25 melhores monumentos naturais da Carélia

Pin
Send
Share
Send

Um lago mágico com uma história antiga é impressionante por ser intocado. Existindo ao lado de tecnologias modernas, a natureza da Carélia permanece intocada - como se o pé de ninguém ainda tivesse posto os pés aqui. As pessoas vêm de cidades barulhentas e abafadas para respirar o frescor das florestas de coníferas, para se fartar do aroma de ervas medicinais. E Karelia generosamente dota seus hóspedes com o poder curativo da terra.

A extensão vítrea de reservatórios, fontes minerais e pântanos são locais fantásticos para recreação. As extensões da república darão impressões vivas a caçadores e pescadores, e quem gosta de capturar em filme vai tirar o fôlego dos monumentos naturais locais.

Os monumentos naturais mais interessantes da Carélia

Lista, fotos com nomes e descrições de lugares que valem a pena visitar!

Pedreiras de mármore na aldeia Ruskeala

Em meados do século 18, depósitos de mármore foram desenvolvidos na área do Lago Ladoga. Em resultado da intervenção humana na paisagem natural, as galerias e pedreiras tornaram-se, com o tempo, cheias de água. O lugar inusitado foi transformado em Parque de Montanha, enobrecido e criado um verdadeiro centro turístico. Escaladores, mergulhadores e casais que preferem passeios de barco tranquilos vêm aqui.

Cabo Kintsiniemi

Perto da aldeia de Soanlahti existe um dos objetos geológicos mais estudados - o Cabo Kintsiniemi. Nas margens do rio Soanyoki e nas falésias da pedreira de dolomita, pode-se observar o afloramento de estratos montanhosos, com mais de 2 bilhões de anos. Para preservar o monumento natural único, o território do cabo é protegido. Mas para aqueles que desejam mergulhar na era da antiguidade, excursões são realizadas.

Complexo montanhoso Vottovaara

Um lugar místico com forte energia a 20 km da vila de Sukkozero acena para quem não tem medo de enfrentar o inexplicável. Árvores tortuosas nas encostas, lajes de pedra de origem claramente antinatural dão origem a lendas ao redor da montanha. Os carelianos têm medo de vir aqui desnecessariamente, e turistas curiosos, esoteristas e ufólogos são visitantes frequentes aqui. Acredita-se que antigamente o pico Vottovaara era usado para sacrifícios.

Cachoeira Pontes Brancas

Os finlandeses chamavam a cachoeira de Yukankoski, e o nome romântico Pontes Brancas apareceu já no século XX. Era uma vez realmente pontes de pedra branca, agora em seu lugar estão ruínas. A cachoeira em si é bastante grande - 18 metros. Da aldeia de Leppäsilta a este lugar são apenas 13 km. Mas os matagais criam a impressão de que centenas de quilômetros ao redor são florestas impenetráveis. Nas clareiras próximas à cachoeira, você pode montar uma barraca e curtir o som da água.

Não perca: as 20 melhores cachoeiras da Carélia

Seção Girvas do desfiladeiro do rio Suna

A aldeia de Girvas foi criada por trabalhadores durante a construção da barragem, mas não é nada famosa. Em seu território existe a atração mais antiga da Carélia - a cratera do vulcão. Tem cerca de 2 bilhões de anos, e camadas de lava solidificada podem ser observadas no leito do rio Suna drenado. Os geólogos que os estudam podem contar muito sobre o passado desses lugares, então uma excursão a Girvas sem dúvida trará prazer.

Urozero

Um pequeno reservatório a 25 km de Petrozavodsk atrai turistas com água cristalina e é considerado o lago mais limpo da Carélia. Urozero está localizado no território da reserva, e os amantes do descanso confortável podem ficar nos centros turísticos. A transparência da água aqui é tão alta que o fundo é visível mesmo a 10 metros de profundidade. E quase nenhuma alga é observada. O lago é rico em peixes, especialmente lúcios e burbot.

Murray Pines

Na aldeia de Impilahti existe uma plantação de pinheiros Murray. O monumento natural é interessante porque os pinheiros Murray foram criados na América do Norte e o clima da Carélia é estranho para eles. Mas na década de 30, as mudas criaram raízes com sucesso, e agora o monumento natural do Pinheiro de Murray lembra as conquistas dos botânicos nacionais. Existem apenas 18 árvores - e este é o primeiro plantio desta espécie no território da Rússia.

