Komi é uma terra de possibilidades para quem gosta de descobrir novos recantos e traçar os seus próprios caminhos. Uma das repúblicas da Rússia é rica em paisagens naturais e sabor nacional. O afastamento da capital e de tantos povos, de uma forma ou de outra ligados à região, agregaram entusiasmo e contribuíram para o desenvolvimento da indústria do turismo.
Belezas naturais lado a lado com a história local clássica e museus de arte, monumentos icônicos, locais arquitetônicos e religiosos. Os lugares interessantes não se concentram em um só ponto: para apreciar todos os encantos de Komi, você pode e deve viajar para povoados, bem como sair da cidade. É impossível sair daqui sem impressões vívidas.
Os lugares mais interessantes e bonitos de Komi
Lista, fotos com nomes e descrições de atrações populares!
Pilares de desgaste no planalto Manpupuner
Localização - montanha Man-Pupu-ner. Existem vários outros nomes, incluindo - Manequins Mansi. Este monumento geológico consiste em sete elevações de pedra bizarras, cada uma com mais de trinta metros de altura. Parece que agora eles entrarão em colapso, mas os pontos turísticos têm milhões de anos, então não há necessidade de se preocupar com a segurança. Faz parte da cultura do povo Mansi.
Parque Nacional Yugyd Va
Fundado em 1994. Localizado no sudeste de Komi. O nome se traduz como "água leve". Faz fronteira com outros locais turísticos naturais da república. O parque desenvolve um trabalho educativo junto da população sobre as questões da ecologia e do turismo amigo da natureza. Os colaboradores estão empenhados na preservação de espécies raras e na limpeza do meio ambiente, bem como na restauração das populações.
Parque Etnocultural Finno-Ugric
Fundada em 2010, totalmente operacional em 2012. Localizada na vila de Yb. Dedicado aos povos que já habitaram o território de Komi. Existem mais de quinze edifícios especializados diferentes no território. Existem locais para eventos. Visitando o complexo, você pode aprender as lendas da região, aprender coisas novas nas master classes e mergulhar na atmosfera colorida.
Reserva da biosfera Pechora-Ilych
Fundado em 1930. Localizado na encosta oeste dos Montes Urais. Cobre uma área de mais de setecentos mil hectares. No território da reserva existem vários atrativos naturais únicos: outliers, "Blockheads Mansi", matas virgens. O terreno é mutável, o que afeta, entre outras coisas, a diversidade da flora e da fauna.
Fazenda livre da reserva natural Pechora-Ilychsky
Foi fundada, assim como a reserva, em 1930. É o primeiro lugar no mundo a criar alces domesticados. Desde a sua inauguração, a fazenda desenvolve trabalhos científicos. A ideia foi tirada de pinturas rupestres, onde alces grandes e resistentes eram usados para montar e transportar mercadorias. Isso era especialmente verdadeiro antes do advento do transporte especializado de inverno. Mas mesmo agora, a pesquisa e o trabalho continuam.
Mountain People
O ponto mais alto dos Urais está localizado aqui - 1895 metros acima do nível do mar. Localizado na fronteira entre Khanty-Mansi Autonomous Okrug e Komi. Foi mapeado no século 19, e a primeira ascensão ocorreu em 1929. Existe uma variação na pronúncia: a ênfase está na primeira ou na segunda sílaba. O relevo não difere das montanhas vizinhas, há geleiras e campos de neve e lagos podem ser encontrados nos quadriláteros.
Monte Manaraga
Localizado nos Urais Subpolares. 1662 metros - altura absoluta. Bem no topo, existem picos de ângulos agudos com encostas íngremes. O nome se traduz como "como a pata de um urso". Existem pontos na montanha que os iniciantes podem escalar sem usar equipamentos especiais. Outros picos só são conquistados por profissionais com impressionante experiência em escalada.
