O distrito urbano de Alushta é um excelente lugar para recreação na costa sul da Crimeia. Sol, mar, muitos locais de interesse e belos recantos naturais na própria cidade e arredores. Os turistas ativos encontrarão muitas opções onde ir e desfrutar da beleza vibrante e pitoresca da natureza - a cachoeira Dzhur-Dzhur, as cavernas do maciço Chatyr-Dag. Objetos incomuns de formas bizarras podem ser vistos no Vale dos Fantasmas e no Vale de Sotera.
Na própria Alushta, o centro da vida turística é o dique. Da arco-rotunda você pode começar a conhecer a cidade. Museus, mesquitas e templos antigos, monumentos arquitetônicos, ruínas de fortalezas medievais - tudo isso está em Alushta. Um pouco longe do centro fica o Cantinho do Professor. Este é um lugar aconchegante e tranquilo, onde tradicionalmente ficavam as dachas de famosos cientistas, professores e criadores.
Os lugares mais interessantes e bonitos
Lista, fotos com nomes e descrições das melhores atrações de Alushta e seus arredores. Ele o ajudará a planejar rotas para explorar os principais lugares da cidade em 2 a 3 dias.
Aterro de Alushta
A principal área de passeios, onde a vida do resort é sempre animada e em pleno andamento. O comprimento do aterro é de quase 4 km. É forrado com azulejos de cores diferentes, de um lado há muitas árvores e arbustos, do outro - belas vistas do Mar Negro. Existem muitos cafés e restaurantes, lojas de souvenirs, bares com karaokê e discotecas. Concertos são realizados no palco. Existem esculturas do Cavalo-marinho, um monumento a Pushkin e uma fonte.
Rotunda na margem de Alushta
Um arco em estilo grego foi erguido no aterro em 1952. A rotunda branca como a neve é o símbolo de toda Alushta. A estrutura em arco é sustentada por 6 colunas. Parece gracioso e arejado. Este é um dos locais românticos favoritos para sessões de fotos entre turistas e recém-casados. Discotecas e concertos costumam ser realizados perto da rotunda, e festas alegres são organizadas. Você pode simplesmente admirar a obra-prima da arquitetura contra o mar.
Propriedade "Karasan"
O conjunto do palácio e do parque está localizado a 15 km de Alushta, na aldeia de Partenit. A propriedade foi fundada em 1820. Sua estrutura mais grandiosa é o Palácio Raevsky em estilo neo-mourisco. Sua fachada é decorada com colunas, molduras de estuque e ornamentos intrincados. O terraço perto da casa oferece uma vista magnífica do Mar Negro. O parque paisagístico ao redor do palácio é feito no estilo inglês. É o lar de milhares de espécies de plantas de todo o mundo.
Farol-templo de São Nicolau, o Maravilhas
Um templo em funcionamento que combina uma igreja e um farol em uma estrutura. Ele está localizado entre Alushta e Sudak, na aldeia de Malorechenskoye. Construído em 2007 em estilo neobizantino. Faz parte do complexo memorial dedicado aos que morreram nas águas. A altura da igreja é de 63 metros - este é o edifício religioso mais alto da Crimeia. O farol está instalado sob a cruz principal do templo em forma de bola, simbolizando o globo.
Parque "Crimeia em miniatura"
Localizado no centro de Alushta na Gorky Street. O museu ao ar livre exibe cerca de 50 objetos interessantes, cópias em miniatura dos monumentos mais populares da Crimeia - Ninho da Andorinha, Palácio Livadia, Fortaleza Funa, Palácio Massandra, Fortaleza Genovesa, Palácio Vorontsov. Eles são feitos em uma escala de 1:25. Você pode vê-los em 1-2 horas. O parque será interessante para visitantes adultos e jovens.
Reserva natural da Criméia
Fundado em 1913 como reserva de caça real. Inclui várias florestas e a zona ornitológica "Ilhas dos Cisnes". A área protegida é de 45 hectares. Milhares de diferentes espécies de pássaros e animais vivem. Trilhas ecológicas e rotas educacionais foram construídas ao longo da reserva. Há um arboreto e um Museu da Natureza na reserva. Os turistas são apresentados aos raros habitantes do parque.
