A região de Novosibirsk é uma terra incrível e misteriosa. É famosa pelas estepes de Baraba, cheias de lendas, e pela antiquíssima taiga, pitorescas colinas e montanhas, o majestoso rio Ob e muitos belos lagos. Os siberianos têm até seu próprio mar - o Obskoye. Existem dezenas de reservas naturais na região, e novos monumentos naturais são criados todos os anos com o objetivo de preservar as paisagens únicas, a diversidade da flora e da fauna desta região.
E a região de Novosibirsk também é composta por pequenas vilas, vilas pitorescas, cidades barulhentas. E o mais importante deles, claro, é Novosibirsk. Com suas largas avenidas e pontes grandiosas, inúmeros monumentos históricos e arquitetônicos, teatros famosos e museus maravilhosos, e o principal centro de estudos da Sibéria - Akademgorodok.
Os lugares mais interessantes e bonitos da região
Lista, fotos com nomes e descrições de atrações populares!
Teatro Acadêmico de Ópera e Ballet de Novosibirsk
O Teatro Novosibirsk é um dos maiores e mais importantes teatros da Rússia e seu coletivo é um dos melhores do mundo. A construção do teatro começou antes mesmo da guerra, então foi desativado e a inauguração ocorreu em maio de 1945. A parte mais complexa e única do edifício é a enorme cúpula coberta por escamas prateadas de ferro. O auditório também surpreende pelo seu interior: a galeria com colunas acima do anfiteatro está decorada com 16 magníficas estátuas antigas.
Não perca: 45 principais atrações em Novosibirsk
Centro de Tecnologia da Informação em Akademgorodok
A arquitetura do centro moderno, inaugurado em 2012 em Akademgorodok, é muito incomum e criativa. Duas torres altas, construídas em ângulo e conectadas por uma galeria de vidro com piso transparente - tal estrutura tornou-se uma verdadeira decoração do centro científico de Novosibirsk. No interior existem escritórios, laboratórios, centro de dados, centro de exposições, elevadores de alta velocidade, fontes. Cerca de 20 mil funcionários podem trabalhar aqui ao mesmo tempo.
Zoológico de Novosibirsk
Um dos maiores zoológicos do país começou a ser criado ainda na década de 30 do século passado. Agora, em um território de mais de 60 hectares, existem cerca de 700 espécies de animais de todo o mundo, metade delas estão listadas no Livro Vermelho. A equipe do zoológico é especializada na criação de felinos e doninhas, e a coleção de animais dessas famílias é uma das melhores do mundo. Há também um delfinário e um penguinário no território do zoológico.
Reserva Kirzinsky
Uma reserva natural de importância estatal foi criada na estepe florestal de Baraba para proteger e proteger 250 espécies de aves aquáticas, animais raros e ameaçados de extinção, répteis, anfíbios que habitam esta área. Não menos atenção é dada à preservação de numerosos pântanos como locais de nidificação para aves aquáticas. Bem como reservatórios únicos de diferentes salinidades localizados aqui, o maior dos quais é o Lago Chany.
Museu do Sol
A atmosfera do museu incomum criado no Academgorodok de Novosibirsk é tão brilhante e alegre quanto os raios do sol. Todas as exposições do museu, e são mais de 2.000, estão de alguma forma conectadas com o sol, suas imagens e símbolos, o culto de adoração a este corpo celeste entre diferentes povos. Aqui você pode ver uma coleção de imagens em superfícies de madeira e pedra, uma exposição de ovos de Páscoa coloridos e produtos de casca de bétula, uma coleção de desenhos infantis e instrumentos musicais étnicos.
Lago Gorkoye
O lago é famoso muito além da região por sua lama milagrosa e salmoura altamente concentrada. Os residentes locais chamam-no de Novoklyuchevsky, uma vez que a aldeia de Novoklyuchi está localizada nas proximidades. A riqueza do reservatório é usada para tratar muitas doenças - cutâneas, urológicas e nervosas. Um complexo de melhoria da saúde foi criado na costa, consistindo de várias dezenas de casas de madeira, uma sauna, um café e uma praia. É abastecido com água curativa de poços.
