30 rios principais da região de Moscou

Pin
Send
Share
Send

O sistema de água da região de Moscou e da própria capital é muito extenso. Alguns rios estão ligados por canais artificiais, enquanto outros são deliberadamente alterados para regular o fluxo. Para isso, também estão sendo construídas barragens com eclusas, inclusive dentro dos limites da cidade. Nossa lista dos principais rios da região de Moscou carece dos impressionantes Volga, Pra e Shosha, uma vez que eles correm para a região a apenas alguns quilômetros.

Mas, mesmo sem eles, existem cursos d'água significativos o suficiente. Cada rio tem seu próprio propósito. O Rio Moskva se destaca aqui, pois combina funções recreativas, de transporte e econômicas. Você também pode relaxar em Istra. Seu reservatório e margens são construídos com centros turísticos. Os amantes da pesca visitam Protva e Sturgeon, os canoístas visitam Yakhroma e Polya.

Os rios mais longos da região de Moscou

Os maiores rios da região de Moscou - uma lista, fotos com nomes e descrições.

Ok

Rio da parte europeia do país. Um dos maiores afluentes do Volga. Cidades à beira do rio: Stupino, Kolomna, Serpukhov. Uma importante artéria navegável da região. Existem muitos locais históricos não muito longe da costa, como os edifícios do século 19 na cidade de Kashira. A Reserva Natural Prioksko-Terrasny foi fundada no distrito de Serpukhov.

O comprimento do rio é de 1.500 km, na região de Moscou - 176 km.

Klyazma

Refere-se não apenas à região de Moscou e Moscou, mas também a três outras entidades constituintes da Federação Russa. Khimki, Korolev, Noginsk estão no rio. Existem problemas ambientais a montante. No verão, Klyazma atrai canoístas. Na margem esquerda, não muito longe de Kovrov, foi fundada uma reserva natural estadual. Ele flui para o reservatório Klyazminskoe. Um moderno complexo de saúde foi construído em suas margens.

O comprimento total do rio é de 686 km.

Rio moscou

Principalmente flui na capital e na região de Moscou. A bacia de Moscou inclui 362 rios. Grandes assentamentos: Zvenigorod, Mozhaisk, Kolomna. O rio é navegável a partir da barragem Rublevskaya por 210 km em direção à foz. A navegação vai de meados da primavera até o final do outono. Existem várias praias na zona norte da capital. A construção dos canais foi o motivo da formação das ilhas.

O comprimento total do rio é de 502 km.

Protva

Ele flui nas regiões de Moscou e Kaluga. Origina-se perto da aldeia de Mokrino, deságua no Oka. Uma das maiores cidades da costa é Vereya. O fundo é em relevo, há fendas e orifícios, de modo que a profundidade nas áreas adjacentes pode variar significativamente. No curso superior, o Protva está coberto de juncos, muitos obstáculos. Há boa pesca no rio, principalmente poleiros, podleschik, lúcios.

O comprimento total do rio é de 282 km.

Esturjão

Refere-se ao território das regiões de Moscou, Tula e Ryazan. Ele flui para o Oka acima de Kolomna. Assentamentos da costa: Zaraysk e Serebryanye Prudy. O canal está localizado em um vale pitoresco, existem afloramentos de calcário. Atravessado pela rodovia federal “Don”. A ictiofauna é diversa, mas as espécies de esturjão deixaram de vir aqui para desova devido à construção de barragens e usinas hidrelétricas.

O comprimento total do rio é de 228 km.

Dubna (afluente do Volga)

Ele flui em três áreas. Ele flui para o reservatório Uglich. A maior cidade da costa é Dubna. O uso ativo do rio para fins econômicos levou à poluição da água. Várias rotas turísticas foram desenvolvidas, incluindo caminhadas ao longo da costa e rafting. A pesca é conveniente tanto em barcos quanto em terra.

O comprimento do rio é de 167 km, na região de Moscou - 137 km.