Mosteiro Kosmo-Damianovsky
Ele está localizado no território da Reserva Natural da Crimeia, nas altas montanhas de Babugan-Yaila. O mosteiro foi fundado em 1856. Foi erguido perto de uma nascente, cujas águas são consideradas curativas. Os paroquianos acreditam que a primavera sagrada surgiu graças às orações dos milagres Cosmas e Damian. Após a destruição em tempo de guerra, apenas a capela acima da nascente sobreviveu dos edifícios antigos. Agora quase todos os edifícios do mosteiro foram restaurados.
Cachoeira Jur-Jur
Localizado no desfiladeiro de Khapkhal, perto da aldeia Generalskoye. Formado pelo rio Ulu-Uzen, caindo de uma altura de 100 metros, formando 3 cascatas. Dzhur-Dzhur é a cachoeira mais profunda da Crimeia. Não seca mesmo no período quente do verão. Da cachoeira às montanhas, há um caminho de cerca de um quilômetro até o mirante, de onde três cascatas parecem especialmente belas e espetaculares. Existe uma caverna com o mesmo nome ao lado da cachoeira.
Cavernas Chatyr-Dag
Visitar as cavernas cársticas da cordilheira é uma atividade popular entre os turistas. Do passo de Angarsk é fácil chegar ao planalto inferior, onde se concentram as cavernas mais visitadas, equipadas para excursões - Trekhglazka, Marble e Emine-Bair-Khosar, bem como cavernas "selvagens" - Suuk-Koba, Bin -Bash-Koba. A Caverna de Mármore é uma das cavernas mais pitorescas do mundo. Os turistas caminham cerca de 2 km rodeados por pitorescas estalagmites.
Museu de História e Conhecimento Local de Alushta
Dedicado à história e cultura da região, que remonta aos tempos antigos. As exposições contam em detalhes sobre os povos da antiga Taurida, as guerras russo-turcas, a fundação da fortaleza de Aluston, o Canato da Crimeia e o desenvolvimento da província de Novorossiysk. O museu foi inaugurado em 1923 a partir de uma coleção particular. O museu recolheu cerca de 11.000 peças - arqueológicas, etnográficas, numismáticas, pertences pessoais de personalidades famosas da região.
Adega "Alushta"
Grande fábrica de produção de vinhos e conhaque. Os turistas podem fazer excursões, que incluem a inspeção de oficinas de produção e adegas. Os hóspedes serão informados detalhadamente sobre todas as etapas da vinificação, conhecerão a linha tecnológica e conhecerão os principais fatos da história da vinícola. É realizada a degustação dos vinhos produzidos na vinícola Alushta. As visitas guiadas estão disponíveis de maio a outubro.
As melhores praias de Alushta
As praias equipadas mais populares de Alushta estão localizadas na própria cidade. Esta é a Praia Central e as praias do Cantinho do Professor. Existem belas praias selvagens nas proximidades.
Praia central da cidade
A praia mais populosa de Alushta. Os veranistas apreciam sua excelente infraestrutura de praia e uma ampla variedade de atividades aquáticas. Você não precisa ir muito longe para vê-lo - a praia se estende ao longo do aterro. A praia central é coberta por seixos bastante grandes. Vale lembrar que a entrada para a água nessa praia é íngreme. Há barcos e catamarãs para alugar, passeios de banana, atrações para crianças, escorregadores infláveis, cafés e lojas.
Praias do Professor's Corner
As praias da aconchegante área do sanatório têm uma extensão total de 2,5 km. O litoral é coberto por seixos e areia de xisto. A água é límpida, quase não há água-viva nela. Algumas das praias são gratuitas, outras pertencem a sanatórios e pensões. Todas as praias estão equipadas com espreguiçadeiras, banheiros, guarda-sóis, vestiários. Há pontos que vendem fast food, lembranças, passeios de barco.
Jardins e parques de Alushta
Um dos melhores monumentos da arte de jardinagem em toda a península da Crimeia está localizado no território do sanatório Aivazovskoye. Este lugar é imperdível.
Parque "Aivazovskoe"
Também conhecido como Paraíso. Uma grande zona paisagística está localizada em uma baía perto da aldeia de Partenit, a 15 km de Alushta. Esta é uma área de 15 hectares, com bosques de ciprestes, pinheiros e cedros. Cerca de 250 espécies de plantas foram plantadas entre os riachos.O parque é dividido em várias zonas temáticas - Mountain Stream Garden, Mexican Garden, Rock Garden, Danish Waterfall Zone. Existem muitos monumentos e estruturas arquitetônicas interessantes no parque.
