A cidade combina indústria desenvolvida e vida cultural. Alguns dos monumentos são dedicados a eventos significativos na vida da cidade. Também abriga esculturas em homenagem aos revolucionários russos, monumentos da Grande Guerra Patriótica.
Você pode ver composições dirigidas a poetas, aviadores e metalúrgicos, criações inusitadas de escultores. Caminhando pela cidade, você poderá conhecer as obras bizarras do escultor Hakob Khalafyan. Suas criações se tornaram uma alternativa maravilhosa aos monumentos monumentais e se encaixam bem no território de Lipetsk.
Monumentos históricos e modernos de Lipetsk
Lista dos monumentos mais famosos da cidade.
Estela da Vitória
O monumento inclui três partes. O pedestal tem 841 m² em forma de degrau, cada um significando certos anos de guerra. A Estela da Vitória tem 28 metros de altura, no topo está a Ordem da Vitória. A Grinalda da Glória está localizada na parte inferior, o diâmetro é de 6 metros. O monumento foi inaugurado em 2015 na Praça da Vitória, dirigido à Grande Guerra Patriótica. A composição é definida para doações arrecadadas. O escultor é Igor Mazur.
"Para os fundadores da Lipetsk"
Coluna de metal com 17 metros de altura, decorada com a figura de um anjo da guarda e uma coroa de louros. Ao redor são cinco esculturas com pessoas de várias classes da era petrina. Na base da coluna estão os baixos-relevos de Pedro I. O autor queria retratar todas as gerações de moradores da cidade que participaram da prosperidade e do desenvolvimento de Lipetsk. O monumento foi inaugurado em 2008 na Praça Plekhanov. O escultor é Alexander Wagner.
Monumento ao 300º aniversário da cidade
A estela tem 12 metros de altura, estilizada na forma de um navio da época de Pedro, o Grande. Assim, os criadores enfatizaram a conexão entre os tempos e o lugar em grande escala da cidade no desenvolvimento da indústria no território da Federação Russa. Porque o metal produzido em Lipetsk era para o exército e a marinha russos. O monumento foi inaugurado em 2003 em um jardim público perto do lago Komsomolsky. Escultores - Y.D. Grishko e I.M. Mazur.
Monumento a Pedro I
O imperador é retratado caminhando com muita determinação. Ele carrega um pergaminho nas mãos. A estátua tem 5,6 metros de altura e pesa quase 27 toneladas. A coluna sob a escultura é decorada com o brasão russo e uma sereia. A fachada do monumento é feita de dolomita, uma pedra local. O monumento foi inaugurado em 1996 na Praça Pedro, o Grande, anteriormente - Praça Karl Marx. Escultores - A. Ye. Wagner e V. Klykov. Arquiteto - S. A. Soshnikov.
Monumento aos Heróis dos Aviadores
Uma aeronave de combate colocada em um pedestal de concreto armado. O monumento é acabado em granito, ao seu pé encontra-se uma placa memorial. O monumento foi erguido em 1969 na Praça dos Aviadores. Em 2003, foi adicionado um grupo escultórico na forma de pilotos heróis e postes com nomes de pilotos que morreram no desempenho de suas funções profissionais. Choupos, bétulas e flores estão localizados ao redor do memorial.
Monumento aos Heróis-Tanqueiros
Um verdadeiro tanque T-34 contra o fundo do contorno da estrela, montado em uma laje de concreto armado curva. Arbustos e árvores estão localizados ao redor da atração. O monumento foi inaugurado em 1978 na Praça Tankist em homenagem à formação do primeiro corpo de tanques em Lipetsk. Em 2015, foi reconstruída, a inscrição na laje de mármore ganhou letras douradas, novas pedras de calçada e iluminação foram feitas.
Monumento a V.I.Lenin
Instalado no local da anterior escultura em concreto armado do líder, criada em 1957. No início dos anos 1980, a composição começou a se desintegrar e decidiu-se substituí-la. Em 1983, o presente monumento a V. Lenin foi inaugurado na Praça da Catedral da cidade. A escultura de um revolucionário está colocada sobre um pedestal de granito. O escultor do monumento é L. Kerbel, o arquiteto é N.F. Brovkin.
Obelisco na Praça dos Heróis
O obelisco tem 19 metros de altura, ao seu pé está a Chama Eterna. Atrás dela há uma fonte de tristeza, gotas d'água, semelhantes a lágrimas, rolam entre as partes de seu granito. No sopé existe uma inscrição em granito. O monumento foi inaugurado em 1967 na Praça dos Heróis. Em 1975, as paredes foram acrescentadas ao monumento, cobrindo o cemitério. Em 2005, uma estela de mármore foi instalada para comemorar o 60º aniversário da vitória.
Monumento a A.S. Pushkin
Um poeta de bronze de fraque, sobre um pedestal de granito. Há uma placa na frente. Pushkin segura um livro na mão esquerda, e a direita está nas costas de uma cadeira, na qual uma cartola e luvas são visíveis. Não muito longe da escultura, duas cártulas de bronze sobre um pedestal de granito. O monumento foi inaugurado em 1999 em um jardim público perto da lagoa Komsomolsky, em 2005 foi transferido para um jardim público na Rua Pushkin.
