Os castelos da Bielorrússia refletem a história conturbada do país, guardam muitos segredos e mistérios. Eles foram erguidos na forma tradicional - em uma planta retangular, com torres, cercados por um fosso com água. Muitas vezes eram construídos em uma colina ou nas margens de rios. Quase sempre, essas eram estruturas defensivas para proteger contra o ataque de inimigos externos. Desde o final do século 16, palácios tipo castelo foram construídos.
Em 2011, foi aprovado o programa estatal "Castelos da Bielorrússia", no âmbito do qual está prevista a restauração de 38 monumentos históricos. Atualmente, alguns dos castelos foram restaurados e estão abertos ao público como museus. Alguns complexos de castelo hospedam lutas de cavaleiros estilizadas, festivais e exposições. Esses castelos que ainda estão em ruínas aguardam seu segundo reavivamento.
Os castelos e fortalezas mais interessantes da Bielorrússia
Lista, fotos com nomes e descrições de castelos medievais!
Mirsky
Construída no século 16, localizada na região de Grodno, no município de Mir. A história do castelo remonta à família Ilyinich. Durante as guerras russo-polonesa e russo-francesa, foi destruído e reconstruído a cada vez. É um edifício quadrado de tijolo vermelho com torres perimetrais, uma capela, passagens subterrâneas e um lago. Totalmente remodelado. Festivais e exposições de cavaleiros são realizados aqui.
Nesvizh
Localizado na região de Minsk. A obra-prima é um complexo de palácio construído em pedra no final do século 16 por uma família Radziwill que viveu lá por várias gerações. Foi reconstruída várias vezes, pelo que existe uma mistura de estilos: Gótico, Barroco, Classicismo. O castelo com pátio é rodeado por um fosso com água. Em 2012, a reconstrução foi concluída e os ricos interiores restaurados. Agora existe um museu.
Lidsky
Localizado na região de Grodno. Construída em 1323 por ordem do Príncipe Gediminas. Ao longo de sua história, muitas vezes salvou os habitantes da cidade O castelo é de forma retangular com duas torres de canto e paredes de até 2 metros de espessura. Protegido por um fosso e um lago artificial. Desde 1953 sob proteção do Estado. Desde 2005 é palco do festival do Castelo de Gediminas, uma vibrante celebração da cultura medieval.
Fortaleza de Brest
A torre de vigia de defesa original data do século XIII. A fortaleza defensiva capital foi construída no século XIX. Desde 1842, com o nome de "Brest-Litovskaya", a fortaleza defendia as fronteiras do Império Russo. A grande página da façanha dos defensores da Fortaleza de Brest - 22 de junho de 1941. A fortaleza recebeu o primeiro e inesperado golpe das tropas de Hitler. O heroísmo dos lutadores arruinou todos os planos para uma captura extremamente rápida.
Novogrudok
Ele está localizado atrás da Colina do Castelo, na cidade de Novogrudok - que era o centro do principado lituano. Inicialmente, serviu como proteção contra os tártaros. Ao longo dos séculos, 7 torres foram concluídas atrás de um muro alto cercado por um fosso. A estrutura poderosa é fortemente defendida contra vários inimigos. Não foi completamente destruído durante a guerra russo-polonesa, mas se transformou em ruínas durante a Guerra do Norte. Agora os torneios de cavaleiros são realizados lá.
Torre Kamenets
A torre tem 31 metros de altura e as paredes fortes têm mais de 2,5 metros de espessura. Construída no final do século XIII, em estilo românico. Servido para fins defensivos. No rés-do-chão havia uma fonte de comida e um poço. Havia torres assim em todas as cidades, mas apenas esta sobreviveu em todo o território da Bielorrússia. Agora há um museu histórico com exposições interessantes e um mirante no topo da torre.
Lyubchansky
Construído nas margens do Neman. Ao longo da história, os proprietários do castelo foram: Jan Kishka, Krzysztof Radziwilov e seus descendentes, várias famílias europeias. Estes últimos, nobres da família Falz-Fein, transformaram radicalmente o castelo no final do século XIX e fizeram dele uma residência de campo. Em 1945, a residência foi destruída e uma escola foi erguida na fundação. A restauração da aparência do castelo está em andamento.
Antigo castelo (Grodno)
Uma das mais antigas, construída em 1398 por ordem do Príncipe Vitovt. Um castelo de pedra com cinco torres era uma fortificação defensiva nas margens do Neman. Durante muito tempo foi a residência dos reis polacos e lituanos, onde se realizavam recepções e magníficos bailes. Reconstruído várias vezes. No século 19, foi transferido para o Império Russo e usado como base militar. Agora existe um museu e uma biblioteca regional.
Golshansky
Construída no século 17, foi a residência palaciana do nobre Pavel Stefan Sapieha, apelidado de Barba Azul. Mudou de dono, várias lendas trágicas estão associadas a ele: a história da Dama Branca, o fantasma do Monge Negro. Antigamente era um edifício magnífico com uma decoração magnífica, agora no seu lugar existem ruínas que serão restauradas no âmbito do programa “Cultura da Bielo-Rússia”.