Nara

Localizada na região de Moscou e na região de Kaluga. A tradução do nome é “stream”. Ele flui para fora do Lago Poletskoye, flui para o Oka. Naro-Fominsk e Serpukhov estão no rio. No trecho superior, existe uma fábrica de processamento de pescado com o mesmo nome, que possui lagoas. As ruínas da barragem podem ser encontradas nos trechos médio e inferior. A água do rio é classificada como “suja” em termos de classe de qualidade.

O comprimento total do rio é de 158 km.

Ruza

Localizada na zona Oeste da região. A fonte está perto da aldeia de Maloye Krutoye e desemboca em Moscou. No passado, uma usina hidrelétrica operava no rio, mas perdeu seu significado e foi fechada. A água do reservatório adjacente foi drenada e as comportas foram desmontadas. Ao mesmo tempo, existem dois reservatórios em operação - Verkhneruzskoe e Ruzskoe. A principal atração da margem direita é o assentamento de Nezhdinskoye.

O comprimento do rio é de 145 km.

Lama

Ele flui nas regiões de Moscou e Tver. Uma das traduções mais prováveis ​​do nome é "vale longo e estreito". Embora a classe de qualidade da água seja “suja”, a ictiofauna é representada por mais de 10 espécies de peixes. A cidade mais antiga da região de Moscou, Volokolamsk, foi fundada às margens do rio. A reserva natural Zavidovsky foi fundada nas proximidades. Passeios turísticos - as propriedades dos Chernyshevs, Zagryazhsky e Goncharovs.

O comprimento total do rio é de 139 km.

Irmã (afluente de Dubna)

A maior parte flui no norte da região de Moscou. A fonte é o cume Klinsko-Dmitrovskaya, que deságua em Dubna. A cidade de Klin fica às margens do rio. Pertence ao tipo plano, tem canal de enrolamento. O reservatório de Senezh foi construído no Sestra. O maior tributário é o Yakhroma. A pesca mais ativa está no curso inferior e médio. Aqui a água é mais limpa e há grandes profundidades.

O comprimento do rio é de 138 km.

Pakhra

O rio da capital e a região de Moscou. A fonte são os pântanos da região de Naro-Fominsk, desemboca em Moscou. A variante da tradução do nome é “fluindo do lago”. Uma das principais cidades do litoral é Podolsk. Os afluentes mais significativos: Mocha, Rozhayka, Desna. Várias barragens foram construídas ao longo de todo o canal. No inverno, é alimentado por nascentes. Nos últimos anos, peixes foram mortos devido à poluição.

O comprimento do rio é de 135 km.

Istra

Rio da parte norte e central da região de Moscou. Começa perto de Pokrovka e desagua em Moscou. A albufeira com o mesmo nome assenta no rio. A área é pitoresca, o turismo recreativo é desenvolvido. Mais de 50 centros recreativos foram construídos, incluindo Barefoot, Lepota, Impulse. A atração principal é o Mosteiro da Ressurreição da Nova Jerusalém.

O comprimento do rio é de 113 km.

Vorya (afluente do Klyazma)

A fonte está localizada no distrito de Dmitrovsky, flui para o Klyazma. Antes de cruzar o Lago Ozeretskoye, parece um riacho estreito. Na estação quente, você pode encontrar canoístas no rio. As maiores cidades da costa são Krasnoarmeysk e Khotkovo. Existem centros de recreação e sanatórios, incluindo "Monino". Passeios turísticos: Museu Imobiliário de Abramtsevo, assentamento Pirozhnaya Gora, Nikolo-Berlyukovskaya Pustyn.

O comprimento do rio é de 108 km.

Lopasnya

Ele flui em Moscou e três distritos da região de Moscou. Ele flui de um pequeno lago perto da vila de Epifania e deságua no Oka. Possui 36 afluentes com mais de 10 km de extensão. Para controlar o derramamento, várias barragens foram construídas perto dos assentamentos ou dentro de seus limites. O leito do rio é sinuoso, com vegetação densa ao longo das margens. Passeios turísticos: a vila de Talezh, fundada na Idade Média, e muitos edifícios na cidade de Chekhov.

O comprimento do rio é de 108 km.

