Contamos as melhores férias nas Filipinas com paisagens paradisíacas. o mar mais puro, tranquilidade e solidão. Tudo sobre a Ilha Bantayan: um guia detalhado e dicas.
Taxa de câmbio: 1 Peso filipino (PHP) ≈ 1,5 RUB.
Por que ir para Bantayan
Cansados da cidade barulhenta e suja de Manila e Cebu, decidimos nos instalar em uma ilha paradisíaca, pela qual as Filipinas são famosas, por duas semanas. Surgiu a questão de onde é melhor morar e relaxar nas Filipinas. Durante muito tempo recolhemos informação sobre várias ilhas e escolhemos a melhor para viver de acordo com os seguintes critérios:
- excelentes praias;
- paz e tranquilidade;
- falta de multidões de turistas;
- acomodação barata;
- comida barata;
- segurança.
Comparação com outras ilhas... Boracay, Panglao, Palawan, Malapascua e Bantayan reivindicaram o título de melhor ilha das Filipinas. Imediatamente atiramos no sul das Filipinas por causa dos terroristas - recentemente, turistas foram sequestrados do resort Samala e não queríamos arriscar. Boracay não nos agradava por causa dos altos preços e congestionamento de turistas, Palawan - afastamento, alto custo e falta de fornecimento constante de energia (El Nido), o outrora paraíso Malapascua, a julgar pelos comentários, ainda não se recuperou totalmente do tufão destrutivo e as críticas sobre Panglao não foram as melhores, como nós mesmos fomos convencidos ao visitar a ilha no final de nossa viagem às Filipinas. Bantayan permaneceu: boas críticas, belas fotos, proximidade com Cebu. E nós fomos lá.
A atmosfera na ilha... Tendo vivido durante duas semanas numa ilha do balneário de Santa Fé, podemos dizer que este é o local para onde pretende regressar. Em Santa Fé, reina um clima de ociosidade pensativo: durante o dia não há praticamente ninguém nas ruas, apenas os expatriados europeus tomam cerveja nos bares e à noite os turistas se arrastam para os restaurantes. Há sempre uma sesta aqui, e o cenário é quase como o de um anúncio do Bounty. Bantayan pode ser considerada uma das melhores ilhas das Filipinas para recreação e vida.
Sinta-se à vontade para escolher a Ilha Bantayan para suas férias - ela ainda não foi estragada pelos turistas. Leia esta análise - nossas dicas o ajudarão a organizar suas férias com facilidade.
Como chegar a Bantayan saindo de Cebu City
A Ilha de Bantayan está localizada a noroeste da Ilha de Cebu. Não há balsas da cidade de Cebu para Bantayan, você precisa navegar do porto de Hagnaya. Pode-se chegar ao porto de ônibus que sai do Terminal Norte - pode-se chegar de táxi, triciclo ou jeepney (do centro da cidade há a rota 01K e várias outras). Os ônibus da Estação Rodoviária do Norte passam com freqüência, aproximadamente a cada meia hora, das 4h às 17h. O tempo de viagem é de aproximadamente 4 horas. A passagem custa 170 pesos.
Existem vários tipos de autocarros, aconselhamo-lo a escolher os mais confortáveis - circulam com um mínimo de paragens. Além disso, há ônibus para Santa Fé - são transportados por balsa.
Estávamos em um voo que sai às 10:30 (na verdade sai às 11). Os ônibus são confortáveis, com ar condicionado, TV e wi-fi. Há uma parada de meia hora no caminho - você pode comer e ir ao banheiro (entrada 2 pesos). No total, dirigimos por 4 horas, mas o caminho de volta demorou um pouco mais devido aos engarrafamentos - cerca de 5 horas.
O ônibus chega diretamente ao porto de Hagnaya, na chegada compramos passagens para a balsa mais próxima (180 pesos e 10 pesos de taxa portuária). As balsas operam das 6h às 18h de hora em hora. No caminho - cerca de 1 hora. Veja a programação da balsa, mas é difícil dizer se ela está atualizada - estamos nas Filipinas.
O Porto de Santa Fe está repleto de triciclos (motos laterais) que o levarão aonde quer que você vá. Pechinche, o bilhete custa 15-25 pesos por pessoa dependendo da distância.
Onde morar em Bantayan: hotéis, resorts, pensões
O lugar mais agradável para ficar em Bantayan é a cidade turística de Santa Fé (embora seja exagero chamá-la de cidade). Para que serve? Como escrevemos acima, existe um ambiente agradável, praias desertas, mar límpido e belas paisagens. As melhores praias ficam em Santa Fé - as demais não são adequadas para banho.
A segunda grande cidade é Bantayan. Há um grande mercado, muitos cafés, uma velha igreja e um caixa eletrônico. Os turistas vêm aqui apenas para comida e pontos turísticos.
