A região de Chelyabinsk é um dos centros da economia russa. Graças aos ricos depósitos de minerais e à indústria desenvolvida, existem muitas cidades aqui. Todos os anos, muitos turistas os visitam, graças aos monumentos históricos e culturais locais, bem como à natureza pitoresca da região de Chelyabinsk. A história das cidades da região é rica em sucessos industriais e econômicos, graças à grande quantidade de recursos naturais.
A maioria dos assentamentos na região de Chelyabinsk foi fundada nos séculos 18 a 19. Eles capturam a história dos últimos séculos. Nos monumentos e na arquitetura da cidade, os turistas podem ver vestígios de eventos que afetaram a história de todo o estado russo. Os monumentos naturais mostram a riqueza dos ecossistemas do sul dos Urais e sua diversidade.
As maiores cidades da região de Chelyabinsk
Lista das maiores cidades em população da região.
Chelyabinsk
Um grande centro industrial dos Urais do Sul, fundado em 1736. Inicialmente, Chelyabinsk era uma fortaleza, mas graças ao desenvolvimento das ferrovias e da mineração, já no século 19 ela se tornou uma das cidades russas mais desenvolvidas. Hoje, existem muitos museus, teatros e monumentos arquitetônicos aqui. Alguns dos mais interessantes e em grande escala são o Museu Histórico dos Urais do Sul e a Casa-Aquário com uma enorme coleção de peixes, répteis e anfíbios.
População - 1202 mil pessoas.
Magnitogorsk
A segunda cidade mais populosa da região. Grande centro industrial e de negócios. Graças à metalurgia desenvolvida, tornou-se um de seus centros econômicos e foi denominada "Capital Metalúrgica da Rússia". A cidade é dividida pelo rio Ural em áreas industriais e residenciais. É na área residencial que se concentra a maior parte dos atrativos. Os mais famosos e interessantes são o Parque dos Metalúrgicos e o Bairro Alemão, que se tornou um monumento arquitetônico da cidade.
População - 416 mil pessoas.
Zlatoust
A cidade foi fundada no século 18, no local de depósitos de minério de ferro. Zlatoust rapidamente se tornou o centro da metalurgia e produção de armas. A cidade está localizada nas montanhas, a uma altitude de mais de 400 metros acima do nível do mar. Muitas igrejas e templos foram construídos em Zlatoust, um grande número de monumentos dedicados aos trabalhadores da cidade foram erguidos. Ao lado de Zlatoust está o Parque Nacional Taganay com uma área de mais de 550 mil hectares.
População - 168 mil pessoas.
Miass
Desde o final do século 18, o cobre foi extraído no local da cidade moderna. Mas um impulso muito mais forte para o desenvolvimento de Miass foi dado pela mineração de ouro e a construção da ferrovia Transiberiana. Os turistas a Miass são atraídos por estações de esqui, assim como a Reserva Ilmensky e seu museu, que contém muitas exposições relacionadas com a história da cidade.
População - 151 mil pessoas.
Kopeysk
O assentamento, que mais tarde se tornou a cidade de Kopeisk, foi fundado quase na mesma época que Chelyabinsk. Mais tarde, foram descobertos depósitos de carvão aqui, graças ao qual começou o desenvolvimento industrial de Kopeysk. A maioria das atrações da cidade são recreativas e organizadas durante o período soviético. Entre eles, vale destacar o parque recreativo da cidade com um complexo de atrações. E a principal atração histórica de Kopeysk é o Museum of Local Lore.
População - 148 mil pessoas.
Ozersk
A cidade foi fundada em 1945. O objetivo principal de sua construção foi o projeto e o teste do primeiro reator nuclear soviético. Até 1994, Ozersk não tinha nome e não estava marcada em mapas, sendo uma cidade secreta. Existem muitos monumentos dedicados à Grande Guerra Patriótica e aos heróis da guerra. Também uma atração popular é o Museu de Lore Local de Ozersk.
População - 79 mil pessoas.
