A aparência arquitetônica dos castelos medievais na Itália, mais reminiscentes de fortalezas inexpugnáveis, refletia não só o romance de intrigas de amor, mas também a tragédia de batalhas sangrentas, numerosas guerras e disputas por heranças. Muitos dos castelos foram construídos para a defesa contra ataques inimigos e levantes de camponeses descontentes. Só depois de um tempo as fortalezas se estabeleceram, se aperfeiçoaram e se tornaram a personificação da grandeza e da rica herança cultural da Itália. Hoje, alguns dos castelos foram transformados em museus, alguns são cedidos a municípios e alguns ainda são propriedade privada. Mas o mais importante é que eles sobreviveram e estão prontos para contar histórias coloridas de seu rico passado.
Os castelos mais interessantes da Itália
As melhores fortalezas medievais, fotos com nomes e descrições.
Castel Sant'Angelo
Este antigo castelo romano com a estátua de um anjo no telhado ao longo da longa história de sua existência teve que passar por muitos eventos. Foi construída pelo imperador Adriano no início do século II como sua própria tumba; anos depois, outros monarcas foram enterrados nela. Em seguida, o mausoléu foi uma fortaleza militar, residência papal e guardião dos tesouros católicos, uma prisão para prisioneiros da Inquisição, entre os quais Galileu e Giordano Bruno. Hoje abriga um museu.
Castel Nuovo
A grandiosa estrutura de Nápoles, erguida no século 13 durante o tempo de Carlos de Anjou, recebeu o nome de Castelo Novo para evitar associações com o Castelo del Ovo, construído anteriormente. O palácio com interiores luxuosos serviu como residência dos reis angevinos. No exterior, é uma poderosa estrutura trapezoidal com cinco torres cilíndricas, entre duas delas um arco triunfal com estátuas e baixos-relevos. Agora, um museu está aberto no castelo.
Castel del Monte
O castelo em uma montanha na região italiana de Apúlia foi construído sob Frederico II em meados do século XIII. Muitas lendas estão associadas a ele e ainda não se sabe por que foi construído. Uma das versões é para a prática do ocultismo. Todo o seu traçado é baseado no número 8 - a estrutura tem uma forma octogonal, 8 torres da mesma forma, 8 salões cada no primeiro e segundo andares do castelo, um reservatório octogonal no pátio e muito mais. Hoje o castelo está aberto à visitação.
Castelo aragonês
O famoso marco da ilha italiana de Ischia está localizado em um pedestal de lava vulcânica que se eleva do mar. O castelo e as torres de observação ao lado dele foram construídos em 474 AC. A antiga estrutura está ligada à costa de Ischia por uma barragem e uma ponte do século XV. Em épocas diferentes, havia igrejas, um mosteiro, um seminário, uma guarnição militar e uma prisão. Hoje, o castelo é propriedade privada e aberto aos visitantes.
Fort Bard
O Fort Bard adquiriu o seu aspecto arquitetônico, que vemos hoje, na década de 30 do século passado. Em geral, a história do complexo fortificado, localizado no Vale de Aosta, tem cerca de 15 séculos. Durante todo esse tempo, foi utilizado para controlar a rota histórica entre a Itália e a França, desempenhando funções defensivas e protetivas. Na década de 2000, um museu dos Alpes foi inaugurado aqui, e exposições de arte são realizadas.
Castelo Sforza
Construído no século XIV em Milão, o castelo foi originalmente usado para fins defensivos, no entanto, um século depois, foi reconstruído pelo Duque de Sforza e transformado em sua residência. Ao mesmo tempo, surgiram aconchegantes pátios internos, uma bela praça, interiores luxuosos, que podem ser observados até hoje. Vários museus estão abertos no palácio - pratos, instrumentos musicais, móveis. A atração principal é uma galeria de arte com obras de artistas famosos.
