Tambov é o berço de pessoas notáveis que se tornaram famosas em todo o país. Eles lutaram nos campos da Grande Guerra Patriótica, promoveram a ciência e se envolveram em projetos socialmente importantes. Os moradores modernos da cidade lembram as páginas de sua história, portanto, monumentos nominais continuam a aparecer no século XXI.
As ruas da cidade se tornaram uma verdadeira oficina criativa para eminentes escultores e arquitetos. Existem muitas obras de Alexander Rukavishnikov, que não perderam sua relevância por várias décadas. Existem objetos de arte moderna e monumentos clássicos ao lado. Por exemplo, "The Eternal Student" e "Tambov Wolf". A cidade possui diversos cartões de visita, e cada um fala de suas peculiaridades em um estilo inigualável.
Monumentos históricos e modernos de Tambov
Lista de monumentos e esculturas interessantes da cidade.
Monumento a Zoya Kosmodemyanskaya
Instalado na Rua Sovetskaya em 1947. Matey Manizer foi contratado para criar o monumento. Ele fez uma escultura de corpo inteiro de uma jovem mulher do Exército Vermelho e a colocou em um pedestal alto com um baixo-relevo. Kosmodemyanskaya foi feito prisioneiro em 1941 e executado por enforcamento. Seu discurso, proferido antes de sua morte, tornou-se lendário. Zoya é a primeira mulher a receber o título de Herói da URSS, ainda que postumamente.
"Glória Eterna"
O monumento foi inaugurado em Oktyabrskaya, agora Sobornaya, praça em 1970, ao mesmo tempo em que a Chama Eterna foi acesa. Os escultores são Konstantin Malafeev e Sergey Lebedev. A parte central do monumento é uma estrela de bronze de cinco pontas - a base do fogo. Um anel de concreto armado é mantido nas colunas, dando ao memorial uma aparência solene e monumental. Existem baixos-relevos na sua face interna. Perto está um beco de cidades heróis.
"Homem Tambov"
O monumento foi erguido em 2008 no parque Sochi. Neste território existia um acampamento onde na década de 20 do século passado os participantes do "levante Antonov" foram mantidos. Um homem de três metros se apoia em um arado e fica em um pedaço de sua própria terra. Armas e slogans sob seus pés descalços. O monumento mostra que o homem comum está por trás das tradições e acima da política. O escultor é Viktor Ostrikov, o arquiteto é Alexander Filatov.
Monumento a S.V. Rachmaninov
Outra obra do escultor Alexander Rukavishnikov decora Tambov desde 2006. A ideia de criar um monumento ao compositor teve origem com o seu sobrinho-neto. Ele coordena os detalhes com as autoridades e os autores do projeto há mais de 10 anos. Um monumento foi erguido na rua de mesmo nome. A escolha da cidade não é acidental: aqui nasceu o avô de Rachmaninoff, também músico que deu concertos no centro da Rússia.
Monumento a V.I.Vernadsky
Ele está localizado no cruzamento da Rua Sovetskaya com a Avenida Entuziastov desde 2014. Alexander Rukavishnikov foi escolhido como escultor. Ele retratou um cientista natural com um manto, um boné acadêmico e uma esfera que lembra um globo em suas mãos. Os cadarços desamarrados de Vernadsky são um toque engraçado e a liberdade do autor. A altura do monumento é de 15 metros, incluindo o pedestal, ele é fundido em bronze. Embora o cientista não tenha nascido em Tambov, muitas coisas o conectaram com a cidade.
Monumento a V. Lenin
A praça onde se encontra o monumento foi fundada apenas no início do século passado. Ela não levou o nome de Karl Marx por muito tempo. Um busto de Lenin, destruído pelos cossacos, ficou aqui por cerca de um ano. Um novo monumento ao líder do proletariado mundial, agora de corpo inteiro, apareceu na praça em 1938. Permaneceu inalterado até os anos 60, e depois disso apareceu um "substituto" - outra versão do monumento de Lenin, relevante até hoje.
