25 atrações principais de Khakassia

Pin
Send
Share
Send

Khakassia é a região sul da Sibéria, popular principalmente como rota turística devido às suas características naturais. Viajar pela república com uma boa companhia e uma câmera fotográfica é garantia de vívidas impressões por muito tempo. A componente ecológica também não falha, para que os hóspedes recebam um poderoso impulso de energia e respirem ar puro.

No entanto, a viagem não se limitará apenas à inspeção de reservas, tocas, lagos e cavernas. Os amantes de outros destinos também não ficarão entediados. Existem fortalezas antigas, catedrais icônicas, pontes modernas na Khakassia. Eles permitem que os habitantes locais e visitantes se sintam envolvidos na história de todo o país: em quase todas as entidades constituintes da Federação Russa, você pode encontrar um conjunto semelhante de atrações.

Os lugares mais interessantes e bonitos de Khakassia

Lista, fotos com nomes e descrições de atrações populares da região!

HPP Sayano-Shushenskaya

A construção começou em 1963 e durou até os anos 2000. Em 2014, ocorreu um acidente grave na usina hidrelétrica, cujas consequências já foram eliminadas. Fica no Yenisei. A altura da barragem é de mais de duzentos e quarenta metros, o comprimento é de cerca de mil e meio. A barragem forma o reservatório com o mesmo nome. Ele oferece uma vista incrivelmente deslumbrante dos arredores.

Ulug Khurtuyakh Tas

Inicialmente, uma estátua de pedra de três metros de altura foi descoberta ao lado do Ankhak Hall. No entanto, em 1954, foi forçado a ser levado para o museu local de folclore local, pois havia o perigo de ser destruído por vândalos. A estátua, esculpida em pedra, data do final do século III - início do segundo milênio aC. Os pagãos adoravam essa figura feminina e o povo desenvolveu muitas lendas associadas a ela.

Reserva Khakassky

Inaugurado em 1999. Ocupa uma área de mais de duzentos e sessenta mil hectares. Está dividido em nove grupos de acordo com o tipo de terreno e de acordo com a componente histórica: "Pântanos subaquáticos", "Zaimka Lykovs", Oglakhty ", Lago Itkul", "Lago Shira", "Estepe Kamyzyakskaya", "Maly Abakan" , "Lago Belyo", "Hol-Bogaz". Trinta e cinco espécies da flora e fauna locais são raras e estão sob proteção especial.

Lagos Shirinsky

Vários lagos localizados em uma área formam uma área de resort. Turistas de seus próprios países vêm aqui. A lama de lodo local é usada para fins cosméticos, pois é cheia de componentes úteis. Os lagos variam em tamanho, salinidade da água e outros componentes. Outras atrações naturais estão próximas - as Montanhas Chests e Tuimskiy Proval.

Big Salbyk Kurgan

Construído por volta do século 7 aC. Há um museu temático nas proximidades. Pela primeira vez, escavações em grande escala foram realizadas aqui em meados do século passado. Mais tarde, a pesquisa continuou e muitos artefatos foram encontrados: facas, utensílios de barro, inscrições, pedras de moer e assim por diante. A altura do monte é de mais de onze metros. Em seu território, há vestígios de escavações anteriores não científicas e descuidadas.

Baús

É um monumento natural, localizado em uma área de mais de dois mil hectares. Uma reserva tipo museu foi inaugurada aqui em 2011. Alguns planaltos da cordilheira têm seus próprios nomes. Algumas áreas preservaram a memória da estadia de povos antigos aqui. Isso também se aplica a pinturas rupestres, túmulos e restos de utensílios domésticos encontrados durante escavações nas proximidades.

Falha de Tuimsky

Foi formado no local de uma mina que foi encerrada na década de 50 do século passado. Houve problemas com desmoronamentos mesmo durante a operação da mina. O colapso no topo levou ao aparecimento de uma depressão. Agora existe um lago com um diâmetro de duzentos metros. Suas águas são de um azul brilhante e ainda não está claro o que causou isso. Um deck de observação é equipado. A área atrai fãs de esportes radicais.

