Os atrativos naturais estão espalhados por todo o planeta e atraem turistas, não menos que museus e sítios arquitetônicos da antiguidade. Na lista dos objetos mais visitados, os lagos ocupam as primeiras posições. Cantos pitorescos da Terra agradam aos olhos e permitem que você relaxe no seio da natureza. Alguns impressionam pelo tamanho e se assemelham ao mar, pois não é possível avistar a margem oposta.
Os lagos também são uma fonte de água doce, artérias vitais de suas regiões. Pode haver reservas naturais perto deles, empresas próximas podem ser construídas e excursões podem ser organizadas. A economia e o turismo costumam estar diretamente relacionados aos lagos e seus arredores. Quanto ao componente ecológico, muita atenção também tem sido dada a ele nas últimas décadas.
Os maiores lagos do planeta em área
Lista, foto com nomes e descrições
Mar Cáspio
Ele está localizado no território de cinco estados ao mesmo tempo, incluindo a Rússia. A água é salobra. Cinco rios correm para ele. O nível da água oscila em torno de 27 metros abaixo do nível do mar. Existem grandes penínsulas e cerca de cinquenta ilhas de tamanhos variados. Na costa existem cidades portuárias e turísticas, bem como povoados menores. Os mundos animal e vegetal são diversos. O clima e a temperatura da água são variáveis.
Área - 436.000 km².
Superior
Localizada nos Estados Unidos e Canadá, faz parte do sistema dos Grandes Lagos. Dos frescos, é o maior do mundo. O rio Nipigon flui para dentro, St. Mary's flui para fora. A profundidade é impressionante e em alguns pontos chega a quatrocentos metros. Embora as temperaturas sejam baixas, a superfície não é coberta de gelo mesmo durante o inverno, ao contrário do litoral. Existem várias portas. Existem muitas espécies de peixes relativamente raras nas águas locais.
Área - 82.100 km²
Victoria
Localizada no território de três países sul-africanos. A profundidade média é de cerca de quarenta metros. Água fresca. Desde 1954, quando a barragem foi construída, ela se transformou em reservatório. Existem muitas pequenas ilhas. O rio Kagera flui para dentro, o Nilo Branco flui para fora. Temperatura média do ar na área do lago: + 20- + 22 ° C. Existem duas estações chuvosas em um ano. A pesca e o aumento da população na costa têm levado a uma deterioração da situação ecológica.
Área - 68870 km²
Huron
Localizada nos Estados Unidos e Canadá, faz parte do sistema dos Grandes Lagos. O estreito de Makino o conecta ao vizinho Lago Michigan. O rio St. Mary flui para dentro, St. Clair flui para fora. A profundidade média é de 60 metros. Existem muitas ilhas e baías. Desde meados do século passado, a ictiofauna vem se recuperando, os alevinos são soltos e os representantes das autoridades acompanham de perto o fundo ecológico.
Área - 59.600 km²
Michigan
O único sistema dos Grandes Lagos localizado inteiramente nos Estados Unidos. O estreito de Makino o conecta ao vizinho Lago Huron. A profundidade máxima é de 281 metros. Altitude sobre o nível do mar - 177 metros. Durante quatro meses por ano, a superfície fica coberta de gelo. Existem ilhas bastante grandes e várias cidades na costa.
Área - 58.000 km²
Tanganica
Localizada em quatro países da África Central. O maior lago de água doce do planeta. Incluído na Bacia do Congo. A profundidade no ponto mais baixo chega a 1470 metros. Temperatura da água da superfície - de + 24 ° C. A fauna é representada por duas mil espécies, das quais quase um terço vive em uma área limitada. A pesca e o despejo de lixo na parte norte do lago resultaram em poluição.
Área - 32600 km²
Baikal
Localizado na Rússia. O lago mais profundo do planeta e também o maior reservatório de água doce. Muitos rios fluem para dentro, mas apenas um flui - o Angara. No período inverno-primavera, a superfície fica quase totalmente coberta por uma espessa camada de gelo. Existem 27 ilhas. A flora e a fauna são representadas por vários milhares de espécies, metade das quais com uma área de distribuição limitada.
Área - 31500 km²
Big Bear Lake
Localizada no Canadá, no Círculo Polar Ártico. A profundidade média é de 72 metros. A temperatura do ar na área está quase sempre abaixo de zero, embora no meio do verão possa chegar a + 12 ° C. O gelo na superfície é uma visão familiar nesses lugares. Existe apenas um assentamento na costa. Anteriormente, um depósito de urânio foi desenvolvido nas proximidades, mas foi fechado devido ao alto custo e complexidade da mineração.
Área - 31.000 km²
Malawi (Nyasa)
Localizada em três países da África Oriental. Seu ecossistema é único, a maioria das plantas e animais são encontrados apenas aqui nas áreas circundantes. A profundidade média é de pouco menos de trezentos metros. Parte da bacia é coberta por montanhas e planaltos. Catorze rios fluem, e apenas um flui - o Condado. Existem assentamentos na costa, mas não são muitos. A pesca está ativa.