Tsna (afluente do Oka)

A fonte está localizada a leste da vila de Shuvoe, flui para o Oka. Nos trechos superiores, barragens foram construídas, devido às quais lagoas e o reservatório Shalakhovskoye foram formados. Os principais assentamentos estão localizados a jusante. Existem trilhas para caminhadas ao longo do leito do rio. Existem seções do rio onde você pode andar de caiaque. Os pescadores vêm aqui em busca de barata, lúcio, perca de lúcio.

O comprimento do rio é de 100 km.

Severka (um afluente do rio Moskva)

Refere-se aos territórios do sul da região. A fonte é a aldeia de Stepygino, que desemboca em Moscou. Existem fendas no canal. Eles foram formados devido à construção da barragem. A zona costeira está parcialmente coberta de juncos. Os trechos mais baixos têm a menor quantidade de florestas. No litoral foram realizadas escavações e encontrados restos humanos, com idades entre 3 e 5 mil anos.

O comprimento do rio é de 98 km.

Nerskaya

Ele está localizado nos distritos Orekhovo-Zuevsky e Voskresensky da região. Refere-se ao número de afluentes esquerdos de Moscou. Ele flui por lagos artificiais e naturais.Como as margens são de areia, o acesso a elas é conveniente. Existem lugares para tendas. Catadores de cogumelos, entusiastas da pesca e caminhadas vêm aqui. O caiaque em águas altas também é popular.

O comprimento do rio é de 92 km.

Campos

Ele flui dentro do distrito urbano de Yegoryevsk e do distrito de Shatursky. Formado perto da aldeia de Korobyata. É um tributário esquerdo do Klyazma. Durante as enchentes, eles podem ser transportados por caiaques e barcos infláveis ​​ao longo do leito do rio. Na costa ou não muito longe dela existem: um pinheiro gigante na margem esquerda, o Lago Smerdyachye, uma fonte sagrada e uma torre sineira abandonada perto da aldeia de Shatur.

O comprimento do rio é de 92 km.

Testa

Refere-se não apenas à região de Moscou, mas também à região de Tver. Origina-se perto da aldeia de Shakhovskaya, em Bolshiye Gorki deságua em Shoshu. Ao longo do leito do rio, as paisagens mudam constantemente: matagais densos, margens nuas, pinhais, zonas pantanosas. Possui 4 grandes afluentes. Nos trechos médios, boa temporada de pesca. A mordida de lúcio é a melhor de tudo. Existem boas áreas para fazer rafting.

O comprimento total do rio é de 91 km.

Desna (afluente do Pakhra)

Formado na confluência de Pakhorka e Butynya perto de Kalininets, ele deságua em Pakhra perto da vila de Dubrovitsy. O nome tem origem eslava da palavra "mão direita" e se traduz como "mão direita". A água no fundo é mais fria do que nos rios vizinhos por causa das nascentes que jorram. Os maiores assentamentos são Troitsk e Aprelevka. Existem vários afluentes bastante grandes, por exemplo, Dunno.

O comprimento do rio é de 88 km.

Iskona

Ele flui no oeste da região de Moscou. É um tributário esquerdo de Moscou. No passado, era de importância estratégica para a região. A cidade desaparecida de mesmo nome estava sobre ele. Agora, apenas aldeias e povoações de dacha permaneceram na costa. Os turistas preferem o meio-termo. Existem locais pitorescos para caminhadas, bem como as melhores oportunidades de pesca nas margens altas.

O comprimento do rio é de 77 km.

Kashirka (afluente do Oka)

Pertence ao distrito urbano Domodedovo e ao distrito de Stupinsky. Ele flui de um pequeno lago perto da vila de Glotaevo e deságua no Oka. As margens são altas, cobertas de floresta. Existem vários afluentes, por exemplo, o Sitnya esquerdo e o Bunchikha direito. No verão, ocorre um forte raso. Porém, durante as cheias, o rio é generalizado e atrai os amantes do turismo aquático.

O comprimento do rio é de 68 km.

