30 monumentos principais de Voronezh

Pin
Send
Share
Send

Os monumentos de Voronezh ilustram as principais páginas da história da cidade. Em termos de escolha de autores para uma ideia em particular, as autoridades costumam recorrer a escultores de confiança. Muitos projetos são supervisionados por membros da família Dikunov. Eles trabalham tanto no estilo clássico, criando um monumento a São Mitrofan de Voronezh, quanto no incomum, que pode ser visto no exemplo de "Gatinho da Rua Lizyukov".

Outra característica distintiva da cidade: escolha criteriosa do local. Assim, a composição escultórica "Vendedor e Comprador" está localizada no mercado, "Voronezh - Pátria das Forças Aerotransportadas" - no local do pouso do primeiro destacamento de paraquedistas. Dos monumentos militares, muitos dos quais na cidade, vale destacar a “Rotunda”. Esta estrutura de concreto armado costumava ser um hospital no passado. Foi deixado como um lembrete aos descendentes da Grande Guerra Patriótica e suas consequências.

Monumentos históricos e modernos de Voronezh

Lista dos monumentos e esculturas mais famosos da cidade.

Monumento de Glória

O complexo memorial foi fundado em 1967 em uma vala comum que sobrou dos tempos da Grande Guerra Patriótica. Cerca de 10 mil pessoas estão enterradas aqui. Em 2009, os restos mortais do general A. Lezyukov, que morreu perto de Voronezh no verão de 1942, foram enterrados novamente nas proximidades. Ele foi homenageado com um busto, por assim dizer, montado em uma pequena laje. Soldados desconhecidos encontrados em Lebyazhye também foram transferidos para o Monumento da Glória e marcados com estelas.

Rotunda

No passado, era um prédio de hospital. Durante a Grande Guerra Patriótica, foi destruído. E em tempos de paz eles não o restauraram. No início, não havia dinheiro para uma extensa reforma, e então eles decidiram deixar a Rotunda como uma memória das hostilidades na cidade. No momento, as ruínas parecem limpas e até bem cuidadas. Apenas a moldura de concreto armado sobreviveu da estrutura anterior.

Gatinho da rua Lizyukov

Uma composição escultórica do desenho animado de mesmo nome apareceu na cidade em 2003. A sua criação foi precedida de concurso público. A ideia da aluna Irina Povarova venceu e foi retrabalhada pelo contrato familiar dos escultores Dikunov. O monumento está localizado em um local movimentado próximo ao cinema Mir e periodicamente é vítima de vândalos. Na maioria das vezes, os bigodes de arame de um gatinho estão quebrados.

Monumento a White Bim

Criado com base no trabalho de G. Troepolsky. Ele aconselhou I. Dikunov e E. Pak durante seu trabalho no monumento, mas não viveu para ver a instalação em 1998. O bim é predominantemente feito de aço inoxidável, com apenas uma perna e uma orelha em bronze. A escultura foi fundida em Penza com dinheiro de arquitetos. Um cachorro esperando por seu dono está sentado em uma plataforma em miniatura na Avenida da Revolução.

Monumento a Pedro I

A cerimônia de abertura em 1860 foi acompanhada por salvas de artilharia. O escultor A. Schwartz escolheu o uniforme do regimento Preobrazhensky para o imperador. Peter se apóia na âncora com uma das mãos e aponta a direção com a outra. Durante a Grande Guerra Patriótica, os alemães se livraram do monumento. Foi recriado em tempos de paz, mudando apenas dois detalhes: Peter ficou mais jovem e seu cafetã parecia estar se desenvolvendo com o vento.

Quadrado da vitória

Localizado na Avenida da Revolução. O memorial é dedicado aos defensores da cidade que lutaram nas proximidades em 1942-1943. A abertura foi combinada com a celebração do 30º Dia da Vitória em 1973. Existem 12 figuras na composição escultórica. Cada um representa um ramo separado das forças armadas. Uma chama eterna queima em frente ao monumento. Há também uma parede com uma lista de todas as unidades que participaram das batalhas e uma estela.

