Nem todo mundo associa o Azerbaijão a férias em resorts, mas em vão. A indústria começou a se desenvolver seriamente não há muito tempo, mas com sucesso. As incomuns praias de Sumgait cobertas de conchas já atraem os viajantes. A construção de hotéis modernos só reforça o interesse dos estrangeiros.
As montanhas não deram menos oportunidades. As duas estações de esqui de primeira classe, Shahdag e Tufandag, são uma confirmação perfeita disso. As estâncias balneológicas no território do Azerbaijão são conhecidas desde os tempos da URSS. Modernizaram-se, acrescentaram uma componente de entretenimento, aumentaram o conforto e receberam estabelecimentos de sucesso com uma vasta gama de serviços. Por exemplo, Naftalan e Galaalti são muito procurados.
Lista dos principais resorts do Azerbaijão
Os destinos mais populares do país para férias no mar e na neve.
Baku
A capital do país está mudando literalmente diante de nossos olhos - está se tornando uma cidade europeia moderna com arranha-céus e infraestrutura. Uma estreita faixa de praias se estende ao longo da costa do Mar Cáspio. O mar não pode se orgulhar de limpeza, por isso esta área é mais adequada para caminhadas. Existem vários locais do Patrimônio Mundial da UNESCO na cidade, incluindo o Palácio dos Shirvanshahs.
Lankaran
Uma das cidades mais antigas do país. O clima local é considerado curativo, então as pessoas vêm aqui para melhorar sua saúde. Ajuda a fortalecer o corpo e o chá produzido em Lankaran. Existe até um grande samovar na praça - um dos símbolos da região. As nascentes termais próximas são outro motivo para os turistas visitarem o resort. A Fortaleza de Lankaran está aberta para excursões durante todo o ano.
Sumgait
Inicialmente, a cidade começou a se desenvolver graças à produção de petróleo. Com o tempo, o perfil mudou para turístico: a costa do Mar Cáspio e o clima ameno contribuíram para o afluxo de visitantes. As praias são a principal atração de Sumgait. Não há cobertura de areia nem pedra - conchas exclusivamente brancas cobrem a zona costeira. As praias são confortáveis, tem tudo que você precisa para relaxar, os cafés ficam perto delas.
Mardakan
Ocupa a parte norte da costa da Península Absheron. A capital fica a 34 km daqui. Eles vêm a Mardakan para tratar a digestão, o sistema nervoso e purificar o sangue das toxinas. O descanso curativo é combinado com um descanso na praia. As praias são cobertas por areia fina, durante a temporada a água esquenta rapidamente até +26 ° C. Passeios turísticos: casa-museu de Yesenin, antigas fortalezas e torres, arboreto, mesquita Tuba-Shahi.
Dial
Os melhores resorts médicos do país no Mar Cáspio estão concentrados aqui. A aldeia está rodeada não só por jardins e vinhas, mas também por nascentes de sulfureto de hidrogénio. Você pode ser acomodado tanto em um sanatório quanto em um hotel respeitável. Alguns não precisam sair do caminho: comida, entretenimento e tratamentos estão todos em um só lugar. A natureza de Nabran é incrível, por exemplo, a costa arenosa é dividida por rios em várias partes.
Buzovna
Ele está localizado na Península Absheron, a 30 km de Baku. Na aldeia, apesar da pequena área, existem sanatórios, acampamentos infantis, pensões e até hotéis. Além disso, os turistas alugam casas no setor privado. As praias são típicas do Azerbaijão e o tratamento é realizado com naftalan - um tipo especial de óleo, iodo-bromo, sulfureto e outros tipos de banhos. A principal atração é a antiga festa "Ali Ayagy".
Nardaran
Um assentamento nos subúrbios de Baku. As praias são principalmente de seixos, em algumas áreas as zonas arenosas são feitas artificialmente. Existem praias premium pagas. À noite são realizadas festas, um minicine está aberto e você pode alugar tudo o que precisa para relaxar. Os festivais são realizados várias vezes ao ano. Passeios turísticos: complexos de mesquitas, incluindo a mesquita Haji Bakhshi, bem como a fortaleza Nardaran.
