O Território de Stavropol é uma das principais regiões turísticas do país. As principais cidades com tratamento balneológico e de lama são Kislovodsk, Pyatigorsk, Essentuki. Os turistas vêm aqui durante todo o ano. O clima permite que os procedimentos sejam realizados mesmo durante os meses de inverno. Em algumas fontes, a água permanece quente e raramente se repetem na composição.
Mas na região de Stavropol também existem cidades com outros pontos de referência. As águas minerais são notáveis: apesar do nome, não existem nascentes dentro de seus limites. Stavropol, a capital da região, é parada obrigatória para os turistas. Nos seus arredores, assim como em toda a região, encontram-se espalhados objetos naturais únicos que não encontrará em mais lado nenhum.
As maiores cidades do Território de Stavropol
Lista das maiores cidades em população da região.
Stavropol
Principal cidade da região, uma das maiores do norte do Cáucaso. Ao mesmo tempo, o primeiro teatro e o primeiro museu da região foram inaugurados aqui. Atrativos naturais: um reservatório remanescente chamado lago de pântano Kravtsovo, uma fonte sagrada nos arredores, fontes frias. O monumento mais incomum é a tenda Khopyorskaya. Foi instalado em 1976 como parte da celebração do 200º aniversário de Stavropol.
População - 450 680 pessoas (2020).
Pyatigorsk
O balneário e balneário mais antigo da região. Cerca de 40 nascentes de água mineral funcionam na cidade e arredores. Eles diferem na composição e são recomendados para diferentes grupos de turistas. Existem cerca de 30 resorts de saúde e ainda mais hotéis. Monumentos arqueológicos - vários túmulos. Vários objetos têm o nome de Lermontov: uma casa, uma gruta, uma galeria.
População - 147 861 pessoas (2020).
Kislovodsk
Uma cidade turística de importância federal. Cerca de um terço dos resorts de saúde da região estão localizados aqui. Os atrativos naturais mais interessantes são a Ring Mountain e Honey Falls. Belezas artificiais: galeria Narzan, fortaleza Kislovodsk, avenida do resort e parque local. O clima é mais ameno do que em outras cidades da região, as nascentes de água mineral têm composição e temperatura da água diferenciadas.
População - 128 779 pessoas (2020).
Nevinnomyssk
O único monótono da região. Desenvolveu-se a partir da aldeia, fundada na primeira metade do século XIX. Vários edifícios de Nevinnomyssk são listados como monumentos históricos. Entre eles, a casa onde se sentavam os revolucionários e o antigo quartel-general do Exército Vermelho. Uma impressionante infraestrutura esportiva foi construída, incluindo uma pista de gelo e um grande estádio.
População - 117 mil pessoas.
Essentuki
Em 2006, a cidade recebeu o status de resort federal. A maioria das atrações arquitetônicas está associada à infraestrutura de resort do passado. Por exemplo, um banho de lama bem preservado com o nome de Semashko. Nos arredores da cidade, há um grande complexo de templos com um parque temático. Vários festivais de música são realizados em Essentuki ao longo do ano.
População - 108 mil pessoas.
Mikhailovsk
É considerada uma cidade satélite de Stavropol: o centro regional fica a apenas 2 km de distância. Localizado no rio Chla. O clima local é caracterizado por uma fé impetuosa em diferentes épocas do ano. O motivo é a localização em uma colina e a falta de proteção por cordilheiras. Mikhailovsk é conhecido por um grande número de igrejas. Entre eles estão novos edifícios e igrejas com história.
População - 90 mil pessoas.
Água mineral
Faz parte do resort ecológico "Águas Minerais do Cáucaso". Apesar do nome, a cidade não possui nascentes de água mineral em seus limites. Existem vários monumentos interessantes aqui. Por exemplo, as estátuas de Pedro e Fevronia são símbolos de felicidade familiar e casamento. Eles estão no prédio do cartório. E em 2014, um monumento a Sergei Radonezhsky apareceu.
População - 74 mil pessoas.
Georgievsk
Faz parte do resort ecológico "Águas Minerais do Cáucaso". Os edifícios dos últimos séculos foram preservados na cidade. Por isso, nas ruas é fácil encontrar casarões que têm status de monumentos da arquitetura ou da história. Destacam-se também a Prefeitura e o hotel denominado "London". Várias valas comuns foram organizadas na cidade.
População - 67 mil pessoas.
Budyonnovsk
A cidade foi batizada em homenagem ao líder militar Semyon Budyonny. O clima local é único, pois a cidade está localizada entre terras desérticas e uma zona de agricultura sustentável. O Museum of Local Lore está em funcionamento desde 1992. Sua exposição ocupa a construção de um monumento arquitetônico. Os fundos são cerca de 4,5 mil exemplares. Sítio escavado próximo "Madzhary", datado dos séculos XIII-XIV.
População - 62 mil pessoas.