Pântano Vazhinskoe

Um dos maiores pântanos da Carélia, a 100 km de Petrozavodsk, tem uma profundidade de mais de 5 metros e um tamanho de mais de 150 km². Este é um pântano clássico com ilhotas, pântanos e lagos formados após o derretimento das geleiras. Pássaros pernaltas fazem seus ninhos aqui, e cranberries e cloudberries crescem em grande número. Pesca e caça permitidas. Parte do pântano pertence à reserva Vazhozersky, que pertence ao mosteiro.

Monte Nuorunen

A montanha mais alta da região está localizada no Parque Paanajärvi. Não é difícil chegar ao topo - apenas 21 km por caminhos relativamente fáceis para escalar. Dos pontos turísticos ao longo do caminho, você encontrará a antiga fronteira com a Finlândia, um par de lindos lagos de montanha e monumentos xamânicos Sami. A montanha finlandesa Ruka é até visível do topo. Os visitantes do parque nacional devem se registrar antes de caminhar.

Maldita cadeira

Este monumento natural realmente se parece com uma cadeira, embora seja apenas uma lava estranhamente congelada do antigo vulcão Bolshaya Vaara. Os residentes de Petrozavodsk adoram relaxar nas proximidades da cadeira do Diabo, e para os turistas isso é de particular interesse. Há uma opinião de que o presidente concede desejos. Mas sua principal característica é que as plantas mais raras listadas no Livro Vermelho vivem aqui.

Lago Paanajärvi

No meio das florestas de coníferas encontra-se um lago, que não é inferior em beleza ao Lago Baikal. A profundidade do Lago Paanajärvi chega a 120 metros, e há muitos peixes aqui. Mas é preciso ter licença para pescar - afinal, o lago é considerado parte da reserva. Com tempo ventoso, ondas enormes surgem em Paanajärvi. Mas em um dia ensolarado, você pode alugar um barco aqui e explorar os arredores - as ruínas de antigos assentamentos finlandeses e falésias pitorescas.

Cume Uksinskaya ozovaya

A 10 km de Pitkyaranta existe uma rede de lagos incríveis, cujo fundo e margens são pontilhados por enormes pedras. Como uma lembrança das geleiras, eles estão aqui há mais de 10 mil anos. A ausência de lodo torna o fundo dos lagos incrivelmente transparente. Para aqueles que preferem a solidão, a cordilheira Uksinskaya é ideal - há muitas pequenas ilhas nos lagos. Nas proximidades da serra existem vários pontos turísticos onde pode fazer uma paragem para uma paragem.

Klim-gora

A Península de Klim no distrito de Medvezhyegorsk é boa para famílias. Mais de dois quilômetros de praias arenosas, florestas de coníferas e unidade absoluta com a natureza aguardam aqueles que visitam o sopé da montanha Klim. A altura da montanha é de apenas 86 metros, mas em termos de beleza é incomparável com suas contrapartes maiores. Quem vai caçar ou pescar aqui no Lago Onega precisa de uma licença especial.

Limiar Kumi

A famosa cachoeira não é conhecida por sua altura - apenas 15 metros. Mas ele não tem falta de energia - mesmo em geadas severas, o limiar de Kumi não congela. Da aldeia Voinitsa ao milagre da natureza 25 km. Não é difícil encontrar uma cachoeira no matagal - o riacho pode ser ouvido de longe. Nas proximidades existe um bom lugar para estacionar, é difícil encontrar alguém aqui, o resto será calmo e isolado. A soleira de Kumi está localizada perto da fronteira com a Finlândia, então os viajantes precisarão de documentos.

South Deer Island

No noroeste do Lago Onega, existe uma pequena ilha com uma área de cerca de 75 hectares, que leva o nome de South Deer. É extremamente interessante para os arqueólogos - sepultamentos de antigos colonos foram descobertos aqui no início do século XX. Os achados datam do final do período mesolítico e são de grande valor histórico. Do ponto de vista geológico, a ilha também é significativa - as rochas locais têm mais de 2 bilhões de anos.

Primavera "Três Ivana"

A fonte de cura "Três Ivans" é um lugar de peregrinação para os crentes. As pessoas vêm aqui na esperança de curar doenças de pele e problemas do trato gastrointestinal. A composição da água realmente tem qualidades medicinais.O alto teor de cálcio e magnésio justamente torna a fonte milagrosa. Você pode chegar aqui dirigindo 6 km da vila de Cherkasy, no distrito de Medvezhyegorsk. A área protegida ao redor é vigiada, mas a entrada da nascente é gratuita.

