Fretamento de iate: por onde começar?

Pin
Send
Share
Send

Qualquer um pode correr o risco de ir para o mar em um iate alugado, mas nem todo mundo sabe como organizar essa viagem. Na verdade, é muito mais fácil do que parece à primeira vista.


Especialistas do serviço europeu Nautal, que permite o aluguel de iates em todo o mundo, contaram com regras simples, a partir das quais você poderá passar férias inesquecíveis. Ondas, amplidão e lugares pitorescos deixarão impressões vivas que não podem ser obtidas nem mesmo em um luxuoso hotel cinco estrelas.

Escolhendo um país

Antes de iniciar sua viagem, vale a pena escolher a região. O Mar Mediterrâneo é considerado um dos melhores para a prática de iates. Mesmo os australianos que não estão privados do mar estão prontos para voar do outro lado da terra, apenas para ter a oportunidade de caminhar entre as ilhas espanholas, gregas ou turcas. O Mar Mediterrâneo é mais bem conquistado no verão, durante a alta temporada, quando o iate pode ser parado no meio do mar e nadar como quiser. A zona aquática do Mar Mediterrâneo é segura devido ao facto de não existirem tubarões, águas-vivas venenosas e as marés serem quase invisíveis. Você pode ir de ilha em ilha e não se preocupar com nada. Em cada um dos países europeus, você pode escolher uma rota única. Existem mais de duas mil ilhas apenas na Grécia - esses belos lugares podem ser explorados durante metade da sua vida. Ao mesmo tempo, a Turquia, por exemplo, é considerada o país mais confortável para a prática de iates. Lá, mesmo as menores marinas e marinas, por exemplo, como a Ekinchik perto de Marmaris, estão equipadas com amenidades para velejadores, e se você vai a um restaurante local para jantar, pode não ter que pagar pelo estacionamento. O principal é decidir a que país ir para obter as impressões.

Fazendo uma rota

A etapa mais importante é a construção de uma rota de viagem. Para fazer isso, você precisa entender para quantos dias o fretamento foi projetado. É impossível cruzar o Mar Mediterrâneo em três dias - na melhor das hipóteses, será possível superar apenas 60-70 milhas e visitar algumas ilhas. “O site da Nautal já tem rotas prontas, são carregadas por velejadores experientes que conhecem bem uma determinada área”, afirma Alexandra Tucha, especialista em aluguel de iates e comunicação com velejadores do serviço Nautal. Já tem experiência ”.

Capitães experientes recomendam escolher a menor distância para a primeira transição, para que no primeiro dia todos da equipe se acostumem a lançar. Em pouco tempo, o corpo é capaz de se adaptar a condições inusitadas e parar de sentir desconforto. Às vezes, até quatro horas são suficientes para se acostumar com as ondas. Em outros dias, você pode passar mais tempo em mar aberto, mas ainda assim não deve sobrecarregar o corpo. Portanto, a uma velocidade média de cruzeiro de um veleiro de cinco nós, ou seja, cinco milhas por hora, é melhor passar de 15 a 25 milhas por dia. Se o barco ou barco tiver uma velocidade de projeto diferente, você deve contar o tempo e não passar mais de 4 a 5 horas na água. Então você terá tempo para passear por pequenas cidades e sentar-se calmamente em uma taverna.

Na verdade, a parte mais agradável da viagem começa com o cálculo do percurso. Depois de uma discussão detalhada com pessoas que pensam como você sobre as paradas e o porto de partida, é hora de procurar um barco para fretar.

Estamos procurando uma marina adequada

Dependendo do roteiro bem pensado, é necessário selecionar os locais onde os iates fretados estão localizados. Por exemplo, na Grécia, na região de Atenas, existem duas grandes marinas onde se alugam veleiros, catamarãs e outras embarcações: é a marina de Alimnos e Lavrio, localizada na cidade, que já se encontra no município vizinho. Caso não existam iates adequados para o período de interesse na marina mais próxima, vale a pena expandir a área de pesquisa. Pode até ser necessário ajustar a rota se houver uma boa opção, mas em um ponto mais distante. Em geral, ao planejar uma viagem, como regra, eles primeiro encontram um iate e, em seguida, começam a procurar passagens aéreas adequadas. E se os dois fatores coincidirem em termos de preços e nível de conforto, você pode começar a alugar.