Abundante
A cidade se desenvolveu a partir de uma estação ferroviária. Em 2015, foi inaugurada a primeira ciclovia intermunicipal da região. Ela conectou a cidade com a aldeia de Novoizobilny. O comprimento da pista é superior a 3 km. Objetos arquitetônicos significativos - 2 casas comerciais ocupadas por uma biblioteca e uma gráfica, uma estação e um moinho construído em 1900, que está à beira da destruição.
População - 38 mil pessoas.
Svetlograd
Localizado no sopé das montanhas Baranichya e Kutsay. Este último é um monumento natural e um mirante natural. Perto está o Lago Salgado. Sua salmoura e lama têm propriedades curativas. A cidade possui objetos relacionados a 4 confissões religiosas. Das belezas arquitetônicas, destaca-se o Castelo de Svetlograd, e dos monumentos - 2 complexos memoriais militares.
População - 36,4 mil pessoas.
Zelenokumsk
Foi fundada nas margens do Kuma depois que Catarina II concedeu terras ao conde Alexandre Vorontsov. Em 1981, um museu de história local foi inaugurado na cidade. Ele está localizado no prédio da antiga galeria comercial - um monumento arquitetônico. No final dos anos 90, a Igreja Ortodoxa de Pedro e Paulo foi construída. Ele foi chamado para substituir a igreja de mesmo nome, que foi destruída nos anos 30.
População - 35,5 mil pessoas.
Grato
O nome da cidade vem da riqueza desses lugares e da gratidão daqueles que foram designados para morar aqui. No distrito existe um importante sítio arqueológico - uma povoação - um monumento do período Saltovo-Mayak. Ele data dos séculos 8 a 10. Em 2018, um monumento às vítimas do Holocausto foi inaugurado em Blagodarnoye. Durante a ocupação nazista, 169 judeus foram baleados aqui.
População - 31,1 mil pessoas.
Novoaleksandrovsk
A cidade mais ocidental da região fica às margens do rio Rashevatka. Existe um estádio onde joga a equipa amadora local. A agricultura, a pecuária e a apicultura estão bem desenvolvidas na região. Dentro dos limites de Novoaleksandrovsk, vários monumentos militares foram erguidos e sepulturas coletivas da época da Grande Guerra Patriótica foram organizadas. Em 2017, a cidade perdeu o brasão e a bandeira devido a uma mudança de status.
População - 27 mil pessoas.
Novopavlovsk
Localizado na margem esquerda do Kura. A reserva zoológica Kirovsky foi fundada perto da cidade. Os monumentos em Novopavlovsk são principalmente militares. Um dos monumentos é dedicado aos cossacos que fundaram uma aldeia nestas terras em 1777. Existe um centro ecológico-biológico e um centro de reabilitação social "Zarya", criado para ajudar menores.
População - 26,2 mil pessoas.
Zheleznovodsk
Faz parte da região turística "Águas Minerais do Cáucaso". Em termos de velocidade de desenvolvimento, está à frente de outras cidades. Existem cerca de 20 estâncias balneares no território de Zheleznogorsk. A lama de lodo do Lago Tambukan é usada ativamente em procedimentos médicos e cosméticos. Os turistas têm acesso a 4 salas de bombas. As fontes minerais locais são as únicas na Europa onde as águas são cálcicas e quentes.
População - 24 869 pessoas (2021).
Veja também: O que ver e onde ir em Zheleznovodsk?
Neftekumsk
A cidade está localizada na fronteira da Europa com a Ásia. Isso se reflete em seu brasão e nas cores da bandeira.Um sinal memorial é instalado na linha da divisão condicional do continente em duas partes. O nome vem das reservas de petróleo encontradas aqui. Não muito longe de Neftekumsk, existem 48 hectares de floresta de relíquias e é cercada por uma zona semidesértica. Esta área é um monumento natural.
População - 24,8 mil pessoas.
Ipatovo
A cidade mais setentrional da região fica às margens do rio Kalaus. Há um sítio arqueológico perto da cidade - um túmulo. Vários monumentos militares foram erguidos, incluindo um obelisco no local da execução dos residentes locais. Há um museu de tradição local com uma extensa coleção. O clube de motobol local "Kolos" é um dos melhores do país.
População - 24 mil pessoas.
Lermontov
Parte da região de estância ecológica com o nome geral de "Águas Minerais do Cáucaso". Nomeado após o escritor. Ele está localizado nas encostas ocidentais do Monte Beshtau. A colina protege de ventos fortes e frios. Em termos de condições meteorológicas, Lermontov é comparável a Kislovodsk. Entre os monumentos, destaca-se o monumento dedicado aos mineiros, instalado no início dos anos 2000.
População - 22,6 mil pessoas.
Goryachevodsky
Um dos maiores assentamentos de tipo urbano do país. Localizado na margem direita do rio Podkumok. Praticamente não há pontos turísticos, apenas dois monumentos - Lenin e General Pyotr Kozlov. Ambos foram inaugurados em 1957. Goryachevodsky possui uma fábrica de reparos de máquinas-ferramenta e uma rede de mercados de atacado e varejo.
População - 36,8 mil pessoas.