Natureza intocada inacreditavelmente bela, torres ancestrais antigas, complexos de castelos e povoações, estruturas arquitetônicas ultra-modernas, hospitalidade tradicional e culinária local incomum - a Chechênia tem todas as condições para um passatempo agradável e ao mesmo tempo informativo.
Claro, o turismo de massa ainda não foi estabelecido na república. Mas desta vez não está longe. O governo está fazendo todo o possível para isso. Lenta, mas incansavelmente, a Tchetchênia está saindo da piscina das guerras destrutivas. E a capital é o símbolo de seu renascimento. Os locais danificados estão sendo restaurados aqui e novos edifícios modernos, mesquitas magníficas, centros de esportes e entretenimento estão sendo erguidos. Grozny quer provar a todos que seu nome não é mais relevante - hoje é uma metrópole totalmente amigável, moderna e bem cuidada.
Os lugares mais interessantes e bonitos da região
Lista, fotos com nomes e descrições de atrações populares!
Mesquita "Coração da Chechênia"
O centro religioso e o edifício mais grandioso da Chechênia. Data de inauguração - 2008. Ocupa uma área de 5 mil m2... A altura do edifício principal é de 32 m, é coroado por uma cascata de cúpulas. Quatro minaretes de 63 metros sobem ao longo do perímetro. O interior é acabado em mármore branco. Destacam-se os 36 lustres de bronze e ouro, que lembram as silhuetas dos principais templos muçulmanos. A iluminação noturna de vários níveis torna a aparência da mesquita ainda mais espetacular.
Lago Kezenoy-Am
O maior corpo de água natural do Cáucaso do Norte. Localizada no sopé da Cordilheira dos Andes, a uma altitude de 1,8 mil metros acima do nível do mar. Sua maior profundidade é de 72 m, sua área é de 2,5 km2... A fronteira entre a Chechênia e o Daguestão segue ao longo do lago. Poucas pessoas querem nadar no reservatório - a temperatura da água não passa de + 17 ° С. Mas há muitos pescadores aqui - a truta é boa. Uma base turística com o mesmo nome está localizada na costa.
Complexo Memorial da Glória em homenagem a A. A. Kadyrov
Complexo de museus no centro de Grozny. Dedicado aos eventos da Grande Guerra Patriótica, bem como ao lendário Akhmat Kadyrov. A inauguração ocorreu em 2010. Área - 5 hectares. Inclui um museu do primeiro presidente com luxuosa decoração de interiores, um pitoresco parque com lanternas, bancos e belos canteiros de flores. Existem também vários monumentos instalados aqui - uma estela de 40 metros, um monumento a Movlidi Visaitov, Herói da União Soviética, a Chama Eterna, etc.
Desfiladeiro de Argun
Uma terra de natureza intocada e lendárias torres de vigia no coração da Chechênia. O comprimento é de 120 km. Desde os tempos antigos, o caminho para a Geórgia e o Daguestão passava por ele. Quase todo o seu território faz parte da reserva-museu. A flora e a fauna do desfiladeiro, bem como numerosos monumentos históricos e arquitetônicos - torres de batalha, edifícios religiosos, complexos de castelos, criptas ancestrais e cemitérios estão sujeitos à proteção.
Torres Ushkalo
Duas torres de pedra idênticas de 12 metros construídas no relevo rochoso. Eles estão localizados no território do famoso desfiladeiro de Argun. Eles foram construídos no século XI. A localização conveniente os escondia dos inimigos, mas ao mesmo tempo possibilitava detectar o perigo a tempo e controlar a estrada e a ponte localizadas nas proximidades. Uma das torres foi totalmente destruída em 1944. As obras de restauração foram realizadas em 2011.
Grozny-City
Um bairro ultramoderno de arranha-céus no centro de Grozny, composto por edifícios residenciais, um hotel e um centro comercial. Área - 4,5 hectares. Foi desenhado pelo arquitecto Jalal Kadiev. Construído de 2005 a 2011. O edifício mais alto do complexo chama-se "Phoenix" e tem 40 andares. A construção da segunda fase da Cidade está prevista para um futuro próximo. O principal destaque promete ser uma torre única de 79 andares.
