Esta cidade consiste em centenas de pequenas ilhas que se entrelaçam com grandes e pequenos canais. As pontes desempenham um papel importante na cidade. São 1281 aqui. E isso é muito mais do que em Veneza. Amsterdã tem uma atmosfera especial saturada de liberdade e contradição. Este é o lugar onde os antigos, templos, museus e bordéis estão lado a lado. A imagem inusitada é completada por bairros luxuosos e únicos, um grande número de pessoas em bicicletas.
Muitas pessoas famosas viveram e trabalharam na cidade em diferentes épocas, diversos eventos aconteceram. Portanto, não é surpreendente que haja muitos monumentos aqui. Você pode ver monumentos históricos dedicados a personalidades famosas, e até mesmo apenas algumas engraçadas. São muito diferentes, e cada um dos turistas encontrará algo que o interessa. Afinal, milhões de turistas visitam Amsterdã todos os anos.
Monumentos históricos e modernos de Amsterdã
Lista dos monumentos mais famosos e populares da cidade.
Monumento nacional
Localizado na Praça Dam e dedicado às vítimas da Segunda Guerra Mundial. É constituída por uma coluna de concreto revestida de travertino branco e tem uma altura de 22 metros. Na frente, um baixo-relevo composto por quatro figuras masculinas. Eles estão acorrentados e simbolizam os horrores da guerra. Por outro lado, os baixos-relevos simbolizam a resistência, a classe trabalhadora, a intelectualidade e a lealdade. Todos os anos, no dia 4 de maio, uma cerimônia de comemoração é realizada aqui. Mas não apenas durante a Segunda Guerra Mundial, mas também em todos os confrontos militares subsequentes.
Monumento a Rembrandt e "Night Watch"
Localizado na Praça Rembrandt. A composição de bronze "Night Watch" foi lançada por escultores russos em 2006. É composto por 22 figuras de oficiais e soldados de uma empresa de segurança, que estão retratadas na pintura de mesmo nome deste famoso artista. A composição está localizada ao lado do monumento Rembrandt. Esta é uma oportunidade de se encontrar dentro de uma pintura famosa.
Estátua de anne frank
Fica em frente à entrada do museu de Anne Frank. Feito na forma de uma menina de baixa estatura. Anna era uma garota judia. E ela, junto com sua família, se escondeu em cômodos secretos da casa da perseguição dos invasores alemães durante a ocupação da cidade. É nesta casa que hoje se encontra o museu, que guarda o diário de Anna.
Monumento às vítimas de Auschwitz
Ele está localizado no parque central e acima da urna com as cinzas dos mortos em Auschwitz. O monumento foi erguido em 1993. Esta é uma homenagem à memória de 107 mil judeus que morreram. Representa espelhos quebrados e direcionados para o céu. Todos os anos, no último domingo de janeiro, o Dia da Memória das vítimas do campo de concentração de Auschwitz é realizado aqui.
Monumento a Bento Espinosa
Dedicado ao grande filósofo holandês. Foi inaugurado em 2008, 300 anos após a morte do cientista. O autor do monumento é o escultor Nicholas Dings. Aqui é mostrado Bento Espinosa em pleno crescimento e ao lado dele o icosaedro. O monumento é um símbolo de liberdade e tolerância. Para provar isso, existe uma gravura, que é a famosa frase do filósofo sobre a liberdade.
"Absorvido pela Luz"
Os criadores da escultura são Design Bridge e a artista Galya May Lukas. Ela representa três pessoas que estão sentadas em um banco e não veem nada ao seu redor, exceto smartphones. A luz emana das telas de seus gadgets. Muitas pessoas acham isso ameaçador. A escultura pretende demonstrar às pessoas o problema da obsessão por gadgets.
"O Violinista Azul"
A escultura foi instalada em 1982. Esta é propriedade da cidade, mas com a condição de que o nome do mestre não seja revelado. Representa um homem correndo com uma caixa de violino. Seu rosto não é visível, portanto o segundo nome da escultura é “O Homem Invisível”. Várias vezes a escultura desapareceu misteriosamente, e depois reapareceu, mas em uma cor diferente.
"Beleza"
O monumento foi erguido em 2007. Localizado no coração do Red Light District perto da igreja. Este é o trabalho da escultora Els Rijers. É uma figura de bronze de uma prostituta que está na porta de um bordel. Há uma placa ao lado que diz “Respeite as profissionais do sexo ao redor do mundo”. Esta estátua é um símbolo de apoio às profissionais do sexo em todo o mundo.
Monumento a Gerbrand Bredero
Dedicado ao grande poeta e dramaturgo holandês. Foi erguido perto da Weight Tower na New Square, próximo ao Red Light District. E o escultor é Pete Esser. A ideia foi obra deste autor "Spanish Brabander". A escultura representa um casal, os personagens da peça: o fraudador Gerolimo e a mulher de virtude fácil, que ele tenta beijar.