Monumento aos lutadores pelo estabelecimento do poder soviético
A figura de um revolucionário, colocada sobre um alto pedestal. Ele é retratado caminhando rapidamente com uma tela nas mãos. Atrás do pedestal há uma estela com um baixo-relevo dos rostos dos participantes da formação do poder soviético em Lipetsk e uma inscrição. O monumento foi inaugurado em 1967 na Praça da Revolução em homenagem ao 50º aniversário da Grande Revolução Socialista de Outubro.
Estela memorial para M.V. Vodopyanov
No baixo-relevo, o piloto é retratado da mesma forma que em 1934, quando participou do resgate dos Chelyuskinitas. A composição é constituída por um bloco de granito dividido em duas partes. Um deles é de cor clara e simboliza as extensões polares e o Oceano Ártico. A outra parte, a escura, é um símbolo da tragédia do navio destruído pelo gelo. O monumento foi inaugurado em 2009 na Rua Vodopyanov.
Monumento aos Soldados-Internacionalistas
Esculturas de 3 mulheres com as mãos para cima. Situada sobre um pedestal, encontra-se uma inscrição na sua parte inferior. O monumento é cercado por placas de mármore branco com os nomes de soldados que morreram no Afeganistão. O monumento faz parte do conjunto memorial, em frente a ele existem alamedas de flores. O prédio foi inaugurado em 1990 na Praça dos Heróis. O escultor é E. Wolfson.
Monumento a G. Plekhanov
Figura de bronze com 2,5 metros de altura, o revolucionário mais antigo é retratado com um longo casaco e chapéu. O monumento foi lançado na Usina Metalúrgica Novolipetsk. A escultura foi inaugurada em 1998 na rua de mesmo nome perto da Casa-Museu Plekhanov Memorial. A instalação do monumento foi patrocinada pelo Ministério da Cultura da Federação Russa. A autoria do monumento pertence a Eugene Wolfson.
Monumento a Yuri Gagarin
Busto de bronze de Gagarin, 2,5 metros de altura, sobre pedestal de mármore. O monumento foi doado a Lipetsk no âmbito do projeto "Gagarin Start". A composição foi complementada com os nomes dos cosmonautas que visitaram a cidade. O monumento foi inaugurado em 2011 na Rua Gagarin. A inauguração do monumento foi programada para coincidir com o Dia da Cidade. O escultor Anatoly Dementyev trabalhou no busto.
"Canhões"
O monumento é dirigido ao nascimento da metalurgia, que desempenhou um papel importante no desenvolvimento de Lipetsk. Existem três canhões de tamanho impressionante no pedestal. O monumento foi inaugurado originalmente na década de 1960. Ele teve sua aparência atual em 1973 em conexão com a substituição do pedestal. O monumento está localizado no território do Parque Inferior do lado da passagem Petropavlovsky. V. Koltakov e E. Sysoev trabalharam na composição.
Monumento à Vontade do Povo
O monumento representa lajes de pedra soldadas com anéis de ferro. São símbolos de membros ativos da organização, portanto, são apenas 9. Na parte interna do anel você pode ver a seguinte inscrição: “Aqui em junho de 1879 aconteceu o congresso da Vontade do Povo”. O monumento foi inaugurado em 1972 no Lower Park, erguido em homenagem aos 100 anos da chegada da entidade à cidade.
Composição escultórica "Paz"
Representa um soldado que se senta e corta pão. A figura está colocada em um pedestal. Inicialmente, a escultura foi inaugurada em homenagem aos 50 anos da Vitória na Grande Guerra Patriótica. A. Wagner se tornou o escultor do monumento, A. Litsukov atuou como o arquiteto.Em 2005, para comemorar o 60º aniversário da Vitória, o monumento foi transportado e erguido próximo à entrada principal do renovado Parque da Vitória.
Monumento a V. N. Skorokhodov
Skorokhodov é feito em bronze contra o fundo de uma bandeira tremulando ao vento, segurando um livro nas mãos. O monumento ao professor está localizado no centro do Jardim Bykhanov. Anteriormente, sua escultura de mármore branco ficava em outro ponto do parque até ficar em mau estado. O autor do monumento foi o famoso artista da RSFSR Yuri Grishko, o arquiteto do edifício foi Nikolai Polunin. A composição está aberta desde 1986.
Busto de stalin
A composição de três metros fica em frente à sede da filial regional do Partido Comunista da Federação Russa. O busto dourado é colocado sobre um pedestal de granito. O monumento foi feito pelos comunistas na Ossétia do Norte e é um presente para a cidade. O monumento foi inaugurado em 2015 na rua Kuznechnaya. Os esboços da escultura foram feitos por artistas locais. Desta forma, eles decidiram homenagear a memória de Joseph Stalin.
"Foto para memória"
O monumento de bronze demonstra a família Lipetsk do final do século 19 - início do século 20. Aproximadamente neste local funcionava na época o pavilhão do fotógrafo Leonty Tsaplin. Depois de um passeio no parque, as famílias o procuraram para tirar uma foto para memorizar. O monumento foi inaugurado em 2016 no antigo Lower Park. A instalação do monumento está marcada para o aniversário de Lipetsk. Andrey Sulin se tornou o escultor da composição.
