30 principais museus da Alemanha

Pin
Send
Share
Send

Os alemães são muito cuidadosos com seu patrimônio histórico. A Alemanha abriga muitos museus com inúmeras exposições sobre uma ampla variedade de tópicos. Neles, as coleções são coletadas para todos os gostos: de artefatos e utensílios antigos, armas, livros, preservados desde a Idade Média, a pinturas de artistas famosos e exemplos de arte moderna.

Existem muitos museus temáticos dedicados ao artesanato e às indústrias tradicionais, como antigas cervejarias, salsichas, fábricas de chocolate. Os alemães não esqueceram a triste página de sua história, tendo dedicado várias exposições em museus de todo o país ao Terceiro Reich e seus crimes.

Os museus mais interessantes e famosos da Alemanha

Ilha dos Museus em Berlim

O complexo de museus mais famoso da Alemanha, localizado em uma ilha do rio Spree. O conjunto arquitetônico em si já tem valor histórico, graças ao qual em 1999 foi incluído no Registro do Patrimônio Mundial da UNESCO. O complexo funciona desde 1797, altura em que aí foi instalado o Museu da Antiguidade. No século seguinte, iniciou-se a construção de novos prédios, que abrigaram exposições sobre os mais diversos temas: das ciências naturais às galerias de arte. Agora, existem 5 museus na ilha: Antigo, Novo, Pergamon, Museu Bode, Galeria Nacional.

Endereço: Berlim, Ilha dos Museus

Site: smb.museum

Miniature Wonderland em Hamburgo

O pavilhão de 6.400 m² abriga uma gigantesca maquete de trabalho da ferrovia, dividida em dez trechos. Aqui estão as linhas ferroviárias copiadas de objetos reais ao redor do mundo, além do aeroporto do fictício Knuffingen, semelhante ao aeroporto real de Hamburgo. O museu está em constante expansão, com uma série de outras seções planejadas.

Endereço: Hamburgo, Kehrwieder, 2-4, Bloco D

Site: miniatur-wunderland.de

Museu Mercedes-Benz em Stuttgart

Museu da famosa marca automobilística alemã. Criado em 1936 como um pequeno pavilhão de exposições. Após uma série de reconstruções, transformou-se em um gigantesco complexo, onde se combinam museus de carros retrô, conceitos e peças de coleção, produzidos em séries limitadas. Os visitantes também podem visitar a sede da empresa e escolher um carro em um grande centro próximo ao complexo principal.

Endereço: Stuttgart, Mercedesstrasse, 100

Site: mercedes-benz.com

"Topografia do Terror"

Museu de Berlim, inaugurado nos porões do Palácio do Príncipe Albrecht, onde ficava a sede da sinistra Gestapo durante o governo de Hitler. A exposição apresenta fotografias de arquivo e documentos impressos que expõem os crimes cometidos tanto pelo próprio serviço secreto como pelo regime nacional-socialista como um todo. No território, o complexo de quartéis dos presos da Gestapo também foi restaurado, onde é possível ver como viviam os presos.

Endereço: Berlim, Niederkirchnerstrasse, 8

Site: topographie.de

Galeria dos antigos mestres em Dresden

A história do museu começou em 1560 com um pequeno gabinete de belas artes no palácio do kürfüst saxão. Cada um dos monarcas subsequentes adicionou pinturas de mestres flamengos e italianos à coleção. Dois séculos depois, a coleção de pinturas cresceu tanto que um prédio separado teve que ser reconstruído. Em 1931 a galeria foi dividida, restando apenas as obras de antigos mestres, pintadas antes do século XIX.

Endereço: Dresden, Theaterplatz, 1

Site: prod.skd.museum

Cofre verde em Dresden

Antigo tesouro principesco dos governantes saxões, contendo parte da coleção do Gabinete de Belas Artes, fundado em 1560. Após a divisão dos itens arrecadados por tema, as joias foram transferidas para um depósito especial com colunas de cor malaquita, que deu nome à exposição. Esta é a coleção de joias mais rica da Europa, com mais de 4.000 peças em exposição.

Endereço: Dresden, Taschenberg, 2

Website: gruenes-gewoelbe.skd

Museu de História Alemã em Berlim

O museu foi fundado em 1987. Inicialmente, foram cerca de 2.000 exposições nas exposições dedicadas a toda a história da Alemanha nos últimos dois milênios. Agora, o número de itens de exposição ultrapassou 8.000 e continua a crescer. O tema das coleções é variado: de documentos a itens da época da guerra com Roma até os dias atuais. O museu ocupa com segurança uma posição de liderança em termos de atendimento.

