Quase 900 rios fluem na região de Ryazan. Até o Oka, o maior rio da região, tem extensão de menos de 500 km na região. Os rios da região são caracterizados por um caráter plano, um canal tortuoso, uma pequena encosta e uma corrente calma. As margens são de estepe florestal e de natureza subtaiga. Existem zonas húmidas, principalmente nas cabeceiras dos rios. Muitos grandes rios da região também correm em outras regiões.
No turismo, os rios da região de Ryazan são usados para rafting e recreação na água. O lento fluxo dos rios permite aos adeptos da canoagem apreciar a beleza da natureza das margens. Muitos rios têm áreas de praia e, no verão, a água atinge uma temperatura confortável para nadar. Vários rios correm pelo território de reservas nacionais ou perto de monumentos naturais.
Os rios mais longos da região de Ryazan
Lista dos maiores rios que passam pela região.
Ok
Um rio pitoresco, que é um dos maiores afluentes do famoso Volga. Um dos famosos pontos turísticos nas margens do rio é o Ryazan Kremlin. É construído sobre uma colina alta com vista panorâmica para o leito do rio sinuoso. O Oka flui pelas regiões de Oryol, Ryazan, Kaluga, Tula, Vladimir, Moscou e Nizhny Novgorod.
O comprimento do rio é de 1.500 km, na região de Ryazan - 489 km.
Moksha
Tributário do Rio Oka. Presumivelmente, o nome do rio vem do nome da deusa da fertilidade dos pagãos - Mokosh. O leito do rio serpenteia por prados verdes, as margens baixas estão cobertas de arbustos. Existem praias de areia onde você pode nadar. Ao longo de todo o comprimento, Moksha é atraente para a pesca. Ele flui através dos territórios da República da Mordóvia e três regiões - Ryazan, Penza, Nizhny Novgorod.
O comprimento do rio é de 656 km., Na região de Ryazan - 134 km.
Tsna
Um rio plano e de caudal calmo, utilizado para a prática de rafting. Um obstáculo são várias barragens que precisam ser contornadas ao longo da costa. O lazer nas margens do Tsna é variado. Isso inclui caminhadas na floresta para buscar frutas e cogumelos, caminhar em bicicletas ou veículos todo-o-terreno, descansar em tendas entre lugares pitorescos e pescar ou caçar. Ele flui pelas regiões de Ryazan e Tambov.
O comprimento do rio é de 656 km, na região de Ryazan - 127 km.
Pronya
Um rio raso e sinuoso que flui por um vale estreito. O fundo do rio é lamacento, com pequenas áreas rochosas e arenosas. A pesca no rio é considerada especialmente boa nos trechos mais baixos. Além dos pescadores, os turistas costumam visitar o rio. Nas margens do Pronya, você pode desfrutar de uma vista majestosa da verdadeira natureza russa. Ele flui pelas regiões de Ryazan e Tula.
O comprimento do rio é de 336 km, na região de Ryazan - 320 km.
No inferno
Um rio sinuoso que flui ao longo das margens da floresta com pequenos prados. Existem muitos lagos marginais na planície de inundação do rio, especialmente nos trechos mais baixos. O rio Wad é popular entre os turistas aquáticos e pescadores. É habitada por lúcios, douradas, douradas, touceiras e bagres. O rio tem vários afluentes, sendo o mais longo com mais de 100 km. O Wad flui pelas regiões de Ryazan e Penza, bem como pela República da Mordóvia.
O comprimento do rio é de 222 km, na região de Ryazan - 15 km.
Casal
Tributário do Rio Oka. O rio é adequado para rafting durante as cheias - no final da primavera e início do verão. O casal praticamente não tem margens íngremes. O casal é alimentado principalmente pela neve, em parte pela chuva. Existem vários de seus afluentes com comprimentos de 14 a 75 km. A maioria dos afluentes é adequada para a canoagem. O par flui pelas regiões de Tambov e Ryazan.
O comprimento do rio é de 192 km, na região de Ryazan - 174 km.
Mais alto
No curso superior, o rio é conhecido como Knoxa. O rio acima flui através da floresta, parcialmente pantanais com prados. O leito do rio é sinuoso, as margens do lado direito são íngremes, do lado esquerdo - ligeiramente inclinado. As falésias das margens chegam a 7 metros. O fluxo do rio nas fendas chega a 0,7 m / s. Ele flui pelas regiões de Ryazan e Penza, bem como pelo território da República Komi.
O comprimento do rio é de 179 km, na região de Ryazan - 32 km.