Parque à beira-mar
Um recanto verde da natureza no centro da cidade. Nos becos do parque crescem ciprestes, castanhas, abetos e carvalhos. No centro do parque, uma fonte "Kit" foi erguida. O parque contém obras-primas da arquitetura - a dacha do Dr. Steingolts e a dacha do comerciante Stakheev no estilo oriental. Existe uma área de diversões. A roda gigante oferece uma bela vista da paisagem marítima. O parque tem sua própria praia, um delfinário, vários cafés, lojas com souvenirs.
Atrações infantis de Alushta
Em Alushta existem locais tradicionais e já familiares que as crianças irão certamente gostar. Este é um parque aquático e um delfinário. Uma atração incomum é o centro de entretenimento "Guardião do Império".
Dolphinarium "Aquarelle"
Localizada no centro da cidade junto à costa. O programa de espetáculos do delfinário não deixará indiferente o público e proporcionará uma experiência inesquecível. Os animais marinhos realizam acrobacias desafiadoras e números engraçados sob a orientação de treinadores experientes. Após o show, você pode tirar uma foto com os golfinhos ou nadar com eles. Existe um serviço de terapia de golfinhos para o tratamento de crianças com problemas de saúde.
Aquário Alushta
Fundado no início dos anos 2000. Em seguida, foi uma pequena coleção dos habitantes dos mares Negro e Mediterrâneo. Agora, representantes dos oceanos também vivem no aquário de Alushta - Pacífico, Índico, Atlântico. Um total de 4 salões abrigam cerca de 250 espécies de peixes, bem como corais, conchas do mar, tartarugas e crocodilos. Você pode ver moreias, piranhas, ouriços-do-mar, peixes-pau, peixes-leão-zebra e estrelas do mar.
Parque Aquático Almond Grove
Localizado na margem do Professor's Corner no território de um grande complexo hoteleiro. O parque aquático ao ar livre está aberto apenas durante os meses mais quentes. Possui vários toboáguas - Python, Anaconda, Gyurza, Boa, piscina de ondas, piscina infantil com apenas 50 cm de profundidade, piscina infantil com atividades aquáticas, grutas e cachoeiras. Há um restaurante e um bar, uma sauna, uma área VIP onde você pode relaxar em uma espreguiçadeira à beira da piscina.
Centro científico e de entretenimento "Guardião do Império"
O projeto interativo combina um centro de entretenimento e educacional, um hotel, um lugar para buscas e excursões. Os visitantes irão viajar pela Galáxia em uma nave espacial, participar de uma batalha espacial virtual, saborear pratos do menu espacial, ver exposições dedicadas ao espaço - meteoritos, trajes espaciais, amostras de armas espaciais de filmes populares e também conversar com os V- 4 robô.
Locais de culto de Alushta
Os principais locais de culto na cidade são igrejas e mesquitas. São belos monumentos arquitetônicos que adornam as ruas de Alushta.
Templo em nome de todos os santos da Crimeia e estratilados de Teodoro
Igreja ortodoxa fundada em 1824. Construída no estilo do ecletismo romântico com elementos góticos pelo arquiteto Toricelli. É um monumento republicano de arquitetura e história. Em 1909, uma capela foi construída perto do templo. Na época soviética, o templo foi fechado duas vezes, mas os paroquianos conseguiram defender o templo da destruição completa. Durante a restauração, a torre sineira do templo ficou mais alta, novas cúpulas surgiram.
Mesquita Yukhari Jami
Localizada no centro histórico da cidade no alto do Morro da Fortaleza. A mesquita tem uma aparência tradicional, design luxuoso e elegante. As paredes estão cobertas de pinturas, alguns dos elementos de decoração são esculpidos em madeira, as janelas são decoradas com vitrais. O minarete, danificado durante os terremotos de 1927, foi reconstruído na década de 1990. Na época soviética, a construção da mesquita abrigava organizações públicas e culturais.
