O assentamento em massa da bacia do rio Vyatka começou no século XIV. No século 18, foi fundada a província de Vyatka, onde a região de Kirov foi formada em 1936. Inclui 18 cidades e 40 vilas. 12 deles têm o status de assentamentos históricos - Kotelnich, Orlov, Kirov, Yaransk, Urzhum, etc. População - 1272 mil pessoas. As principais esferas de produção são as indústrias metalúrgica, mecânica, química e madeireira.
São mais de 3,5 mil monumentos de arquitetura, história e cultura na região. Amostras da arquitetura de igrejas são de particular admiração. Também na região existem cerca de 200 monumentos naturais, várias grandes reservas e reservas - Nurgush, floresta Bushkovsky, Pizhemsky. A terra de Vyatka é famosa pelo artesanato popular - trabalhos em madeira, rendas Vyatka e brinquedos de argila Dymkovo.
As maiores cidades da região de Kirov
Lista das maiores cidades em população da região.
Kirov
A cidade às margens do Vyatka. Centro industrial, científico e histórico dos Urais. Em cem das maiores cidades europeias. Conhecido desde 1181. Chamava-se Vyatka, Khlynov, desde 1934 - Kirov. Entre os monumentos históricos e culturais estão o Mosteiro Uspensky Trifonov, as Catedrais de Spassky e Serafim de Sarov, o antigo Jardim de Alexandre. Os museus de M.E. Saltykov-Shchedrin, A.S. Green, K.E. Tsiolkovsky, o Gabinete de Curiosidades de Vyatka são dignos de atenção.
População - 513 mil pessoas
Kirovo-Chepetsk
As primeiras menções de um assentamento na foz do Cheptsa são encontradas em 1405. Em 1935, foi fundado um assentamento de trabalhadores neste local durante a construção de uma usina termelétrica e, posteriormente, de uma química. Em 1955 foi transformada em cidade. A base da economia são as empresas das indústrias química e de construção de máquinas. De interesse são a Catedral de Todos os Santos, o assentamento Krivoborskoe, a área recreativa de Karkino e o monumento natural do Lago Oryol.
População - 72 mil pessoas.
Slobodskoy
Uma cidade às margens do Vyatka, a 35 km de Kirov. As primeiras menções datam de 1489. O status de cidade foi concedido em 1780. Grandes empresas - uma fábrica de madeira compensada, uma fábrica de construção de máquinas. Existe uma estação ferroviária. A decoração da cidade é a Catedral de Catarina do século XVII. Entre os pontos turísticos estão as casas-museu do poeta J. Rainis e do cirurgião-cientista A. N. Bakulev, o mosteiro feminino da Natividade de Cristo.
População - 32 mil habitantes
Vyatskiye Polyany
Localizado nas margens do Vyatka. Glória da Cidade do Trabalho. Leva a sua história desde 1595, então foi património do Mosteiro da Assunção. Com status de cidade - desde 1942. A principal empresa é a fábrica de construção de máquinas Molot. Existe uma estação ferroviária. Entre as atrações estão a Catedral Nikolsky em 1596, a Igreja do Arcanjo Miguel em 1728, a casa-museu do famoso designer, criador da arma PPSh G. Shpagin.
População - 32 mil pessoas.
Kotelnich
Localizado no rio Vyatka. Na lista de cidades históricas da Rússia. A data de fundação é 1181. Cidade do condado - desde 1780. A principal empresa é a fábrica de produção de queijos processados e duros "Yantar". Os arredores da cidade são famosos por seus sítios arqueológicos. A rara localização de fósseis de animais da era Paleozóica, estudados por cientistas de todo o mundo, é de particular valor. O museu paleontológico e o dinoparque são de interesse.
População - 23 mil pessoas.
Omutninsk
Localizado no rio Omutnaya. Foi fundado como um assentamento em uma usina de fundição de ferro em 1773. Convertido em cidade em 1921. As principais indústrias são marcenaria, alimentícia, metalurgia. A área é rica em monumentos arqueológicos, os mais famosos são o sítio Nagushinskaya e o assentamento Martynianskoye. O orgulho e local de descanso favorito dos residentes de Omutninsk é a margem do lago de mesmo nome.
População - 22 mil habitantes.
Yaransk
População - 16 mil pessoas.
Sovetsk
Traça sua história desde o assentamento de Kukarka, fundado no local de um assentamento Mari em 1594. Desde 1918 - a cidade de Sovetsk. As indústrias madeireira e alimentícia estão bem desenvolvidas. Existem muitos monumentos de história, natureza, arte monumental na cidade e seus arredores. Sovetsk também é famosa pelo artesanato popular - tecelagem de vime, renda Kukar, botas de feltro.
População - 15 mil pessoas.
Sosnovka
Localizado no rio Vyatka. Foi mencionado pela primeira vez em 1699. A indústria vem se desenvolvendo desde o século XVIII. Os principais empreendimentos hoje são as fábricas de marcenaria e construção naval, a maior base de transbordo de madeira da região. O status de cidade foi concedido em 1962. Entre os objetos notáveis - o Palácio da Cultura "Naval", um monumento aos soldados-conterrâneos, um museu da história local.
População - 11 mil pessoas.