Endereço: Berlim, Unter den Linden, 2

Site: dhm.de

Museu BMW em Munique

Sob as coberturas de vários pavilhões, são recolhidas todas as amostras dos equipamentos produzidos e desenvolvidos pela empresa, mas não incluídos na produção em série. Além de carros e motocicletas retrô, há carros-conceito nas coleções, que muitas vezes nem são apresentados ao público em geral. O movimento do museu é pequeno, cerca de 250 mil visitantes, o que se deve à ausência total de publicidade, mas os motoristas de todo o mundo sabem disso.

Endereço: Munique, Am Olympiapark, 2

Site: bmw-welt.com

Residência Würzburg

Este é um luxuoso complexo arquitetônico reconstruído no estilo barroco em 1719-1744. Em 1981, foi incluído na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO. O Palácio de Würzburg é famoso por seus interiores, que absorveram todos os estilos artísticos desde a época da construção até o final do século XIX. As paredes e tetos são pintados com afrescos de mestres italianos. Foi seriamente destruído em 1945, os trabalhos de restauro duraram quase 40 anos, o museu está à disposição dos visitantes desde 2006.

Endereço: Würzburg, Residenzplatz, 2

Website: residenz-wuerzburg.de

Arsenal de Dresden

Inicialmente, a câmara era um arsenal no castelo dos príncipes da Saxônia, mas à medida que as armas melhoraram, muitas amostras passaram para a categoria de exposições. O arsenal se tornou um museu completo depois de 1830. A exposição contém mais de 10 mil amostras de armas, armaduras, tecidos: bandeiras, estandartes, uniformes. No entanto, apenas 5% das peças expostas estão em exibição, o motivo é a falta de espaço expositivo.

Endereço: Dresden, Taschenberg, 2

Website: ruestkammer.skd.museum

Palácio nymphenburg

Construído em 1664-1675 perto de Munique como residência principesca. Além da glória de um dos maiores palácios da Europa, é famosa por seu enorme parque, que forma um único conjunto. O parque inclui o famoso Jardim Botânico de Nymphenburg. A decoração interior é apresentada em estilo rococó, longos corredores foram transformados em galerias de arte e afrescos italianos nos tetos e nas paredes.

Endereço: Munique, Schloss Nymphenburg, 1

Site: schloesser.bayern.de

Centro de Documentação do Partido Nazista em Nuremberg

Chama-se "Museu do Nazismo", a sua localização não foi escolhida por acaso: o movimento do Nacional-Socialismo nasceu em Nuremberga e teve um fim. O museu propriamente dito ocupa 11 km², no território encontram-se edifícios conhecidos de cinejornais alemães da época do Terceiro Reich. Além da arquitetura, há uma série de exposições com documentação do NSDAP e pertences pessoais de líderes partidários.

Endereço: Nuremberg, Bayernstr, 110

Site: museen.nuernberg.de

Museu da Emigração de Bremerhaven

Este museu é dedicado a todos os alemães que deixaram sua terra natal no período de 1830-1976. Sua localização não é acidental: há um porto em Bremerhaven, de onde famílias alemãs navegaram para o Novo Mundo em busca de fortuna. Em enormes pavilhões, são coletadas amostras de coisas de diferentes épocas, com as quais os emigrantes embarcaram. Em vários salões, são reproduzidas cenas de despedida e da vida dos viajantes durante a viagem.

Endereço: Bremerhaven, Columbusstrasse, 65

Website: dah-bremerhaven.de

Residência de Munique

O complexo do palácio, que estava em construção desde 1385 e em constante expansão, foi concluído até 1872. Assim, a principal atração do castelo se tornou uma incrível variedade de estilos que entraram na moda e desapareceram por quinhentos anos. Alguns dos 130 quartos abrigam verdadeiros mini-museus de vários temas: de coleções de joias, pinturas e tapeçarias a armas e armaduras.

Endereço: Munique, Residenzstrasse, 1

Site: residenz-muenchen.de

Galeria de fotos de Berlim

O mais famoso museu de pintura mundial. Os autores das telas aqui coletadas são familiares até mesmo para pessoas que estão um tanto distantes da pintura. As pessoas vêm aqui para admirar as obras de Rubens, Durer, Botticelli, Caravaggio, Bosch, Rembrandt e outros.Inaugurado em 1830, nessa época os curadores coletaram cerca de 1.500 pinturas, as quais foram distribuídas em 7.000 m² de diversos pavilhões e dezenas de salas de exposição.