Igreja dos Portadores da Paixão Real
Um jovem templo fundado em 2006. Foi construído em um antigo heliporto em uma floresta na Rua Yubileinaya. Desde 2009, uma procissão da cruz de Poklonnaya Gora até o templo é realizada anualmente. Desde 2013, são realizados atendimentos regulares. A igreja foi construída e decorada com doações de paroquianos. Prevê-se a construção de uma escola dominical, um centro de reabilitação, um refeitório e uma capela.
Museus interessantes de Alushta
Os melhores museus com exposições interessantes que definitivamente merecem uma visita.
Casa-Museu de Ivan Shmelev
Localizado no Cantinho dos Professores, onde muitos representantes do ambiente criativo viviam antes da revolução. O escritor Shmelev viveu em Alushta de 1918 a 1922. Um museu dedicado ao seu trabalho e personalidade foi inaugurado em 1993. A casa-museu do escritor foi construída no estilo do classicismo, antes pertencia ao acadêmico Beketov. A exposição exibe pertences pessoais de Shmelev, fotografias, publicações de suas obras.
Museu-propriedade de A. N. Beketov
A casa do famoso arquiteto é um monumento cultural. A casa de dois andares está localizada no canto do Professor. Alexey Nikolaevich o construiu de acordo com seu próprio projeto em 1896. A casa é feita de pedras lavradas. Sua cornija é decorada com cinturões horizontais de "crackers" e iônicos e colunas esculpidas sustentam a copa do terraço. O telhado de várias camadas é decorado com torres graciosas. Cinco salas do museu mostram o mobiliário original do século XIX.
Casa-Museu de S. Sergeev-Tsensky
Inaugurado em 1962. Localizado no Professor's Corner, a oeste de Alushta, na Eagle Mountain. A casa foi utilizada pelo notável escritor não só para habitação, mas também como oficina de criação. Nele, Sergeev-Tsensky escreveu obras notáveis "Sevastopol Passion" e "Transformation of Russia". Os móveis da casa foram preservados desde os tempos da vida do escritor. Amendoeiras e ciprestes piramidais crescem no parque memorial ao redor da propriedade.
Water Disaster Museum
O museu guarda a memória dos marinheiros que morreram no Oceano Mundial. Ele está localizado perto do templo do farol em homenagem a Nicolau, o Wonderworker. Os corredores do museu são estilizados como as cabines e porões de um verdadeiro navio naufragado. Entre as exposições estão barcos de madeira, enegrecidos pela umidade, âncoras arrancadas, fragmentos de redes de pesca rasgadas. Perto do museu existe um miradouro em forma de veleiro. Você pode girar o volante e apreciar a vista do Mar Negro.
Museu das Línguas do Mundo
Um museu único onde poderá conhecer as peculiaridades de mais de 7000 línguas. Os turistas verão exemplos de escrita antiga em palmeiras, casca de bétula, argila, madeira. Quase todas as exposições do museu são interativas - você pode não apenas tocá-las, mas também girá-las e pressioná-las. Instalado cerca de 100 tubos auditivos, nos quais você pode ouvir o som de diferentes idiomas. Localizada na aldeia de Zelenogorye, a 30 km de Alushta.
Dachas e palácios famosos de Alushta
Os monumentos mais famosos e belos da arquitetura civil da cidade turística são seus magníficos palácios e chalés de verão. Eles foram construídos por ricos comerciantes e industriais. Hoje, muitos deles são locais públicos que você pode visitar e ver.
Palácio da princesa Gagarina
Construído em 1907 na aldeia de Utes, no Cabo Plaka. O edifício parece um castelo medieval. Ele contém elementos dos estilos românico, Art Nouveau e gótico - janelas estreitas, torres. Uma das fachadas do edifício é entrelaçada com uvas. Materiais de diferentes países foram usados para construção. Ladrilhos de cerâmica e mármore foram trazidos da Itália, o vidro veneziano foi entregue da França e ladrilhos da Alemanha. Um belo parque está situado ao redor do palácio.
Não perca: 20 dos melhores palácios da Crimeia.
Villa "Joy"
A luxuosa mansão foi construída na década de 1860 para o comerciante, industrial e filantropo Stakheev como residência de verão. Por sua interessante aparência arquitetônica, o edifício foi premiado com o status de monumento arquitetônico. A aparência da villa combina os estilos Art Nouveau e Classicismo. O primeiro andar é rodeado por uma arcada, o terraço tem passagens em arco e no segundo andar uma rotunda com cobertura em cúpula. O artista Shishkin costumava visitar a dacha.
