A região de Moscou raramente é vista pelos turistas no contexto da beleza natural, mas em vão. Existe, entre outras coisas, uma reserva da biosfera e dois parques nacionais. Seus funcionários não apenas buscam preservar ecossistemas distintos, mas também realizam atividades educacionais ativas. Programa especialmente extenso em Losiny Ostrov, onde você não só pode visitar a estação biológica, mas também participar de eventos interessantes.
Existem muitos monumentos naturais e reservas na região. São lugares pitorescos com nuances próprias. A maioria deles contém espécies do Livro Vermelho, mas o acesso a eles não é limitado, o que significa que cada viajante pode examinar em detalhes os pântanos, áreas, florestas, assentamentos antigos e outros objetos. O principal é não se esquecer das regras de conduta em áreas protegidas e protegidas.
Reservas naturais e parques nacionais da região de Moscou
A natureza da região de Moscou - uma foto com os nomes e uma breve descrição das áreas protegidas. Lista de PAs populares de importância federal e regional!
Reserva Prioksko-Terrasny
O território de 5 mil hectares foi declarado reserva natural em 1945. Entre os objetivos, a educação ambiental é considerada importante, para que os turistas sejam bem-vindos. Ao visitar, você precisa se familiarizar com o código de conduta. No Museu da Natureza, os guias contam a história da reserva. Há um viveiro de bisões, indivíduos adultos são frequentemente enviados daqui para outras áreas, onde novos rebanhos são criados.
Parque Nacional da Ilha Elk
Fundado em 1983, sendo um dos primeiros parques nacionais do país. A área é superior a 11,5 mil hectares. Objetos notáveis: uma estação biológica de alces, um arboreto, uma torre de observação de pássaros, o Museu da Vida Russo, Alekseevskaya Grove, onde tílias e pinheiros bicentenários crescem, plantações Korzhevsky perto de Korolev - uma paisagem criada à mão, etc. Eventos folclóricos e chás temáticos são realizados .
Zavidovo
Ela existe desde 1972 em uma área de 125 mil hectares. A residência presidencial "Rus" faz parte do parque nacional. Devido ao fato de aqui existirem muitos pequenos assentamentos e as pessoas viverem de forma permanente, as restrições ao uso dos recursos naturais são menos rígidas, mas as atividades críticas para a natureza são proibidas. O território comum é dividido em zonas típicas com diferentes graus de proteção.
Lago Kiev e sua depressão
O complexo monumento natural está localizado em Lobnya. A área é de quase 25,5 hectares. A espécie principal, cuja protecção cuidámos ao criar uma zona especial, são as gaivotas de cabeça preta. Eles foram ameaçados ao fechar o lixão próximo: os pássaros costumam comer lá, mas se esqueceram de pescar. Para sobreviver, parte da colônia migrou. Ilhas flutuantes podem ser vistas no lago, e as margens costumam estar fortemente cobertas de mato.
Monumentos naturais da região de Moscou
Objetos naturais pitorescos - rios, lagos, nascentes, pântanos, paisagens geológicas e florestas!
Parque Serednikovo
O ano de obtenção do status atual é 1966. Refere-se ao território da região de Solnechnogorsk. O parque foi criado no final do século 18 e início do século 19. Também é considerado um monumento arquitetônico. Um exemplo único de arte paisagística para a região de Moscou. Uma vez que este local sempre foi prestigiado em termos de recreação e até tratamento, era frequentemente visitado por figuras proeminentes como Lenin ou Chaliapin.
A nascente do rio Moskva
Localizado na fronteira com a região de Smolensk. O rio nasce no pântano Starkov. Houve muita controvérsia sobre o tema, mas, como resultado, a área foi reconhecida como um monumento natural e não apenas uma ponteira, mas também aqui foi instalada a capela "Primavera Pitoresca". No interior existem pequenas fontes para as quais corre água de um poço artesiano. Uma pequena ponte próxima atrai recém-casados: eles deixam fechaduras com nomes na grade.
Lago Biserovo
O monumento natural tem uma área de 40 hectares e uma profundidade média de cerca de 2,5 metros. O nome apareceu depois que Catarina, a Grande, perdeu suas contas aqui enquanto caminhava. Um local popular entre os pescadores: são cerca de 15 espécies de peixes. As pessoas também vêm aqui para melhorar sua saúde com lama de sapropel ou para estar no seio da natureza. Existem muitos parques de campismo confortáveis ao longo da costa.
