O conhecimento das peculiaridades da vida dos povos de diferentes regiões da Rússia é impensável sem saborear a culinária tradicional. Para quem vai viajar às Montanhas Altai, preparamos uma lista de pratos e produtos que não pode deixar de experimentar durante a sua viagem.
Cozinha nacional de Altai
As duras condições climáticas do Território de Altai influenciaram a formação dos hábitos gastronômicos de seus habitantes. Durante um longo período de frio, tiveram que aproveitar os dons de um curto verão, preservando-os por meio de defumação, fermentação, salga e outros métodos de processamento. A este respeito, a cozinha nacional de Altai adquiriu características gustativas especiais e foi enriquecida com receitas próprias.
A culinária local não pode ser imaginada sem carne e laticínios.
Para a sua informação
Atualmente, muitos pratos tradicionais de Altai à base de carne e leite são preparados apenas em aldeias remotas. Devido ao alto custo dos produtos, não são utilizados no ramo de restaurantes. No entanto, aos veranistas, mediante pedido prévio, são oferecidas degustações nos territórios das bases turísticas.. Recentemente, notamos o desenvolvimento da direção de excursões gastronômicas, muitas agências locais oferecem passeios a restaurantes com um programa histórico emocionante.
Bebida de leite fermentado tradicional "Chegen"
Pratos lácteos
Um dos principais laticínios da culinária do Território de Altai é chegen, que tradicionalmente é servido ao convidado de honra antes de comer. Uma bebida é preparada com leite azedo fermentado de leite fervido. Neste caso, o chegen anterior é levado para o fermento.
Um produto de leite fermentado popular é um ingrediente Kuruta e Aarchi... Na preparação deste último, o chegen é levado à temperatura de 100 graus e fervido por 2 horas, após o que é resfriado e filtrado através de um pano de linho. A opressão é colocada na mistura espessa resultante. O resultado é uma massa delicada de coalhada.
O Aarchi é usado como um prato independente e também se torna a base para o kurut de queijo Altai. Para fazer isso, os aarchis são cortados e defumados em uma gradinha sobre fogo aberto por cerca de 4 horas. As bolas azedas resultantes têm gosto de queijos duros tradicionais. Este produto é rico em proteínas e vitaminas, pelo que antigamente sempre fazia parte das disposições para viagens longas.
Aconselhamos os amantes do requeijão a experimentarem Bystak... Na preparação, chegen é adicionado ao leite quente; a mistura resultante, após fervura, é filtrada e colocada sob opressão por algumas horas. Os altaianos comem "massa de coalhada" com mel e Kaymakom (creme de leite local, que é um creme desnatado de leite fervido e sedimentado).
Bolinhos secos de queijo Kurut feitos de leite azedo
Pratos de carne
A carne é parte integrante da culinária das Montanhas Altai. Entre suas variedades, as carnes bovina, de cordeiro ou de cavalo são as mais procuradas. Então cozinhar sopa de kocho, os habitantes locais fazem um caldo rico com o tamanho impressionante dos pedaços de carne com osso, adicionando grãos de cevada a ele. O prato gorduroso resultante é colocado em tigelas e servido com cebolas selvagens e alho.
Um dos pratos de carne mais famosos da culinária de Altai é posso - salsicha de sangue. No processo de sua preparação, o sangue diluído em água ou leite é misturado com cebola, pimenta e sal e o intestino do carneiro é preenchido com a mistura resultante. Após a fervura, o kan é servido quente. Apesar dos ingredientes inusitados, segundo os turistas, o prato acaba sendo bem saboroso.
Para os gourmets gastronômicos que procuram o que provar em Altai com os pratos locais, recomendamos a iguaria local - Kaaz... É uma tripa de cavalo fervida com a adição de especiarias.
Salsicha de sangue Kan - uma iguaria local
Comedores de carne também pode prestar atenção a:
- buur - shashlik de fígado de carneiro cozido em espetos colocados verticalmente;
- peito de cordeiro, cozido em muune (caldo) com cebola e cenoura;
- kerzen - shashlik de peito de cordeiro;
- djergem - estômago de carneiro cozido, que é pré-cortado em tiras e entrelaçado com a gordura com a ajuda do intestino. Cozinhe por pelo menos 3 horas e sirva quente.
