25 maiores rios da Índia

Pin
Send
Share
Send

A Índia é um país com ricos recursos naturais. Eles desempenham um papel importante no continente, pois fornecem alimentos para milhões de pessoas. Eles também são sagrados para os habitantes do país. O rio mais venerado é o Ganges, que fica no norte do país. Mas o Yamuna e o Indo também são rios importantes. E foi do rio Indo que surgiu o nome do país. Mas agora a maior parte está localizada no Paquistão. Isso foi devido à divisão da Índia.

Eles são convencionalmente divididos em três grupos. Os rios do Himalaia são encontrados no norte do país e permanecem profundos durante todo o ano. Os mistos são alimentados por chuva e neve. Mas os rios Deccan são alimentados por monções e aqui o nível da água é muito instável, portanto, ocorrem inundações nos assentamentos mais próximos.

Os rios mais longos da Índia

Lista, foto com nomes e descrições das principais hidrovias do país.

Indus

O maior rio do sul da Ásia. É graças a ela que o país ganhou esse nome. Começa no alto do Himalaia, a uma altitude de 4.557 metros, próximo ao Lago Manasarovar, e segue para o noroeste da Índia. Na foz, o Indo forma um dos maiores deltas do mundo. Suas águas são utilizadas para a agricultura. E são os hindus que tratam este rio com especial reverência, considerando suas águas sagradas.

O comprimento do rio é 3180 km, na Índia 502 km

Brahmaputra

É um dos rios navegáveis ​​mais altos da Terra. Origina-se na parte norte do Himalaia, a uma altitude de 4860 metros. O alimento principal são as geleiras e as chuvas fortes. Uma característica distintiva é que é suficientemente profundo já no início da corrente. Depois de passar pela planície, ele deságua no Ganges. Como suas águas são consideradas sagradas, as abluções e os ritos fúnebres são realizados nas margens.

O comprimento do rio é de 2896 km, na Índia - 955 km

Ganges

O maior rio do sul da Ásia e também o terceiro mais rico do mundo. É um símbolo do hinduísmo e é visitado por peregrinações de toda a Índia. Origina-se na parte ocidental do Himalaia, na geleira Gangotri. Ele cruza a planície indo-gangética e deságua na Baía de Bengala. Se a nascente do rio for cristalina, perto da baía a água está muito poluída. Ao mesmo tempo, a água é ativamente usada para a agricultura.

O comprimento do rio é de 2700 km, na Índia - 2400 km

Sutledge

É o maior afluente do rio Indo. Sua nascente está perto do Monte Kangrinboche, no Tibete, a uma altitude de 4.630 metros. Ele flui ao longo da planície indo-gangética, através da região histórica do Punjab e deságua no Indo. A quantidade de água é regulada por barragens. Isso ajuda a evitar derramamentos pesados ​​durante a precipitação. Informações sobre o rio também são encontradas nos antigos Vedas, o que indica sua importância.

O comprimento do rio é 1536 km, na Índia - 1050 km

Godavari

É o segundo maior rio do país. Origina-se perto da cidade de Trimbak, perto do Mar da Arábia. Em seguida, flui através dos estados do leste e deságua na Baía de Bengala. Há uma barragem no rio, que ajuda a extrair água para irrigação e abastece as usinas. Como este é um local sagrado para os hindus, existem vários centros de peregrinação.

Comprimento do rio - 1465 km

Jamna

Este é o maior afluente do Ganges. Origina-se na parte central do Himalaia, na geleira Yamunotri. Este lugar é considerado sagrado, portanto, um mosteiro budista está localizado não muito longe da fonte. Também flui perto da capital deste país. Ele deságua no Ganges perto da cidade de Allahabad. Possui quatro afluentes principais: Chambal, Singh, Betwa, Tons.

Comprimento do rio - 1376 km

Narmada

É um dos rios mais bonitos da Índia. Sua origem está no planalto de Amarkantak. Tendo ganhado força aqui, ela cai do penhasco, na forma da cachoeira Kapidhara. Em seguida, flui para o oeste através do Vale do Rift. Por ser sagrado, as pessoas fazem um desvio completo em torno dele. Isso se chama Parikrama, é uma espécie de oração, peregrinação e tem cerca de 2600 km.