Monumento ao seio feminino
Localizado em frente à igreja mais antiga da cidade. Ele tem uma aparência incomum, pois está embutido no pavimento e é um com ele. Representa o peito de uma mulher e a palma da mão de um homem. Nesse caso, o braço é preso ao peito com uma corrente e um cadeado. É um símbolo de força masculina e suavidade feminina. Mas também mostra a dependência do homem da beleza feminina. Mas a colocação no pavimento mostra o significado realista da escultura.
Monumento à Rainha Guilhermina
O monumento foi erguido em 1972 e está localizado na Rua Rokin. Foi planejado originalmente para instalá-lo na Rua Damrak, mas as dimensões acabaram sendo maiores do que o planejado. E assim a colocação foi revisada. Dedicado à Rainha Guilhermina. Ela reinou na Holanda de 1890 a 1948. Feito em bronze pela escultora Theresia van der Pant. A escultura é apresentada na forma de uma rainha a cavalo.
Busto de Multatuli
Localizado em uma ponte em arco que atravessa o canal Singel-Torensleus. Este é o trabalho do escultor Hans Bayens. O busto foi instalado em 1987 e é dedicado ao grande satirista holandês que escreveu sob o pseudônimo de Multatuli no século XIX. Foi reconhecido como o escritor mais importante do país. O busto é feito em monumento de granito sobre pedestal alto de base estreita.
"Em busca da utopia"
Esta obra do artista e escultor Jan Fabre foi criada em 2011. Ele se inspirou para este trabalho no livro "Utopia" de Thomas More, escrito em 1516. Aqui, Fabre se retratou sentado em uma enorme tartaruga. Eles vão procurar a ilha da Utopia. O fracasso do sonho da Utopia é sustentado pelo fato de que é definitivamente impossível chegar lá em uma tartaruga.
Monumento ao Major Alida Bosshardt
Fundada em 2006 e dedicada a Alida Margarita Bosshart. Ela era oficial do Exército de Salvação e salvou muitas crianças judias durante a ocupação alemã. Depois da guerra, ela ajudou mulheres desfavorecidas, sem-teto, que se prostituíam. O monumento está instalado no Red Light Discrimination, ao lado da casa onde ela morava. Representa a figura de uma senhora idosa sentada em um banco de mármore.
"Violinista"
A escultura é fundida em bronze e está localizada no foyer da City Opera. Foi instalado em 1991, mas o autor é desconhecido. Demonstra o violinista que saiu do chão e mostra o processo criativo. A escultura é muito real, pois há até um piso quebrado em exibição aqui. Este é um símbolo de liberdade e dedicação total ao seu negócio preferido.
Memorial às Vítimas da Escravidão
Inaugurado em 2002 pela Rainha Beatrix. Ao escolher a opção necessária, foi anunciado um concurso e seleccionada a obra do artista Erwin de Vries. Instalado no Oosterpark. Todos os anos, em 1º de julho, este memorial acolhe um encontro dedicado à abolição da escravatura. Foi cancelado neste país em 1863. A escultura é apresentada na forma de um grupo de pessoas que, segundo a ideia do autor, almeja a liberdade.
"Gritar"
O monumento está localizado no Oosterpark. É dedicado ao cineasta, jornalista Theo van Gogh, assassinado por um islâmico radical em 2004. Este memorial foi instalado em 2007. Seu autor é Jeroen Hennemann e seu trabalho foi selecionado entre 150 outros apresentados ao redor do mundo.O monumento consiste em seis tiras de aço que são curvas para se assemelhar ao perfil de um talentoso cineasta. O rosto da pessoa mostra um grito.
Homomonumento
Inaugurado em 1987 e está localizado próximo à histórica igreja Westerkerk, nas margens do canal Kaisergracht. Fabricado na forma de três triângulos de granito rosa. E eles formam um grande triângulo. Esses triângulos mostram gays e mulheres que morreram em campos de concentração. O monumento se tornou um símbolo do movimento pelos direitos das minorias sexuais. As flores são levadas a este marco em memória das vítimas da tirania.
Monumento a Johan Rudolf Torbek
O monumento está localizado em frente ao Herengracht, no lado sul da praça. Foi instalado em 1876. Seu autor é o escultor Ferdinand Leenhoff. Rudolf Torbeke é um famoso estadista do século XIX. Foi ele quem definiu o vetor liberal do desenvolvimento do país. A escultura é mostrada na meia-idade. Em sua mão esquerda ele tem um manuscrito dobrado, e em sua direita Torbeke está apoiado em um pequeno pilar. Fabricado em bronze e instalado sobre um pedestal alto.