Pra
A nascente do rio está no Lago Svyatoe. O rio corre pelas florestas Meshchersky, lagos Klepikovsky e reserva Oksky. Estes são locais pitorescos que qualquer viajante irá adorar. Uma floresta mista de álamo tremedor, bétula e amieiro cresce nas margens do Pra; no final da primavera, muitos lírios do vale florescem nela. As áreas de praia da orla são largas com uma entrada suave na água. Pra flui pelas regiões de Ryazan e Moscou.
O comprimento do rio é de 167 km, na região de Ryazan - 155 km.
Ranova
Tributário do Rio Pronya. As margens do rio no curso superior são altas e íngremes, tornando-se suaves e parcialmente pantanosas. Existem amplas áreas arenosas com pinhais. Recomenda-se viajar ao longo do rio de maio a julho. Existem poucos obstáculos na forma de pequenos cardumes. Os trechos inferior e médio do rio são mais adequados para a pesca. Ele flui pelas regiões de Lipetsk e Ryazan.
O comprimento do rio é de 166 km, na região de Ryazan - 142 km.
Ganso
Este é um dos afluentes mais pitorescos do Oka. As águas cristalinas do rio são adequadas para viagens aquáticas. A maior parte da área da bacia do rio é arborizada, uma pequena parte - prados. As margens suavemente inclinadas são cobertas por arbustos, juncos e árvores pequenas. O rio tem 1,5 metros de profundidade e 10 metros de largura. O ganso flui pelas regiões de Vladimir e Ryazan.
O comprimento do rio é de 147 km, na região de Ryazan - 59 km.
Unzha (afluente do Oka)
Um lindo rio que atrai pescadores e turistas. Lúcio, dace, barata, poleiro, dourada são bem capturados em Unzha. A canoagem é especialmente popular nas regiões mais baixas. Existem corredeiras e fendas aqui, mas o leito do rio está parcialmente coberto de troncos inundados. Nas margens do Unzha existem aldeias antigas, bétulas e florestas de pinheiros. Ele flui através dos territórios de duas regiões - Vladimir e Ryazan.
O comprimento do rio é de 122 km., Na região de Ryazan - 47 km.
Piet
Formado pela confluência dos rios Patsha e Pisarevo, deságua no Oka. Pet é um rio com margens íngremes, que atinge uma largura de 40 metros. Existem também áreas de praia nele. As margens estão repletas de cerejeiras e salgueiros. Barragens de castores são comuns. Os afluentes sinuosos estão obstruídos por protuberâncias. Na primavera, você pode ver diferentes espécies de limícolas aqui. Pessoas de toda a região vêm caçar gansos nas margens do Rio Pet.
O comprimento do rio é de 110 km.
Tyrnitsa
Começa nas nascentes perto da aldeia de Fedosovo, desagua no Oka. Na foz do rio, existem interessantes riachos de Pereolok e Kurva. As margens do Tyrnitsa estão abertas na parte superior, enquanto as florestas de pinheiros aparecem na parte média. Existem boas saídas para o rio. São especialmente interessantes para os pescadores, existe uma boa captura de bagre, ide, barata, perca e dourada. O rio tem afluentes. O mais longo deles chega a 30 km.
O comprimento do rio é de 105 km.
Líder
A nascente do rio está localizada em reservatórios artificiais perto da aldeia de Komsomolsky. Vozha é um afluente do rio Oka. Todos os anos, um grande festival é realizado perto da aldeia de Glebovo-Gorodishche, reunindo milhares de pessoas. É dedicado à batalha entre as tropas de Dmitry Donskoy e as tropas tártaro-mongóis em 1378, dois anos antes da Batalha de Kulikovo. Neste ponto, o Vozha flui entre margens montanhosas com ravinas profundas.
O comprimento do rio é de 103 km.
Hupta
Tributário do Rio Ranova. A nascente do rio está localizada na região de Ukholevsky, perto da aldeia de Volynshchino. O Hupta flui de um pequeno lago. Nos trechos superiores, ele flui pela planície de estepe, através de um terreno sem árvores de prado. A água do rio é límpida, a corrente é lenta. Existem muitas aldeias ao longo das margens do rio. Uma pequena barragem foi construída, que os canoeiros devem contornar. O rio é habitado por carpas, lúcios, baratas.
O comprimento do rio é de 101 km.
Istya (afluente do Oka)
O rio não é navegável. Sua origem está localizada nas fontes da região de Zakharovsky. É um rio plano com grandes cheias de nascente. Pescar nele é muito popular no verão, porque no inverno, o peixe sai de Istya e vai para Oka. O maior afluente é o rio Kazachya, com 27 km de extensão.No rio fica a vila de Starozhilovo, onde você pode ver a graciosa Igreja de Pedro e Paulo, construída em 1892.
O comprimento do rio é de 94 km.