Zuevka
Uma cidade na costa do rio Cheptsa. Tudo começou com o assentamento da estação, criado em 1898. Em 1944 foi transformada em cidade. Agricultura, alimentos e indústrias de papel estão se desenvolvendo. Entre as atrações estão os sítios arqueológicos "Gorodishche" e o assentamento Musikhinskoye, vários templos antigos. Uma casa-museu de artistas famosos V.M. e A. Vasnetsov foi organizada na aldeia de Ryabovo.
População - 10 mil pessoas.
Kholunitsa Branco
O nome da cidade está relacionado ao nome do rio em que está localizada. Tudo começou com uma aldeia fundada em 1764 em torno da siderúrgica Kholunitsky. Em 1965, foi agraciado com o status de cidade. A principal empresa é uma fábrica de construção de máquinas. A silvicultura é desenvolvida. A atração local é a Lagoa Belokholunitsky, criada para atender às necessidades da fábrica no século XVIII. Hoje é um popular destino de férias.
População - 10 mil habitantes.
Bolso
Localizada no rio do mesmo nome. Foi fundada em 1899 como uma vila na estação ferroviária. Na condição de cidade - desde 1944. A indústria líder é a colheita e processamento de madeira. O bairro de Luzsky é famoso por seus templos e capelas antigos, que são classificados como patrimônios culturais. Na cidade existe um cemitério fraterno de soldados soviéticos que morreram em hospitais evacuados no território de Luza durante a Segunda Guerra Mundial.
População - 10 mil habitantes.
Urzhum
Tudo começou com a fundação de uma fortaleza no rio Urzhumka em 1584. Recebeu o status de cidade em 1780. A principal empresa é uma destilaria. Existem cerca de 70 monumentos históricos e arquitetônicos em Urzhum e arredores. A mais famosa é a Catedral da Trindade. Foi organizado o museu de S. Kirov, natural da cidade. Entre as atrações naturais estão o misterioso Lago Shaitan e a reserva florestal Bushkovsky.
População - 9,9 mil habitantes.
Nolinsk
Localizado no rio Voye. Foi fundada como uma aldeia Nikolsky no Mosteiro Trifonov da Assunção em 1668. Recebeu o status de cidade e o nome de Nolinsk em 1780. Entre os empreendimentos está a famosa fábrica de souvenirs Vyatsky. O desenvolvimento do centro da cidade tem valor histórico e cultural - casas mercantis, templos, edifícios do conselho distrital, uma fábrica de tabaco. Museus de história local, bonecas matryoshka, a casa-museu de V. Molotov foram inaugurados.
População - 9,7 mil pessoas.
Kearse
Cidade às margens do rio Bolshoi Kirs. Foi fundado como um assentamento na fundição de ferro construída em 1729. Tornou-se uma cidade em 1965. A empresa líder é uma fábrica de cabos. As atrações locais incluem a Igreja da Intercessão de 1894, a Lagoa Grande Kirsinsky, cavada por servos em 1729-39, um beco de tílias e lariços plantados em 1861, um museu histórico.
População - 9,5 mil pessoas.
Malmyzh
Localizada na costa do rio Shoshma. Foi fundado em 1584 no local de um assentamento Mari. O status da cidade foi recebido em 1780. Há uma fábrica de reparos mecânicos, uma fábrica de laticínios, uma destilaria e várias fazendas. De interesse são a Catedral da Epifania de 1802, o Museu do Lore Local. Nas proximidades estão o cemitério Azelinsky e o assentamento Buysky - monumentos da cultura Azelinsky.
População - 7,4 mil pessoas.
Orlov
Localizada na costa do rio Vyatka.Os primeiros registros escritos são encontrados em 1459. Com status de cidade - desde 1780. Em 1923-1992. foi chamado de Khalturin. A economia é baseada na indústria de alimentos e agricultura. O popular xadrez Orlov e outros jogos de tabuleiro de madeira também são produzidos aqui. A principal atração é a Igreja Rozhdestvensko-Bogoroditsky de 1840 em funcionamento.
População - 6,6 mil pessoas.
Murashi
Localizada no norte da região. Foi fundada em 1895 como uma pequena vila na estação ferroviária. Em 1944 foi transformada em cidade. A extração de madeira e a madeira são a espinha dorsal da economia. A única atração turística da cidade é o Museu do Lore Local. Os arredores são famosos por sua natureza pitoresca. Existem cerca de 150 lagos e lagoas na região, 60% do território é coberto por florestas. A indústria da caça está se desenvolvendo.
População - 6,2 mil pessoas.
Vakhrushi
Localizado a 12 km da cidade de Slobodskoy. Foi fundado como um pequeno assentamento em um curtume construído pelos irmãos Vakhrushev em 1854. Desde 1938 - no status da cidade. Várias empresas de couro e calçados ainda operam na aldeia. Atracções locais - Igreja da Ascensão, propriedade de Vakhrushevs, edifícios de curtume.
População - 9,5 mil habitantes.
Murygino
Localizado nas margens do Vyatka, a 25 km de Kirov. Conduz sua história desde 1785. A formação da aldeia está associada à história do desenvolvimento de uma fábrica de papel, que de uma pequena fábrica mercantil se transformou numa grande empresa "Cadete Vermelho", hoje - "Elikon". Desde 1938 tem o estatuto de vila. Na aldeia, destaca-se a Igreja da Exaltação da Cruz com iconóstase de porcelana feita em Yekaterinburg.
População - 7,2 mil pessoas.