Dacha "Dove"
Um interessante edifício histórico está localizado no centro da cidade.A dacha foi construída em 1827 e pertenceu ao General Golubkov. O edifício de cor azul arenosa, feito de conchas e diorito, tem um número diferente de andares. No século 19, seu estilo era tradicional para chalés de verão no sul da Crimeia. As paredes da dacha viram muitos eventos históricos - o encontro de Nicolau II com sua futura esposa, a rebelião dos Guardas Brancos e a visita de Joseph Stalin.
Ruínas de fortalezas medievais de Alushta
As fortalezas medievais de Alushta são monumentos culturais da arqueologia e da arquitetura de importância federal, são locais turísticos populares.
Fortaleza Aluston
A fortaleza genovesa foi construída no século 4 aC. É um monumento da arquitetura de fortificação. Construída por ordem de Juliano I. Na Idade Média, destruída e reconstruída no século XIV. No século 15, a fortaleza foi gravemente danificada pelas ações dos invasores turcos. No século 19, Aluston foi restaurado às custas do patrono Stakheev. Desde 2020, a fortaleza tem o estatuto de objeto de museu, estando expostos achados arqueológicos.
Fortaleza Funa
A fortaleza medieval está localizada na encosta rochosa da Montanha South Demerdzhi. Todo o conjunto arquitetônico é um monumento cultural. A fortaleza foi construída no início do século XV, mais tarde foi reconstruída em castelo. E já no final do século 15, foi destruída pela primeira vez pelos turcos, e a fortaleza foi finalmente destruída por um deslizamento de terra. Agora, os turistas só podem ver as ruínas de uma estrutura defensiva, mas até elas parecem muito impressionantes.
Monumentos e monumentos de Alushta
Os mais famosos monumentos e esculturas históricas e modernas da cidade.
Monumento aos guerrilheiros da Crimeia
Instalado na rodovia Yalta em 1981. Dedicado ao movimento de guerrilheiros na Crimeia durante a Grande Guerra Patriótica. De 1941 a 1944, os guerrilheiros de Alushta destruíram mais de 200 fascistas e cerca de 40 tanques. O monumento é feito em forma de monumento monolítico, no qual estão gravadas figuras de guerrilheiros e uma inscrição comemorativa. Perto está uma placa com os nomes dos guerrilheiros mortos. Os criadores do monumento são I.T. Semenyak e F.I. Aleshenkov.
Escultura "Cavalo-marinho"
Localizado na orla marítima. É um dos símbolos do aterro e um dos locais preferidos para sessões de fotos. Os cavalos-marinhos vivem no Mar Negro e vivem no Aquário Alushta próximo ao aterro. O objeto de arte foi feito pelo escultor Alexander Romashenko. A figura de uma vida marinha incomum tem 2,5 metros de altura. Ele tem uma base giratória, então as crianças costumam circular nele, abraçando o cavalo-marinho.
Fonte Kutuzov
Localizado perto da aldeia de Luchistoye, no sopé do Monte Demerdzhi. Neste local, Kutuzov foi gravemente ferido na cabeça em 1774. A nascente Sungu-Su foi projetada como uma fonte neste lugar em 1804. Tinha um estilo oriental e foi erguido em memória do oficial turco Ismail Agha por ordem de seu filho. Após o fim da guerra russo-turca, a fonte do memorial foi rebatizada de Kutuzovsky. A fonte passou por várias reformas.
Monumento a Nadezhda Suslova-Golubeva
Dedicado à primeira médica do país. Instalado no território do hospital central de Alushta. O monumento foi inaugurado em 2012. Antes disso, foi guardado por mais de 20 anos nos depósitos do museu literário e memorial de Alushta. Estava previsto que fosse instalado no Museu. Suslovoy. O monumento é uma figura feminina de corpo inteiro encostada em uma coluna. A coluna mostra uma cobra e uma tigela - um símbolo da medicina.
Monumento ao primeiro governo da República de Taurida
Localizada no Parque Seaside, rodeada de árvores. Instalado em 1940 e é dedicado a eventos revolucionários. Uma alta estela se eleva acima da vala comum. Partidários e soldados que morreram durante a libertação de Alushta dos rebeldes alemães e da Guarda Branca estão enterrados nela. O governo soviético foi executado. A estela é coroada com uma estrela de cinco pontas - um símbolo do poder soviético. Sua altura é de 12,5 metros.