Propriedade Pushchino no Oka
As primeiras menções datam do século XVI. Após a abolição da servidão, outro proprietário mudou, que decidiu renovar a propriedade e adicionar anexos e detalhes ao estilo neoclassicismo então em voga. Assim surgiram as molduras em estuque da fachada e o pórtico com seis colunas. Por algum tempo, um hospital foi instalado na propriedade. Embora tenha o status de patrimônio cultural, está em desolação e pode desabar completamente.
Sete chaves
Este monumento natural pode ser encontrado na região de Naro-Fominsk. Diferentes riachos de nascente se juntam no rio, por isso pequenas cachoeiras descem pelas encostas. O mais notável deles é Rainbow. É formado por duas molas, cuja nascente assemelha-se à forma de um coração. Acima, existe uma barragem formada por outra nascente. No inverno, a água não congela completamente aqui e o vapor é frequentemente visível nas redondezas.
Ilha Lohin
Foi formado entre o canal e a margem do rio Moskva. Área - 430 hectares. A ilha é acessível por meio de uma ponte especial para pedestres e ciclistas. As paisagens e a vegetação impressionam pela diversidade, dada a sua modesta dimensão: encontram-se carvalhos de olmos e tílias, pinhal, musgo branco. Vista - Buraco para surdos - lago, que tem cerca de 12 mil anos. Tornou-se um monumento natural em 1986.
Lagos Nerskoe, Dolgoe, Krugloye e seus arredores imediatos
Os reservatórios foram combinados em um monumento natural em 2016. Até o momento, o território pertencia à reserva. A área total ultrapassa 1,2 mil hectares. Os lagos são de origem glacial. Eles são cercados por depressões pantanosas. Nerskoe é considerada uma das mais belas da região de Moscou, Dolgoe se distingue pela água especialmente limpa, Meshcherikha flui de Krugloye. Ecossistemas únicos incluem mais de 30 espécies raras de flora e fauna.
Povoado de Zvenigorod
No passado, este monumento natural foi uma fortificação. Suas muralhas de barro tinham 8 metros de altura e 800 metros de comprimento. Foi construído no século XII e foi repetidamente construído até perder o seu valor protector. Existem várias nascentes no território, nomeadamente a “Fonte da Juventude” e a “Fonte da Velhice”. Nas encostas de ravinas e muralhas crescem os pinheiros com mais de 150 anos.
Estratótipo do estágio Gzhel
Este é o lugar onde as rochas emergem. Localizado perto da estação Gzhel. Para os não iniciados nas sutilezas geológicas, um monumento natural parece um afloramento de calcário. Em uma área de 15 hectares, você pode encontrar fósseis antigos e pedras incomuns: corais únicos, briozoários, braquiópodes, amonites. Para evitar o derramamento da parede do estratótipo, uma rosa canina foi plantada na virada dos anos 80 para 90 do século passado.
Parque dendrológico "Volkhonka"
Foi fundada em 1930 na região de Noginsk como base de treinamento em uma escola técnica de jardinagem e decoração. Ele foi abandonado e se deteriorou. Reconhecido como monumento natural em 1986. A área é inferior a 7 hectares. Existem mais de 120 representantes raros da flora aqui, eles estão sob proteção especial. Todo o ecossistema único também atrai a atenção: os parques do passado criaram raízes e são adjacentes a vegetação selvagem.
Pântano de Kolchikha Key
Localizado na região de Krasnogorsk. É reconhecida como monumento natural, entre outras coisas, pelas amostras de rara flora. No momento, apenas um terço da área total permanece inalterada. O resto é preenchido e construído com chalés de verão. O pântano cresce lentamente, o que se deve às águas frias da nascente, que dificilmente são absorvidas. Pelo mesmo motivo, aqui há muita umidade, o que possibilitou a formação de um ecossistema especial.
Lago Alpatovo e sua bacia
Ele existe como um monumento natural desde 1986. Localizado no território do distrito de Lotoshinsky. A área total é de pouco mais de 120 hectares. A área do lago é de 20 hectares, a profundidade média é de cerca de 3,5 metros. Ao redor - um pântano e pinhais. É possível armar barracas apenas na margem sul, as outras margens do lago são em matagais ou pantanosas. Moradores e turistas vêm aqui para caçar cranberries e patos.
Bacia do Lago Mikhalevskoe
Foi declarado monumento natural em 2007. Pertence ao distrito de Mozhaisky. A área da área protegida é de 156 hectares. É um complexo de pântanos e é o único corpo natural de água por onde flui o Rio Moskva. A costa nordeste é fortemente pantanosa. Existe uma "trilha de pesca", mas ela não permite percorrer todo o lago e termina em frente a um paredão de juncos.