Quaisquer contratempos ou incompatibilidades não devem ser frustrantes. O mar é um elemento muito caprichoso, mas justo, não te deixa ir aonde não precisas. Portanto, você só precisa relaxar e pesquisar.

Nós reservamos um monocasco ou catamarã

De acordo com as observações dos especialistas em serviços da Nautal, os veleiros e catamarãs com comprimento de 12 a 14 metros são os mais populares da Europa. Esses navios possuem várias cabines e podem acomodar até 10 pessoas, incluindo o capitão. Via de regra, são alugados por uma semana - de sábado a sábado. Ou seja, no sábado vêm os iatistas que chegam à marina, que à tarde recebem iates, carregam mantimentos dos supermercados vizinhos, pernoitam no porto e pela manhã, no domingo, saem para fretar. Você deve voltar ao porto na sexta-feira, enquanto pode passar a noite no iate, e devolvê-lo no sábado de manhã. Você também pode alugar um iate por vários de uma semana. Algumas empresas estão dispostas a alugar navios por vários dias, mas neste caso será muito mais difícil encontrar um iate adequado a um preço acessível.

Ao escolher a motoaquática certa, é importante decidir por si mesmo em que condições deseja gastar seu tempo. Por exemplo, existem duas opções comuns: um barco monocasco ou um catamarã. Eles têm grandes diferenças. Um veleiro comum é mais barato, mas vem com uma inclinação normal ao vento de 30%: nesta posição, você terá que arrumar toda a louça da cozinha, e ficar deitado no convés será um tanto problemático. O catamarã é mais estável, é mais conveniente cozinhar e tomar sol a bordo. No entanto, geralmente é mais caro. Refira-se que, para além do preço do aluguer da embarcação, é necessário calcular o custo do combustível, da alimentação da tripulação, do custo de atracação nas marinas e de uma caução, que para um iate normal é de vários milhares de euros , mas é devolvido no final da viagem, após a embarcação voltar ao porto sem avarias.

Montando uma equipe

Uma boa equipe é a chave para uma interessante viagem de iate. Escândalos e disputas entre pessoas em um pequeno espaço podem arruinar a vida e as férias inteiras. Portanto, a escolha de companheiros de viagem deve ser levada muito a sério. Mesmo que você vá em um iate com velhos amigos, lembre-se de que o mar certamente testará a força de sua amizade. Houve casos em que as pessoas, depois de viajar, nunca mais se falavam ou, ao contrário, se tornavam melhores amigas.

“O assistente de viagens mais importante é o capitão”, diz Octavi Ouya, CEO do serviço Nautal. “A maioria dos capitães tem regras de conduta rígidas, a principal das quais é:“ Faça o passageiro feliz. ”Com esta formulação da pergunta, será fácil resolver muitos problemas que surgirem. ” Não é surpreendente que os russos alugem iates em mais de 70% dos casos já com capitão - este serviço custa 150 euros adicionais por dia, mas salva a equipe de erros que um capitão inexperiente pode cometer.

É necessário concordar com a equipe sobre todos os detalhes da viagem ainda em terra. Reúna-se antes de sair e discuta honestamente os desejos de todos. É importante entender o que cada passageiro deseja: neste caso, sempre será possível chegar a uma opção de compromisso. E lembre-se, o mar colocará tudo em seu lugar. Vale a pena relaxar em um iate e curtir novas experiências e o vento salgado.

Nós embalamos coisas

Os marinheiros têm uma regra: qualquer suspeita é interpretada para pior. E se houver possibilidade de mau tempo, não pode ser ignorado. Jaqueta impermeável, calçado antiderrapante, boné e óculos escuros devem estar incluídos na bagagem. Além disso, em vez de uma mala que seria difícil de colocar a bordo, recomenda-se que leve as suas coisas numa bolsa de ginástica.E não se esqueça do calção de banho e dos trajes de banho, senão qual é o sentido de uma viagem dessas?

Pin
Send
Share
Send