Rochas berdsk
Os habitantes das aldeias vizinhas chamam a pitoresca área montanhosa da costa do rio Berdi. Desde o início dos anos 2000, a área rochosa de 1,3 km de extensão é considerada um monumento natural. Tudo aqui é como nas montanhas reais, mesmo nas encostas você pode ver kurums, ou rios de pedra - talus de grandes pedras. A flora e a fauna das rochas são ricas e únicas, muitas espécies estão incluídas no Livro Vermelho. Um dos objetos protegidos são os musgos, existem 49 espécies deles aqui.
Museu de Engenharia Ferroviária de Novosibirsk
Uma exposição em grande escala de equipamentos ferroviários de diferentes períodos de tempo foi exibida ao ar livre perto da estação Seyatel. No total, mais de 100 cópias são apresentadas aqui, e cada uma tem sua própria história. Você pode ver locomotivas a vapor e locomotivas a diesel da primeira metade do século passado, equipamentos especiais ferroviários, prisão, ambulância, vagões de correio. O museu também exibe uma coleção de carros retrô, veículos motorizados, tratores e veículos todo-o-terreno da época soviética.
Ponte do metrô Novosibirsk
A ponte de metrô interna em Novosibirsk, conectando duas estações de metrô em ambos os lados do rio Ob, é a mais longa do mundo. Seu comprimento é superior a 2 km, dos quais 896 metros acima da água. A construção desta complexa estrutura de engenharia durou 5 anos e a inauguração ocorreu em 1986. Um fato interessante é que no inverno a ponte é ligeiramente reduzida, e no verão ela se afasta 50 cm com a ajuda de rolos especialmente instalados nos suportes. Isso se deve a temperaturas extremas.
Lake Chany
O maior lago da Sibéria Ocidental tem uma extensão de mais de 90 km e está localizado no território de 5 distritos da região de Novosibirsk. Existem cerca de 70 ilhas no lago, algumas delas contêm espécies únicas de flora e fauna e são declaradas monumentos naturais. O lago atrai os amantes da pesca de inverno e verão, e em certas épocas é permitido a caça de aves aquáticas. Existem inúmeras casas de férias e bases de pesca ao longo da costa.
Biotechnopark Koltsovo
Um moderno centro de pesquisa na forma de uma grande lagarta espelhada foi inaugurado na cidade científica de Koltsovo em 2015. No interior, existem laboratórios químicos e microbiológicos equipados com equipamentos de última geração, nos quais são certificados medicamentos e vacinas. E nas proximidades existe um parque tecnológico infantil, onde os alunos são apresentados aos conceitos básicos de robótica e biotecnologia. Ao mesmo tempo, os laboratórios infantis não são pior equipados do que os adultos.
Lago Karachi
O incrível lago de sal está localizado perto do centro regional de Chany, em uma área de preservação da natureza ecologicamente limpa. Seu nome é traduzido como "lama negra". O reservatório é famoso por sua lama curativa, que fica a uma profundidade de 60-80 cm. Na margem do lago, um sanatório com o mesmo nome foi inaugurado desde 1880, no qual as riquezas de Karachi são amplamente utilizadas - terapêuticas lama, uma solução concentrada de sal chamada salmoura, bem como água mineral de poços profundos próximos.
Prisão Umrevinsky
Um dos primeiros postos defensivos do estado russo foi erguido pelos cossacos no início do século 18 na foz do rio Umreva, que deságua no Ob. Durante as escavações arqueológicas, uma estrutura de forte com uma área de mais de 500 m2, incluindo uma série de fortificações e edifícios internos. Sobre os alicerces preservados foi restaurada uma torre de madeira com lacunas, aqui instaladas e consagradas uma capela e uma cruz memorial.
Ponte Bugrinsky
A inauguração da maior ponte em arco da Rússia, com mais de 2 km de comprimento, ocorreu em 2014. Os próprios habitantes da cidade o nomearam em homenagem a um dos distritos de Novosibirsk - o bosque de Bugrinskaya.O arco vermelho é feito em forma de arco e parece especialmente impressionante à noite. Em 2016, o projeto desta estrutura de grande escala ao longo do rio Ob foi reconhecido como um dos melhores do mundo. Ao mesmo tempo, inovações em construção, durabilidade e proteção ambiental foram levadas em consideração.