Catedral de Santo Estêvão em Syktyvkar
Início da construção - 1996. Ele começou a trabalhar em 2001. Feito no estilo arquitetônico russo. Parecia não muito longe do local onde ficava o templo da era de Nicolau I. Já sob o domínio soviético, foi primeiro fechado e depois completamente desmontado. O novo local religioso tem o status de catedral. Dentro, há uma relíquia ortodoxa - as relíquias de Santo Estêvão de Perm.
Cachoeira Buredan
Localizado no rio Kare. A altura é de cerca de dez metros. As costas são semelhantes a crateras lunares devido às depressões deixadas pelas pedras. Na hora de formar um percurso pedestre, é melhor escolher a margem direita: ali as corredeiras e cascatas têm transições mais suaves. Se os turistas optam por descer ao longo do rio, então apenas o trecho de saída do cânion é difícil. Para tal, não é necessária uma grande experiência de rafting.
Casa-Museu de I.P. Morozov
Faz parte do Museu Nacional de Komi. Dedicado à vida e obra do chefe da república, que esteve no poder entre os anos 50 e 80. Graças a ele, a região recebeu uma nova rodada de desenvolvimento. O museu é uma cópia da casa dos pais de Morozov. No interior, o interior foi recriado, as recordações são recolhidas. A excursão é realizada em três salões e também há a oportunidade, sob a supervisão de um mestre, de desenhar seu próprio brasão.
Torre de fogo de Syktyvkar
Um monumento arquitetônico, cuja construção levou vários anos e foi concluída em 1907. Em 1975, a reconstrução foi realizada, o que alterou um pouco a aparência da torre. Dez anos depois, os sinos na fachada foram colocados em funcionamento. Atualmente é o prédio administrativo do Ministério de Situações de Emergência. No terceiro andar, há um museu de combate a incêndios. Objeto do patrimônio cultural dos povos da Rússia.
Ferragens Kazhimsky
Encomendado em 1757. Fica às margens do rio Kazhym. Ao mesmo tempo, é um monumento arquitetônico e glorifica a indústria da região. O primeiro telhado do Palácio de Inverno foi feito aqui. Conservado, e depois abandonado, desde 1928. O motivo foi o alto custo de mineração e produção do minério. Nem todos os edifícios sobreviveram: uma barragem de terra, uma torre octogonal, uma fundição e alguns outros.
Convento Ybskiy Serafimovskiy
A construção começou em 1996. E sua história começou dez anos antes, quando uma certa Seraphima, segundo a lenda, teve um sonho sobre a aldeia de Yb e uma fonte sagrada que a curaria. A profecia se cumpriu e, subsequentemente, Serafima tornou-se abadessa, e seu filho foi designado para servir no templo local. Há um museu no território do mosteiro, as freiras recebem os peregrinos. As relíquias são ícones que choram e rejuvenescem.
Mosteiro Trinity-Stefano-Ulyanovsk
Fundado em 1385. O edifício original logo foi destruído. Parte do nome é em homenagem à menina Ulyana, que preferia a morte ao cativeiro, parte em homenagem a Estêvão de Perm, que estava por trás da construção do mosteiro. O complexo atual inclui seis templos. Depois de passar por altos e baixos, o mosteiro recebeu um novo fôlego em 1994, quando novamente se tornou um objeto ativo da Igreja Ortodoxa Russa.
Galeria Nacional da República Komi
Fundado em 1943. O único museu deste tipo na república. Os fundos são cerca de dez mil exemplares. A exposição inclui: pinturas e gráficos da Europa Ocidental e da Rússia de diferentes períodos, até os tempos modernos, arte Komi, ícones e muito mais. Nas proximidades, há um jardim de esculturas - outra herança de Syktyvkar.
Museu Nacional da República Komi
Fundado em 1911. As exposições contam a história da região. As exposições referem-se a diferentes períodos de tempo. A coleção contém documentos, achados arqueológicos, utensílios domésticos nacionais, artes e ofícios, obras literárias e muito mais.A par de várias exposições permanentes, surgem periodicamente exposições temporárias, programadas para coincidir com datas e feriados importantes.