"Djergem"
Materiais de viagem autoguiados
- Para visitar as chaves de Jumalinsky
- Onde visitar
Onde tentar
Os locais mais famosos onde se pode saborear a verdadeira gastronomia do Território de Altai são o centro recreativo "Merkit“Com o restaurante com o mesmo nome, onde são fornecidos produtos da própria quinta, e o parque natural”Uch Enmek».
Complexo "Merkit", Localizada na região de Ust-Kansk, é conhecida além de suas fronteiras: muitos centros turísticos encomendam seus produtos para organizar suas próprias degustações.
No Parque "Uch EnmekE em alguns territórios dos complexos, os veranistas são convidados a assistir à cerimônia no ail - uma residência nacional com um buraco no telhado para a fumaça. No interior da casa existe uma lareira onde são preparados lacticínios e pratos de carne.
Em muitos restaurantes de Gorny Altai você pode experimentar pratos próximos da culinária tradicional. Devido ao alto custo dos originais (por exemplo, uma carcaça inteira é necessária para preparar uma porção de 1,5 quilo do prato nacional a partir de entranhas de cordeiro), os chefs locais oferecem mais opções de orçamento.
Padaria
A culinária nacional do Altai possui características próprias no preparo dos produtos farináceos.
Os indígenas fazem pão (Teertnek) de acordo com uma receita tradicional que inclui ovos, manteiga, açúcar e sal. A segunda opção, além dos componentes acima, contém leite coalhado e refrigerante. Antigamente, os bolos formados com massa eram assados diretamente nas cinzas deixadas após o fogo; agora as donas de casa usam uma frigideira para fritar a massa na gordura.
Uma das iguarias pelas quais a culinária de Altai é famosa é boorsok... São bolinhas enroladas na massa e fritas, servidas com mel quente. O Borsook é preparado à base de farinha, chegen, creme de leite e iogurte com adição de ovos, sal, manteiga e refrigerante.
Como acompanhamento de carne, você pode pedir tutpach - cubos de massa cozidos em caldo e temperados com cebolas selvagens.
Outro elemento incomum da culinária do Território de Altai para um turista é talkan... São grãos de cevada triturados e torrados, que geralmente são adicionados ao chá. Desde os tempos antigos, o talkan era considerado um produto nutritivo valioso que os caçadores levavam consigo para saciar rapidamente a fome.
Pão Nacional "Teertnek"
Bebidas tradicionais
Um lugar de honra entre os drinks da culinária nacional de Gorny Altai é chá... Como mencionado acima, muitas vezes é bebido com talkan, adicionando sal e ghee. É comum tomar esse tipo de bebida durante uma longa viagem para repor o suprimento de forças.
Em muitos cafés do Altai, você pode pedir chá com creme e sal - é assim que os habitantes locais estão acostumados a bebê-lo. Os turistas também irão desfrutar da variada misturas de ervas.
De álcool, recomendamos que você experimente Arachku - Bebida de 12-18 graus servida em tigelas aquecidas. Esta oferta torna-se especialmente relevante no inverno, quando a região não mima os seus hóspedes com um clima ameno, e depois de uma caminhada deseja-se aquecer rapidamente.
Para a sua informação
Beber café não é um dos hábitos gastronômicos do povo Altai. Ele é substituído por chá. No entanto, os amantes do café não terão problemas para encontrar sua bebida favorita - os restaurantes e lanchonetes turísticos da região oferecem uma variedade muito diversificada..
Doces
Aqueles que gostam de doces entre os pratos nacionais de Altai devem definitivamente experimentar tok-chok... Os principais ingredientes da sobremesa são pinhões, grãos de cevada, mel e leite, que se misturam, dão forma a bolas e fritam no óleo.
Em toda a Rússia, a região é famosa por suas iguarias de mel: clássico mel (tília, trigo sarraceno, flor, etc.), batidos em forma de creme, bem como com vários aditivos - pinhões, geleia real, etc.
Halva, biscoitos, toffee, doces e outros produtos doces feitos em Altai não são menos populares entre os visitantes.