Estense
Uma enorme estrutura defensiva com torres rodeadas por um fosso foi construída na cidade de Ferrara no final do século XIV. Mas com o tempo, os proprietários - a dinastia governante d'Este - começaram a equipá-lo, decorá-lo luxuosamente e o transformaram em sua residência. Era uma vez, nas masmorras do castelo, uma famosa prisão, onde pessoas nobres eram consideradas culpadas perante a família d'Este. Hoje, o castelo abriga a administração da cidade, e algumas das instalações estão abertas à visitação.
Miramare
O magnífico castelo branco como a neve nas margens do Golfo de Trieste foi construído em meados do século 19 para o arquiduque Maximiliano, o futuro imperador mexicano, e sua esposa Charlotte. Hoje, o castelo está aberto ao público. Seus vários quartos preservaram o interior luxuoso do século 19, móveis, pinturas, joias, utensílios domésticos. O castelo é adjacente a uma marina e a um parque pitoresco com árvores e arbustos exóticos e variadas flores mediterrâneas.
Sant elmo
Das muralhas do castelo, localizado no pico mais alto de Nápoles - a colina Vomero - toda a cidade é visível à primeira vista. O castelo foi construído no século XIV no local de uma pequena igreja. No século 16, após um terremoto, foi reconstruída e recebeu a aparência de uma estrela de seis pontas. Por vários séculos, uma prisão militar foi localizada dentro de seus muros. Agora, ele abriga um museu com obras famosas de artistas italianos, bem como uma biblioteca de história da arte.
Castel del Ovo
O famoso “Castelo do Ovo” fica em uma pequena ilha conectada por uma ponte ao continente de Nápoles. O seu nome está associado a uma lenda segundo a qual o poeta Virgílio escondeu um ovo neste local e, até que se quebre, tudo estará calmo em Nápoles e arredores. O castelo adquiriu a sua aparência atual no século 12 sob Rogério da Sicília, tornando-se sua residência. Posteriormente, o edifício foi fortificado e utilizado para fins militares. Hoje um museu está aberto aqui, exposições e concertos são realizados.
Buonconsillo
Do século XIII ao início do século XIX, o castelo da cidade de Trento foi sede de bispos. Depois albergou um quartel militar, um presídio, no século XX foi restaurado e agora existe um museu ali. Ao longo de vários séculos, o território do castelo expandiu-se, surgiram novos edifícios. O resultado é todo um complexo de edifícios de diferentes estilos e épocas, rodeados por paredes inexpugnáveis. O valor especial do castelo são os preciosos afrescos únicos no estilo gótico.
Rocca Kalashio
O edifício mais alto da Itália começou a ser erguido nas montanhas dos Apeninos no século X. Das paredes da antiga fortaleza, todos os arredores eram claramente visíveis, as tropas estavam posicionadas nela. Infelizmente, como resultado de vários terremotos fortes nos séculos 15 e 18, as paredes da fortaleza se transformaram em ruínas, apenas as torres sobreviveram. Hoje em dia, o edifício foi parcialmente restaurado, este local é frequentado por turistas e cineastas.
Castelvecchio
O castelo de Verona foi erguido como fortificação durante a era Scaliger, no século XIV. Em seu território, há um palácio real, um arsenal e, entre eles - um pátio. Do bastião, cruzando o rio Adige, estende-se a ponte Scaliger feita de tijolo vermelho com ameias que repetem a forma das paredes do castelo. No século passado, um museu de pintura e escultura da Idade Média foi organizado aqui.
Orsini-Odescalchi
O castelo medieval - principal atração da cidade de Bracciano - leva o nome de seus proprietários. A poderosa família feudal Orsini começou a construir o castelo no século 15 e dentro de alguns séculos transformou-o em um dos bastiões mais fortificados da Europa. E no século 17, o castelo foi vendido a representantes da família principesca de Odescalchi, seus descendentes ainda são os proprietários do edifício. O castelo preservou armas, móveis, obras de arte e pinturas medievais nas paredes.