Cabeça de ponte de Chizhovsky

O nome deriva do nome da localidade, que no passado era um povoado. O monumento, projetado pelos escultores Tolmachevs, foi inaugurado em 1975. Três soldados em capas de chuva disparam rajadas em homenagem às vítimas. A cabeça de ponte foi concluída apenas 10 anos depois. Há também uma vala comum e um Salão da Memória no território. Os nomes dos defensores da cidade estão gravados nas paredes desta. O memorial foi reconstruído em 2012.

Monumento a V.I.Lenin

Instalado na praça de mesmo nome em 1939. O monumento foi lançado em Leningrado e depois transportado para Voronezh em uma plataforma especial. Durante a ocupação, a escultura criada por N. Tomsky tornou-se o local de execução da menina. Ela foi enforcada pelo braço estendido do líder do proletariado. Depois disso, o monumento foi removido e o pedestal ficou vazio. Por algum tempo houve outra estátua, mas já em 1950 o velho Lenin foi devolvido à praça.

"Voronezh - Pátria das Forças Aerotransportadas"

Em 1997, um bloco de granito foi instalado no local de pouso do primeiro destacamento aerotransportado do país. A placa em anexo indicava a data do acontecimento comemorativo - 1930. Como o bairro cresceu desde então, e o Parque da Vitória se tornou grande, em 2010 um novo monumento foi inaugurado: um paraquedista uniformizado da época ao lado de um menino segurando um aeromodelo. E acima deles - uma estrutura de aço em forma de paraquedas.

Monumento a A. V. Koltsov

Tornou-se o segundo monumento da cidade, depois do monumento a Pedro I. Foi criado por A. Triscorni segundo esboço de A. Cui. A inauguração ocorreu em 1868. Alguns anos depois, uma praça foi construída ao redor do monumento, também nomeado em homenagem ao poeta. Embora o busto não tenha saído deste território, foi transferido para outra parte do parque durante a reconstrução. Os reparos foram realizados em 2009 para o 200º aniversário de Koltsov.

Monumento a I.S.Nikitin

A praça em que o monumento foi erguido também leva o nome do poeta. O autor do projeto é I. Shuklin. Ele retratou Ivan Savvich em pensamento profundo: a postura e a cabeça baixa enfatizam isso. O monumento foi inaugurado em 1911, programado para coincidir com o 50º aniversário da morte de Nikitin. Desde 1933, o monumento fica no parque Koltsovsky. Decidiu-se devolvê-lo ao seu lugar original 40 anos depois.

Maquete do navio "Mercúrio"

Embora a criação da frota por Pedro I esteja associada a São Petersburgo para a maioria, os primeiros navios foram construídos em Voronezh. Para comemorar a contribuição da cidade nessa direção, em 1972, no meio do reservatório local, uma maquete de "Mercúrio" foi instalada sobre um alto pedestal de concreto. Foi nesses navios que Peter foi para Azov. O pedestal tende a inclinar de ano para ano, uma reminiscência da Torre Inclinada de Pisa.

Monumento a A. Pushkin

Um aconchegante parque próximo ao Teatro de Ópera e Ballet foi escolhido como local de sua instalação. Os autores são os cônjuges-escultores I. Dikunov e E. Pak. A inauguração em 1999 foi programada para coincidir com o 200º aniversário do poeta. O busto de bronze está instalado sobre um pedestal branco, e ao seu redor há colunas que formam uma espécie de coreto. Atrás das costas de Pushkin estão versos do poema "Ergui um monumento não feito por mãos". As lanternas e a cerca são feitas no estilo da era Pushkin.

Avião-monumento MiG-21

O avião em si foi apresentado à cidade pelos pilotos Ivan Kozhedub e Georgy Beregovoy. Foi instalado em 1975 em frente ao Palácio da Cultura com o nome do 50º aniversário da Revolução de Outubro, visto que durante os anos de guerra existia um campo de aviação militar e uma pista de aterragem. O monumento é dedicado aos pilotos da Grande Guerra Patriótica. Veteranos de guerra e gerações jovens sempre se reuniam ao seu redor em datas significativas para homenagear o feito dos heróis.