Kurgan Badger Log

Localizado perto de Abakan. As escavações foram realizadas no início dos anos 2000. Foi possível estabelecer a época de sua criação - meados do primeiro milênio aC. Muito antes do advento dos pesquisadores, o monte foi saqueado, por isso não foi possível encontrar artefatos especialmente valiosos, seja do ponto de vista histórico, seja do ponto de vista material. A construção é feita de pedras, argila, terra e lariço.

Caverna Kashkulak

Ele está localizado na região de Shirinsky, na montanha Koshkulak. Pertence ao carste. Possui três níveis e três entradas. Em alguns períodos, o fundo da caverna é parcial ou totalmente inundado com água. O comprimento total é de cerca de oitocentos metros. Expedições científicas continuam a ser enviadas para cá. No entanto, em grande medida, este é um local turístico e não um local de pesquisa. As excursões são conduzidas por guias experientes em uma base contínua.

Trilha dos Ancestrais (Trilha dos Xamãs)

Ele passa por Togyz-Az - um maciço rochoso cujo nome se traduz como "Nove bocas". O início é uma ponte sobre o rio Bely Yuis. O caminho passa por penhascos íngremes, grutas pitorescas de encostas cobertas de mato, arcos naturais, montanhas de formas bizarras, por exemplo, "Montanhas Camel". Algumas áreas são difíceis de passar, você tem que tentar ficar em pé. As vistas de qualquer ponto são pitorescas.

Caverna da Caixa de Pandora

Inaugurado no início dos anos 70 do século passado. Ele está localizado no planalto Kuznetsk Alatau na margem esquerda do Iyus Branco. O comprimento é de onze quilômetros. Embora um mapa da caverna tenha sido compilado, o trabalho ainda está em andamento para esclarecer os detalhes. Existem muitas grutas, deslizamentos de terra, pequenos reservatórios e galerias no interior. Os morcegos são encontrados. A temperatura varia, a média está dentro de +5 ° С.

Lagos e geleiras Ivanovskie

Um lugar incrível, que pode ser alcançado tanto de forma independente quanto em grupo de excursão. Vários lagos com águas claras variam em profundidade e diâmetro. Eles têm apenas uma coisa em comum - cobertura perto da costa. Aqui, camadas de gelo ficam mesmo no tempo quente. O espetáculo único força os turistas a viajarem distâncias impressionantes para ver essa combinação incongruente.

Rabisco de Boyarskaya

Inaugurado em 1904. Um monumento da cultura Tagar, constituído por pequenos e grandes grupos de hieróglifos. Localizado na margem esquerda do Yenisei. Os pesquisadores determinaram a hora do aparecimento do rabisco muito condicionalmente: VII-III AC. Ao mesmo tempo, os cientistas notam que há inscrições posteriores aqui. Já os desenhos retratam a vida cotidiana, o lazer, as pinturas ficcionais e assim por diante.

Reserva-museu "Kazanovka"

Criado em 1996. Ele está localizado no território do distrito de Askiz. A área total ultrapassa dezoito mil hectares. O local foi escolhido por um motivo: a beleza de Khakassia e os achados arqueológicos - parte da história da região - se encontram aqui. O relevo é mutável, a flora é diversa e a fauna é muito inferior a ele neste indicador. Monumentos naturais coexistem com antiguidades artificiais em todo o território.

Caverna Borodino

É um monumento natural local desde 1977. Localizado no distrito de Bogradsky. Pertence à classe de carste. O comprimento ultrapassa mil e meio mil quilômetros. Dentro da família de grutas de tamanhos impressionantes, existem morcegos. O estudo continua, assim como a elaboração de um mapa detalhado. Para inspeção, você precisa encontrar um guia qualificado.

Lago Marankul

Localizado no Western Sayan. A altura acima do nível do mar é de mais de um quilômetro e meio. A água é muito limpa e sua temperatura nunca ultrapassa os + 16 ° C. A vegetação é abundante: de bétulas anãs a abetos. Além disso, há muitos peixes no lago e espécies raras. A área é habitada por predadores, por exemplo, leopardos-das-neves, mas são poucos e raramente aparecem, evitando-se mutuamente as pessoas.