Torrechiara
O poderoso castelo em uma colina, a 20 km de Parma, foi construído no século 15 por um aristocrata hereditário, o Conde Rossi, para sua amada Bianca.O castelo combina uma aparência inacessível, que inclui um gabinete de parede tripla, quatro torres de canto que desempenham funções defensivas e uma decoração interior luxuosa. As paredes e abóbadas pintadas do Salão dos Anjos, da Sala Dourada e do Salão das Vitórias evocam imensa admiração.
Fenis
O castelo com numerosas torres adquiriu a sua aparência atual no século XVI. Embora a primeira menção de uma fortificação na região montanhosa do Vale de Aosta remonta ao século XIII. Apesar do seu aspecto inacessível, o castelo não teve que participar em batalhas e longos cercos, pelo que foi preservado em excelentes condições. Seu valor particular são os afrescos do século 15 no pátio. Uma das torres do palácio chama-se Pombos, e nela vivem pombos, como na Idade Média.
Castelo Scaliger em Malcesine
Elevando-se sobre o Lago de Garda, o castelo deve o seu nome à família aristocrática dos governantes de Verona, embora os escaligadores o possuíssem apenas até 1387. Mas foram eles que no século XIII transformaram o edifício numa fortaleza inexpugnável, e todos os principais detalhes arquitetônicos da época sobreviveram até hoje, incluindo as ameias das torres e paredes em forma de cauda de andorinha. Hoje existe um museu histórico, celebrações de casamento são realizadas, concertos são realizados no anfiteatro do palácio.
Fenestrelle
A Fortaleza Fenestrelle no Vale do Piemonte é um complexo de numerosos fortes, fortificações e muralhas de terra e paredes defensivas com 5 km de comprimento. A história desta notável fortificação remonta a mais de 3 séculos, mas nunca foi usada para os fins pretendidos. Até meados do século passado, a fortaleza serviu de prisão, depois foi restaurada e transformada em complexo de museus.
Rocca Albornocyana
O castelo fortaleza, localizado na colina de Santo Elias, rodeado por paisagens pitorescas, ergue-se acima da cidade de Spoleto. A fortaleza foi erguida no século XIV no local da antiga cidadela do Ducado de Spolet. É uma estrutura rectangular com fortes muros e seis torres quadrangulares, no interior encontram-se o Arsenal e o Pátio de Honra. Durante muito tempo existiu uma prisão no território da fortaleza, hoje aqui existem exposições de museus.
Fosdinovo (Malaspina)
A primeira estrutura defensiva da cidade de Fosdinovo foi mencionada no século II. A atual fortaleza foi construída no século XII, e desde o início do século XIV até os dias atuais está na posse da família Malaspina. O castelo tem a forma de um quadrilátero com torres redondas nos cantos, dentro há uma sala de estar, uma sala de jantar, uma sala do trono, uma prisão e uma câmara de tortura. Hoje, um museu está aberto aqui, afrescos, pinturas murais, a sala de Dante, coleções de moedas e armas têm um valor especial.
Rocca Imperiale
Este é o nome comum de uma cidade italiana na costa jônica e um antigo castelo localizado no topo de um penhasco. Foi construído em 1225 pelo imperador romano Frederico II. O local não foi escolhido por acaso, a montanha oferece uma excelente vista panorâmica do Golfo de Taranto. No momento, fragmentos separados das paredes circundantes, baluartes e pontes em ruínas sobreviveram do castelo. Lá estão sendo realizadas obras de restauração sob os auspícios da UNESCO.
Forte Diamante na Ligúria
A estrutura defensiva fortificada do século XVIII deve o seu nome ao monte Monte Diamante, no topo do qual se situa, a uma altitude de 670 metros acima do nível do mar. A fortaleza serviu como um poderoso bastião defensivo de Gênova contra as invasões do norte. Desde os seus terraços, toda a cidade, estendendo-se ao longo da costa marítima, e os seus arredores são bem visíveis. O sistema defensivo de Gênova tem várias fortificações bem preservadas até hoje.