Atrativos naturais de Alushta
Nos arredores de Alushta existem belas cachoeiras e lagos dignos de atenção. E os principais sítios naturais são montanhas e rochas bizarras que você vai lembrar para sempre.
Trato de Demerdzhi
O trato também é conhecido como Vale dos Fantasmas. Este lugar incomum está localizado na encosta do Monte Demerdzhi. O tratado contém muitas esculturas de pedra bizarras criadas pela própria natureza. Vento, água e terremotos criaram rochas de diferentes formatos - semelhantes a pessoas, animais, criaturas míticas e personagens de desenhos animados. As rochas mais interessantes são nomeadas - Gigante, Pilares, Perfil de Catarina II.
Monte Castel
Localizada no sul de Alushta. A cúpula da montanha, coberta por densa floresta, é claramente visível do Cantinho do Professor. A altura da montanha é de 439 metros. A montanha foi formada há vários milhões de anos e pode se tornar um vulcão. Subindo a montanha, você pode apreciar toda a beleza das paisagens marítimas e a natureza pitoresca ao redor. É melhor e mais conveniente escalar a montanha do lado da aldeia de Vinogradny - as encostas são mais suaves.
Cogumelos de pedra no vale de Sotera
A ravina de Soter está localizada a 18 km de Alushta. O monumento natural "Cogumelos de Pedra" é popular entre os turistas - visitar este lugar incrível vai lhe dar emoções inesquecíveis. "Cogumelos" foram formados como resultado de um deslizamento de rocha de argila e pilares de pedra emergindo sob eles. A altura dos "cogumelos" chega a 6 metros, e o diâmetro é de 2,5 metros. O vale foi declarado área protegida para proteger os cogumelos da destruição.
Cachoeira Golovkinsky
Ele está localizado no desfiladeiro de Yaman-Dere, perto da aldeia de Vinogradnoye. Formado pelo rio Uzen-Bash. A altura da cachoeira é de 12 metros. A cachoeira é em cascata e consiste em 8 saliências em socalcos. Seu nome é uma homenagem ao cientista Golovinsky, que em 1893 examinou e descreveu a cachoeira em detalhes. Existem duas trilhas para caminhadas que levam à cachoeira, uma delas fica no Monte Castel. É melhor visitar a cachoeira na primavera, pois muitas vezes seca no verão.
Lago turquesa
Uma pitoresca área natural a 1,5 km da vila de Zaprudnoye. O lago foi criado em 1975 como reservatório para assentamentos próximos. Alimenta-se de água de nascente, por isso tem águas límpidas e límpidas de uma invulgar cor turquesa. É bom relaxar aqui entre a floresta densa, ao lado de belas montanhas, curtindo o ar puro. A profundidade do lago chega a 6 metros. Na margem do lago, eles costumam descansar em tendas.
Rock caos Tuzlukh
Também conhecida como Cheese Rock. É considerada a atração natural mais visitada de Alushta. É uma gruta de costões íngremes, onde o vento e as ondas do mar fizeram vários buracos, de forma que o maciço rochoso parece uma cabeça de queijo. Mergulhadores e escaladores costumam vir a este lugar - você pode nadar na gruta, e nas paradas do "queijo" você pode treinar montanhismo.
Pedras "Chernovsky"
Localizado no canto do Professor no final do dique. Duas metades de uma grande pedra têm uma lenda trágica sobre sua origem. Ela conta sobre a sacerdotisa Iphegenia, que, contra sua vontade, sacrificava pessoas nas pedras. Muitos os chamam de "pedras do destino" e acreditam que com a ajuda deles você pode mudar sua vida. A altura das pedras é muito maior do que a altura humana, mas podem ser escaladas.
Monte Ayu-Dag
É mais conhecido como "Bear Mountain". Por sua aparência, lembra um grande urso que se curvou sobre a superfície da água. Localizado entre as aldeias de Partenit e Gurzuf. Sua altura é de 577 metros - de seu topo você pode ver a natureza de Yalta e Alushta. A montanha foi formada há cerca de 150 milhões de anos e é um "vulcão falido". No sopé da montanha, em um belo local pitoresco, existe um famoso acampamento para crianças Artek.