Seção Shungsky

Perto da vila de Shunga, há um local único - depósitos de shungita ou óleo petrificado. O valor do objeto é que em nenhum lugar do planeta a shungita está localizada tão perto da superfície da Terra. A extração de rochas raras é proibida aqui, mas ainda há casos de exploração ilegal da jazida. As minas são vigiadas de perto e visitas não autorizadas à mina a céu aberto Shungsky são proibidas.

Primavera "Salina"

Perto da aldeia de Velikaya Guba existe um local pouco conhecido - uma nascente potável com água salgada. Sua história está envolta em segredos, mas as menções à cura da primavera datam do século XVIII. A água aqui tem um cheiro pronunciado de sulfeto de hidrogênio, e a fonte em si é um pequeno buraco no meio de uma área pantanosa. Os habitantes locais usam de boa vontade a água da nascente como água potável e para o tratamento de todos os tipos de doenças.

Lago Vargachnoe-Korbozerskoe

Este monumento natural na floresta de Vodlinsky foi protegido apenas recentemente, ou seja, em 2016. Na área protegida, existem florestas de taiga únicas, intocadas pela atividade humana. Como existem poucas florestas desse tipo na Carélia, foi decidido criar um parque paisagístico. Em 10 km² você pode encontrar plantas raras, e o orgulho dos moradores locais - um rebanho de cisnes - vive no próprio lago.

Pântano no Lago Lelikozero

200 hectares de terra, a apenas 4 km da aldeia de Lambasruchey, ocupa um pântano perto do Lago Lelikozero. E é famosa não apenas por suas abundantes colheitas de cranberries e cloudberries. As pessoas vêm aqui para serem tratadas com lama curativa e coletar plantas medicinais. A caça é permitida aqui apenas em uma determinada estação, mas a colheita de frutas e plantas está disponível para todos a qualquer momento.

Cuspe de chelmuzhskaya

Há cerca de 14 mil anos, formou-se uma saliência de 13 quilômetros, dividindo o Lago Onega em dois. Os cientistas até hoje discutem sobre o que causou sua ocorrência e estão inclinados às consequências do derretimento da geleira. E os turistas apenas apreciam as paisagens exóticas e a pesca fantástica. Nesses locais, o burbot, o lúcio e os peixes menores não são transferidos.

Primavera Sulazhgorsky

Um lugar popular entre os residentes de Petrozavodsk é uma fonte limpa nos arredores da cidade. Os habitantes locais coletam água aqui para uso pessoal. Segundo pesquisas oficiais, a água da nascente Sulazhgorsk é potável, inodora e livre de sedimentos. Você pode encontrar a fonte no noroeste de Petrozavodsk, não muito longe do território do estádio de esqui.

Pântano Yuzhno-Gabozerskoe

Um monumento natural inestimável da Carélia do Sul, o pântano Sandalskoye ou Gabozerskoye do Sul, se estende por 357 hectares nas terras da região de Kondopoga. A alternância de plantas ameaçadas de extinção, musgos esfagno e pinheiros invariavelmente impressionam quem está aqui pela primeira vez. Áreas pantanosas de lagos, transformando-se em pântanos perigosos, estão cheias de frutas silvestres. Mas você pode coletá-los apenas em um determinado momento.

Clareira de Chimil

A área coberta de agulhas de pinheiro perto do rio Olonka é usada pelos habitantes de Olonetsk para passeios na natureza. E poucas pessoas sabem o valor geológico da clareira Chimil - a paisagem antiga desses lugares foi preservada aqui. A clareira reservada é um exemplo clássico da planície glacial Olonets. O território é popular entre os habitantes locais e visitantes pela abundância de bagas, cogumelos e, claro, pelas brilhantes paisagens da Carélia.

Pântano Ropaki

Na reserva de Olonets, a 7 km da aldeia de Obzha, encontra-se o primeiro pântano da república, que foi recuperado no início do século passado. Seu tamanho é de quase 1000 hectares. Árvores decíduas e coníferas jovens adornam as extensões do pântano. Mas, se você olhar mais fundo, poderá encontrar musgos esfagno e outros representantes da flora do pântano.

Pin
Send
Share
Send