Troitsk
A Fortaleza da Trindade, que mais tarde se tornou uma cidade, foi fundada em 1743. Devido à sua localização vantajosa próxima à rota comercial, Troitsk desenvolveu-se rapidamente e, no século 19, a cidade tornou-se o centro cultural dos Urais. A cidade está se desenvolvendo ativamente. Troitsk possui um grande número de monumentos arquitetônicos notáveis, construídos entre os séculos XVIII e XX. Os mais populares deles são o hotel Bashkirov e a passagem dos irmãos Yakushev.
População - 61 mil pessoas.
Snezhinsk
A cidade foi fundada em 1955 e foi imediatamente classificada. No território de Snezhinsk existe uma empresa de propriedade da Rosatom, especializada em armas nucleares. Portanto, a cidade está fechada. Muitas novas tecnologias foram desenvolvidas aqui no campo da energia nuclear e de armas. Existem muitos monumentos do período soviético no território da cidade.
População - 50 mil pessoas.
Satka
Em 1756, uma usina metalúrgica foi construída no local da cidade, e em 1758 um assentamento se expandiu ao redor dela. No final do século 19, depósitos de magnesita foram descobertos aqui, e a produção de refratários logo foi estabelecida. A principal atração natural da cidade é Zyuratkul, um parque nacional próximo a Satka.
População - 42 mil pessoas.
Chebarkul
A Fortaleza Chebarkul foi fundada em 1736 e se tornou um dos pontos mais importantes para a defesa das fronteiras meridionais do Império Russo. Durante a Grande Guerra Patriótica, a planta foi transportada de Elektrostal para cá. Deu ímpeto ao desenvolvimento da cidade e tornou-se uma empresa formadora de cidades. A cidade tem muitos monumentos aos heróis da Grande Guerra Patriótica, e um ecossistema único se formou na península do Lago Chebarkul.
População - 40 mil pessoas.
Yuzhnouralsk
Inicialmente, a cidade era um assentamento de trabalhadores da Usina de South Ural. Foi fundado em 1948. Hoje em dia, a engenharia de energia e a engenharia mecânica são desenvolvidas aqui. Existem muitos monumentos do período soviético no território da cidade, incluindo um complexo memorial dedicado aos que morreram durante a Grande Guerra Patriótica.
População - 37,8 mil pessoas.
Kyshtym
Em 1737, foi fundado um povoado no território da cidade moderna, onde logo se desenvolveu a produção metalúrgica. Durante os anos da guerra, a extração de grafite foi estabelecida. Muitas igrejas foram construídas em Kyshtym, que são monumentos arquitetônicos. A caverna de mármore de Sugomak está localizada perto da cidade, o que atrai um grande número de turistas.
População - 37,5 mil pessoas.
Korkino
A cidade foi fundada no século 18, às margens do rio Chumlyak. Sua economia é baseada na mineração de carvão e na confeitaria. A maioria dos monumentos e atrações em Korkino são dedicados aos trabalhadores da indústria de mineração, e no centro da cidade fica a Igreja de Pedro e Paulo e o centro recreativo Gornyak.
População - 35 mil pessoas.
Trekhgorny
Em 1952, uma fábrica de instrumentos foi fundada no território da cidade moderna, especializada na produção de bombas atômicas. Mais tarde, edifícios residenciais foram construídos em torno dela. A cidade é um assentamento fechado. Próximo a ele está o complexo de esqui Zavyalikha, que é popular entre os turistas.
População - 32 mil pessoas.
Asha
A cidade foi construída em 1898, junto à siderúrgica. Perto de Asha fica a caverna Kiselevskaya, para onde vão as expedições dos espeleólogos todos os anos. Existem vários museus perto da cidade que são dedicados à história da região e à vida dos povos antigos da região de Chelyabinsk.
População - 30 mil pessoas.
Emanzhelinsk
A aldeia cossaca no local da cidade moderna foi construída em 1770. Na primeira metade do século 20, os depósitos de carvão foram explorados em Yemanzhelinsk e a mineração logo começou. A indústria do carvão ainda é a base da economia da cidade. Várias igrejas foram construídas na cidade, e uma casa de cultura está localizada no centro.