Tesouro de Tambov
O nome do monumento e de sua heroína é derivado da obra de Mikhail Lermontov. O tesoureiro foi instalado em 2016 na rua Kommunalnaya. O público aceitou a ideia de imortalizar um personagem tão polêmico de forma ambígua. Além disso, a questão está nos detalhes, por exemplo, o busto proeminente do monumento foi considerado vulgar. Além disso, um modelo posou para a escultura como um todo, e os seios foram feitos com o outro.
Monumento a V. Agapkin e I. A. Shatrov
A composição glorifica músicos militares. Shatrov escreveu a lendária valsa "On the Hills of Manchuria", e Agapkin é o autor da ainda mais replicada e reconhecível "Farewell of a Slav". A inauguração do monumento ocorreu em 2015. Arquiteto - Vadim Frolov, escultor - Alexander Mironov. A altura do monumento é de cerca de 5,5 metros. O local de instalação é a parte central da cidade: os dois músicos moravam nas proximidades.
Monumento ao Veterano Vencedor
Um dos monumentos mais emocionantes da cidade apareceu no Victory Park em 2010. Um veterano idoso com vários pedidos em sua jaqueta está sentado no banco. De joelhos está uma neta com quem ele fala sobre a guerra e a Grande Vitória. Há um lugar no banco próximo, então sessões de fotos não são incomuns aqui. Os autores da composição são Viktor Kulaev e Valery Paramonov. O protótipo do monumento foi um verdadeiro soldado da linha de frente Ivan Stepanovich Odarchenko.
Monumento ao Acadêmico A. N. Kolmogorov
A ocasião para a inauguração do monumento foi o 100º aniversário da Universidade Derzhavin. A escultura de Andrey Kolmogorov, acadêmico e matemático famoso, foi colocada em 2018 no campus ao lado de um dos edifícios educacionais. O autor da atração é Dmitry Salychev. Andrey Nikolaevich lançou as bases para muitos projetos de longo prazo que continuam a se desenvolver até hoje.
Monumento a V.M.Khalilov
O renomado maestro, que morreu em um acidente de avião, foi homenageado com um monumento em 2018 - dois anos após sua morte. Ele é retratado em pleno crescimento com uma varinha nas mãos. A altura total do monumento juntamente com o pedestal é de cerca de 6 metros. O autor do projeto é o escultor Alexander Mironov. Khalilov dirigiu o conjunto Alexandrov Songs and Dances. Ele caiu em um avião militar durante uma viagem de negócios à Síria.
"Mãe em luto"
O monumento foi erguido no cemitério Vozdvizhenskoye, onde está localizado um cemitério militar. Os escultores do projeto são Konstantin Malofeev e Sergey Lebedev. A figura de uma mulher em luto é cercada por uma parede e obeliscos com os nomes das vítimas. Aqui estão listados não apenas aqueles que foram mortos no front, mas também aqueles que morreram em decorrência de ferimentos em hospitais e nos anos do pós-guerra já em casa. Existem poucos detalhes na aparência do monumento, mas é cheio de significado.
"Fazendeiro coletivo de Tambov"
Os turistas não associam imediatamente o nome do memorial com sua aparência. Um tanque T-34 aparece diante dos visitantes da cidade, o que pode ser enganoso. Na verdade, o monumento é dedicado aos moradores locais que arrecadaram dinheiro para as necessidades da frente. Graças a seus esforços, várias divisões receberam tudo de que precisavam e novos aviões e tanques entraram regularmente no exército. Foi neste T-34 que lutou o Herói da URSS Filipp Gokov.
Monumento a S. Sergeev-Tsensky
Foi originalmente planejado instalar um busto do escritor perto do hotel Tambov. Mas um edifício enorme poderia suprimir um pequeno monumento com suas dimensões, então um lugar mais bem-sucedido foi escolhido: a margem do rio Tsna. Em homenagem a ela, o escritor ainda acrescentou o sobrenome. O projeto do monumento pertence aos cônjuges escultores Tatyana Veltsen e Sergei Lebedev. A inauguração ocorreu em 1975.