A terceira cidade é Madrid. Há um forte espanhol dilapidado (Parque Kota). Praticamente não há turistas.
Moramos em Santa Fé, portanto, damos os nomes e preços dos hotéis resort, que escolhemos por conta própria, e também damos conselhos.
Os hotéis mais caros estão localizados na primeira linha: principalmente quartos com ventilador custam a partir de 800 pesos, com ar condicionado - a partir de 1000 pesos. Em pensões e pequenos hotéis é mais barato: a partir de 500 pesos para um quarto com ventilador e de 800 pesos para ar condicionado.
Hostel Casa Isabel
600 pesos por dois por uma gaiola com um cheiro nojento de tinta, paredes verdes venenosas, um ventilador barulhento e um banheiro compartilhado. Aqui passamos nossa primeira noite em Santa Fe. A praia fica bem longe. No lado positivo: uma anfitriã amigável que irá preparar pessoalmente um delicioso café da manhã.
Nordic Inn
900 pesos para dois por um quarto com banheiro privativo. O quarto é bom, mas modesto, não havia mesa ou cadeira. Muito caro, eles se recusaram a dar um desconto para uma estada longa, embora lemos uma crítica que alguém morava nesta pousada por 15 mil pesos por mês. Muito perto da praia.
Mayet's Beach Resort
Localizado na primeira linha, bem na praia, mas longe do centro da cidade - próximo ao Ogtong Cave Resort. Não há lugares para comer nas proximidades. Sala do ventilador - 600 pesos, sala com ar condicionado - 1200 pesos. Os móveis eram escassos, praticamente não havia móveis nos quartos por 600 pesos. Nos comentários, eles escreveram que há muitas formigas.
Yooneek Beach Resort e Yooneek Inn
Existem bangalôs na praia (Resort) e do outro lado da rua (Pousada). Os preços são altos lá, e lá: para um quarto com ventilador 1100 e 990 pesos, respectivamente, com ar condicionado - 1700 e 1300 pesos. Foi empurrado para longe pelo grande número de europeus em férias e pelos preços altos. Na recepção estava escrito que havia desconto para compradores.
Budyong Beach Resort
Não é um mau resort. Bangalô na terceira linha com ventilador e banheiro - 800 pesos. No exterior existe uma mesa e cadeiras, no quarto existe uma televisão e um roupeiro. Descontos de até 700 pesos para estadias longas. O sinal de Wi-Fi é fraco em 3 linhas.
Praia de Kota (próximo ao Budyong Beach Resort)
Belo resort na primeira linha. O quarto mais barato custa 900 pesos (com ventilador) - fresco, aconchegante, mobiliado e com banheiro próprio. Do lado de fora, no terraço, há uma mesa e cadeiras. Quarto com ar condicionado - a partir de 1400 pesos. Uma desvantagem significativa é o Wi-Fi apenas na área pública.
Há também o Kota Beach Resort próximo ao porto, nós não estávamos lá - estamos falando sobre o próximo ao Budyong Beach Resort.
Sophia Resort
Quartos com ventilador - 800 pesos, ar-condicionado - 1000 pesos, 1500 são bons bangalôs. Os quartos por 800 pesos são modestos, há um banheiro, mas nenhum armário, há tomadas na rua, uma mesa e cadeiras, mas o cheiro do quarto é desagradável. Longe do centro do resort.
Sete estrelas
Bangalôs com ventilador para 700 pessoas, com ar condicionado - 800. A praia fica a 3 minutos a pé. Desconto para estadias longas - 100 pesos. Os bangalôs não são ruins, mas o quintal parece ruim do lado de fora - destroços de construção estão espalhados.
Amihan Beach Cabanas
Resort muito agradável e aconchegante com bangalôs, redes e quiosques na praia. Caro: bangalôs com ventilador 2500 pesos, com ar condicionado - 3000. Mas há todas as comodidades, até uma geladeira e água quente, o que é uma raridade nas Filipinas.
RR Lodging House
Depois de dar uma olhada em vários hotéis, paramos nesta pousada. O quarto é muito claro e confortável, espaçoso o suficiente, há um chuveiro e vaso sanitário, uma mesa, um armário, uma TV e também um ar condicionado - pagamos 650 pesos por dia (sem desconto custa 800). Quarto com ventilador e sem banheiro - 450 pesos. Existe um terraço com mesa e cadeiras. O proprietário - seu nome é Raoul - traz uma garrafa térmica com água quente todas as manhãs. Lavando - 50 por quilograma.