Área - 29.500 km²
Great Slave Lake
Localizada no Canadá. Mais profundo na América do Norte. Vários rios correm, seguidos pelo Mackenzie. A profundidade média é de 41 metros. Oito meses por ano, sua superfície é coberta de gelo. No inverno, é tão durável que caminhões com mercadorias e materiais necessários para as minas de diamantes próximas passam ao redor do lago. A costa ocidental é coberta por florestas e a costa oriental é coberta por tundra.
Área - 27.000 km²
Erie
Localizada nos Estados Unidos e Canadá, faz parte do sistema dos Grandes Lagos. Erie é uma parte importante da agricultura em ambos os países. A distância até o ponto mais baixo na parte inferior é de 64 metros. A superfície fica coberta de gelo por vários meses. Desde o início da década de 70 do século passado, as autoridades assumiram a ecologia da região, o que contribuiu para uma mudança para melhor na situação.
Área - 25.700 km²
Winnipeg
Está localizada no Canadá e faz parte do reservatório de mesmo nome. A profundidade média é de 12 metros. Altitude sobre o nível do mar - 217 metros. Vários rios fluem, seguidos por Nelson. Cidades e vilas estão localizadas ao redor. Muitas ilhas selvagens. Existem cavernas e rochas ao longo da costa. As florestas de taiga que crescem na costa leste são protegidas pela UNESCO.
Área - 24514 km²
Ontário
Localizada nos Estados Unidos e Canadá, faz parte do sistema dos Grandes Lagos. Sua área de água inclui Finger Lakes. A profundidade média é de 86 metros. O rio que flui é o Niágara, o rio que flui é o São Lourenço. Por meio de canais conectados ao Hudson e Erie. O transporte marítimo é desenvolvido e ativo, existem muitos portos. Grandes assentamentos, incluindo Toronto, estão localizados em suas margens.
Área - 18960 km²
Lago Ladoga
Localizado na Rússia. A maior água doce da Europa. Muitos rios fluem para dentro, mas apenas um flui para fora - o Neva. Em sua área de água existem atrativos naturais de vários tipos, incluindo a reserva Nizhnesvirsky. Existem também monumentos arquitetônicos. E também memoriais. Entre as ilhas, Valaam é mais conhecida do que outras. A navegação é bem desenvolvida, é utilizada na atividade econômica e no turismo.
Área - 18130 km²
Balkhash
Localizado no Cazaquistão. Parte do reservatório é de água doce, parte é de água salgada. Essas zonas são separadas por um estreito. Vários rios correm para ele. A profundidade média é inferior a seis metros. De cada um dos quatro pontos cardeais do mundo, o lago é cercado por diferentes tipos de terreno. Leste - maciço arenoso, oeste - deserto, sul - montanhas, norte - estepe. A fauna é escassa tanto em espécies quanto em total.
Área - 16400 km²
Leste
Localizada na Antártica. O maior sob o gelo. A estação russa de mesmo nome está localizada nas proximidades. A profundidade absoluta é superior a 1200 metros. A temperatura da água chega a + 10 ° C, o aquecimento provém de fontes geotérmicas subterrâneas. Demorou uma década para chegar ao lago, fazer cálculos precisos e perfurar um poço. A pesquisa sobre a água e os microorganismos que vivem nela continua.
Área - 12.500 km²
Lago Onega
Localizado na Rússia.Muitos rios fluem para dentro, há mais de um mil e quinhentas ilhas na área de água. A profundidade média é de 30 metros. Algumas das margens são pantanosas, outras são cobertas por florestas de taiga. Existem duas portas e vários assentamentos de diferentes status. Existem muitos peixes, incluindo espécies raras. Como os empreendimentos industriais estão localizados no lago, o estado ecológico do território está se deteriorando.
Área - 9.720 km²
Titicaca
Localizada no Peru e na Bolívia. O maior em termos de reservas de água doce da região. Existem várias cidades e vilas no litoral, existem povoados de aborígenes que preservaram muitas tradições, inclusive econômicas, de seus ancestrais. O transporte marítimo é bem desenvolvido. A profundidade média é de 107 metros. Altitude sobre o nível do mar - 3812 metros. Cerca de trezentos rios fluem para dentro, e apenas Desaguadero sai.
Área - 8372 km²
Nicarágua
Localizada no país de mesmo nome. Entre os de água doce, este é o único lugar onde você pode encontrar tubarões. A profundidade média é de 13 metros. Grandes ondas aparecem na superfície, às vezes ocorrem tempestades. As ilhas são numerosas, unidas em grupos. O rio Tipitapa flui para dentro e San Juan flui para fora. A Nicarágua está conectada ao Mar do Caribe por meio de um canal de navegação. Também está sendo construído um canal entre os oceanos, que passará pelo lago.