Monumento a G.R.Derzhavin
Foi criado em 1994 e tem como sede a rua com o mesmo nome. Um dos autores do projeto é Konstantin Malofeev. O busto fica em um alto pedestal colunar. Os traços de Derzhavin são sutis e percebidos nos mínimos detalhes, o que faz o rosto parecer vivo. Enquanto estava na cidade, o escritor escreveu várias pequenas obras. Uma universidade local leva o nome dele. Há uma área para caminhadas perto do monumento.
"Aluno eterno"
Um monumento meio brincalhão está localizado na Rua Sovetskaya, perto de um dos edifícios da Universidade Derzhavin. A inauguração ocorreu em 2009. O escultor é Viktor Ostrikov. Ele criou um projeto com doações de alunos locais de graduação e pós-graduação.O estudante de bronze está sentado em um banco e uma mochila com um livro escolar está a seus pés. A mão levantada simboliza se o exame passou para cinco, ou a prontidão para responder.
"Lobo Tambov"
Um dos dois monumentos em Tambov dedicados a esse personagem. Foi inaugurado em 2012 perto de um hotel denominado "Hotel". O lobo dourado jaz tranquilamente em um estrado - um pedestal decorado com grandes pedras. A autoria pertence a Vadim Shityakov - o presidente da filial local do "Apoio da Rússia". O monumento pretende criar uma imagem positiva do lobo Tambov - o símbolo da cidade.
Monumento a E. Baratynsky
Instalado em 2011 na praça Michurinsky. Evgeny Abramovich nasceu na província de Tambov e seu trabalho está associado à sua terra natal. O monumento foi erguido não muito longe do local onde antigamente ficava a propriedade de seu irmão. Baratynsky já esteve aqui várias vezes. O busto em homenagem ao poeta está localizado em uma pequena plataforma, para a qual degraus conduzem de todos os lados. Konstantin Malofeev foi escolhido como escultor.
Monumento a São Lucas
No mundo, o nome do padre era Valentin Feliksovich Voino-Yasenetsky. Ele tem um destino brilhante e incomum. Antes da dignidade, Luke fez nome na medicina. Ele era religioso e, tendo recebido uma oferta para colocar uma batina, aceitou de bom grado. Ao mesmo tempo, não parava de praticar: recebia pacientes em casa durante a semana. Um monumento em sua homenagem apareceu em 1994 no pátio do hospital que leva o nome de São Lucas.
Fighter MiG-21PFS
Este modelo de aeronave quebrou muitos recordes. Por exemplo, o MiG-21 se tornou o mais comum dos supersônicos. Em Tambov, um dos modelos da série foi transformado em monumento em 1985. A atração está localizada no Parque da Vitória, e a composição parece espetacular. O MiG-21 foi posicionado em uma ligeira inclinação, quase verticalmente. Junto com o aparecimento do pedestal, a ilusão de uma decolagem rápida é obtida.
Monumento a I. Stalin
Organizações comunistas ajudaram a Ossétia do Sul com suprimentos humanitários após o conflito entre a república não reconhecida e a Geórgia. Em agradecimento, eles presentearam os comunistas com um busto de Stalin. É feito de gesso, forrado a dourado e assenta num pedestal de um metro e meio. As autoridades autorizaram a construção de um monumento em uma área fechada ao longo da rua Michurinskaya. O acesso ao atrativo é limitado ao horário de funcionamento do shopping.
Monumento a M. Yu. Lermontov
Instalado em 1941, quando a guerra já havia começado. A escultora Marina Ryndzyunskaya aguçou os traços do poeta e arregalou os olhos para deixar seu rosto mais expressivo. A ideia de perpetuar a memória de Lermontov surgiu no início do século, mas a execução foi atrasada. Mikhail Yurievich descreveu de forma confiável as cidades no "Tesouro Tambov", passou por ele mais de uma vez, e seus amigos da pensão também viviam aqui.