População - 29 mil pessoas.
Kartaly
O povoado existe desde 1810, mas o seu desenvolvimento mais ativo ocorreu no final do século XIX e início do século XX. Durante este período, depósitos de carvão foram descobertos aqui e uma ferrovia foi construída. A maioria dos pontos turísticos está conectada com trilhos de trem. No território da cidade existe também um museu regional do folclore local e uma casa de cultura.
População - 28,5 mil pessoas.
Verkhniy Ufaley
Em 1761, o empresário Mosolov construiu uma aldeia para trabalhadores de fábricas de ferro e ferro fundido. Em 1933, uma fábrica de níquel foi inaugurada em Verkhny Ufaley. Há um pequeno museu de equipamentos militares na cidade, além de um museu de história local. A Mesquita Nazhmetdin é um monumento arquitetônico.
População - 27,8 mil pessoas.
Ust-Katav
Inicialmente, a cidade era a vila dos trabalhadores de uma usina siderúrgica, construída em 1758. Durante o período soviético, uma fábrica de carruagens foi construída. Os monumentos arquitetônicos da cidade são a Capela Smolensk e a Igreja da Natividade de Cristo. Uma das atrações é a Ponte Pênsil de Bryansk, que oferece uma vista pitoresca do rio Yuryuzan.
População - 22,5 mil pessoas.
Bakal
Na segunda metade do século 18, um grande depósito de minério de ferro foi descoberto aqui e várias aldeias foram fundadas. Em 1951, eles foram incorporados à cidade de Bakal. Hoje em dia, é realizada uma campanha de arrecadação de fundos para a restauração da ponte ferroviária, que é um monumento arquitetônico. No centro da cidade existe um museu de história local dedicado à história de Bakal e da região dos Urais.
População - 19,5 mil pessoas.
Estrato
A partir da primeira metade do século 19, a mineração de ouro era realizada no local da cidade moderna. Aqui foram construídos assentamentos de trabalhadores, posteriormente unidos em uma cidade. As areias douradas desta área são acamadas, o que deu a ideia do nome. Existem várias figuras de bronze na rua central da cidade. Aqui estão as figuras de Pedro e Fevronya, o guarda da fronteira e a árvore dos desejos.
População - 17,5 mil pessoas.
Kusa
A vila às margens do rio Kusa foi construída em 1778, ao lado da siderúrgica. A cidade desenvolveu-se mais ativamente nos séculos 19-20. No século 19, a cidade era o centro da fundição artística do ferro. Hoje em dia, um museu na parte central de Kusa é dedicado ao casting. O complexo de esqui Eurasia está aberto a poucos quilômetros da cidade.
População - 17 mil pessoas.
Kasli
Assim como Kusa, a cidade surgiu no local de um vilarejo próximo a uma fábrica de ferro-gusa. Fundição de ferro artística também desenvolvida em Kasli. Esta arte sobreviveu até hoje. Os itens Kasli são mais populares que os Kusinsky, devido ao fato de que o casting se desenvolveu aqui um pouco mais. A principal atração da cidade é o Museu de Arte de Fundição.
População - 16 mil pessoas.
Katav-Ivanovsk
O assentamento foi fundado em 1755, no local de depósitos de minério de ferro. Durante a Grande Guerra Patriótica, uma fábrica de armas foi transportada de Tula para cá. Perto de Katav-Ivanovsk existe uma região montanhosa popular entre os turistas. Cavers, alpinistas e expedições de caminhada vêm aqui.
População - 16 mil pessoas.
Sim
Em 1759, a vila dos trabalhadores de uma fábrica de ferro foi construída por ordem da Imperatriz Elizabeth. O desenvolvimento da cidade foi facilitado por uma planta metalúrgica e uma ferrovia construída posteriormente. Várias grandes igrejas foram construídas na cidade, e há museus de história locais dedicados à história da cidade ao ar livre.
População - 13 mil pessoas.