Dos pontos negativos: muitos insetos (formigas e grandes baratas!); apenas uma ducha fria; não houve limpeza em 2 semanas (1 mudança de roupa); o filho do proprietário chorava constantemente durante o dia. Dos profissionais: um bom quarto, para a praia - 1 minuto. Como encontrar: Rua A. Batobalonos, depois do HR Music Bar e em frente à Casa Blanca.
Conselho:
- Se chegar tarde, é melhor reservar um hotel barato por uma noite, e de manhã percorrer a cidade em busca de um alojamento adequado - Santa Fé é muito pequena e fácil de percorrer a pé.
- Recomendamos não reservar alojamento por um longo período de uma só vez, mas sim visitar hotéis e escolher a melhor opção, pois muitas vezes a imagem do site não corresponde à realidade: pode haver um quarto escuro e bolorento, sinal wi-fi fraco ou paredes finas, etc. Se você vai ficar por mais de duas semanas, pode pedir um desconto para uma estadia longa.
- Há uma grande seleção de casas na ilha - você só precisa dar uma volta e procurar as placas e anúncios apropriados (casa para alugar) ou entrar em contato com os moradores locais.
De que outra forma você pode procurar por moradia em Santa Fe? Pesquise albergues, apartamentos e hotéis no mecanismo de busca Roomguru, ele selecionará as opções mais lucrativas de uma variedade de sistemas de reserva.
Preços de alimentos e produtos em Bantayan (Santa Fe)
A comida filipina não é muito diversificada: trata-se principalmente de arroz com aditivos, carnes grelhadas e sopas. Tudo isso é barato se você encontrar um lugar para os habitantes locais. Existem poucos desses em Santa Fé - a maioria dos cafés e restaurantes são altamente caros.
Há um pequeno restaurante no centro da cidade onde se pode comer comida saborosa e barata - íamos lá com frequência. Este é um restaurante discreto, mas a comida é deliciosa. Endereço: lado direito da rua A. Batobalonos, seguindo desde a praia. Há duas igrejas no bairro (ficam em frente uma da outra), ao lado do fast food Burger Junction, um pouco mais longe fica o hostel Casa Isabel.
Preços na instituição para residentes:
- um prato de arroz sem fermento - 10 pesos;
- um prato de arroz frito com alho (arroz de alho - delicioso!) - 25 pesos;
- porco grelhado (3 kebabs) - 20 pesos;
- coxa de frango grelhado - 45-50 pesos;
- peito de frango grelhado - 45 pesos;
- um prato de vegetais - 20 pesos;
- frutos do mar - 40-50 por prato (servir);
- café instantâneo - 15 pesos;
- chá - 15 pesos;
- um copo de água - 2 pesos.
Você também pode comer barato na praça de alimentação, que fica na mesma rua, aproximadamente em frente ao Cafe del Mare - lá você pode comer de forma relativamente barata, mas os preços são mais altos do que no estabelecimento anterior, quase uma vez e meia a duas vezes.
O custo das refeições na praça de alimentação:
- sopa (porção pequena - 35 pesos, porção grande - 70);
- churrasco de porco (1 shish kebab) - 12 pesos;
- asa de frango - 40 pesos;
- fígado de frango - 20 pesos;
- frango com arroz - 85 pesos;
- lulas grelhadas - 85 pesos;
- camarão grelhado - 35 pesos;
- filé de bangus grelhado - 85 pesos;
- bebidas - 15 pesos;
- cerveja - 40 pesos.
A. Batobalonos Street é o lar de muitos estabelecimentos populares de várias cozinhas: alemã, italiana, portuguesa, etc., bem como um pequeno mercado, que pela manhã está coberto de barracas adicionais em frente à entrada. Em frente ao mercado, não muito longe do trocador, também há uma frutaria onde você pode comprar frutas um pouco mais baratas.
Preços das frutas:
- manga - 90-100 pesos por kg;
- pomelo - 80 pesos cada no mercado e 40 pesos por kg em barraca (porém lá estão secos, é melhor levá-los ao mercado);
- mamão - cerca de 50 por kg;
- bananas - cerca de 40 pesos;
- maçã com creme de leite - 60 por kg;
- langsat - 90-100 por kg;
- coco - 20-30 cada;
- tangerinas - 5 pesos cada.
Os preços das bebidas alcoólicas nas lojas são superfaturados, por exemplo, a cerveja San Miguel - 37-50 pesos, dependendo do tipo, um pouco mais cara - nos bares.
Na cidade de Bantayan, o mercado de frutas é quase o mesmo que em Santa Fé: a comida nas praças de alimentação é um pouco mais barata.
Também em nosso site você pode ler sobre o custo de moradia, alimentação e transporte nas Filipinas em geral.