Monumento ao Professor
O monumento mostra alunos correndo em direção ao jovem professor. O monumento simboliza o futuro da profissão docente e o significado do trabalho dos atuais professores, e também expressa a memória dos veteranos desta obra. A escultura foi criada por cerca de um ano, uma tonelada de bronze foi gasta nela. O monumento foi inaugurado em 2012 na rua Plekhanov, localizado em um pequeno parque perto da escola nº 44. O autor é Andrey Kovalchuk.
Monumento aos Metalúrgicos
O monumento de ferro fundido, de 12 metros de altura, retrata quatro metalúrgicos sentados em frente a um computador. Também esculturas de um engenheiro e uma mulher com um filho, simbolizando o cuidado com a geração em crescimento. A composição demonstra a alegria do trabalho e explorações trabalhistas dos residentes de Novolip. O monumento foi inaugurado em 1984 na Praça Metallurgov em homenagem ao 50º aniversário da fundação da fábrica. O escultor é A. Abalkov.
Monumento a Mitrofan Klyuev
A figura do presidente da Câmara Municipal em pleno crescimento. Ele é retratado apoiado em uma bengala, segurando um chapéu na mão. A estátua fica em um alto pedestal de pedra vermelha. O monumento está localizado de forma que ao se aproximar dele, parece que o prefeito está se reunindo no meio do caminho. O monumento foi inaugurado em 2006 na rua Sovetskaya, perto do Drama Theatre. O escultor é V.L Chelyadin, o arquiteto é S. Soshnikov.
Monumento ao Primeiro Conselho Distrital de Lipetsk
O grupo escultórico compartilhado com o sargento. Pepper's Lonely Hearts Club Band dos Beatles. Para isso, o monumento é chamado de "Pepper" ou "The Beatles Monument", e às vezes de "trompetistas". A composição foi inaugurada em 1987 no Upper Park. A instalação do monumento foi programada para coincidir com o 70º aniversário da Revolução de Outubro. Wagner.
Monumento às crianças que morreram durante a Segunda Guerra Mundial
As figuras de bronze de duas crianças estão localizadas em um pedestal baixo com uma inscrição. Eles são representados de joelhos. Um menino e uma menina são representados descalços, segurando uma coroa de flores nas mãos, que é um símbolo de paz e vida. O monumento foi inaugurado na década de 1990 em um dos becos do Upper Park. Escultor - Y. Grishko, arquiteto - S. Soshnikov.
"Senhora com um cachorro"
A mulher é retratada sentada em um banco com um vestido e um chapéu. Ela está segurando um guarda-chuva do sol. Seu cachorrinho foi preso por uma corrente ao banco para que a senhora não ficasse sem um amigo fiel. A escultura é feita de metal. O monumento foi erguido em 2010 em Teatralny Spusk. O monumento foi financiado por três empresários Lipetsk. A escultura virou um presente para o Dia da Cidade. Autor - Hakob Khalafyan.
Monumento a S. Yesenin
A figura de bronze do poeta tem 3 metros de altura e pesa quase uma tonelada. Yesenin está de pé com os braços e as pernas cruzados sobre um pedestal retangular de granito. O poeta de camisa elegante e calça comprida apóia-se em uma cerca de vime na qual está pendurada uma jaqueta. O monumento foi inaugurado em 2002 perto do prédio da escola secundária número 69 em homenagem a Sergei Yesenin. O escultor V. Chelyadin tornou-se o autor do monumento. A iniciativa de instalação da escultura é de V. Sinelnikov.
Monumento ao piloto P. Osipenko
O busto de uma mulher com o título de Herói da União Soviética está localizado em um alto pedestal de granito. Ela morreu em um acidente de avião em 1939 enquanto praticava voos cegos. O monumento ao piloto heróico está localizado no início da Rua Osipenko. As cinzas da mulher estão em urnas na parede do Kremlin na Praça Vermelha de Moscou.
Monumento aos Hero-Policiais
A escultura é de um tipo atípico, popularmente chamada de "Batman". Um herói da mitologia grega antiga chamado Perseu é retratado. Ele voa para a batalha com a Medusa, segurando uma espada e um escudo nas mãos. O personagem dos mitos é considerado o análogo grego antigo do ortodoxo São Jorge, o Vitorioso, conhecido como o santo padroeiro dos guerreiros. O monumento foi inaugurado em 2002 perto do prédio do Ministério de Assuntos Internos da Rússia em Lipetsk.
Monumento aos Simbolistas Russos
Moradores da cidade de Lipetsk chamam o monumento de "UFO", "Cheburashka" ou "Alien". Os historiadores locais consideram-no um monumento de civilizações extraterrestres. A composição não tem nome oficial. A escultura futurista surgiu na década de 70 do século passado perto da Praça da Revolução. O monumento está localizado no centro de um canteiro de flores no local de uma livraria destruída. Em 2018, uma luz de fundo queimada há 30 anos foi conectada à composição.