Cachoeira Belovsky
A cachoeira está localizada próximo ao vilarejo de Belovo, a 100 km de Novosibirsk. Era uma vez uma mina de carvão aqui. Mas a água subterrânea veio à superfície, inundou a pedreira, transformando-a em um lago e rompeu a represa. E neste local, praticamente no meio da planície, surgiu uma verdadeira cachoeira. Agora é uma área de lazer popular para os moradores da cidade e turistas. A água aqui é limpa e quente, você pode nadar, pescar e admirar as magníficas paisagens locais.
Recomendado: 15 melhores cachoeiras da região de Novosibirsk.
Filarmônica Estadual de Novosibirsk
Em 2017, a Filarmônica de Novosibirsk, uma das maiores da Rússia, completou 80 anos. O estado da Sociedade Filarmônica consiste em 20 grupos altamente profissionais que executam música de uma ampla variedade de estilos - do clássico e jazz ao folclore. A organização do concerto de Novosibirsk tem duas salas. A câmara está localizada em um prédio antigo e imponente no centro da cidade, e o grande salão está localizado em uma estrutura moderna de vidro e concreto recém-construída.
Colinas Bugotak
A zona das colinas Bugotak, que se estende por centenas de quilômetros, é um monumento natural protegido desde o final do século passado. Existem colinas a 80 km de Novosibirsk, as maiores delas são Bolshaya, Mokhnataya e Lysaya com uma altura de mais de 350 metros. As encostas meridionais das colinas são estepes rochosas, enquanto as vertentes setentrionais são florestas e estepes florestais. A flora e a fauna destes locais são muito diversificadas, existindo muitas espécies raras de borboletas e libélulas, de interesse para os entomologistas.
Planetário Big Novosibirsk
O ultramoderno centro astrofísico, que desde 2012 recebe visitantes, é o orgulho de Novosibirsk. Este é todo um complexo que inclui uma área de parque, um enorme relógio de sol, locais dedicados a diferentes planetas, a torre de Foucault, torres de observatório com telescópios poderosos. O equipamento de projeção digital usado no auditório do planetário ainda não tem análogos no país. Ele permite que você crie o efeito de presença ao assistir filmes full-dome e de grande formato.
Parque aquático "Aquamir"
O parque aquático coberto em Novosibirsk foi construído em 2016 e é o maior centro de entretenimento aquático da Rússia. No território de 40.000 m2 há uma variedade de atrações aquáticas para todas as idades, toboáguas estonteantes, banhos termais, cachoeiras, piscinas, cafés e bares. Uma das atrações mais radicais é o Water Loop, que é uma queda livre de uma altura de 19 metros. Outra atração é a piscina de ondas de 1000 m2.
Oceanário "Dolphinia"
O maior centro de oceanografia da Sibéria foi inaugurado em Novosibirsk em 2016. É composto por vários salões e cobre uma área de 8000 m2... Os espectadores têm apresentações de artistas talentosos - golfinhos do Pacífico, baleias polares brancas, leões marinhos e morsas. No aquário, que consiste em um enorme túnel e 30 aquários, você pode ver mais de trezentas espécies de peixes e animais marinhos. Um centro de natação com golfinhos foi criado para todos.
Montanha Ulantova
Um dos monumentos de conservação da natureza de Novosibirsk está localizado perto da aldeia de Lebedevo. A Serra da Ulantova tem 407 metros de altura e sua característica distintiva é o granito rosado. A fauna aqui é original e diversa - dezenas de espécies de pássaros, mamíferos, anfíbios. O mais numeroso é o mundo dos insetos, cerca de 300 espécies. As comunidades de plantas também estão representadas em toda a sua diversidade - da estepe à floresta. 9 de 130 espécies de plantas estão incluídas no Livro Vermelho.
Ferrovia de brinquedo
A linha de uma cópia reduzida da ferrovia segue ao longo do rio Ob através do território do Parque Zaeltsovsky. Três trens com velocidade de 10 km / h estão prontos para circular com o conforto de todos. E alunos do ensino médio trabalham aqui como mecânicos, que estudam o básico da profissão no centro de jovens ferroviários. A extensão de todo o percurso é de cerca de 6 km, o percurso da excursão passa por 5 estações e 1 estação ferroviária. A ferrovia transporta passageiros apenas no verão.