Monumento à letra Ӧ
Instalado em 2011. Ele está localizado em Syktyvkar ao lado do Centro de Cultura Komi. O monumento é uma laje de dois metros, no centro da qual está gravada a letra "Ӧ" - 18 por contagem no alfabeto Komi. Assente em um pedestal com uma placa de especificações. O "Ӧ" foi usado pela primeira vez em meados do século XVIII. Em certo sentido, a letra é um dos símbolos da república.
Monte Yerkusey (Shaman-Mountain)
Localizado perto da aldeia de Zhelanny. O ponto mais alto é 1099 metros. O segundo nome se refere às lendas do passado. Segundo a lenda, havia um acampamento de xamãs e sacrifícios eram realizados aqui. Os moradores locais acreditavam que o espírito do vento vivia aqui. A montanha é um destino popular para montanhistas. À distância, Yerkusey se assemelha a uma fortaleza e fica distante de outros picos.
Cidade fantasma de Halmer-Yu
Os depósitos de carvão começaram a ser desenvolvidos aqui na década de 40 do século passado. O número máximo de habitantes para toda a existência da aldeia foi de cerca de sete mil pessoas. O assentamento deixou de existir como unidade administrativa em 1996. Pessoas foram despejadas à força. Agora existe um campo de treinamento militar. Algum tempo atrás, a perfuração piloto começou a encontrar depósitos de gás.
Mosteiro da Exaltação da Cruz de Kyltovsky
Fundado no final do século XIX. Localizada na aldeia de Kyltovo. Relíquias do mosteiro: ícones e uma cruz especial chamada "Milagrosa". Ele se tornou a base do futuro mosteiro e, segundo a lenda, é capaz de curar doenças. No território existem templos existentes, bem como alojamentos para freiras e anexos. Ao longo dos anos, o mosteiro sofreu muito e foi reaberto em 1995.
Suporte "Swinging" em Pechora
Está localizada às margens do rio Pechora, a três quilômetros da cidade de mesmo nome. Altura - setenta e quatro metros. Trabalha regularmente de 1974 até o presente. O design é feito de forma a economizar metal. Os pilares em ambas as margens estão a uma distância impressionante um do outro. O suporte "oscilante" está localizado diretamente no leito do rio em uma fundação leve.
Village Yb
Foi mencionado pela primeira vez em 1586. Localizado na margem esquerda do Sysol em Komi. Nas proximidades, existem vários locais de referência para a república, incluindo um mosteiro, templos, um museu e um parque etnocultural. Há também nascentes sagradas que atraem os peregrinos, o Lago Juniper, bom para o tratamento de algumas doenças, e sítios arqueológicos.
Mosteiro do Arcanjo Miguel de Ust-Vymsky
Fundado em 1380. Localizada na aldeia de Ust-Vym. Serafim de Permsky desempenhou um papel fundamental em sua construção. Um novo mosteiro apareceu mais tarde no local do edifício de madeira. O mosteiro foi fechado no governo de Catarina II, embora as igrejas continuassem a funcionar. Em 1996, o estado e a Igreja Ortodoxa Russa voltaram a se interessar pelo mosteiro. Até aos dias de hoje realizam-se várias obras de construção, restauro e restauro, embora o mosteiro ainda se encontre em funcionamento.
Rio Shchugor
Afluente Pechora. Basen - 9660 quilômetros quadrados. O rio é raso com água limpa e quase transparente. Em alguns lugares, há muitas corredeiras seguidas. Ele atravessa o parque nacional e não há assentamentos próximos ao rio. Ao longo das margens e um pouco mais longe, existem parques de estacionamento para viajantes e o ecoturismo ganha cada vez mais força na região. Existem monumentos geológicos ao longo de toda a extensão.
Florestas virgens de Komi
Eles estão localizados nas encostas ocidentais dos Urais. Pertencem ao território da reserva e do parque nacional. A área de floresta pertence à taiga, aqui a flora e a fauna são típicas dessa área. Patrimônio Mundial da UNESCO. Ainda restam dúvidas sobre os limites das florestas. O ouro é extraído no território, o que não é norma do direito internacional.