Endereço: Berlim, Matthaeikirchplatz

Site: smb.museum

Museu dos Agostinhos em Friburgo

Antigo mosteiro dos heremitas agostinianos, agora um museu. O enorme edifício é construído em estilo gótico, atraindo visitantes com a comitiva da Idade Média. Aqui você pode admirar os vitrais antigos, estátuas majestosas, ver como viviam os noviços do mosteiro. Além disso, há uma exposição de pinturas de artistas do final da Idade Média, uma coleção de tapeçarias preservadas e pinturas em tecido.

Endereço: Freiburg, Gerberau, 15

Site: freiburg.de

Museu do Carro Clássico em Berlim

É um museu e uma oficina. Amostras de carros antigos de todo o mundo são trazidas aqui, os artesãos as devolvem ao pavilhão de exposições. Além de automóveis, há uma coleção de acessórios relacionados a automóveis, roupas vintage e maquetes de equipamentos. Várias celebrações são frequentemente organizadas aqui pelas empresas automotivas alemãs.

Endereço: Berlim, Wiebestr, 36-37

Site: remise.de

Museu Nacional de História Contemporânea da República Federal da Alemanha em Bonn

O museu é dedicado à vida pós-guerra da Alemanha e à unificação do país em 1990. A ideia de criação pertenceu ao Chanceler Helmut Kohl, começou a funcionar em 1994, tendo recebido mais de 10 milhões de visitantes em duas décadas. A exposição apresenta milhares de peças diversas: desde documentos, como o primeiro passaporte, até carros e pertences pessoais de políticos e estrelas de origem alemã.

Endereço: Bonn, Willy-Brandt-Allee, 14

Site: hdg.de

Shtedelev Art Institute

O museu está localizado em Frankfurt am Main e recebeu o nome do seu fundador, o banqueiro Johannes Staedel. Ele contém 2.700 pinturas (embora apenas 600 sejam exibidas), 400 esculturas e mais de 10.000 gravuras. Além da coleção de pinturas, o museu possui uma escola de arte em funcionamento, onde estudam talentosos artistas de toda a Europa. Paralelamente, exibições de artistas contemporâneos pouco conhecidos são realizadas aqui periodicamente.

Endereço: Frankfurt am Main, Schaumainkai, 63

Site: staedelmuseum.de

Museu da Porsche em Stuttgart

Inaugurado em 1976, após a reconstrução de 2009, um pavilhão foi acrescentado, já que o acervo de raridades da montadora simplesmente não cabia mais. A área de exposição apresenta 450 modelos de automóveis, e a exposição é dividida por temas. Existem corredores separados com carros esportivos em série e protótipos, um arquivo contendo informações abrangentes sobre o desenvolvimento da marca e uma seção sobre a filosofia da empresa.

Endereço: Stuttgart, Porscheplatz, 1

Site: porsche.com

Museu Alemão em Munique

Este museu foi premiado com o título de maior no campo das ciências naturais e tecnologia. A coleção impressiona - 28 mil itens! A parte principal da exposição é composta por itens e documentação relacionados à aviação e aos voos espaciais. Assim, o edifício gigante é dividido em salas temáticas, incluindo uma rica biblioteca técnica. O tráfego anual do museu é de mais de 1,5 milhão de visitantes.

Endereço: Munich, Museumsinsel, 1

Website: deutsches-museum.de

Old Pinakothek

A galeria de arte mais famosa de Munique, uma das três Pinakothek, que exibe obras de artistas medievais até o século XVIII. Construído em 1836, foi reconstruído após a guerra, pois foi significativamente danificado por ataques aéreos. Em 19 salas com 49 escritórios, cerca de 700 pinturas estão expostas. O museu distingue-se por uma decoração deliberadamente ascética, feita propositadamente para que a atenção do visitante se concentre exclusivamente nas pinturas.