Astara
Situa-se na confluência do rio de mesmo nome com o Mar Cáspio. A fronteira com o Irã passa bem ali, e do outro lado há uma cidade iraniana com o mesmo nome. A areia negra que cobre as praias do litoral tem um efeito curativo no corpo. Tem um hotel de 4 estrelas dentro dos limites da cidade. Várias rotas de estudo de excursão foram desenvolvidas, permitindo que você se familiarize com o distrito.
Novkhany
Ele está localizado a 21 km de Baku, portanto, durante a temporada, há muitos moradores da capital. As praias são limpas e a entrada no mar é conveniente. O litoral é longo, mas não largo. O atendimento é diferente em todos os lugares, dependendo do custo da praia. Em algumas áreas, o revestimento é misto - areia grossa e conchas, o que causa transtornos. As algas são fragmentadas na água. No território do parque aquático, o conforto é muito maior, uma variedade de entretenimentos disponíveis.
Zagulba
Uma das principais áreas de praia do Azerbaijão. Devido ao fundo rochoso, a água aqui é especialmente limpa e límpida. Há também um efeito colateral - vale a pena nadar apenas quando o mar está calmo, para não se machucar. As praias mais confortáveis são Mirvani e Sherlock. Algumas praias têm entrada, todo o resto está incluído. Existe um sanatório com o mesmo nome. Os turistas preferem alugar casas no setor privado.
Bilgah
Localizado nos subúrbios de Baku. As praias locais são adequadas para famílias: o mar é raso, a água é límpida, a costa é coberta de conchas. O sanatório com o mesmo nome funciona aqui desde os tempos da URSS, mas foi modernizado e não é de forma alguma inferior aos concorrentes construídos no nosso século. No território de Bilgah está previsto um parque com fontes, bem como um hotel de 5 estrelas com parque aquático, discoteca, restaurantes e campos desportivos.
Naftalan
Um dos balneários mais famosos do país com perfil balneológico. É incomum, pois o principal remédio que restaura perfeitamente o corpo é o naftalan - óleo marrom. Na última década, novos hotéis, spas e sanatórios foram construídos na cidade. A maioria dos procedimentos é destinada a pacientes com doenças de pele, artrite e reumatismo. Mas também há muitos turistas que querem melhorar sua imunidade.
Galaalti
Um moderno sanatório foi construído na aldeia com o mesmo nome. O edifício principal, vilas separadas, clínica, spa e centro de beleza estão localizados no território. As refeições são oferecidas aos hóspedes de acordo com o sistema "buffet". Paralelamente, são dadas orientações de nutricionistas e médicos, é recomendada a ingestão de água mineral, os procedimentos médicos são prescritos de acordo com o perfil da doença. As actividades de lazer incluem ténis, bilhar, bowling, piscina, ginásio.
Shahdag
A estação de esqui perto de Qusar foi inaugurada em 2013. São 5 hotéis de 3 a 5 estrelas construídos aqui, há a oportunidade de alugar equipamentos, foram criadas áreas de lazer para relaxar depois de esquiar. Oferece aos turistas 12 elevadores e instrutores profissionais. A neve artificial é usada para melhorar as trilhas e estender a temporada. O comprimento das encostas é de cerca de 17 km e a área de rolamento é de 128 hectares.
Tufandag
Construída perto da cidade de Gabala. A estação de esqui mais moderna do Azerbaijão. O complexo começou a receber turistas em 2014. Ao mesmo tempo, 3 mil pessoas podem estar em seu território. O comprimento total das pistas é de 17 km. Existem 4 teleféricos em operação. Não existem apenas pistas de diferentes níveis, mas também uma escola de esqui, locais de entretenimento, cafés, áreas de lazer. Você pode alugar qualquer equipamento.