Igreja de São Miguel Arcanjo
Uma igreja ortodoxa em funcionamento no centro de Grozny. Foi construído no estilo tradicional russo no final do século 19 com doações de paroquianos. No território do templo havia um campanário, uma escola dominical, uma casa paroquial e outros edifícios auxiliares. Todo o complexo foi seriamente danificado durante os eventos militares na Chechênia. Em 2005, foi iniciada a restauração da igreja, sua aparência foi preservada, mas outras estruturas ainda não foram restauradas.
Choi-Pede
Uma das maiores estruturas funerárias pré-islâmicas no norte do Cáucaso. Ele remonta a cerca dos séculos 5 a 17. Localizado no desfiladeiro de Malkhistinsky, na fronteira com a Geórgia. O complexo funerário inclui torres de vigia, altares e dezenas de criptas com restos humanos. Alguns edifícios preservaram pinturas rupestres. O território da necrópole é considerado um dos lugares mais inacessíveis da Rússia. É necessária uma licença especial para visitá-lo.
Castelo Phakoch
Conjunto arquitetônico medieval nas proximidades da vila de Itum-kali. Consiste em torres de vigia em pedra, edifícios residenciais, um moinho de água e uma vedação. Ocupa uma área de 17 mil m2... Há um museu em uma das torres. No andar térreo, estão expostas antiguidades - ferramentas, joias, armas, roupas nacionais. E no segundo andar há uma exposição dedicada à memória do proeminente estadista Khusein Isayev, que morreu durante um ataque terrorista em 2004.
Museu Nacional da República da Chechênia
Um dos museus mais antigos da Chechênia. Tem liderado sua história desde 1924. Infelizmente, durante as hostilidades, a maior parte dos fundos do museu foi destruída - itens inestimáveis do patrimônio histórico e cultural da região. Em 2007, as praças do museu foram restauradas. Hoje cerca de 30 mil exposições são mantidas aqui. Há exposições dedicadas à etnografia, arqueologia, artes plásticas, a Grande Guerra Patriótica, o primeiro presidente.
Mesquita Aimani Kadyrova
Construído em Argun em 2014. Fabricado em estilo ultramoderno. Tem o nome da esposa do primeiro presidente da república. Pode aceitar até 15 mil crentes de uma vez. As paredes são decoradas com mármore raro, o salão de orações é coroado com uma cúpula de 23 metros e minaretes de 55 metros erguem-se nas proximidades. Durante o dia, as abóbadas do templo mudam de cor dependendo do clima, à noite é iluminado por 96 holofotes e 50 mil LEDs. Há uma enorme lua crescente com uma estrela na entrada.
Galeria estadual com o nome de A. Kadyrov
Foi inaugurado em Grozny em 2010. Composto por dois salões com área de 525 m2... Entre as exposições estão obras de escultores, pintores, artesãos folclóricos locais e estrangeiros. Entre as exposições fixas, a coleção dos irmãos Yusupov merece destaque - uma coleção de diferentes tipos de armas, armaduras militares, instrumentos musicais nacionais. A galeria também organiza regularmente exposições itinerantes para crianças em idade escolar e estudantes.
Museu "Dondi-Yurt"
Um museu privado no pátio de um dos residentes da própria casa de Urus-Martan. Aberto à visitação em 1991. Ocupa uma área de 30 hectares. É uma cópia de um antigo assentamento checheno com um edifício residencial, torres e criptas. Uma extensa coleção de antiguidades inclui pratos, roupas, joias, utensílios domésticos e interiores de diferentes épocas. O museu é popular entre os habitantes locais e turistas e continua a ser reabastecido com exposições.
Museu "Shira-Yurt"
Foi inaugurado em 2014 na aldeia de Germenchuk. O nome do museu é traduzido como "antigo povoado". Esta é exatamente uma cópia recriada do aul checheno, no qual os ancestrais dos residentes locais viveram por muitos séculos. Aqui você pode ver edifícios antigos - uma mesquita, casas de habitação, um moinho, uma ferraria, um estábulo, uma enfermaria, a casa de um ancião, bem como vários utensílios domésticos. Na entrada, ergue-se o principal ativo dos chechenos - uma torre de vigia de 25 metros.