Monumento a S. Ya. Marshak

Ele está localizado na Rua Karl Marx desde 2015. A família do poeta morava na casa em frente. O autor do monumento é um representante da dinastia do escultor M. Dikunov. O monumento é feito de bronze e tem quase 2,5 metros de altura. Marshak é apresentado como várias gerações o conhecem. Ele é bem humorado e se dispõe a si mesmo, tanto um pássaro sentado em sua mão quanto uma garota em pé ao lado dele. Há um playground ao redor da escultura.

Monumento a Sergei A. Yesenin

A inauguração do busto ocorreu em 2007. O local para instalação no parque na rua Kardashov foi escolhido por Sergei Bezrukov, que interpretou Yesenin na série de televisão. Ele estava em turnê em Voronezh e recebeu uma oferta das autoridades para participar da criação do monumento. O ator pagou parcialmente pelo projeto. O reitor da Igreja Kazan da aldeia de Konstantinovo veio iluminar o busto. Foi lá que o poeta foi batizado.

Monumento a A.P. Platonov

Ele apareceu em homenagem ao centenário de nascimento do escritor na Avenida da Revolução em 1999. Os escultores foram I. A base e o pedestal têm uma estrutura "multicamadas". Isso cria o efeito de movimento, especialmente porque o próprio Platonov é retratado caminhando em tempo ventoso. Além do nome do escritor, está gravada ao fundo a frase: “... E o povo está incompleto sem mim”. Refere-se à história "O Velho Mecânico".

Monumento a São Mitrofan de Voronezh

O santo foi contemporâneo de Pedro I. Ele era venerado entre o povo, além disso, Mitrofan abençoou a criação da frota russa. Um monumento a ele foi erguido em 2003 perto da Catedral da Anunciação. Pak fez uma escultura de bronze de 6 metros e a colocou em um pedestal de 8,5 metros de altura. Em uma mão, Mitrofan tem um bastão, com a outra ele cobre os que estão à sua frente com uma cruz. Anjos em balões cercam o monumento.

Monumento a I. Bunin

Instalado no parque de mesmo nome em 1995. Burganov desenvolveu um projeto encomendado pelas autoridades. O Banco Voronezh tornou-se o patrocinador da criação do monumento. A escultura está repleta de simbolismo. Segundo a ideia do autor, Bunin é mostrado às vésperas de sua saída do país. Ele se despede da era que está passando, da nobreza, daquelas coisas que antes eram queridas e parece solitário. O pedestal estava desgastado e foi restaurado em 2010.

"Professor e aluno"

Local - local em frente ao prédio da Universidade Técnica. O escultor N. Troitsky escolheu um estilo urbano para seu projeto. A inauguração ocorreu em 2011. O professor e o aluno sentam-se frente a frente. Eles são capturados em uma conversa animada. Parece que ambos congelaram apenas por um segundo. O autor quis mostrar com sua composição como o conhecimento é passado de geração em geração.

Monumento a O. E. Mandelstam

O poeta está associado a Voronezh há três anos: foi exilado na cidade em 1934. L. Gadaev e A. Gagkaev trabalharam no monumento. Eles retrataram Mandelstam como comovente, completamente imerso no processo de leitura de poesia e focado. Existe uma escultura, que tem cerca de 2 metros de altura, no parque "Orlyonok" desde 2008. Ao fundo, uma pequena placa irregular com o nome de um literato.

Monumento a V. Vysotsky

A ideia de erguer um monumento a Vysotsky em Voronezh parecia controversa para muitos, porque o músico nunca tinha estado na cidade. O local do monumento também é ilógico - próximo ao Instituto de Educação Física. Anteriormente, havia um grupo escultórico de ginastas aqui, que desabou por motivos naturais. No entanto, a competição foi realizada e o projeto de M. Dikunov venceu. A cerimônia de abertura em 2009 contou com a presença de convidados de honra, incluindo o filho de Vysotsky.

