A região de Smolensk no oeste da parte europeia da Rússia foi oficialmente fundada em 1937. Hoje, existem 15 cidades e 10 assentamentos de tipo urbano em seu território. A população da região é de 942 mil pessoas, das quais 72% são residentes urbanos. Os principais centros industriais são Smolensk, Roslavl, Safonovo, Vyazma, Yartsevo. Estão em desenvolvimento as indústrias de engenharia mecânica, ligeira, química e alimentar.
A região de Smolensk é famosa pela sua rica história e cultura, no seu território existem mais de 250 monumentos arquitetônicos, mais de 1000 monumentos históricos e 570 arqueológicos, dezenas de museus. Muitas delas estão localizadas em Smolensk, por se tratar de uma das cidades mais antigas do estado, conhecida desde o século IX. A magnífica natureza da região pode ser observada no território dos parques Smolenskoe Priozerie e Gagarinsky.
As maiores cidades da região de Smolensk
Lista das maiores cidades em população da região.
Smolensk
Localizado na costa do Dnieper. Uma das cidades mais antigas da Rússia, as primeiras menções datam de 862. Na Idade Média, era uma importante fortaleza na fronteira ocidental da Rússia. Centro da região de Smolensk desde 1937. Tem o status de uma cidade heróica. A muralha com torres, igrejas antigas e mosteiros são de grande valor histórico. Em 18 km, há um complexo de museus no território da antiga propriedade de patronos do Tenishevs.
População - 325.495 pessoas (2020).
Vyazma
Localizada no leste da região, no rio Vyazma. Foi mencionado pela primeira vez em 1239. No século 19, as fábricas de pão de gengibre trouxeram fama mundial para a cidade. Grande centro industrial e pólo de transportes. O principal ativo de Vyazma são templos e mosteiros antigos. Existem também muitos monumentos e monumentos de guerra. Possui status de cidade de glória militar. O complexo de museus Khmelita, a propriedade nobre da família Griboyedov, fica a 33 km de distância.
População - 52,5 mil pessoas.
Roslavl
Localizada nas margens do Rio Oster. Leva a história do século XII. Foi originalmente chamado de Rostislavl. Incluído na lista de cidades históricas. Grande entroncamento ferroviário. Entre os empreendimentos industriais, encontram-se consertos de automóveis, vidros, fábricas de agregados automáticos. Existem muitos monumentos arquitetônicos dos séculos 18 a 19 na cidade - propriedades, mansões, igrejas, mosteiros. Em Burtseva Gora, há uma pedra com um registro histórico da fundação da fortaleza em 1137.
População - 50 mil pessoas.
Yartsevo
Cidade às margens do rio Vop. Cresceu a partir do povoamento da estação que surgiu no século XIX. Em 1926 recebeu o status de cidade. Na cidade trabalham as empresas automobilísticas, marcenarias, têxteis, de engenharia mecânica, etc. Existem muitos memoriais de guerra e monumentos a figuras históricas famosas na cidade. De interesse são os quartéis preservados e a torre da fábrica de fiação de papel Khludov do século XIX.
População - 44 mil pessoas.
Safonovo
Uma cidade às margens do rio Vopets. Em 1938, um assentamento de trabalhadores foi fundado na área de desenvolvimento de novos depósitos de carvão marrom. Desde 1952 é chamada de cidade. Existem indústrias de construção de máquinas, fabricação de instrumentos, química e alimentícia. Os turistas estão interessados no museu da tradição local, a antiga propriedade e uma das primeiras estações agrícolas experimentais de A. N. Engelhardt na aldeia de Batishchevo.
População - 42 mil pessoas.
Gagarin
Localizada no vale do rio Gzhat. Fundado em 1703 como um pequeno cais. Foi renomeado em homenagem a Yu.A. Gagarin em 1968. Antes era chamado de Gzhatsk. Estação Ferroviária. Os turistas são atraídos por um grande complexo de museus dedicado ao primeiro cosmonauta e composto por vários edifícios memoriais. A cidade preserva a catedral e as igrejas dos séculos XVIII-XIX. Nas proximidades fica a antiga propriedade dos príncipes Golitsyn.
População - 29 mil pessoas.
Desnogorsk
Localizada na costa do reservatório Desnogorsk, formado após a construção de uma barragem no Desna. Foi fundada em 1974 como uma vila para engenheiros de energia durante a construção da usina nuclear de Smolensk. Recebeu o status de cidade em 1989. Objetos notáveis incluem o monumento Peaceful Atom, o Field of Remembrance com valas comuns, o Monte da Glória e os monumentos Pão de Nossa Memória, e várias fontes sagradas.