Bosque de Carvalhos Ugornaya Ulitinskaya
Floresta de folhas largas na margem esquerda do rio Moskva, perto da aldeia com o mesmo nome. A área é de 15,5 hectares, em 2014 os limites da área protegida foram revisados. Tornou-se um monumento natural em 1987, embora seja totalmente de propriedade privada. Ecossistemas locais em geral são considerados valiosos. Existem plantas raras na região, incluindo variedades de campânulas.
Borovsky Kurgan
As disputas sobre a origem do monumento natural não diminuem: ou é uma vala comum de soldados ou um antigo assentamento. A partir daqui começou a marcha-manobra das tropas russas sob o comando de Kutuzov em 1812. Você pode caminhar ao longo das muralhas do monte no verão, examinando os arredores de uma altura, mas esta área é especialmente popular entre os turistas no inverno, já que uma estação de esqui começa a funcionar. Descida de uma encosta de 65 metros é uma raridade na região de Moscou.
Reservas naturais da região de Moscou
Locais de proteção especial para certas espécies de plantas e animais ou outros objetos individuais
Pátria do guindaste
A reserva foi criada em 1979 em uma área de pelo menos 11 mil hectares. Está localizada no nordeste da região. Um território ornitológico chave do país. Nomeado após o trabalho de Prishvin. Tornou-se um espaço para conferências científicas, eventos folclóricos. São poucas excursões, variam dependendo do mês, o registro é feito com antecedência. Em breve, está planejado a criação de um parque nacional aqui.
Uma cachoeira trovejante no rio Wendige
Localizada na margem esquerda. É formada por várias chavetas que se juntam e caem de uma altura de cerca de 25 m Parte da reserva natural foi enobrecida: foi construída uma bela e sólida escadaria de madeira, foram construídas pias batismais e há uma capela. Cada uma das fontes no distrito é atribuída a uma propriedade única. Supostamente, um ajuda com um coração doente, o outro cura as articulações e assim por diante.
Estação biológica Zvenigorod da Universidade Estadual de Moscou e pedreira Sima
A reserva foi criada no distrito de Odintsovo em 1981. A área é de cerca de 1,3 mil hectares. As espécies especialmente protegidas incluem não apenas plantas e animais, mas também insetos, incluindo uma das maiores colônias de formigas vermelhas da região. A natureza local deve ser tratada com cuidado, pois até uma simples caminhada na jangada pode prejudicar o ecossistema. Um regime especial também é válido na zona tampão.
Lagoas Teryaevskie
O status da reserva foi obtido em 1981. A área de cerca de 40 hectares inclui dois tanques artificiais e uma zona húmida em redor. Os lagos de Joseph e Guryev foram escavados no século 16 e receberam o nome do monge e abade do mosteiro local. O ecossistema também é valioso porque a flora e a fauna selvagens se adaptaram para ficar perto das pessoas. A atração próxima é o assentamento Teryaevskoe, que se tornou um monumento arqueológico.
Floresta Dubrovitsky
Ele existe em seu status atual desde 2017. Tem um perfil complexo. Localizado na região de Podolsk em uma área de 561 hectares. Especialmente valiosos são os ecossistemas florestais entre os rios e os vales Desna e Pakhra. Para educar os turistas, chamar a atenção e ensiná-los a cuidar do meio ambiente com cuidado, uma pista de patins será construída no território da Floresta Dubrovitsky.
Lopasnensky spruce island
Tornou-se uma reserva natural em 1986. Ele está localizado na região de Serpukhov e cobre uma área de quase 450 hectares. O território está dividido em pequenas áreas. Muitos deles sofreram muito com as atividades humanas, incluindo o desmatamento de florestas de abetos. Atualmente, a borda é utilizada para a fenação. Em 2012, a floresta de abetos foi declarada morta, devido à propagação do besouro da casca. O corte sanitário foi realizado em 50 hectares.
Várzea de Moskvoretsky
Faz parte dos distritos de Voskresensky e Ramensky. Está no estatuto de reserva natural desde 1986, antes disso, desde 1933, era uma reserva de caça. A área é superior a 10 mil hectares. Aqui está o interflúvio dos rios Nerskaya e Moskva. Prados e pântanos quase não foram afetados pelas pessoas, portanto, são preservados em sua forma original. É isso que atrai os amantes do ecoturismo.