Velia

Ele está localizado nos distritos de Sergiev Posad e Dmitrievsky da região de Moscou. A fonte - perto da aldeia de Ivashkino, deságua em Dubna. Existem vários pequenos assentamentos ao longo da costa, incluindo Palchino e Frolovo. No meio do curso, existem colinas e desfiladeiros de morenas. No canal inferior, é endireitado por um canal. A ictiofauna é diversa, os pescadores podem ser encontrados em qualquer época do ano.

O comprimento do rio é de 62 km.

Urina

Origina-se perto de Machikhino, flui para o Pakhra. Possui costões rochosos, há afloramentos de calcário. Possui mais de 10 afluentes razoavelmente grandes. Existe uma fazenda de caça. A pesca depende da época. Os melhores bicadas são dace, pequena barata, peixinhos. Embora o peixe seja visível a olho nu em águas rasas, quem gosta de se sentar com uma vara de pescar vem aqui apenas ocasionalmente.

O comprimento do rio é de 58 km.

Yakhroma

Refere-se aos distritos de Pushkin e Dmitrovsky da região. Costumava ser mais longo, mas a construção do Canal de Moscou levou a um corte no canal. É um afluente da Irmã. O curso superior é interessante para os caminhantes, o inferior - para os canoístas. O reservatório Yakhroma foi formado no rio. Este é um local de pesca onde se encontram baratas, lúcios e percas. A pesca é proibida nas áreas de desova.

O comprimento do rio é de 54 km.

Irmã mais velha

Ele flui no oeste da região. Ela se origina em uma área pantanosa da floresta perto de Shablykino. Ele deságua no rio Lamu perto de Borodino. No curso superior em 1996, uma reserva natural de importância regional foi fundada. Aqui você pode encontrar espécies raras de peixes, incluindo grayling europeu, que só é encontrado em corpos d'água limpos. Passeios turísticos: Mosteiro Iosifo-Volotskiy e Bosque Teryaeva.

O comprimento do rio é de 55 km.

Hotch

No território da região de Moscou há 44 km de seu canal de 55 km de comprimento total. O resto pertence à região de Tver. É um afluente direito do Volga. Nos trechos inferiores existem florestas mistas e de coníferas, bem como menos pântanos do que o superior e o médio. 10 km do rio, partindo da foz, são navegáveis. Ao mesmo tempo, existem algumas dificuldades e limitações com a navegação. Os melhores locais para pesca situam-se junto ao estuário.

O comprimento total do rio é de 55 km

Kolomenka

A nascente do rio é o distrito de Stupinsky e a foz é Kolomna. Em áreas urbanas, a barragem não permite que o reservatório transborde durante as enchentes. Existem cinturões florestais na costa apenas nos trechos superior e médio. Para a pesca, escolhem locais com grandes profundidades. Baratas, poleiros e lúcios mordem especialmente bem na área da boca. Passeios turísticos: Kolomna Kremlin e Centro de Patinação de Velocidade.

O comprimento do rio é de 51 km.

Buzina

Localizada no sul da região de Moscou. Refere-se aos afluentes do Pakhra. Existem barragens ao longo de todo o canal. Durante o período de cheia, que cai na segunda metade da primavera, atrai canoístas. Objetos notáveis ​​de arquitetura, natureza e história foram preservados nas margens. Por exemplo, a propriedade Vorobyovo, cavernas Nikitsky, grupo Bityagovskaya kurgan. A cidade de Domodedovo está localizada em Rozhaika.

O comprimento do rio é de 51 km.

Yauza

Flui não só na região, mas também diretamente na capital. Dentro da cidade de Moscou - 27,6 km. É um afluente do rio Moskva, e sua foz está localizada na ponte Bolshoi Ustinsky. No passado, o papel da Yauza no transporte marítimo era mais significativo, mas mesmo agora está parcialmente disponível para pequenos navios. Passeios turísticos: Mosteiro de Andronikov, Palácio de Lefortovo e a Igreja de São Sérgio de Radonezh.

O comprimento total do rio é de 48 km

Pin
Send
Share
Send