Lago Galanchozh
Um dos mais belos lagos da Chechênia.Localizada no curso superior do rio Gekhi, a uma altitude de 1500 m acima do nível do mar, cercada por prados e picos de montanhas. A área é de 12 hectares, a profundidade máxima é de 35 m, tem uma forma oval quase regular e uma incrível cor turquesa da água. Rico em trutas de riacho. Mesmo no verão, a temperatura da água não ultrapassa os + 20 ° C. Existem muitas torres de vigia antigas e outros locais históricos e arqueológicos nas proximidades.
Torre Döre
Um marco exclusivo de 900 anos da aldeia Tazbichi, no distrito de Itum-Kalinsky. É uma torre tipo castelo construída em pedra com 23 m de altura e lacunas. A camada superior servia como um posto de sentinela, de onde os sinais eram transmitidos para outras torres localizadas nas proximidades. Foi restaurado em 2010. Os restauradores preservaram o aspecto original da torre, tendo reparado apenas as escadas e tectos de madeira entre os pisos.
Autódromo "Fortaleza Groznaya"
A abertura do circuito de classe mundial ocorreu em Grozny em 2015. Ao mesmo tempo, o Campeonato Drag Racing foi realizado aqui com a participação de equipes de 30 regiões da Rússia. A área de construção é de 67 hectares. Existem 5 autoestradas adaptadas para diferentes disciplinas do automobilismo. Os modernos equipamentos do complexo permitem a realização de competições internacionais. A arena foi projetada para 1600 lugares. Há uma pequena academia de velocidade para crianças.
Akhmat-Arena
As instalações esportivas de última geração foram inauguradas em 2011. Construído com a mais recente tecnologia e arquitetura. Projetado para 30,5 mil espectadores. Ele hospeda não apenas eventos esportivos, mas também outras apresentações de massa e concertos. Você pode visitar a arena como parte de grupos de excursão e ver com seus próprios olhos as arquibancadas, a borda do campo, árbitros, bancos, centro de imprensa, camarotes VIP e de negócios, vestiários e outras instalações.
Hipódromo Gudermes
Inaugurado em 2007. Área - 40 hectares. O estábulo do hipódromo tem capacidade para 100 cavalos. A extensão das pistas de corrida é de 1600 m. Não só os cavalos de Gudermes, mas também de outras regiões do Cáucaso do Norte participam na competição. As arquibancadas podem acomodar até 500 espectadores. Há uma bolsa e um buffet. Todos têm a oportunidade de ter aulas de equitação e cavaleiros experientes podem alugar um cavalo.
Museu A. Kadyrov em Kurchaloy
A inauguração do museu do primeiro presidente ocorreu em 2011 em sua terra natal - em Kurchaloy. Os visitantes são oferecidos para se familiarizarem com uma cópia do escritório de Kadyrov, seus pertences pessoais, fotografias, documentos, livros, utensílios domésticos. Há também uma pequena exposição etnográfica, uma coleção de pinturas de mestres chechenos. O museu realiza constantemente excursões para os alunos, realizam-se exposições temáticas de campo.
Cachoeiras Nikhaloevskie
Espetacular cascata de 12 cachoeiras em meio a floresta e montanhas rochosas. Ele está localizado nas proximidades da aldeia de Nikhaloy na região de Shatoy. A altura do maior riacho de água é de 32 m. Escadas e pontes levam ao topo das cachoeiras. Do alto, você pode admirar as vistas pitorescas do desfiladeiro de Argun. Nas proximidades existe um complexo desportivo e turístico com o mesmo nome. A serviços de veranistas - chalés, gazebos, restaurante, ginásio.
Mar de Grozny
É assim que as pessoas chamam de reservatório em Grozny. Foi formada em 1961 como resultado da construção de uma barragem no rio Goyta. E em 2012, teve início em sua costa a construção de um moderno complexo turístico de mesmo nome. Em seu território de 300 hectares, existem hotéis, restaurantes, centros de entretenimento e esportes e recreação, fontes de música colorida, praias separadas, um delfinário, atrações infantis, áreas de passeio e muito mais.