População - 27,8 mil pessoas.
Dorogobuzh
Localizado nas margens do Dnieper. Traz sua história desde o século XII. Dorogobuzhskaya GRES está em operação desde 1957. As principais atrações da área são o Mosteiro Boldinsky, fundado em 1528, o complexo imobiliário dos mercadores Baryshnikov com parques e lagos. Também de interesse é um objeto de arte moderna em forma de globo - o maior da Europa, e um circuito internacional para um circuito de corrida.
População - 9.800 pessoas.
Rudnya
Uma cidade às margens do rio Malaya Berezina, perto da fronteira com a Bielo-Rússia. Foi mencionada pela primeira vez como a vila de Rodnya em 1363. Na condição de cidade - desde 1926. O centro do distrito pecuário. Existem empresas de processamento de matérias-primas agrícolas. Entre as atrações - o museu histórico, os monumentos "Katyusha" e "Mãe enlutada" perto da vala comum de cidadãos soviéticos baleados, o museu de M. Yegorov.
População - 9.500 pessoas.
Yelnya
Uma cidade no sudeste da região. Incluída na lista de cidades de glória militar. Vários rios se originam aqui - Desna, Ugra, Uzha, Stryana. Com estatuto de cidade - desde 1776. A construção da estação ferroviária e da torre de água estão entre os monumentos arquitetônicos do século XIX. Nas aldeias circundantes destacam-se as igrejas do século XVIII, bem como o espólio-museu de M.I.Glinka. Fragmentos de um antigo assentamento foram encontrados na costa de Desna.
População - 9.000 pessoas.
Pochinok
Localizado no rio Khmara, nos arredores do planalto Smolensk. Foi fundada em 1868 como uma pequena estação ferroviária na estrada Riga-Oryol. Desde 1926 - na condição de cidade. A atração local é o museu de história local. Pátria do poeta A. T. Tvardovsky e do famoso viajante N. M. Przhevalsky. Na aldeia de Seltso existe uma propriedade-museu de A. Tvardovsky. Em outras aldeias, os templos do século 19 foram preservados.
População - 8.500 pessoas.
Sychevka
Está localizada no nordeste da região, entre os rios Losmina e Vazuza. Lidera a história desde 1488. Desde 1776 é uma cidade de condado. O orgulho da região de Sychevsky é a raça de gado com o mesmo nome. Marco da cidade - museu do folclore local na mansão de um comerciante. Várias igrejas antigas, a nobre propriedade de Dugino, a área de musgo de Akseninsky, declarada monumento natural, são dignas de nota nas proximidades.
População - 8200 pessoas.
Velizh
Localizado nas margens do Dvina Ocidental. A fortaleza no local do antigo assentamento foi fundada em 1536. O status da cidade foi recebido em 1776. Durante a Segunda Guerra Mundial, foi completamente destruído e reconstruído do zero. Centro de colheita de madeira. As atrações locais incluem Lidova Gora com um memorial de guerra, um museu de tradição local, o monumento Katyusha e a Igreja dos Três Santos de 1869.
População - 6.800 pessoas.
Demidov
Ele está localizado na confluência dos rios Gobza e Kaspli. Lidera a história desde 1499. Até 1918 era conhecido como Porechye. Pátria de Yuri Nikulin. Um monumento foi erguido em sua homenagem, bem como um museu senhorial. Existem 3 igrejas na cidade, construídas em 1851-1874. O parque Smolenskoe Poozerie foi criado nas proximidades. Inclui dezenas de monumentos arqueológicos e históricos, museus, incluindo a casa-museu de N. Przhevalsky.
População - 6200 pessoas.
Dukhovshchina
Pequena cidade às margens do rio Vostitsa. Origina-se do assentamento Dukhovskoy, que surgiu em torno do convento no século XV. O status da cidade foi concedido em 1777. A indústria madeireira está se desenvolvendo. A 18 km da cidade, na aldeia de Chizhovo, ficava a propriedade da família Potemkin. Outro conhecido nativo de Dukhovshchina é o explorador da Ásia P.K. Kozlov. Igrejas construídas nos séculos 18 a 19 sobreviveram em várias aldeias regionais.
População - 4100 pessoas.