Área - 8264 km²
Athabasca
Localizada no Canadá. A maior profundidade é de 124 metros. Os rios Slave e Mackenzie fluem e o Athabasca deságua neles. Depósitos de urânio e ouro foram descobertos na costa, o que levou ao surgimento de minas e mineração ativa, mas no início dos anos 80 do século passado, o trabalho foi encurtado. Existem dunas de areia na costa sul. Mais de vinte espécies de peixes são encontradas no lago.
Área - 7.850 km²
Taimyr
Localizado na Rússia, na península de mesmo nome no Círculo Polar Ártico. Zona climática - tundra com algumas áreas de permafrost. Vários rios fluem nele, e o rio Taimyr flui por ele, que tem um acréscimo aos nomes "Superior" e "Inferior", dependendo de sua posição. Os peixes árticos são encontrados nas águas do lago, a fauna é representada por um número muito pequeno de espécies.
Área - 6990 km²
Turkana
Localizada no Quênia e na Etiópia. Tem um segundo nome - Rudolph. Existem três ilhas em sua área de água. Vários rios fluem para dentro, nenhum flui para fora. É famosa por seus crocodilos, que são numerosos e de tamanho impressionante. Importantes achados arqueológicos relacionados com os povos antigos e a geografia da área foram feitos no distrito em diferentes períodos.
Área - 6405 km²
Raindier lake
Localizada no Canadá. A origem é glacial. A profundidade média é de 17 metros. Do final da primavera ao início do verão, a superfície fica coberta de gelo. O lago passou a ser palco de competições de pesca esportiva. A costa é escassamente povoada. Uma das atrações naturais é a Baía de Gluboka, que se formou devido à queda de um meteorito há cem milhões de anos.
Área - 6.330 km²
Issyk-Kul
Localizado no Quirguistão. A altura acima do nível do mar é superior a 1600 metros. A água é salobra. O lago está fechado e desagua nele cerca de oitenta afluentes. Existem quatro baias, cada uma em uso, mas não ativa. O clima é misto - mar e montanha, o que atrai turistas. Os assentamentos costeiros variam em tamanho, mas existem alguns deles.
Área - 6200 km²
Urmia
Localizado no Irã. O maior lago do Oriente Médio e Próximo. A água é salgada. O lago está fechado. A maior profundidade é de 16 metros. São mais de cem ilhas, algumas delas com bosques de pistache. A superfície não congela. O envio é desenvolvido e ativo. O surgimento de uma barragem em 2008 dividiu a área hídrica em duas partes e afetou negativamente o meio ambiente.
Área - 6001 km²
Venern
Localizada na Suécia. O maior do país. A partir de dezembro fica coberto de gelo, fica na superfície até meados da primavera, mas a camada não é espessa e descongela periodicamente. A profundidade média é de 27 metros. Existem pequenas ilhas na área de água, existem três grandes. Eles, como o lago, estão incluídos no parque nacional. Cerca de 30 rios fluem para dentro. Portas grandes são usadas durante todo o ano. A pesca é desenvolvida.
Área - 5545 km²
Winnipegose
Localizada no Canadá. A profundidade média é de cerca de 12 metros. A altura absoluta acima do nível do mar é de 254 metros. Existem três grandes assentamentos na costa. A pesca é desenvolvida. Existem espécies de peixes suficientes, mas a ênfase está na truta. Como houve alguns problemas com o meio ambiente, as autoridades criaram dois santuários de vida selvagem no distrito e estão empenhados na restauração de populações de espécies raras.
Área - 5403 km²
Albert
Localizada em Uganda e na República Democrática do Congo. Altitude sobre o nível do mar - 615 metros. A distância até o ponto mais profundo da superfície é de 58 metros. O fundo está praticamente livre de quedas bruscas. Dois rios deságuam - um deságua, que é um afluente do Nilo. O transporte marítimo está desenvolvido, mas mal. Existem muitos tipos de peixes. A temperatura da água é alta o ano todo, chegando a 30 ° C.
Área - 5299 km²
Mweru
Localizada na Zâmbia e na República Democrática do Congo. Altitude sobre o nível do mar - 917 metros. A profundidade média é de cerca de sete metros e meio. O maior rio que flui é o Luapula. Vazamento - Louvois. O período de chuvas pouco afeta o nível das águas do lago, o que o diferencia dos demais corpos d'água da região. Existem muitas aldeias piscatórias ao longo da costa.
Área - 5120 km²
Nettilling
Localizada no Canadá. Altitude sobre o nível do mar - 30 metros. A profundidade média é de 20 metros. É alimentado por rios rasos, bem como pelo Lago Amadjuak, localizado na direção sul. A parte oriental é rasa e inclui três baías. Como quase sempre há gelo aqui, é difícil para os peixes sobreviverem aqui. Apenas três espécies se adaptaram às condições locais. Os cervos caribu vivem perto do lago.
Área - 5066 km²