Museu de arte rupestre ao ar livre de Poltakovskiy

Foi fundada em 2003 e manteve-se independente até 2016, altura em que se tornou uma filial da "Khurtuyakh tas".Localizado na aldeia de Poltakov. As peças do museu são lajes de pedra expostas ao ar livre. Eles retratam desenhos de diferentes períodos, em sua maioria muito antigos, sem uma data exata de aplicação. Eles foram descobertos não muito longe daqui durante escavações nos anos 80 do século passado.

Caverna Tuzuksu

Eles são encontrados nas margens do rio de mesmo nome. A entrada da caverna é fácil de encontrar, mas no inverno ela fica coberta de neve. O comprimento total é de um quilômetro e meio. Existem vários quartos espaçosos ligados por corredores estreitos. Existem também pequenos reservatórios, cujo nível de água muda dependendo da estação. As formações listradas, de valor para os pesquisadores, foram destruídas pelos turistas.

Fortaleza Chebaki

Ele está localizado no topo do Monte Sve-Takh na margem direita do Black Iyus. É um dos quarenta e cinco monumentos de tipo semelhante construídos no distrito. Possui duas linhas de defesa - paredes versáteis. Sua altura diminui com o tempo devido à destruição e outros motivos. Agora é um metro e meio. O local não foi escolhido ao acaso - o relevo e as características naturais foram aproveitados na construção.

Cemitério de Safronovsky

Pertence à cultura Tagar. A idade do cemitério é de cerca de dois mil e quinhentos anos. Ele está localizado próximo às margens do rio Es. Consiste em vários montes de tamanhos diferentes. A posição da pessoa enterrada na sociedade durante sua vida determinava a altura e o diâmetro do cemitério que lhe foi atribuído após a morte. As pedras colocadas lado a lado são distribuídas de acordo com o mesmo princípio. Eles são esculpidos com desenhos.

Cordilheira Uytak

Ele está localizado no distrito de Askiz, perto da estação Razdolnaya. Uma característica da área são os restos de plantas petrificadas, incluindo árvores. No passado, o município era considerado um bom local para rituais. Os povos que habitavam o território adoravam o espírito das montanhas e organizavam cerimônias para ele. O relevo aqui é multifacetado, razão pela qual, tanto de perto quanto de longe, as montanhas parecem indistintas e, portanto, ainda mais bonitas e incomuns.

Lago Ulug-Kol

Ele está localizado na estepe de Uybat. Sua área ultrapassa setecentos hectares. O nome se traduz como "Lago Grande". Três rios correm para ele. Devido ao complexo de minerais que saturam a água, tem gosto amargo e salgado. Na costa norte, a área torna-se pantanosa. O lago fica coberto de gelo durante vários meses por ano. É especialmente protegida por sua flora e fauna únicas, principalmente pela reprodução do maçarico.

Parque paisagístico "Jardins dos Sonhos" em Abakan

Inaugurado em 2007. Todos os trinta jardins, formando um único sistema, apresentam diferentes temas e outras características. O parque é uma simbiose de belezas artificiais: pontes, fontes, bancos. E o esplendor natural de sakura florescendo, zimbro e canteiros de flores brilhantes. Também há recantos com representantes da fauna: desde os mais pequenos caracóis a aves ou gatos.

Catedral Spaso-Preobrazhensky de Abakan

Foi iluminado em 2005, ao mesmo tempo que começou a receber plenamente os paroquianos. Possui sete cúpulas de uma cor escura profunda devido a uma liga de nitrito-titânio e uma iconostase de cinco camadas. Uma imponente torre sineira de doze sinos. No interior existem relíquias que são importantes para todos os ortodoxos: uma parte da Santa Cruz, uma pedra do Monte Tabor, vários ícones pintados por mestres de diferentes escolas e épocas.

Ponte Bratsk

Início da construção - 1999. O tráfego nele foi aberto já em 2003. Cruza o Yenisei. Ele conecta Khakassia, localizada na margem esquerda, e o Território Krasnoyarsk, respectivamente, à direita. Passou a fazer parte da rodovia federal. Existem duas pistas em cada direção. As paradas na ponte são proibidas. O comprimento ultrapassa trezentos e cinquenta metros.

Pin
Send
Share
Send