Sala de concertos de teatro
Durante duas campanhas militares, foi quase completamente destruído, posteriormente restaurado em 6 anos e reaberto em 2008. Cobre uma área de 3,4 mil m2... O número de assentos no salão é de 800. Os interiores são decorados com mármore e granito, magníficos lustres tchecos. Os condicionadores de ar estão instalados no hall e no saguão. O equipamento de som e o equipamento técnico são do mais alto nível. Na entrada existem fontes de luz e música.
Hoi An antiga cidade
Uma antiga "cidade de guardas" no meio de montanhas e prados alpinos na região de Vedeno. Ao longo de sua história centenária, serviu como posto de guarda na fronteira com o Daguestão e outros territórios. Fragmentos de edifícios de pedra, erguidos sem uma gota de argamassa, bem como enterros antigos sobreviveram. Durante a guerra, o desfiladeiro foi seriamente danificado. Agora existe um programa de reassentamento de todos os que chegam às terras de seus ancestrais.
Casa do senhor
Ocupa um quarteirão inteiro no centro de Grozny. Foi construído na década de 20 do século passado por especialistas britânicos que produzem petróleo em Grozny. A arquitetura da casa assemelha-se a um pequeno castelo e difere marcadamente das estruturas vizinhas. Durante a guerra na Chechênia, o prédio foi seriamente danificado, apenas as paredes ficaram dele. Posteriormente, foi restaurada junto com a avenida central, que hoje leva o nome de Putin.
Parque Nacional da Cultura A. Kadyrov
Foi inaugurado em 2012 após uma reconstrução em grande escala. Área - 8 hectares. Todas as condições para férias em família foram criadas. Existem gazebos, um cinema de verão, uma piscina para jet skis, uma área de diversão, uma cidade de trampolim, um zoológico, fontes e cascatas. Existem também vários cafés e dois restaurantes originais - "Aquarium" com peixes a flutuar sob os seus pés e "Dai Kherch" feito no estilo nacional.
Spring "Maiden's Braid"
O marco original da aldeia de Kharachoy, no distrito de Vedeno. O riacho da nascente desce de um alto morro e flui, tremeluzindo ao sol, por um estreito vale formado pelos sais da nascente. A vista da primavera realmente se assemelha a uma foice de menina, uma lenda local está associada ao nome. Ao pé da nascente, existe uma área ajardinada onde está erguido um monumento a Zelimkhan Kharachoevsky, um famoso abrek, que veio matar a sede e dar de beber ao seu cavalo.
Museu Etnográfico Leão Tolstoi
Na aldeia de Starogladovskaya Lev Tolstoy viveu em 1851-53, escreveu sua primeira história "Infância". Em memória deste evento, um museu foi inaugurado aqui. Entre suas exposições estão pertences pessoais, manuscritos e livros do escritor, itens relacionados ao seu serviço no Cáucaso. Existe até um registro de sua voz. Uma exposição separada é dedicada ao passado histórico e cultural da região; são apresentados itens da vida cossaca, móveis, ferramentas e uma coleção de armas do século XIX.
Estela "Grozny - Centro do Mundo"
Um símbolo de paz e harmonia que surgiu em 2000 na entrada de Grozny. É um enorme globo montado em um pedestal de concreto. Ao seu redor está rodeada por uma larga fita, que diz que Grozny é o centro do mundo. Um sinal de crescente muçulmano está instalado próximo ao globo. Criada após guerras destrutivas, a estela é projetada para servir como um testamento para as gerações futuras para preservar a paz e a tranquilidade em sua terra natal.
Fonte de luz e música em Grozny
Foi inaugurado em 2015. Até a famosa fonte de Dubai supera em algumas características. Feito na forma de um ornamento nacional. Possui 3.600 projetores para iluminação e 248 canhões que liberam chamas de até 60 m de altura. Duas telas de água foram criadas para transmissões de vídeo. O comprimento da fonte é de 300 m, a largura é de 40 m, a altura do jato maior é de 100 m. A grandiosa estrutura está localizada no território do complexo do mar de Grozny.