Alugue uma bicicleta e uma bicicleta em Bantayan
Alugar uma bicicleta ou bicicleta na ilha não é um problema. Em Santa Fé, a cada dois proprietários de bicicletas o levará até o ponto de aluguel, e na rua você ouvirá apenas "moto, senhora" e "alugar e moto, senhor". Custo por dia: a partir de 200 pesos por uma scooter, 250 por um dispositivo semiautomático e 300 por uma motocicleta completa. As bicicletas não são ruins, pode-se dizer, em excelentes condições, mas as estradas não, então você não vai pedalar particularmente ao redor da ilha. O asfalto é irregular, em buracos e manchas, em alguns lugares simplesmente não existe - lajes de concreto ou uma estrada de terra.
O aluguel de bicicletas é menos comum e pode ser encontrado na área de supermercados do Corner Inn.
O que ver em Bantayan
Bantayan não é rica em atrações. A estrada também não traz prazer devido ao quebrantamento. A ilha inteira pode ser facilmente percorrida em um dia. O que ver na ilha? Aqui estão alguns dos atrativos que gostamos, o valor da entrada e dicas de como chegar.
Paradise Beach
Quem sempre sonhou em visitar uma praia paradisíaca deve visitar este lugar. Encontrar a praia é difícil, mas possível. Encontramos apenas na terceira vez.
Instrução: você precisa dirigir pelo Ogtong Cave Resort e, em seguida, ao longo da costa até a pequena vila de Moalboal. Depois de passar por ela, à esquerda, procure um caminho imperceptível, como se conduzisse a moitas de arbustos e árvores. Não há ponteiros. Você vira lá - a estrada sobre pedras e corais congelados é desagradável e exaustiva. Na bifurcação, você precisa virar à direita - corra para a cerca. Atrás dela está a Paradise Beach com uma área bem cuidada e alguns gazebos. O local não é turístico, durante a nossa visita de 2 horas não havia um único turista. Muito bom, tranquilo e isolado. A taxa de entrada é de 50 pesos. Se você se perder, pergunte na aldeia - fomos conduzidos por um residente local.
Igreja de São Pedro e São Paulo em Bantayan
A velha igreja dá uma boa impressão. Lindos vitrais e decoração de interiores como um todo - sem pretensão e vulgaridade.
Kota Park em Madrid
Um antigo forte espanhol, uma passarela e um farol no extremo norte da ilha. Casais apaixonados vão à ponte para ver o pôr do sol, e as crianças locais correm ao longo do coral exposto na maré baixa. Para chegar ao forte, você precisa chegar cedo.
Caverna Ogtong
Localizada no território do balneário de mesmo nome. Por 120 pesos, você pode olhar para uma caverna subterrânea com água azul cristalina. alguém escreve que você pode nadar nele, e alguém nega. Decidimos não visitá-lo, pois existe outro semelhante em Bohol.
Jardim de manguezais Omagieca (Obo-Ob)
Para os interessados em manguezais. Você pode ver tartarugas, peixes, estrelas do mar, camarões, pássaros. Vimos apenas peixes e pássaros. Calmo e tranquilo. Entrada de 50 pesos.
O que mais você pode visitar em Bantayan: Tiyaba Cave, Sunrise Beach, Dalton Pass Shrine. Você pode ir para a vizinha Ilha Virgem - cerca de 700 pesos por pessoa, ida e volta.
Contras de Bantayan
E a ilha paradisíaca de Bantayan tem suas desvantagens, infelizmente:
- estradas ruins;
- infraestrutura mal desenvolvida;
- existem quedas de energia;
- a seleção de frutas e alimentos baratos é pequena;
- a comida é monótona;
- os preços dos hotéis são mais altos do que esperávamos;
- poucas atrações;
- para prorrogar o visto, você terá que se deslocar para outra ilha - por exemplo, Cebu;
- traficantes de pérolas e crianças implorando por dinheiro;
- o mar é raso, nem sempre é conveniente nadar - na maré baixa pode ir de 15 a 20 metros;
- os corais estão próximos, então há o risco de pisar em um ouriço-do-mar, uma estrela, uma cobra ou ainda pior - é preciso observar com atenção por onde pisa e não entrar no mar se estiver lamacento e com ondas. Conhecemos todos os itens acima, e Lyosha também foi picada por uma água-viva - então, por precaução, faça um seguro antes da viagem. Mas aqui está ótimo mergulho e snorkel!
No entanto, todas essas deficiências são inerentes ao país como um todo, ou você pode fechar os olhos para elas. Como resultado, Bantayan é um dos melhores lugares nas Filipinas para quem procura umas férias relaxantes nas margens do belo mar.
Para conhecer melhor o país, leia nosso extenso material sobre viagens independentes às Filipinas - ele contém todas as informações úteis que um turista pode precisar em uma viagem e nossas dicas e truques baseados na experiência pessoal.