Monumento a V.S.Petrov
A inauguração ocorreu em 1953 no parque de mesmo nome. O autor do busto é Lev Kerbel. Vasily Petrov durante a Grande Guerra Patriótica foi gravemente ferido várias vezes, perdeu os dois braços, mas cada vez que ele voltou para a frente. Por seus serviços, ele foi premiado com o título de duas vezes Herói da URSS. Além disso, por ordem pessoal de Stalin, ele foi designado para o Exército Vermelho vitalício, para que ninguém pudesse descartar Petrov contra sua vontade.
Monumento a São Pitirim de Tambov
Localizado na Praça da Catedral, bem em frente à Catedral da Transfiguração em 2014. A composição não está concluída, pois se prevê cercar Pitirim de mais quatro importantes figuras ortodoxas. Supõe-se que, com o tempo, monumentos aparecerão aqui: o Monge Martha de Tambov, o Metropolita Kirill, o Monge Serafim de Sarov e São Teófano o Recluso.
Monumento aos Santos Pedro e Fevronia
A inauguração aconteceu em 2012 perto da Ponte dos Amantes na Rua Naberezhnaya. Os cônjuges Pyotr e Fevronia são um símbolo de fidelidade familiar, portanto, monumentos são erguidos para eles em muitas cidades. As figuras do casal são de bronze e o pedestal de granito. A altura total da atração é de 2,3 metros. Os recém-casados vão ao monumento para sessões de fotos e para dar sorte: acredita-se que Pedro e Fevronia consigam abençoar um longo casamento.
“Às vítimas de desastres nucleares”
O monumento apareceu em 2011 no aterro da cidade dentro do parque de Sochi. Os autores do projeto queriam perpetuar a memória de dois mil e quinhentos compatriotas que participaram da eliminação das consequências do acidente de Chernobyl. Os escultores representaram duas placas paralelas e, entre elas, um núcleo de mármore vermelho. Este é um símbolo do mundo "dilacerado" e do fato de que a energia do átomo é destrutiva e nem sempre está sob o controle das pessoas.
"Aos soldados da lei e da ordem"
Está localizado na Praça Pervomaiskaya em Tambov desde 1999. Devido à sua aparência e fabricação na fábrica da Polimermash, a composição é comumente referida como um “monumento ao pneu”. A forma do anel é um símbolo de vida. A lacuna na parte superior é uma interrupção violenta da existência terrena. Os pombos que saem do círculo aberto são os mesmos policiais que morreram em serviço.
Monumento ao feito dos médicos na Segunda Guerra Mundial
Instalado no território do 2º hospital da cidade em 1985. A guerra se tornou um teste não apenas para os soldados, mas para toda a medicina soviética. Médicos e enfermeiras realizavam proezas invisíveis para muitos todos os dias. O monumento é uma dedicação às pessoas que foram obrigadas a trocar suas vestes brancas por um uniforme de marcha ou realizaram operações em condições incríveis. A composição mostra um médico ajudando um soldado ferido.
Monumento ao Almirante F.F.Ushakov
Localizado na praça Avangard desde 2015. Os autores do projeto são o arquiteto Mikhail Korsi e o escultor Alexander Rukavishnikov. Além do retrato em alto relevo de Ushakov, o monumento contém muitos detalhes históricos e semânticos. Uma batalha com os turcos é retratada, gaivotas simbolizando os marinheiros mortos, uma citação do almirante e uma âncora com um brasão. Um toque especial é um pequeno núcleo que supostamente entrou no monumento e o danificou levemente.
Escada triunfal para os heróis da guerra de 1812
A grande inauguração da escada e os dois baixos-relevos que a acompanham ocorreram em 2012. No entanto, o marco estava sendo constantemente destruído e fechado para uso. Depois de várias reconstruções, as etapas podem ser percorridas novamente. Eles são acabados com granito e mármore. E os baixos-relevos são feitos de bronze e retratam cenas da vida cotidiana da guerra em 1812.