Comprimento do rio - 1310 km

Krishna

É um dos maiores rios da Índia. Nomeado após a divindade indiana mais venerada. Tem origem em Maharashtra, a uma altitude de 1300 metros. Ele deságua na Baía de Bengala. O delta deste rio é a terra mais fértil da Índia. Sua água é utilizada para irrigação de campos e jardins. Existem muitos lugares sagrados neste rio, pois este rio é muito venerado entre os hindus. As pessoas vêm aqui para ablução e limpeza.

Comprimento do rio - 1300 km

Chinab

É o afluente direito do rio Sutledge, na bacia do Indo. Seus outros nomes são Trinab, Asikni, Chandrabhaga. O rio era reverenciado na antiguidade, é mencionado nos Vedas e outras escrituras antigas. Sua origem está no Himalaia. E então ele flui para a planície de Punjab e deságua no rio Ravi. Possui dois grandes afluentes: Ravi e Jelam. É muito importante para a agricultura e suas águas são utilizadas para recuperação de terras.

O comprimento do rio é de 1100 km, na Índia - 433 km

Ghaghara

O afluente mais abundante do Ganges. Origina-se no sul do planalto tibetano próximo ao lago Mapam-Yumtso. Na planície, ele se funde com o rio Mohan. Em seguida, ele flui para o Ganges. O rio é alimentado principalmente pela neve, chuva e geleiras. Por causa disso, as enchentes costumam ocorrer na primavera e no verão. Sua água é ativamente utilizada para irrigação. Em águas profundas, o rio é navegável.

O comprimento do rio é de 950 km, na Índia 515 km

Gomachi

A nascente do rio fica no sopé do Himalaia, em Pilibhita. Depois de ganhar força, o rio deságua no Ganges. Em sua extensão, são 15 grandes cidades e aqui é usada para abastecimento de água urbano. Mas devido ao lixo industrial, esgoto, o rio está muito poluído. E durante a estação chuvosa, seu nível sobe e isso geralmente leva à inundação de edifícios residenciais localizados nas proximidades.

Comprimento do rio - 900 km

Quartel

Este rio é sazonal, seu tamanho depende sempre da quantidade de precipitação. E só flui por alguns meses por ano. A nascente do rio encontra-se no planalto da Eritreia, junto a Asmara. E então ele flui para o oeste, mudando de direção várias vezes. Ao longo de toda ela tem muitos afluentes. E na fronteira com Bangladesh é dividido em dois ramos.

O comprimento do rio é de 900 km, na Índia - 524 km

Mahanadi

O início do rio está no nordeste do planalto do Deccan. Depois de passar pela planície, ele deságua na Baía de Bengala. As inundações não são incomuns nas proximidades do rio. Há remessa, mas não em todo o comprimento, mas em certas áreas. Há uma barragem no rio, que é a mais longa do mundo. As águas do rio também são utilizadas para irrigar campos e jardins.

Comprimento do rio - 860 km

Chambal

É um afluente direito do rio Jamna. A nascente do rio encontra-se na parte norte do planalto do Deccan. Em seguida, ele flui através do planalto de Malwa, a planície indo-gangética. Muito dependente da comida da chuva. No rio foi criado um complexo hidrelétrico, que fornece eletricidade às cidades mais próximas. Existe também um sistema de irrigação. O transporte está presente em certas áreas.

Comprimento do rio - 830 km

Kaveri

É um dos maiores rios da Índia. Sua origem está nas encostas dos Gates Ocidentais. Mais próximo à nascente, o rio possui muitas cachoeiras. Existem várias usinas hidrelétricas aqui. Além disso, as águas deste rio são usadas para irrigação, por isso suas margens são férteis. Algumas seções são navegáveis. É considerado um rio sagrado e é adorado pelos hindus como uma deusa.