Monumento a I. D. Chernyakhovsky

A escultura percorreu um longo caminho até a praça homônima de Voronezh, onde está agora. Um monumento projetado por N. Tomsky em homenagem ao herói da URSS, general e líder militar foi inaugurado em Vilnius em 1950. No início dos anos 90, foi desmontado e transportado para Voronezh. Por quase 2 anos, o monumento ficou em uma caixa de madeira, pois não havia dinheiro para um pedestal. Em 1993, ele assumiu seu cargo atual.

Monumento ao carteiro da frente

A composição consiste na figura de um carteiro em uniforme completo e letras triangulares, que eram populares na frente. O protótipo para a criação da escultura foi o cabo Leontyev. Por seu serviço postal, ele foi premiado com uma medalha em 1943 e, em 1944, morreu em uma das batalhas. Ignatov trabalhou em um projeto na capital, onde o monumento foi lançado. A inauguração ocorreu em 2015 próximo ao prédio dos Correios Central.

"Vendedor e Comprador"

O mercado da catedral, localizado perto da igreja de Xenia de São Petersburgo, adquiriu três residentes permanentes em 2009. Os heróis da composição escultórica são representantes típicos do processo de compra e venda. Um mascate vende um xale para uma mulher, e ela o admira em um espelho segurado por uma comerciante. Eles são feitos de concreto polimérico em tamanho real e ficam em um pedestal baixo. O monumento está rodeado por uma corrente.

"Glória à Ciência Soviética"

O monumento foi criado há cerca de 40 anos. A bizarra estela parece uma tira de Mobius ou uma molécula de DNA. Localizado próximo à Catedral da Anunciação. Existem vários outros locais e monumentos notáveis ​​nas proximidades. Existem várias versões conflitantes sobre sua aparência. Por exemplo, a lenda diz que os trabalhadores que lançaram o monumento na fábrica de Voronezh acreditaram que estavam fazendo uma peça real para algum tipo de aparelho.

Monumento a M.E. Pyatnitsky

A instalação ocorreu em 1988 perto da Câmara dos Oficiais na Avenida da Revolução. O criador do famoso coro foi homenageado com um busto em pedestal colunar. Um arco de granito é feito no fundo. Existem instrumentos musicais bem na borda. O monumento está rodeado por um jardim público. Acontece que o busto de Pyatnitsky é um ponto de encontro de jogadores de xadrez. Eles jogam aqui ao ar livre.

"Tanque T-34"

Dedicado à memória dos bravos e bravos petroleiros que defenderam a cidade. Instalado na Avenida Patriots em 1979. O 5º Exército Panzer, 3 corpos de tanques e várias outras formações lutaram por Voronezh em 1942-1943. Seu feito é imortalizado: um tanque de batalha assumiu seu posto em um pedestal de três estágios. Seu focinho "olha" para a estrada, avisando que irá repelir em caso de novo ataque.

"Cadeira terapêutica nº 0001"

Sasha Nozhkin teve uma ideia com uma cadeira que vai acabar com o caipira para sempre. Ele não viveu para ver sua implementação, o projeto foi concluído por pessoas com idéias semelhantes e amigos do autor. Foram necessários 220 kg de bronze para fazer uma cadeira com 1,3 metros de altura. Foi instalado em 2012 perto da Casa do Governo. Perto está um pôster com instruções sobre como usar este objeto de arte de rua para fazer os vícios irem embora de uma vez por todas.

Cavalo Yaryzh

Surgiu em 2007 e pertence ao território do hotel privado "Yar". Um cavalo enorme com trilhos nos dentes atrai a atenção de todos os que estão por perto. Um dos motivos são seus órgãos genitais proeminentes. Embora o monumento já tenha muitos anos, as disputas sobre sua conveniência e mesmo admissibilidade não cessam até hoje. O monumento é regularmente incluído nas listas dos monumentos mais estranhos do país e até do mundo.

Pin
Send
Share
Send