Castelo Bardi
Uma fortaleza inexpugnável com sólidas paredes inclinadas ergue-se em um penhasco de jaspe vermelho a 60 km de Parma. Tudo começou com a construção da torre principal de pedra no final do século IX. Depois, ao longo de vários séculos, outras estruturas foram erguidas ao seu redor - quartéis, capela, aposentos, sala de tortura, etc. A partir do século XVI a fortaleza deixou de funcionar como estrutura militar para se transformar em nobre palacete. Hoje é um monumento arquitetônico aberto ao turista.
Bezeno
Situado em uma colina, o complexo fortificado na área de Trentino está estrategicamente posicionado para controlar a área circundante e as estradas de acesso. A fortaleza foi mencionada pela primeira vez no século XII. Bezeno é uma cidade inteira com praça principal, palácios, salões de desfile, adegas para abastecimento de alimentos e sistema de coleta de água da chuva. Hoje, o castelo acolhe festivais, reconstruções históricas, exibições de armaduras e armas.
Castelo trani
Uma poderosa fortaleza com paredes grossas, um fosso e torres quadradas em estilo gótico austero foi construída na pequena cidade de Trani, no sul da Itália, no século XIII. Três séculos depois, sob o imperador Carlos V, o castelo foi reconstruído e fortificado, e armas apareceram em suas torres. Do século 19 até meados do século 20, o prédio serviu como a principal prisão da cidade. Hoje está aberto ao turista e recebe diversos eventos culturais.
Fortaleza Brisighella
Uma das principais atrações da cidade de Brisigella, no norte da Itália. Começou a ser erguido no século XIV no topo de uma colina para controlar o vale abaixo e as estradas de acesso. Dois séculos depois, a fortaleza foi capturada pelos venezianos e então passou a fazer parte do Estado Papal. Foi ampliado, novas paredes e uma grande torre veneziana apareceram. Dessa forma, pode-se observar hoje. No interior existe uma exposição sobre a história da fortaleza.
Castello di Brolio
Um dos castelos mais antigos da Toscana data do século IX. E desde o século 11 até os dias atuais, o palácio e os jardins circundantes pertencem à famosa família aristocrática Ricasoli. Durante séculos, a principal receita da propriedade provém de vinhas e oliveiras. Hoje, Castello di Brolio é um dos melhores produtores do clássico vinho Chianti. Na muralha do castelo existe uma loja onde poderá degustar este vinho.
Castello di Grinzane Cavour
Grinzane Cavour é o centro da vinificação, e no castelo com o mesmo nome, erguido sobre uma colina entre campos e vinhas, é a sede dos produtores de vinho. Alguns dos edifícios datam do século XIII, mas mais tarde o castelo foi reconstruído várias vezes. Sua aparência atual é simples e harmoniosa, lembra uma mansão de campo, embora já tenha parecido uma formidável cidadela. Hoje abriga um museu, uma enoteca, um restaurante, um salão de máscaras, onde acontecem eventos gastronômicos.
Castelo valentino
O castelo está localizado no coração da cidade de Turim, no parque de Valentino, às margens do rio Pó. O século XIII é considerado o início da sua construção. Visto de cima, parece uma ferradura - um símbolo de boa sorte, e os habitantes locais acreditam que foi a sorte que ajudou o castelo a sobreviver aos inúmeros conflitos militares. O castelo mudou várias vezes de dono, foi reconstruído, e como resultado, diferentes estilos arquitetônicos foram intimamente interligados nele, o que lhe confere um encanto especial. O pátio do castelo é revestido de mosaicos de mármore.
Monteriggioni
A fortaleza medieval no topo de uma colina na província de Siena foi construída no início do século 13 para proteger as fronteiras na guerra contra a eterna rival de Florença. Até hoje, as muralhas defensivas externas com um comprimento de 570 metros, 14 torres, todos os edifícios internos desta antiga cidade permaneceram praticamente inalterados. No início de julho, um festival anual da Idade Média é realizado aqui, permitindo que você sinta o espírito da era dos bravos cavaleiros.