Krevsky
Localizada na região de Grodno, construída no século XIV pelo príncipe da Lituânia Gediminas. O primeiro castelo, construído inteiramente em pedra, as paredes têm 2,5 metros de espessura e 12-13 metros de altura. Fazia parte do “Cinturão de Pedras”, constituído por castelos para proteção contra os cavaleiros teutônicos. Foi uma fortificação defensiva, resistiu ao cerco das tropas tártaras e moscovitas. Destruído na Primeira Guerra Mundial. Agora existem ruínas.
Smolyansky (White Kovel)
Localizado na região de Vitebsk, construído no século 17 por ordem do Príncipe Semyon Sangushko-Kovelsky. Uma estrutura retangular com quatro torres em torno de seu perímetro, uma torre de cinco níveis no portão. Instalações de três andares eram usadas para viver. Segundo a lenda, passagens subterrâneas conectavam o castelo ao mosteiro de Orsha e à Igreja da Transfiguração do Salvador. A torre alta e parte da muralha foram destruídas.
Bykhovsky
Localizada na região de Mogilev, pertence ao século XVII. Foi construído por Jan Karol Chodkiewicz. Era o centro do sistema de fortificação da cidade, que resistiu a um longo cerco de inimigos. Ele está localizado na margem alta do Dnieper, cercado em três lados por um fosso com água. A fortaleza caiu sob o ataque das tropas de Pedro I. A guarnição russa ficou lá por 7 anos. Destruída, agora é uma ruína histórica.
Borisovsky
Localizada na região de Minsk, entre o rio Berezina e o afluente Prilya. Era uma estrutura defensiva construída em madeira, construída entre os séculos XII e XIV. A área é de 2 hectares, cercada por um fosso profundo com água. Oval com cinco bastiões. Foi destruído e reconstruído muitas vezes. No século 19, uma casa de pedra de dois andares foi construída ali, chamada de castelo-prisão. Incluído no programa "Castelos da Bielorrússia".
Vysokovsky
Está localizada na cidade de Vysokoe, região de Brest, fundada no século 17 sob o governador de Pavel Sapega. Muralhas de barro e portões dilapidados foram preservados. Eram fortificações de barro com bastiões nas margens do Pulva. O castelo era cercado de água, um lago com uma ponte levadiça em frente ao portão, uma torre de tijolos de dois andares construída na espessura de uma muralha de barro, um palácio de madeira e anexos na parte central.
Mozyr
Localizado na região de Gomel. O povoado do castelo foi construído no século 15 nas margens do rio Pripyat, cercado por uma alta muralha e um fosso. Composto por um palácio, três torres defensivas, uma igreja, uma residencial e anexos. Por muito tempo, ele protegeu os habitantes do ataque dos inimigos. Em 1649 ele foi queimado por ordem do governador Janusz Radziwill. Em 2008, a forma original do assentamento foi reconstruída e a aparência original do assentamento foi recriada.
Zaslavsky
Localizado na região de Minsk. Construído no século 16 pelo polonês-lituano Glebovichi, este é um dos primeiros castelos-bastião. Localizada em uma colina, cercada por valas profundas com água. As poderosas muralhas são revestidas de tijolos vermelhos, a entrada para o portão é feita por uma ponte sobre um fosso, uma passagem subterrânea e um poço em caso de cerco. Apenas muralhas defensivas de barro, uma torre e paredes dilapidadas sobreviveram.
Casa-castelo de Gaityunishsky
No estilo gótico e renascentista, localizado na região de Grodno, nas margens do Zhizhma. Construído em 1611-1612 como residência de campo de Peter Nonhart.Edifício retangular de dois andares com torres em todo o perímetro e uma torre alta no centro, paredes grossas, frestas estreitas nas torres, fachadas sem decoração. No interior existe pintura e moldagem em estuque. Desde 1956 é um hospital psiquiátrico.
Castelo Kossovsky
A construção do magnífico palácio foi iniciada em 1830 por Kazimir Puslovsky. O castelo tem um destino difícil. Os proprietários mudaram muitas vezes, entre eles a princesa Anna Trubetskaya, Príncipe de Oldenburg. Saqueado e destruído na Primeira Guerra Mundial. Durante a Segunda Guerra Mundial, um gueto foi montado no prédio. Em 1944, quase todos os edifícios e estruturas foram incendiados. A restauração está em andamento desde 2008.
Propriedade de Kozell-Poklevsky (Krasny Bereg)
Incluído no "Anel de Ouro da Região de Gomel". A propriedade é composta por uma residência, edifícios e um parque. Construído em 1890-1893 por ordem de M.S.Gatovsky. O estilo é neo-mourisco, pouco característico do território, com elementos do gótico, império, art nouveau e renascentista. Foi bem preservado ao longo de sua história. A restauração foi realizada, todos os detalhes elegantes do interior de 36 quartos foram restaurados.
Palácio Ruzhany
Localizada na região de Brest. Em 1598, um palácio cerimonial com torres de defesa foi construído. O prédio hospedava membros da realeza e realizava bailes. Durante o conflito civil, a propriedade foi destruída. A segunda vida começou em 1786, um palácio e conjunto de parque no estilo de Versalhes foi construído. A Primeira e a Segunda Guerras Mundiais levaram à seguinte devastação. Em 2008, a restauração começou novamente.