Se falamos de produtores locais, então as principais empresas de confeitaria da região são “Altai», «Altai-Sodbri», «Fábrica de Barnaul Halvichnaya», «Padaria Novoaltaiskiy», «Pão-4" e "Confeiteiro Forne" Muitos turistas escolhem seus produtos como presentes para familiares e amigos. Assim, por exemplo, entre os produtos populares destaca-se a lascinha halva "pássaro Altai", que ganhou fama não só no país, mas também no exterior.
Os viajantes da região terão interesse não só em degustar os pratos nacionais de Altai, mas também em trazer lembranças da viagem. Para o último, recomendamos produtos estáveis em prateleira, disponíveis em lojas locais.
Preços nas lojas em Gorny Altai
Claro, um dos produtos que devem ser trazidos de Gorny Altai em quantidades ilimitadas são os chás de ervas. A região é conhecida por uma grande variedade de plantas úteis, com as quais os moradores locais aprenderam a fazer colheitas para o tratamento do trato gastrointestinal, sistema cardiovascular, doenças femininas, insônia e outras enfermidades. O custo de um sachê de 100 gramas começa em uma média de 100 rublos.
Oferecemos aos amantes do café para experimentar uma bebida incomum - café de cedro, que consiste em amendoim e creme de leite (há variações com a adição de cacau, especiarias, etc.). Compre um frasco de 250 gr. você pode por 250 rublos.
Uma das iguarias úteis que você deve tratar seus entes queridos depois de voltar de uma viagem é Pinhões; entretanto, esse prazer não é barato (o preço de 1 kg de sementes descascadas é cerca de dois mil e quinhentos). As crianças podem ficar satisfeitas com os doces "Trufa de cedro», «Nozes torradas de cedro»E outros doces à base de nozes.
Para quem se preocupa com a saúde, recomendamos a compra de um exclusivo óleo de pinhão... Este produto ecológico ajuda a diminuir o colesterol e melhora a atividade cardiovascular. Em uma loja especializada ou farmácia, você pode comprar um frasco de 250 ml por cerca de mil e quinhentos. Os pratos temperados com azeite têm um sabor único de coníferas.
"Kedrokofe"
Materiais úteis
- Dicas de férias para o ano novo
- Como chegar a Altai barato
Alternativamente, aconselhamos você a considerar Óleos de espinheiro-mar de Altai ou abeto.
Uma viagem para Gorny Altai é uma oportunidade única de comprar queijo, que é produzido em fazendas locais (pequenas fazendas privadas). Alguns deles têm sites com variedade e capacidade de fazer um pedido. A peculiaridade do produto Altai é que ele é feito com leite de animais (vacas e cabras) que pastam nos mais puros prados da montanha, o que tem um efeito positivo no sabor do produto.
Um dos queijos exclusivos é o queijo de cabra Cherginsky, cujo custo varia na faixa de 4 a 6 mil por kg. Os viajantes com um orçamento mais limitado podem comprar queijos de sabor e receita semelhantes ao Altai original a preços razoáveis: por exemplo, produtos a partir de 300 rublos estão disponíveis para encomenda no site ferma-altaya.ru. por porção de 350 gramas.
Oferecemos comedores de carne para levar para casa linguiça de sangue da viagem. Os empresários aceitam pedidos de um produto a um preço de 270-300 rublos. para um pacote de 400 gramas (site ferma-altaya.ru).
Aqueles que desejam trazer mel real de Altai da viagem são aconselhados a ir aos apicultores locais. O custo do produto começa a partir de 500 rublos. por litro (floral, limão, etc.). Opções mais exclusivas (por exemplo, acácia) custarão mais (em mil). Nas lojas de souvenirs, os empresários também oferecem conjuntos de diversos tipos.
Uma viagem a Gorny Altai é uma oportunidade única não só para desfrutar das belezas naturais da região, mas também para conhecer o sabor da verdadeira cozinha Altai, aprender as tradições de cozinhar pratos ancestrais e saborear produtos cultivados em áreas ecologicamente limpas.
* Imagem do cabeçalho por Konstantin Dyadyun | Cume Severo-Chuisky.