica. Interessante: a torre inclinada como um símbolo da cidade, a Catedral da Transfiguração, a Igreja da Ascensão com ícones fluindo mirra.
População - 23 mil pessoas.