Kolp (afluente do Ganso)
A nascente do rio está localizada perto da aldeia de Borzino. O Gus desagua no rio perto da aldeia de Gus-Zhelezny. O curso superior de Kolpi flui entre prados e depois entre florestas. Atualmente, o rio está raso rio acima. A água do rio é muito limpa, até crustáceos vivem nela. Os afluentes do rio Kolp são os rios Charmus e Lavsinka. O rio congela em abril e abre em abril. Kolp flui pelas regiões de Vladimir e Ryazan.
O comprimento total do rio é de 93 km.
Yermish
O rio nasce nas florestas da cidade de Vyksa. Ele flui para Moksha. Uma barragem foi construída perto da aldeia de Yermish, que forma um reservatório. As pessoas o chamam de lagoa Ermishinsky. É um monumento natural. O turismo aquático é desenvolvido neste local. A pesca também é popular no rio Ermish - rotan, carpa crucian, percas, baratas e lúcios são encontrados nele. Ele flui pelos territórios das regiões de Nizhny Novgorod e Ryazan.
O comprimento total do rio é de 85 km.
Mostya
A nascente do rio encontra-se nas ravinas perto da aldeia de Uholovo. Desagua no rio Ranova e faz parte da bacia do rio Volga. Mostia tem cinco grandes afluentes que variam em comprimento de 14 km a 23 km. A área de toda a bacia hidrográfica do rio é de 984 km². Antes da confluência com o Uda, os locais são chamados de Malaya Mostya. As margens do rio são íngremes, parcialmente pantanosas. Mostye é habitada por cruzeiros, poleiros e lanças.
O comprimento do rio é de 77 km.
Verda (afluente do Par)
Ele flui pelas regiões de Tambov e Ryazan. A nascente do rio está localizada na fronteira das regiões próximas à aldeia de Bolshaya Verda. Deságua em Paru, perto das aldeias de Borets e Sysoi. Em uma pequena área perto da estação Verda, o rio é adequado para a canoagem. A maior parte do rio atravessa a planície de estepe. Verda tem três afluentes - Verditsa, Boka, Vitusha. A aldeia de Sarai, fundada em 1640, está situada às margens do rio.
O comprimento total do rio é de 75 km.
Tabola molhada
O leito do rio é lindo, com muitos lírios e nenúfares. A profundidade média do rio é de 1,6 metros, a profundidade máxima chega a 3,7 metros. Mokra Tabol é habitado por percas, carpas crucian, podust, lúcio, barata. Um dos afluentes do rio Mokraya Tabola é o rio Sukhaya Tabola com um comprimento de 39 km. A área de influência da bacia é de 795 km². Ele flui pelas regiões de Tula e Ryazan.
O comprimento total do rio é de 64 km.
Narma
Corre no norte da região e é um afluente do rio Gus. Existem turfeiras na nascente do rio, então a água do rio parece marrom. A profundidade do rio varia - também há seções rasas de meio metro e redemoinhos de até 10 metros de profundidade. A maior parte das margens é coberta por florestas e prados, existem vários pântanos. Ao longo do Narma, vários afluentes de comprimentos diferentes fluem para ele.
O comprimento do rio é de 63 km.
Braid (tributário de Trubezh)
Perto da aldeia encontra-se a nascente de um pequeno rio com o interessante nome de Good Bees. Esta é uma antiga aldeia que se formou em 1574. Em sua confluência com o rio Pavlovka, Pletenka forma o rio Trubezh. O riacho Vyderka é um tributário do Plethenka. A bacia de drenagem de Pletenka tem 395 km². A trança está incluída na bacia do rio Volga. A área ao redor do rio é pantanosa, com turfeiras.
O comprimento do rio é de 60 km.
Pozhva (entrada do par)
Corre pelos territórios de três distritos da região. Ele deságua no Paru perto da vila de Krasny Utyug. A fonte está localizada perto da aldeia de Zhelobovo. Os afluentes de Pozhva são os rios Moshka e Korovka e o riacho Cheremoshnya. Existem vastos prados ao longo das margens do rio. Pozhva é um rio raso com margens suaves. Em alguns lugares, a profundidade é de apenas 0,5 metros. O rio é habitado por espécies comuns de peixes - percas, lúcios, carpas crucian.
O comprimento do rio é de 59 km.
Kerd
Ele flui do pequeno lago Surovtsy, distrito de Skopinsky. Ele deságua no rio Pronya perto da vila de Pronsk. Os arqueólogos confirmaram que os primeiros assentamentos de pessoas nesses lugares foram na Idade do Ferro, e o próprio Pronsk foi mencionado pela primeira vez nas Crônicas de Nikon em 1131. Atualmente, o rio está fortemente poluído por resíduos de empreendimentos industriais construídos no rio. É proibido nadar e pescar em Kerdi.
O comprimento do rio é de 57 km.