Endereço: Munique, Barer Straße, 27

Website: pinakothek.de

Museu Técnico Alemão em Berlim

Este grande museu politécnico foi fundado em 1982; suas coleções são dedicadas ao progresso tecnológico. Entre as exposições estão os primeiros computadores do inventor do computador Konrad Zuse, exposições separadas são dedicadas a vários tipos de indústria, por exemplo, a tecelagem e a indústria açucareira. Um pavilhão inteiro é ocupado por amostras de equipamentos ferroviários e de aeronaves. Tráfego anual de mais de 600 mil visitantes.

Endereço: Berlim, Trebbiner Str, 9

Site: technikmuseum.berlin

Museu de Tecnologia de Sinsheim

Inaugurado em 1981. Um museu técnico bastante incomum com uma rica coleção de várias amostras. Além de ver 3.000 exposições, você pode visitar salas de jogos, restaurantes e um cinema 3D com tela gigante. Em várias lojas de souvenirs, os visitantes podem comprar réplicas das exposições e uma literatura especial fascinante. Mais de 1 milhão de visitantes por ano passam pelos corredores deste museu.

Endereço: Sinsheim, Museumsplatz

Site: sinsheim.technik-museum.de

Museu da Cerveja Altenburg

Esta é uma antiga villa da dinastia cervejaria, convertida em um museu de bebidas espumosas. Os visitantes conhecem todo o ciclo de produção da cerveja, desde a seleção da água até o engarrafamento do produto final. As exposições são representadas por ferramentas de cervejeiros medievais e exemplos de publicidade impressa dos séculos XVIII a XIX. O museu é adjacente a um pub, decorado em estilo medieval, onde se pode degustar uma bebida espumosa.

Endereço: Altenburg, Brauereistraße, 20

Site: brauerei-altenburg.de

Museu Romano-Germânico em Colônia

O museu é dedicado à era do domínio de Roma sobre as terras alemãs. A exposição apresenta objetos do cotidiano romano, amostras de armas de legionários de seus adversários-bárbaros, colocados em ordem cronológica. Além disso, tanto achados arqueológicos quanto reconstruções. O edifício está decorado no estilo de uma "montra romana", parte da exposição se situa ao ar livre, por exemplo, uma parte da parede de uma fortificação romana com uma torre.

Endereço: Colônia, Roncalliplatz, 4

Website: roemisch-germanisches-museum.de

Museu de Belas Artes de Leipzig

Fundada em 1837 por um grupo de patronos e colecionadores, as primeiras exposições foram doadas por artistas locais. O museu foi reabastecido por doações de pinturas compradas por comerciantes e industriais de Leipzig. Sofreu gravemente nas mãos dos nazistas em 1937, pois fazia parte da exposição pinturas expressionistas, declaradas arte degenerada. Agora, mais de 3500 obras são exibidas por artistas contemporâneos e medievais.

Endereço: Leipzig, Katharinenstr, 10

Site: mdbk.de

Museu Senckenberg

Museu Paleontológico da Universidade de Frankfurt, fundado em 1904 e batizado em homenagem a Johann Senckenberg, médico e filantropo. Tem uma coleção única de ossos de dinossauros e esqueletos inteiros, impressões de organismos antigos da pedreira de Massel nas proximidades. Além dos achados fósseis, a exposição apresenta pássaros empalhados, animais, uma coleção de fragmentos de meteoritos e formações cristalinas incomuns.

Endereço: Frankfurt am Main, Senckenberganlage, 25

Site: senckenberg.de

Museu do Chocolate em Colônia

Fundada em 1993 pela fábrica de chocolates Imhoff-Stolwerk em Colônia. O museu foi visitado por mais de 10 milhões de pessoas. Ele difere de outros museus semelhantes por não estar localizado durante a produção, mas apenas coleta e armazena exibições de doces. Além disso, existe sem apoio estatal, às suas próprias custas. Aqui você conhecerá toda a história da utilização dos grãos do cacau pelo homem em todas as formas, desde a época dos astecas.

Endereço: Colônia, Am Schokoladenmuseum, 1A

Site: schokoladenmuseum.de

Museu Nacional da Baviera em Munique

Um museu misto único, onde são expostas tanto telas de artistas como objetos de diferente significado cultural e histórico. A exposição apresenta coleções de porcelanas, joias coletadas em terras da Baviera, amostras de produtos esculpidos: madeira, marfim. Há uma extensa coleção de tecidos e relógios históricos. Uma característica especial é a coleção de estatuetas com tema natalino.

Endereço: Munich, Prinzregentenstr, 3

Site: bayerisches-nationalmuseum.de

Pin
Send
Share
Send