Comprimento do rio - 800 km

Dormir

É um dos afluentes do rio Ganges. O rio nasce do planalto Chota-Nagpur. Em seguida, ele se move ao longo do vale próximo ao sopé das montanhas Kaimur. No verão, há grandes enchentes e pode ser perigoso. Algumas de suas seções são navegáveis. Também é usado ativamente para irrigação de terras agrícolas.

Comprimento do rio - 780 km

Tapti

Está localizado na parte central do país e é um de seus maiores rios. E a fonte se origina no lado oriental do maciço de Satputra. Mantém a direção leste-oeste, paralela ao rio Narmada. Em seguida, ele flui para o Golfo de Cambay.Metade da hidrovia é navegável.

Comprimento do rio - 720 km

Tungabhadra

Localizada no sudeste do país. Este rio surgiu como resultado da confluência de dois pequenos rios: Tunga e Bhadra. Ele flui para o nordeste e flui para Krishna, que então flui para a Baía de Bengala. Durante a estação das chuvas, o Tungabhadra é bastante profundo e pode ser perigoso. É considerado sagrado, portanto, os hindus o percebem como uma manifestação de Deus na terra.

Comprimento do rio - 710 km

Rapti

A origem deste rio está no Nepal, no alto do Himalaia. O rio é altamente suscetível às oscilações sazonais, mas isso não impede que seja usado para irrigação de campos e pomares. Também possui uma usina hidrelétrica que fornece eletricidade para pequenas cidades em seu litoral. E as represas ajudam a regular o nível da água durante chuvas fortes. O rio desagua no Ganges.

Comprimento do rio - 600 km

Damodar

A nascente deste rio está localizada no planalto de Chota-Nagpur, perto da aldeia de Chandwa. Em seguida, ele segue na direção oeste e deságua no rio Hooghly. Durante a estação das chuvas, ele se alimenta e se torna perigoso. Porém, hoje em dia, raramente ocorrem inundações em suas margens. A mineração ocorre nas margens, portanto é um dos rios mais poluídos do país. Existem também várias usinas hidrelétricas.

Comprimento do rio - 592 km

Shayok

Este é outro dos muitos afluentes do Indo. Origina-se da geleira Rimo I, localizada nas alturas do Himalaia. E após a confluência com o rio Nubra, ele se expande visivelmente e flui para a cordilheira Pangong. Depois de fazer uma curva fechada, o rio se transforma em uma curva. A plenitude deste rio depende da precipitação. E suas águas são usadas ativamente para a agricultura.

O comprimento do rio é de 550 km, na Índia - 394 km

Subarnarekha

Seu diferencial é que possui muitas cachoeiras e corredeiras. A maior cachoeira, Khudru, tem 98 metros de altura. A menção a este rio pode ser encontrada no antigo sânscrito indiano. O rio flui por vários estados indianos, ao longo da placa Chota-Nagpur, Jharkhand. Mas seu nome significa "Faixa de ouro".

Comprimento do rio - 470 km

Tendência

O segundo nome desse rio é Vipasha. É um dos muitos afluentes do Indo. Formado nas terras altas do Himalaia, e perto da cidade de Amritsar funde-se com o Rio Sutlej. Junto com os outros seis rios, faz parte do Semirechye indiano. Mencionado nos Vedas e é um dos rios mais antigos da Índia. Agora está muito poluído, mas isso não atrapalha o uso de sua água para irrigação.

Comprimento do rio - 470 km

Subansiri

Este rio está localizado no nordeste do país e atravessa vários estados: Assam, Arunachal Pradesh. É o tributário mais importante do Brahmaputra. A nascente do rio está localizada no Himalaia. E então ela segue para o sul através do Vale de Assam. Em seguida, ele flui para o Brahmaputra.

O comprimento do rio é de 442 km, na Índia - 320 km

Sabarmati

Localizada na parte ocidental do país. O início do rio está localizado no cume Aravali, na região de Udaipur. O rio desagua no Golfo de Cambay, considerado parte do Mar da Arábia. A maior parte da área onde o rio corre é seca. Possui vários afluentes com reservatórios e barragens. Mas a água aqui está sujeita a flutuações sazonais devido à grande quantidade de chuvas.

Comprimento do rio - 371 km

Pin
Send
Share
Send