"Árvore da Vida"
A escultura foi instalada em 2002. É dedicado à abolição da escravidão e mostra os destinos intrincados dos povos do Suriname, da Holanda e das Antilhas Holandesas. A complexidade da história desses países é mostrada na escultura através do entrelaçamento de imagens humanas. É uma espécie de tronco de nações.
Monumento a Andre Hazes
Este monumento foi inaugurado em 2005. Ele está localizado na área do mercado Albert Cuyp. Andre Hazes é um cantor folk e favorito neste país. A escultura deste chansonnier é feita em altura total e ele segura um microfone nas mãos. O local não foi escolhido por acaso, pois foi perto do mercado que conheceu o homem que o trouxe para a televisão.
Monumento a Theo Thijssen
Esta escultura de bronze está localizada na Lindengracht Square, próximo a Brunsgracht. Dedicado a Theo Thijssen, que era professor e escritor. Foi ele quem escreveu a famosa história "Keys de Jongen". Na escultura, Thijssen é retratado como um professor em pé na mesa de um aluno. No sábado, a Lindengracht Square vira mercado e a escultura pode ser vista de uma perspectiva inusitada entre os vegetais.
"Docker"
O monumento foi inaugurado em 1952 e é dedicado à façanha da resistência holandesa e à "greve de fevereiro". Em fevereiro de 1941, os trabalhadores se opuseram à deportação de judeus. Ele está localizado na Jonas-Daniel-Meyerplein. A escultora Marie Andreessen também fez parte da resistência. Dois homens, que também faziam parte da resistência holandesa, posaram para ele. O resultado é a imagem de um trabalhador portuário destemido que demonstra vontade de fazer algo ousado.
Monumento a Walraven van Hall
Localizado no parque do escultor espanhol Fernando Sanchez Castello. Este monumento é dedicado a um famoso banqueiro que se tornou membro da Resistência. Ele substituiu o dinheiro e ouro confiscados por outros falsificados. Como resultado, a Resistência recebeu fundos para lutar contra os invasores alemães. O monumento é apresentado na forma de uma árvore de bronze, que foi quebrada pela violência. Inaugurado em 2010.
Monumento à Resistência Judaica 1940-1945
O monumento foi erguido em 1988 e está localizado na esquina da Amstel com a Zvanenburgwal. Este é o trabalho do pedreiro Joseph Glatt, que era um especialista na fabricação de lápides judaicas. É feito na forma de uma coluna de granito preto de um metro de comprimento. A escultura é dedicada a todos os judeus que participaram da Resistência durante a Segunda Guerra Mundial.
Posto fronteiriço
Localizado ao lado do Museu Rembrandt e do Rembrandt Corner Café. Assemelha-se à forma de um posto de fronteira. Na década de 70, presumia-se que uma rodovia passaria por este local. Mas os habitantes locais resistiram a isso de todas as maneiras possíveis. Também chegou a confrontos com a polícia. No final, o município se rendeu. Uma escultura permanece na memória disso. Este é o "posto de fronteira" entre o traçado moderno e o antigo.
Monumento às Vítimas Surdas da Segunda Guerra Mundial
O monumento foi erguido em 2010 na Rua Hortusplanto. Criado por Bart Kulen e iniciado pela Fundação Dovenshoah. A escultura é dedicada a todos os judeus surdos e com deficiência auditiva que foram vítimas da Segunda Guerra Mundial. É feito na forma de um baixo-relevo mostrando os civis. Instalado em um pedestal maciço.
Monumento aos Heróis da Resistência
Seu autor é Jan Havermans. E há um monumento na Residência Central de Apololan. Foi para este local que, em 1944, os invasores alemães trouxeram e executaram 29 prisioneiros. Isso foi feito em resposta às ações da Resistência Holandesa. A escultura foi instalada em 1952. Três homens são retratados aqui. Um deles resiste ao perigo de todas as maneiras possíveis, tentando manter os ombros retos e a cabeça erguida. Os outros dois mostram humildade, raiva e tristeza.
"Cliente regular"
Esta escultura incomum foi instalada em 1957 em um café localizado na Looiersgracht 40B. Seu autor é o pintor e escultor Albert Zvipa. Na altura estava apenas a iniciar a sua actividade criativa e era cliente regular deste café. Depois que sua conta cresceu significativamente, ele ofereceu o café como pagamento por uma escultura, que chamou de "Cliente Fiel". Os vândalos o quebraram várias vezes. Mas agora a versão bronze já está instalada.
Escultura "touro de ataque"
Esta escultura está localizada na Praça da Bolsa de Valores, em frente aos Assistentes do Mercado. Seu autor é o italiano Arturo Di Monica. Um touro furioso mostra a imprevisibilidade e a força feroz do mercado financeiro. Mas existe uma outra versão do propósito da escultura. Se você esfregar a dignidade de touro, o sucesso em todas as questões está garantido. Portanto, é esfregado para brilhar.