Catedral Alexander Nevsky em Novosibirsk
A catedral é um dos primeiros edifícios de pedra de Novosibirsk, cuja construção teve início no final do século XIX com o apoio da família real. Durante a era soviética, o templo foi parcialmente destruído, redesenhado, um instituto de design, um estúdio de cinema e uma sociedade filarmônica foram baseados aqui em momentos diferentes. E somente na década de 90 o templo foi novamente transferido para a igreja e totalmente restaurado. Agora, os serviços divinos são realizados regularmente aqui, e um centro de combate ao sectarismo foi aberto.
Catedral da Ascensão
Uma das principais atrações de Novosibirsk em 2013 comemorou seu centenário. Inicialmente, em tempos pré-revolucionários, era uma discreta igreja de madeira com torre sineira. Agora é todo um complexo, que inclui um templo com cúpulas douradas, uma igreja, uma capela, os edifícios da escola paroquial e da administração. A igreja contém vários santuários, especialmente venerados pelos fiéis - o ícone da Mãe de Deus, dos Santos Nicolau, do Serafim com partículas de suas relíquias.
Jardim Botânico da Sibéria Central
Jardim botânico, distribuído por uma área florestal com uma área de cerca de 10 km2, é um local de férias popular para os habitantes da cidade e um importante centro científico. Existem vários edifícios de produção, estufas, estufas, jardins e pequenos lagos. Especialmente populares são composições modernas "Bonsai", "Jardim de floração contínua", bem como um arboreto, estufas tropicais. Animais também vivem aqui - esquilos, lebres, raposas, furões, esquilos, veados.
Holy Spring Iskitim
Na cidade de Iskitim, em meados do século passado, existia um dos campos de condenados mais cruéis, onde muitos inocentes morreram devido ao trabalho árduo e aos espancamentos. Havia também sacerdotes entre eles, no local de sua execução uma fonte irrompeu da terra, cujas águas são consideradas curativas. Este é um lugar sagrado, pessoas de toda a região vêm aqui para orar e se curar de várias doenças. Uma fonte batismal e uma pequena capela foram construídas perto da fonte, e um templo foi construído no morro.
Biblioteca científica e técnica SB RAS
Um dos maiores centros educacionais e de informação da Sibéria. Seus fundos incluem mais de 14 milhões de publicações científicas, com cada quatro em um idioma estrangeiro. Oferece aos visitantes 18 salas de leitura que podem acomodar 600 pessoas. O enorme depósito de livros da biblioteca ocupa até 4 andares subterrâneos. Há também um museu do livro, que exibe amostras de manuscritos antigos exclusivos e livros raros dos últimos séculos.
Caverna Barsukovskaya
A caverna, localizada na margem do rio Ukrop, perto da vila de Barsukovo, foi premiada com o status de monumento natural desde 2000. Este é um local de inverno único para a maior colônia de morcegos de toda a Sibéria Ocidental. Aqui você pode encontrar 5 espécies desses animais, e todos eles estão listados no Livro Vermelho. A caverna tem cerca de 200 metros de comprimento e 19 metros de profundidade. Durante todo o inverno, a temperatura aqui é mantida em + 6 ° C. As marmotas vivem em tocas perto da caverna.
Mar ob
Na década de 50 do século passado, como resultado da construção de uma barragem no Ob, bem como do alagamento de uma parte da cidade de Berdsk e de várias aldeias, foi formado um reservatório com uma área de 1000 km.2... Muitas vezes é chamado de Mar Ob. Os arredores do reservatório são famosos muito além da região por sua natureza magnífica, praias bem equipadas e excelente pesca. Aqui poderá descansar num dos muitos centros recreativos, passear num barco a motor, iate ou catamarã.
Estação ferroviária Novosibirsk-Glavny
A estação ferroviária de Novosibirsk é uma das principais atrações da cidade.Seu prédio foi construído antes da guerra e, no início dos anos 2000, foi restaurado e um pavilhão suburbano foi adicionado. A parte central da estação assemelha-se a um arco triunfal, os interiores são decorados com mármore e magníficos lustres e candeeiros. Na plataforma, curiosas esculturas de gente dando as boas-vindas e se despedindo, e em frente ao prédio da estação, uma maquete de uma locomotiva a vapor do século XIX.