Bolchegridinsky
O território da reserva, formado em 1988 no distrito de Yegoryevsky, inclui: a planície de inundação do rio Poli, zonas separadas de abetos e florestas mistas, pântanos. A área total é de 2,5 mil hectares. Entre os animais destacam-se o desman russo e o esquilo voador comum. Recentemente, as regras de conduta em Bolshegridinskoye tornaram-se mais rígidas, à medida que aumentam as ameaças aos seus habitantes.
Floresta Cherustinsky
A reserva foi fundada em 1986 na região leste da região e ocupa quase 22 mil hectares. O coração desta área é Tugolessky Bor. Existem muitos pequenos pântanos na área. Quase todos os animais e plantas característicos da faixa do meio são encontrados. Os ecoturistas gostam daqui por causa da falta de um vislumbre da civilização: sem estradas, sem comunicações móveis. No entanto, o Ministério de Situações de Emergência alerta sobre os perigos de ir para a floresta Cherustinsky, em caso de emergência não haverá ninguém para ajudar.
Trato "Pântano de turfa"
Refere-se ao distrito de Yegoryevsky. É reserva natural desde 1987 e possui perfil zoológico. Área - 641 hectares. Inclui um sistema de pedreiras e canais, que estão fragmentariamente cobertos de juncos. Entre eles existem elevações com bosques de pinheiros e bétulas. Particularmente valiosas são as espécies de aves aquáticas que nidificam em toda a área circundante e animais como lontras e ratos almiscarados.
Lago Trostenskoye e seus arredores
O terceiro em termos de área na região - 730 hectares. Além disso, é raso, a profundidade máxima é de 3 metros. O fundo é coberto por uma camada muito espessa de lodo e as margens estão cobertas de mato em todos os lados. Ele está localizado em dois distritos ao mesmo tempo: Istra e Ruzsky. A área foi declarada reserva natural em 1966. Inclui uma área de 3,8 mil hectares. Em torno de turfeiras, florestas, entre os pontos turísticos destaca-se a igreja em Nikolskoye.
Vale do rio Nara
A reserva foi fundada em 1987 na região de Naro-Fominsk. Área - 378 hectares. É um exemplo importante de floresta decídua de coníferas. Observá-lo ajudará a evitar muitos problemas com áreas naturais semelhantes na região. Apesar das proibições, muitas vezes eles vêm aqui para acampar, não seguem as normas de comportamento, e isso afeta negativamente o rio, o raso é visível a olho nu.
Aryushina Gora
Recebeu o status atual da reserva em 2017. Ocupa mais de 1,5 mil hectares na região de Sergiev Posad. A área florestal local é uma das maiores e mais completas da região. Outra área importante é a bacia do rio. E a própria montanha (170 metros acima do nível do mar) é uma raridade entre as planícies locais. Tais características criaram excelentes condições para a coexistência de muitas espécies da flora e da fauna.
Ravina de Varavinsky
A reserva foi fundada em 1987. A área é de cerca de 260 hectares. Refere-se à região de Sergiev Posad. Os achados mais valiosos são os fósseis do período Cretáceo, em sua maior parte - os dentes dos ancestrais dos tubarões modernos. Nas paredes da ravina, fósseis maiores, como as conchas de moluscos antigos, são "impressos". As excursões são realizadas aqui em uma base regular, sem estrada de 2 a 3 horas.
Pântano Danilovskoe
Localizado nos distritos de Pavlovo-Posad e Orekhovo-Zuevsky. No passado, havia turfeiras desenvolvidas nesta área. As pedreiras cresceram demais e um pântano se formou. Uma área de mais de 370 hectares tornou-se uma reserva natural em 1988.Existem problemas com a vizinhança de espécies diferentes. Algumas espécies de árvores são consideradas protegidas aqui, mas assim que a população de javalis e alces aumenta, eles interferem na reprodução das plantas.
Grandes e pequenos lagos Tugolyansky
Ele está localizado na região de Sergiev Posad. Um dos santuários mais antigos da região foi fundado em 1977, após 10 anos foi ampliado para 2 mil hectares. A estrutura inclui o pântano Batkovskoe. As áreas onde havia depósitos impressionantes de turfa foram drenadas. Houve 3 incêndios em grande escala aqui. Os grandes e pequenos lagos Tugolyansky estão localizados na parte norte do pântano. Osprey nidificam aqui - águia comedora de peixes e coruja falcão.